1Farma Sualiv

30mg + 300mg + 30mg, caixa com 10 comprimidos revestidos

Princípio ativo
:
Isometepteno + Dipirona + Cafeína
Classe Terapêutica
:
Associações de Antiespasmódicos com Analgésicos
Requer Receita
:
Não
Tipo de prescrição
:
Isento de Prescrição Médica
Categoria
:
Analgésico E Antitérmico
Especialidade
:
Clínica Médica e Neurologia

Bula do medicamento

Sualiv, para o que é indicado e para o que serve?

Sualiv é um medicamento com atividade analgésica (diminui a dor) e antiespasmódica (diminui contração involuntária) indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas.

Quais as contraindicações do Sualiv?

Você não deve tomar Sualiv se tiver alergia ou intolerância a qualquer componente da fórmula.

Você também não deve tomar Sualiv nas crises de hipertensão arterial (pressão alta), na presença de alteração nas qualidades do sangue ou na proporção de seus elementos constituintes ou de determinadas doenças metabólicas, como porfiria ou a deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase. Você só deve usar Sualiv em doses mais altas e por período prolongado se o médico recomendar.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Como usar o Sualiv?

Sualiv é de uso exclusivo pela via oral (por boca).

Posologia do Sualiv

{"tag":"hr","value":" <p>1 a 2 comprimidos revestidos (em dose &#xFA;nica) a cada 6 horas ou 4 vezes ao dia. N&#xE3;o tome mais de 8 comprimidos revestidos ao dia (4 x 2 comprimidos revestidos).</p> <p><strong>Este medicamento n&#xE3;o deve ser partido ou mastigado. </strong></p> <p><strong>Siga corretamente o modo de usar. Em caso de d&#xFA;vidas sobre este medicamento, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico. </strong></p> <p><strong>N&#xE3;o desaparecendo os sintomas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Como o Sualiv funciona?

Sualiv funciona pela ação da dipirona, do isometepteno e da cafeína. A dipirona atua na redução da sensibilidade para a dor. O isometepteno atua tanto na redução da dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais (diminui o calibre dos vasos sanguíneos da cabeça) contribuindo para a redução da dor, quanto na potencialização do efeito analgésico e antiespasmódico. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central (atua na cabeça) e apresenta uma ação vasoconstritora (diminui o calibre dos vasos sanguíneos) sobre as artérias cranianas (artérias na cabeça), sendo útil no tratamento das dores de cabeça, especialmente das enxaquecas.

O seu início de ação ocorre entre 15 a 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas.

Quais cuidados devo ter ao usar o Sualiv?

Se você é extremamente sensível à cafeína, não tome Sualiv à noite para não prejudicar o sono.

Caso ocorra leve agitação e/ou aumento dos batimentos cardíacos (palpitação), diminua a dose diária de Sualiv.

Com isso deverá ocorrer o desaparecimento imediato dos sintomas, não havendo necessidade de tratamento especial.

Se você tiver asma brônquica (bronquite) ou infecções respiratórias crônicas (doenças nos pulmões) ou for alérgico a analgésicos e anti-inflamatórios (asma causada por analgésicos, intolerância a analgésicos) tome este medicamento com cautela. Se você tiver amigdalite (infecção na garganta) ou qualquer outra condição que afete a boca e garganta somente tome Sualiv com especial cuidado e sob orientação médica.

Consulte seu médico se a dor continuar ou piorar, se surgirem novos sintomas, pois podem ser sinais de doenças graves.

Pode ocorrer alteração na coloração da urina (avermelhada), sem que haja dano a saúde.

Este medicamento pode causar doping.

Gravidez e amamentação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Você não deve tomar Sualiv se estiver amamentando. Se necessário, a amamentação deve ser interrompida.

Idosos e/ou debilitados

Devem tomar doses menores de Sualiv a fim de evitar problemas com o sono. Além disso, você não deve usar o medicamento à noite.

Se você tiver problemas nos rins ou no fígado não deve usar Sualiv em doses altas ou por muito tempo, apesar de não existir experiência com o uso do medicamento nestas condições.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sualiv?

Sualiv pode causar as seguintes reações adversas:

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): rea&#xE7;&#xF5;es na pele (alergia);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica grave acompanhada de queda da press&#xE3;o sang&#xFC;&#xED;nea, altera&#xE7;&#xF5;es das c&#xE9;lulas do sangue, aumento de batimentos do cora&#xE7;&#xE3;o e irritabilidade. Apesar de serem ocorr&#xEA;ncias raras, a rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica grave e as altera&#xE7;&#xF5;es nas c&#xE9;lulas do sangue s&#xE3;o condi&#xE7;&#xF5;es cl&#xED;nicas graves, que podem ocorrer mesmo se a dipirona tiver sido administrada previamente, sem qualquer efeito adverso. As altera&#xE7;&#xF5;es nas c&#xE9;lulas do sangue podem ocasionar pequenas hemorragias (sangramento) na pele e mucosas (boca, nariz, olhos, genitais e &#xE2;nus). Podem tamb&#xE9;m causar <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">febre</a> alta, dificuldade de engolir, les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias (feridas) na boca, nariz e garganta, assim como nas regi&#xF5;es genital e anal. Imediata interrup&#xE7;&#xE3;o da medica&#xE7;&#xE3;o &#xE9; a indica&#xE7;&#xE3;o nestes casos;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es de frequ&#xEA;ncia desconhecida: queda da temperatura do corpo, altera&#xE7;&#xF5;es na pele (vermelhid&#xE3;o, coceira ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/urticaria/" rel="noopener" target="_blank">urtic&#xE1;ria</a>), na boca ou na garganta. Tamb&#xE9;m podem ocorrer n&#xE1;usea, vermelhid&#xE3;o, suor e dor de cabe&#xE7;a que em geral desaparecem com a redu&#xE7;&#xE3;o de dose;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es em grupos especiais de pacientes (frequ&#xEA;ncia desconhecida): em alguns pacientes, especialmente aqueles com hist&#xF3;ria de doen&#xE7;a nos rins, ou em casos de superdose, pode ocorrer diminui&#xE7;&#xE3;o tempor&#xE1;ria das fun&#xE7;&#xF5;es dos rins e inflama&#xE7;&#xE3;o dos rins. Crises de asma podem ser observadas em pacientes propensos.&amp;nbsp;Quadros de insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica, ou seja, de diminui&#xE7;&#xE3;o da fun&#xE7;&#xE3;o do f&#xED;gado, tamb&#xE9;m podem ser observados, com sintomas iniciais de <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, fraqueza, <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c" target="_blank">enjoos</a> e falta de apetite, podendo evoluir de acordo com a progress&#xE3;o da doen&#xE7;a para quadros de <a href="https://minutosaudavel.com.br/ictericia/" rel="noopener" target="_blank">icter&#xED;cia</a>, incha&#xE7;os pelo corpo, sangramentos gastrointestinais e at&#xE9; mesmo les&#xF5;es cerebrais em casos mais avan&#xE7;ados.</li>

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através de seu serviço de atendimento.

Riscos

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\"><strong>N&#xE3;o use este medicamento durante a gravidez e em crian&#xE7;as menores de tr&#xEA;s meses de idade.</strong></p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Sualiv?

Como este medicamento é tomado quando necessário (quando você sentir dor de cabeça ou cólica), pode não haver um esquema posológico a ser seguido. Caso você esteja tomando Sualiv regularmente, tome a dose esquecida tão logo seja lembrada. Tome a dose seguinte com o intervalo de 6 horas e continue com o esquema posológico regular.

Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida e não exceda a dose recomendada para cada dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Sualiv?

Cada comprimido revestido contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Dipirona mono- hidratada</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">300 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Mucato de isometepteno</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">30 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Cafe&#xED;na</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">30 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Excipientes*q.s.p.</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">1 comprimido</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Excipientes:&nbsp;celulose microcristalina, lactose, amido, hipromelose, polissorbato 80, triacetina, estearato de magnésio, dióxido de silício, povidona, macrogol, dióxido de titânio e óxido de ferro marrom.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Sualiv maior do que a recomendada?

No caso do medicamento ter sido ingerido em doses elevadas acidentalmente, procure imediatamente assistência médica de emergência ou um centro de intoxicação para que sejam tomadas as providências médicas adequadas. A orientação médica imediata é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Sualiv com outros remédios?

Você não deve tomar Sualiv junto com bebidas alcoólicas, nem com medicamentos que contenham clorpromazina (usada no tratamento de doenças psiquiátricas) ou ciclosporina (usada em pacientes transplantados).

A cafeína pode reduzir a ação sedativa dos ansiolíticos/benzodiazepínicos (medicamentos usados para dormir ou tratar ansiedade).

Podem ocorrer reações hipertensivas (aumento da pressão arterial) com o uso juntamente com antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) (Alguns remédios usados para tratar depressão).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Sualiv (Isometepteno + Dipirona + Cafeína)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>O uso combinado de analg&#xE9;sicos e adjuvantes, como a cafe&#xED;na e o isometepteno que tamb&#xE9;m possuem atividades antinociceptivas pr&#xF3;prias, vem sendo cada vez mais considerado na terapia da dor, principalmente porque alguns tipos de dor n&#xE3;o s&#xE3;o f&#xE1;ceis de aliviar com os analg&#xE9;sicos convencionais.<sup>1</sup></p> <p>A atividade analg&#xE9;sica da dipirona est&#xE1; incontestavelmente comprovada atrav&#xE9;s de v&#xE1;rios estudos cl&#xED;nicos e das evid&#xEA;ncias proporcionadas pelo intenso uso em v&#xE1;rias d&#xE9;cadas, e uma revis&#xE3;o do seu uso em cefal&#xE9;ias prim&#xE1;rias agudas permitiu a conclus&#xE3;o que a dipirona &#xE9; efetiva no tratamento das crises de cefal&#xE9;ia tensionais e de enxaquecas, sem que se observe uma incid&#xEA;ncia importante de eventos adversos s&#xE9;rios nem de agranulocitose.<sup>2</sup> O sinergismo da cafe&#xED;na sobre os efeitos antinociceptivos da dipirona foram confirmados em um estudo com animais1 e em humanos3 tendo sido observado um in&#xED;cio de a&#xE7;&#xE3;o mais r&#xE1;pido com a associa&#xE7;&#xE3;o do que com a dipirona isolada<sup>3 </sup>. A associa&#xE7;&#xE3;o do isometepteno com analg&#xE9;sicos foi considerada melhor alternativa &#xE0; ergotamina no tratamento de cefal&#xE9;ias vasculares.<sup>4</sup></p> <p>A efic&#xE1;cia da associa&#xE7;&#xE3;o dipirona, isometepteno e cafe&#xED;na (Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na &#x2013; 2 dr&#xE1;geas em dose &#xFA;nica) foi avaliada por Klapetek<sup>5</sup> em compara&#xE7;&#xE3;o com a combina&#xE7;&#xE3;o tartarato de ergotamina e cafe&#xED;na (TEGK) e com placebo (doses &#xFA;nicas) em dois estudos cl&#xED;nicos duplo-cegos em 172 crises de enxaqueca. A intensidade da dor (ID), avaliada por uma escala de quatro pontos (3=muito forte; 0=ausente), apresentou redu&#xE7;&#xE3;o no per&#xED;odo de avalia&#xE7;&#xE3;o de duas horas com o uso das medica&#xE7;&#xF5;es ativas (Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na &#x2013; ID<sub>0</sub>=1,86&#x2192;ID<sub>120</sub>=0,78; TEGK - ID<sub>0</sub>=1,93&#x2192;ID<sub>120</sub>=0,87; NS). A a&#xE7;&#xE3;o analg&#xE9;sica foi mais consistente e constante durante todo o per&#xED;odo de avalia&#xE7;&#xE3;o com a Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na do que com o comparador ou com o placebo. Esse mesmo autor complementou o primeiro estudo em mais 40 pacientes confirmando um efeito analg&#xE9;sico da associa&#xE7;&#xE3;o maior em rela&#xE7;&#xE3;o ao tempo, quando comparado com o placebo.<sup>6</sup></p> <p>Um estudo randomizado comparou a efic&#xE1;cia da Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na com a da combina&#xE7;&#xE3;o di-hidroergotamina, cafe&#xED;na, butalbital e aminofenazona e a do placebo em pacientes com enxaquecas e cefal&#xE9;ias. Os resultados mostraram efic&#xE1;cia similar com o uso das medica&#xE7;&#xF5;es ativas e superioridade significante em rela&#xE7;&#xE3;o ao placebo.<sup>7</sup></p> <p>A efic&#xE1;cia, a tolerabilidade e a consist&#xEA;ncia da Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na na terapia de crises de cefal&#xE9;ia prim&#xE1;ria leve a moderada foram comparadas com as do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/paracetamol/bula\" target=\"_blank\">paracetamol</a> e as do placebo em um estudo, duplo-cego, randomizado e duplocruzado.<sup>8</sup> Foram avaliadas 243 crises em 81 pacientes, havendo redu&#xE7;&#xE3;o da dor em 72,5% com a Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na (duas dr&#xE1;geas), 54,5% com o paracetamol (1000 mg) e 49,2% com o placebo. A redu&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia da intensidade da dor foi maior com a Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na do que com o placebo e com o paracetamol (P&lt;0,001; aos 90min/120 min). Menos pacientes necessitaram medica&#xE7;&#xE3;o de resgate com o uso da Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na (18,4%) do que com o paracetamol (37,7%; P=0,008) e o placebo (43,8%; P=0,0007). N&#xE3;o ocorreram eventos adversos graves.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Diaz-Reval MI et al. Cir Ciruj 2008; 76:241-6.<br> 2. Ramacciotti AS, Soares BG, Atallah AN. Cochrane Database Syst Rev 2007;18(2):CD004842.<br> 3. Carvalho DS, Rabello GD, Figueir&#xF3; JAB. RBM &#x2013; Rev Bras Med 2007;64(6):273-8.<br> 4. Johnson DE. Clin Med 1970;77:33-36.<br> 5. Klapetek J. Med Welt 1973;24(18):745-7.<br> 6. Klapetek J. Acta Universitatis Palackiananae Olomucensis 1974;74:249-57.<br> 7. Forti F, Tannous P. Folha Med 1981;82(1):61-2.<br> 8. Carvalho DS. Migr&#xE2;neas e cefal&#xE9;ias 2009;12(2):78; T055</br></br></br></br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p>Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na cont&#xE9;m como princ&#xED;pios ativos dipirona, mucato de isometepteno e cafe&#xED;na. A dipirona, um eficaz analg&#xE9;sico n&#xE3;o-opioide, &#xE9; uma pr&#xF3;-droga que possui, ainda, atividade antipir&#xE9;tica e antit&#xE9;rmica intensamente investigada. &#xC9; amplamente utilizado na cl&#xED;nica, tanto em uso isolado como combinado a outros medicamentos. O isometepteno &#xE9; um simpaticomim&#xE9;tico de a&#xE7;&#xE3;o indireta com atividade vasoconstritora, que apresenta a&#xE7;&#xE3;o analg&#xE9;sica pr&#xF3;pria e potencializadora de analg&#xE9;sicos. A cafe&#xED;na &#xE9; um derivado xant&#xED;nico que possui discreta a&#xE7;&#xE3;o sobre o <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/c\" target=\"_blank\">sistema nervoso central</a> e apresenta efeito vasoconstritor sobre as art&#xE9;rias cranianas, diminuindo o fluxo sangu&#xED;neo e a tens&#xE3;o do oxig&#xEA;nio no c&#xE9;rebro, podendo contribuir diretamente para o al&#xED;vio de v&#xE1;rios tipos de cefal&#xE9;ias, especialmente das enxaquecas, al&#xE9;m de aumentar a pot&#xEA;ncia dos analg&#xE9;sicos.</p> <h3>Propriedades Farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>A dipirona ou metamizol, &#xE9; um agente analg&#xE9;sico e antit&#xE9;rmico sint&#xE9;tico extra&#xED;do do alcatr&#xE3;o (anilina), pertencente ao grupo das pirazolonas. &#xC9; uma pr&#xF3;-droga que ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral &#xE9; rapidamente metabolizada, principalmente nos metab&#xF3;litos ativos MAA (4-metilaminoantipirina) e 4-AA (4-aminoantipirina). Seu mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o &#xE9; multifatorial, incluindo a&#xE7;&#xF5;es sobre sistema nervoso perif&#xE9;rico (prostaglandinas E<sub>1</sub> e E<sub>2</sub> e &#xF3;xido n&#xED;trico) e central (por seu sinergismo peptid&#xE9;rgico [k], serotonin&#xE9;rgico [5HT1] e antagonismo glutamin&#xE9;rgico [NMDA]), como tamb&#xE9;m em diferentes n&#xED;veis de processamento da informa&#xE7;&#xE3;o dolorosa. O efeito antinociceptivo perif&#xE9;rico ocorre tanto por ativa&#xE7;&#xE3;o dos canais de K+ sens&#xED;veis ao ATP e por inibi&#xE7;&#xE3;o da ativa&#xE7;&#xE3;o da adenilciclase por subst&#xE2;ncias hiperalg&#xE9;sicas como por bloqueio direto do influxo de c&#xE1;lcio no nociceptor. A a&#xE7;&#xE3;o analg&#xE9;sica central &#xE9; exercida pelos metab&#xF3;litos ativos 4-MAA e 4-AA que s&#xE3;o capazes de inibir as cicloxigenases (COX -1,2 e 3) e atuar em v&#xE1;rios n&#xED;veis sinergicamente com o sistema peptid&#xE9;rgico (endorfina e encefalinas) e <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/serotonina/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">serotonina</a>, al&#xE9;m de atuar sobre &#xE1;reas tal&#xE2;micas. Sua pot&#xEA;ncia como inibidor da s&#xED;ntese de prostaglandinas &#xE9; similar &#xE0; do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/acido-acetilsalicilico/bula\" target=\"_blank\">&#xE1;cido acetilsalic&#xED;lico</a>. A dipirona parece atuar, ainda, sobre os centros hipotal&#xE2;micos reguladores da temperatura para a redu&#xE7;&#xE3;o da febre.</p> <p>O isometepteno &#xE9; um espasmol&#xED;tico simpaticomim&#xE9;tico de a&#xE7;&#xE3;o indireta com atividade vasoconstritora. A vasoconstri&#xE7;&#xE3;o &#xE9; mediada tanto por mecanismos indiretos (uma a&#xE7;&#xE3;o tiramina-s&#xED;mile) como diretos, que envolvem principalmente um agonismo com os adrenoceptores &#x3B1;A e &#x3B1;2C, enquanto que os adrenoceptores &#x3B1;1 parecem ter a&#xE7;&#xE3;o limitada. A a&#xE7;&#xE3;o vasoconstritora sobre os vasos sangu&#xED;neos cranianos &#xE9; especialmente &#xFA;til no tratamento das enxaquecas. A a&#xE7;&#xE3;o simpaticomim&#xE9;tica efetua-se somente sobre a musculatura lisa, sendo rar&#xED;ssimos, portanto, os efeitos card&#xED;acos e sobre o sistema nervoso central.</p> <p>A cafe&#xED;na possui discreta a&#xE7;&#xE3;o sobre o sistema nervoso central estimulando os processos cerebrais, inclusive a capacidade de concentra&#xE7;&#xE3;o e racioc&#xED;nio. Paralelamente, apresenta uma a&#xE7;&#xE3;o vasoconstritora sobre as art&#xE9;rias cranianas.</p> <p>Postula-se que possui, ainda, atividade analg&#xE9;sica pelo bloqueio das a&#xE7;&#xF5;es perif&#xE9;ricas pr&#xF3;-nociceptivas da <a href=\"https://consultaremedios.com.br/adenosina/bula\" target=\"_blank\">adenosina</a>, ativa&#xE7;&#xE3;o da via central de noradenosina e estimula&#xE7;&#xE3;o do sistema nervoso central com a&#xE7;&#xF5;es subsequentes sobre a percep&#xE7;&#xE3;o da dor. A cafe&#xED;na ativa, tamb&#xE9;m, os neur&#xF4;nios noradren&#xE9;rgicos e parece afetar a libera&#xE7;&#xE3;o de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dopamina/bula\" target=\"_blank\">dopamina</a> local. Em alguns tipos de cefal&#xE9;ia e estados dolorosos a cafe&#xED;na produz efeito analg&#xE9;sico. A cafe&#xED;na aumenta a atividade antinociceptiva dos analg&#xE9;sicos e dos antiinflamat&#xF3;rios n&#xE3;o-esteroides por mecanismos farmacodin&#xE2;micos.</p> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>A dipirona &#xE9; rapidamente absorvida ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral e &#xE9; hidrolisada no suco g&#xE1;strico para o metab&#xF3;lito ativo 4-metilaminoantipirina (4-MAA), mais potente do que a dipirona; o 4-MAA &#xE9; metabolizado no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a> em um segundo metab&#xF3;lito ativo, o 4-aminoantipirina (4-AA) e em outros metab&#xF3;litos. N&#xED;veis plasm&#xE1;ticos s&#xE3;o obtidos rapidamente, pois 58% do f&#xE1;rmaco se fixam &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas, mas nenhum metab&#xF3;lito se liga extensivamente &#xE0;s prote&#xED;nas do plasma. Foram detectados os metab&#xF3;litos da dipirona no l&#xED;quido cerebrospinal. A excre&#xE7;&#xE3;o &#xE9; predominantemente renal; a meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o do 4-MAA &#xE9; de 2-3 horas e a do 4-AA, de 4-5 horas. Os efeitos analg&#xE9;sicos correlacionam-se com as concentra&#xE7;&#xF5;es dos metab&#xF3;litos ativos (4-MAA e 4-AA) e alcan&#xE7;am seu m&#xE1;ximo em 40-60 minutos ap&#xF3;s a ingest&#xE3;o, sendo efetivos por 6-8 horas. Os metab&#xF3;litos da dipirona se distribuem no leite materno.</p> <p>O isometepteno pertence &#xE0; s&#xE9;rie de aminas alif&#xE1;ticas dos agentes adren&#xE9;rgicos. &#xC9; bem absorvida depois da administra&#xE7;&#xE3;o oral, sendo completamente metabolizada preferentemente por oxida&#xE7;&#xE3;o do grupo dimetilalil em dois is&#xF4;meros (trans e cis) que s&#xE3;o excretados totalmente em at&#xE9; 35 horas. O perfil de excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria mostra um pico m&#xE1;ximo &#xE0;s 5 horas, com a maior parte excretada em menos de 24 horas. Um metab&#xF3;lito secund&#xE1;rio pode ser convertido em haptaminol.</p> <p>A cafe&#xED;na, uma metilxantina estruturalmente relacionada &#xE0; <a href=\"https://consultaremedios.com.br/teofilina/pa\" target=\"_blank\">teofilina</a>, &#xE9; bem absorvida ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral. A capacidade total de liga&#xE7;&#xE3;o proteica &#xE9; de 36%. Ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral se distribui amplamente nos tecidos e, devido &#xE0; sua lipofilia e liga&#xE7;&#xE3;o proteica limitada, rapidamente atravessa a barreira hematoencef&#xE1;lica distribuindo-se no fluido cerebrospinal de forma semelhante ao plasma. Em adultos, o volume de distribui&#xE7;&#xE3;o &#xE9; de 35 a 40 l (0,53 a 0,56 l/kg); em pacientes com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/cirrose/c\" target=\"_blank\">cirrose</a> em m&#xE9;dia 0,38 l/kg (0,19 a 0,49 l/kg). O metabolismo &#xE9; essencialmente hep&#xE1;tico, ocorrendo os metab&#xF3;litos ativos paraxantina, teobromina e teofilina. A excre&#xE7;&#xE3;o no leite materno &#xE9; considerada segura, sendo compat&#xED;vel com o aleitamento. A cafe&#xED;na e seu metab&#xF3;lito teofilina s&#xE3;o eliminados na urina. Em adultos, aproximadamente 1% da dose de cafe&#xED;na &#xE9; excretada de forma inalterada na urina; a meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o &#xE9; de 4 a 5 horas.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Sualiv?

Sualiv comprimido revestido deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do produto

Sualiv comprimido revestido é um comprimido marrom, circular, biconvexo, liso.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Sualiv

Comprimidos revestidos&nbsp;300 mg&nbsp;+ 30 mg&nbsp;+ 30 mg

Embalagens com 10, 20, 100 ou 200 comprimidos revestidos.

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.

Dizeres Legais do Sualiv

Reg. MS nº. 1.0481.0122

Farm. Resp.:
Larissa Pereira Cobra Sodré Picheli
CRF-MG 16.100

Fabricado por:
Cimed indústria de medicamentos Ltda.
Pouso Alegre/MG
CNPJ: 02.814.497/0002-98


Registrado por:
1Farma Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Engenheiro Prudente, 119 – São Paulo/SP
CEP: 01550-000
CNPJ 48.113.906/0001-49
Indústria Brasileira




SAC
0800 704 46 47

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

30mg + 300mg + 30mg, caixa com 20 comprimidos revestidos

Princípio ativo
:
Isometepteno + Dipirona + Cafeína
Classe Terapêutica
:
Associações de Antiespasmódicos com Analgésicos
Requer Receita
:
Não
Tipo de prescrição
:
Isento de Prescrição Médica
Categoria
:
Analgésico E Antitérmico
Especialidade
:
Clínica Médica e Neurologia

Bula do medicamento

Sualiv, para o que é indicado e para o que serve?

Sualiv é um medicamento com atividade analgésica (diminui a dor) e antiespasmódica (diminui contração involuntária) indicado para o tratamento de diversos tipos de dor de cabeça, incluindo enxaquecas ou para o tratamento de cólicas.

Quais as contraindicações do Sualiv?

Você não deve tomar Sualiv se tiver alergia ou intolerância a qualquer componente da fórmula.

Você também não deve tomar Sualiv nas crises de hipertensão arterial (pressão alta), na presença de alteração nas qualidades do sangue ou na proporção de seus elementos constituintes ou de determinadas doenças metabólicas, como porfiria ou a deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase. Você só deve usar Sualiv em doses mais altas e por período prolongado se o médico recomendar.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Como usar o Sualiv?

Sualiv é de uso exclusivo pela via oral (por boca).

Posologia do Sualiv

{"tag":"hr","value":" <p>1 a 2 comprimidos revestidos (em dose &#xFA;nica) a cada 6 horas ou 4 vezes ao dia. N&#xE3;o tome mais de 8 comprimidos revestidos ao dia (4 x 2 comprimidos revestidos).</p> <p><strong>Este medicamento n&#xE3;o deve ser partido ou mastigado. </strong></p> <p><strong>Siga corretamente o modo de usar. Em caso de d&#xFA;vidas sobre este medicamento, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico. </strong></p> <p><strong>N&#xE3;o desaparecendo os sintomas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Como o Sualiv funciona?

Sualiv funciona pela ação da dipirona, do isometepteno e da cafeína. A dipirona atua na redução da sensibilidade para a dor. O isometepteno atua tanto na redução da dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais (diminui o calibre dos vasos sanguíneos da cabeça) contribuindo para a redução da dor, quanto na potencialização do efeito analgésico e antiespasmódico. A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central (atua na cabeça) e apresenta uma ação vasoconstritora (diminui o calibre dos vasos sanguíneos) sobre as artérias cranianas (artérias na cabeça), sendo útil no tratamento das dores de cabeça, especialmente das enxaquecas.

O seu início de ação ocorre entre 15 a 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas.

Quais cuidados devo ter ao usar o Sualiv?

Se você é extremamente sensível à cafeína, não tome Sualiv à noite para não prejudicar o sono.

Caso ocorra leve agitação e/ou aumento dos batimentos cardíacos (palpitação), diminua a dose diária de Sualiv.

Com isso deverá ocorrer o desaparecimento imediato dos sintomas, não havendo necessidade de tratamento especial.

Se você tiver asma brônquica (bronquite) ou infecções respiratórias crônicas (doenças nos pulmões) ou for alérgico a analgésicos e anti-inflamatórios (asma causada por analgésicos, intolerância a analgésicos) tome este medicamento com cautela. Se você tiver amigdalite (infecção na garganta) ou qualquer outra condição que afete a boca e garganta somente tome Sualiv com especial cuidado e sob orientação médica.

Consulte seu médico se a dor continuar ou piorar, se surgirem novos sintomas, pois podem ser sinais de doenças graves.

Pode ocorrer alteração na coloração da urina (avermelhada), sem que haja dano a saúde.

Este medicamento pode causar doping.

Gravidez e amamentação

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Você não deve tomar Sualiv se estiver amamentando. Se necessário, a amamentação deve ser interrompida.

Idosos e/ou debilitados

Devem tomar doses menores de Sualiv a fim de evitar problemas com o sono. Além disso, você não deve usar o medicamento à noite.

Se você tiver problemas nos rins ou no fígado não deve usar Sualiv em doses altas ou por muito tempo, apesar de não existir experiência com o uso do medicamento nestas condições.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sualiv?

Sualiv pode causar as seguintes reações adversas:

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): rea&#xE7;&#xF5;es na pele (alergia);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica grave acompanhada de queda da press&#xE3;o sang&#xFC;&#xED;nea, altera&#xE7;&#xF5;es das c&#xE9;lulas do sangue, aumento de batimentos do cora&#xE7;&#xE3;o e irritabilidade. Apesar de serem ocorr&#xEA;ncias raras, a rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica grave e as altera&#xE7;&#xF5;es nas c&#xE9;lulas do sangue s&#xE3;o condi&#xE7;&#xF5;es cl&#xED;nicas graves, que podem ocorrer mesmo se a dipirona tiver sido administrada previamente, sem qualquer efeito adverso. As altera&#xE7;&#xF5;es nas c&#xE9;lulas do sangue podem ocasionar pequenas hemorragias (sangramento) na pele e mucosas (boca, nariz, olhos, genitais e &#xE2;nus). Podem tamb&#xE9;m causar <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">febre</a> alta, dificuldade de engolir, les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias (feridas) na boca, nariz e garganta, assim como nas regi&#xF5;es genital e anal. Imediata interrup&#xE7;&#xE3;o da medica&#xE7;&#xE3;o &#xE9; a indica&#xE7;&#xE3;o nestes casos;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es de frequ&#xEA;ncia desconhecida: queda da temperatura do corpo, altera&#xE7;&#xF5;es na pele (vermelhid&#xE3;o, coceira ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/urticaria/" rel="noopener" target="_blank">urtic&#xE1;ria</a>), na boca ou na garganta. Tamb&#xE9;m podem ocorrer n&#xE1;usea, vermelhid&#xE3;o, suor e dor de cabe&#xE7;a que em geral desaparecem com a redu&#xE7;&#xE3;o de dose;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es em grupos especiais de pacientes (frequ&#xEA;ncia desconhecida): em alguns pacientes, especialmente aqueles com hist&#xF3;ria de doen&#xE7;a nos rins, ou em casos de superdose, pode ocorrer diminui&#xE7;&#xE3;o tempor&#xE1;ria das fun&#xE7;&#xF5;es dos rins e inflama&#xE7;&#xE3;o dos rins. Crises de asma podem ser observadas em pacientes propensos.&amp;nbsp;Quadros de insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica, ou seja, de diminui&#xE7;&#xE3;o da fun&#xE7;&#xE3;o do f&#xED;gado, tamb&#xE9;m podem ser observados, com sintomas iniciais de <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, fraqueza, <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c" target="_blank">enjoos</a> e falta de apetite, podendo evoluir de acordo com a progress&#xE3;o da doen&#xE7;a para quadros de <a href="https://minutosaudavel.com.br/ictericia/" rel="noopener" target="_blank">icter&#xED;cia</a>, incha&#xE7;os pelo corpo, sangramentos gastrointestinais e at&#xE9; mesmo les&#xF5;es cerebrais em casos mais avan&#xE7;ados.</li>

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através de seu serviço de atendimento.

Riscos

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\"><strong>N&#xE3;o use este medicamento durante a gravidez e em crian&#xE7;as menores de tr&#xEA;s meses de idade.</strong></p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Sualiv?

Como este medicamento é tomado quando necessário (quando você sentir dor de cabeça ou cólica), pode não haver um esquema posológico a ser seguido. Caso você esteja tomando Sualiv regularmente, tome a dose esquecida tão logo seja lembrada. Tome a dose seguinte com o intervalo de 6 horas e continue com o esquema posológico regular.

Não tome uma dose dupla para compensar a dose esquecida e não exceda a dose recomendada para cada dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Sualiv?

Cada comprimido revestido contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Dipirona mono- hidratada</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">300 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Mucato de isometepteno</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">30 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Cafe&#xED;na</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">30 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:265px\"> <p>Excipientes*q.s.p.</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:249px\">1 comprimido</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Excipientes:&nbsp;celulose microcristalina, lactose, amido, hipromelose, polissorbato 80, triacetina, estearato de magnésio, dióxido de silício, povidona, macrogol, dióxido de titânio e óxido de ferro marrom.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Sualiv maior do que a recomendada?

No caso do medicamento ter sido ingerido em doses elevadas acidentalmente, procure imediatamente assistência médica de emergência ou um centro de intoxicação para que sejam tomadas as providências médicas adequadas. A orientação médica imediata é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Sualiv com outros remédios?

Você não deve tomar Sualiv junto com bebidas alcoólicas, nem com medicamentos que contenham clorpromazina (usada no tratamento de doenças psiquiátricas) ou ciclosporina (usada em pacientes transplantados).

A cafeína pode reduzir a ação sedativa dos ansiolíticos/benzodiazepínicos (medicamentos usados para dormir ou tratar ansiedade).

Podem ocorrer reações hipertensivas (aumento da pressão arterial) com o uso juntamente com antidepressivos inibidores da monoaminoxidase (IMAOs) (Alguns remédios usados para tratar depressão).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Sualiv (Isometepteno + Dipirona + Cafeína)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>O uso combinado de analg&#xE9;sicos e adjuvantes, como a cafe&#xED;na e o isometepteno que tamb&#xE9;m possuem atividades antinociceptivas pr&#xF3;prias, vem sendo cada vez mais considerado na terapia da dor, principalmente porque alguns tipos de dor n&#xE3;o s&#xE3;o f&#xE1;ceis de aliviar com os analg&#xE9;sicos convencionais.<sup>1</sup></p> <p>A atividade analg&#xE9;sica da dipirona est&#xE1; incontestavelmente comprovada atrav&#xE9;s de v&#xE1;rios estudos cl&#xED;nicos e das evid&#xEA;ncias proporcionadas pelo intenso uso em v&#xE1;rias d&#xE9;cadas, e uma revis&#xE3;o do seu uso em cefal&#xE9;ias prim&#xE1;rias agudas permitiu a conclus&#xE3;o que a dipirona &#xE9; efetiva no tratamento das crises de cefal&#xE9;ia tensionais e de enxaquecas, sem que se observe uma incid&#xEA;ncia importante de eventos adversos s&#xE9;rios nem de agranulocitose.<sup>2</sup> O sinergismo da cafe&#xED;na sobre os efeitos antinociceptivos da dipirona foram confirmados em um estudo com animais1 e em humanos3 tendo sido observado um in&#xED;cio de a&#xE7;&#xE3;o mais r&#xE1;pido com a associa&#xE7;&#xE3;o do que com a dipirona isolada<sup>3 </sup>. A associa&#xE7;&#xE3;o do isometepteno com analg&#xE9;sicos foi considerada melhor alternativa &#xE0; ergotamina no tratamento de cefal&#xE9;ias vasculares.<sup>4</sup></p> <p>A efic&#xE1;cia da associa&#xE7;&#xE3;o dipirona, isometepteno e cafe&#xED;na (Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na &#x2013; 2 dr&#xE1;geas em dose &#xFA;nica) foi avaliada por Klapetek<sup>5</sup> em compara&#xE7;&#xE3;o com a combina&#xE7;&#xE3;o tartarato de ergotamina e cafe&#xED;na (TEGK) e com placebo (doses &#xFA;nicas) em dois estudos cl&#xED;nicos duplo-cegos em 172 crises de enxaqueca. A intensidade da dor (ID), avaliada por uma escala de quatro pontos (3=muito forte; 0=ausente), apresentou redu&#xE7;&#xE3;o no per&#xED;odo de avalia&#xE7;&#xE3;o de duas horas com o uso das medica&#xE7;&#xF5;es ativas (Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na &#x2013; ID<sub>0</sub>=1,86&#x2192;ID<sub>120</sub>=0,78; TEGK - ID<sub>0</sub>=1,93&#x2192;ID<sub>120</sub>=0,87; NS). A a&#xE7;&#xE3;o analg&#xE9;sica foi mais consistente e constante durante todo o per&#xED;odo de avalia&#xE7;&#xE3;o com a Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na do que com o comparador ou com o placebo. Esse mesmo autor complementou o primeiro estudo em mais 40 pacientes confirmando um efeito analg&#xE9;sico da associa&#xE7;&#xE3;o maior em rela&#xE7;&#xE3;o ao tempo, quando comparado com o placebo.<sup>6</sup></p> <p>Um estudo randomizado comparou a efic&#xE1;cia da Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na com a da combina&#xE7;&#xE3;o di-hidroergotamina, cafe&#xED;na, butalbital e aminofenazona e a do placebo em pacientes com enxaquecas e cefal&#xE9;ias. Os resultados mostraram efic&#xE1;cia similar com o uso das medica&#xE7;&#xF5;es ativas e superioridade significante em rela&#xE7;&#xE3;o ao placebo.<sup>7</sup></p> <p>A efic&#xE1;cia, a tolerabilidade e a consist&#xEA;ncia da Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na na terapia de crises de cefal&#xE9;ia prim&#xE1;ria leve a moderada foram comparadas com as do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/paracetamol/bula\" target=\"_blank\">paracetamol</a> e as do placebo em um estudo, duplo-cego, randomizado e duplocruzado.<sup>8</sup> Foram avaliadas 243 crises em 81 pacientes, havendo redu&#xE7;&#xE3;o da dor em 72,5% com a Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na (duas dr&#xE1;geas), 54,5% com o paracetamol (1000 mg) e 49,2% com o placebo. A redu&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia da intensidade da dor foi maior com a Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na do que com o placebo e com o paracetamol (P&lt;0,001; aos 90min/120 min). Menos pacientes necessitaram medica&#xE7;&#xE3;o de resgate com o uso da Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na (18,4%) do que com o paracetamol (37,7%; P=0,008) e o placebo (43,8%; P=0,0007). N&#xE3;o ocorreram eventos adversos graves.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Diaz-Reval MI et al. Cir Ciruj 2008; 76:241-6.<br> 2. Ramacciotti AS, Soares BG, Atallah AN. Cochrane Database Syst Rev 2007;18(2):CD004842.<br> 3. Carvalho DS, Rabello GD, Figueir&#xF3; JAB. RBM &#x2013; Rev Bras Med 2007;64(6):273-8.<br> 4. Johnson DE. Clin Med 1970;77:33-36.<br> 5. Klapetek J. Med Welt 1973;24(18):745-7.<br> 6. Klapetek J. Acta Universitatis Palackiananae Olomucensis 1974;74:249-57.<br> 7. Forti F, Tannous P. Folha Med 1981;82(1):61-2.<br> 8. Carvalho DS. Migr&#xE2;neas e cefal&#xE9;ias 2009;12(2):78; T055</br></br></br></br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p>Isometepteno + Dipirona + Cafe&#xED;na cont&#xE9;m como princ&#xED;pios ativos dipirona, mucato de isometepteno e cafe&#xED;na. A dipirona, um eficaz analg&#xE9;sico n&#xE3;o-opioide, &#xE9; uma pr&#xF3;-droga que possui, ainda, atividade antipir&#xE9;tica e antit&#xE9;rmica intensamente investigada. &#xC9; amplamente utilizado na cl&#xED;nica, tanto em uso isolado como combinado a outros medicamentos. O isometepteno &#xE9; um simpaticomim&#xE9;tico de a&#xE7;&#xE3;o indireta com atividade vasoconstritora, que apresenta a&#xE7;&#xE3;o analg&#xE9;sica pr&#xF3;pria e potencializadora de analg&#xE9;sicos. A cafe&#xED;na &#xE9; um derivado xant&#xED;nico que possui discreta a&#xE7;&#xE3;o sobre o <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/c\" target=\"_blank\">sistema nervoso central</a> e apresenta efeito vasoconstritor sobre as art&#xE9;rias cranianas, diminuindo o fluxo sangu&#xED;neo e a tens&#xE3;o do oxig&#xEA;nio no c&#xE9;rebro, podendo contribuir diretamente para o al&#xED;vio de v&#xE1;rios tipos de cefal&#xE9;ias, especialmente das enxaquecas, al&#xE9;m de aumentar a pot&#xEA;ncia dos analg&#xE9;sicos.</p> <h3>Propriedades Farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>A dipirona ou metamizol, &#xE9; um agente analg&#xE9;sico e antit&#xE9;rmico sint&#xE9;tico extra&#xED;do do alcatr&#xE3;o (anilina), pertencente ao grupo das pirazolonas. &#xC9; uma pr&#xF3;-droga que ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral &#xE9; rapidamente metabolizada, principalmente nos metab&#xF3;litos ativos MAA (4-metilaminoantipirina) e 4-AA (4-aminoantipirina). Seu mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o &#xE9; multifatorial, incluindo a&#xE7;&#xF5;es sobre sistema nervoso perif&#xE9;rico (prostaglandinas E<sub>1</sub> e E<sub>2</sub> e &#xF3;xido n&#xED;trico) e central (por seu sinergismo peptid&#xE9;rgico [k], serotonin&#xE9;rgico [5HT1] e antagonismo glutamin&#xE9;rgico [NMDA]), como tamb&#xE9;m em diferentes n&#xED;veis de processamento da informa&#xE7;&#xE3;o dolorosa. O efeito antinociceptivo perif&#xE9;rico ocorre tanto por ativa&#xE7;&#xE3;o dos canais de K+ sens&#xED;veis ao ATP e por inibi&#xE7;&#xE3;o da ativa&#xE7;&#xE3;o da adenilciclase por subst&#xE2;ncias hiperalg&#xE9;sicas como por bloqueio direto do influxo de c&#xE1;lcio no nociceptor. A a&#xE7;&#xE3;o analg&#xE9;sica central &#xE9; exercida pelos metab&#xF3;litos ativos 4-MAA e 4-AA que s&#xE3;o capazes de inibir as cicloxigenases (COX -1,2 e 3) e atuar em v&#xE1;rios n&#xED;veis sinergicamente com o sistema peptid&#xE9;rgico (endorfina e encefalinas) e <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/serotonina/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">serotonina</a>, al&#xE9;m de atuar sobre &#xE1;reas tal&#xE2;micas. Sua pot&#xEA;ncia como inibidor da s&#xED;ntese de prostaglandinas &#xE9; similar &#xE0; do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/acido-acetilsalicilico/bula\" target=\"_blank\">&#xE1;cido acetilsalic&#xED;lico</a>. A dipirona parece atuar, ainda, sobre os centros hipotal&#xE2;micos reguladores da temperatura para a redu&#xE7;&#xE3;o da febre.</p> <p>O isometepteno &#xE9; um espasmol&#xED;tico simpaticomim&#xE9;tico de a&#xE7;&#xE3;o indireta com atividade vasoconstritora. A vasoconstri&#xE7;&#xE3;o &#xE9; mediada tanto por mecanismos indiretos (uma a&#xE7;&#xE3;o tiramina-s&#xED;mile) como diretos, que envolvem principalmente um agonismo com os adrenoceptores &#x3B1;A e &#x3B1;2C, enquanto que os adrenoceptores &#x3B1;1 parecem ter a&#xE7;&#xE3;o limitada. A a&#xE7;&#xE3;o vasoconstritora sobre os vasos sangu&#xED;neos cranianos &#xE9; especialmente &#xFA;til no tratamento das enxaquecas. A a&#xE7;&#xE3;o simpaticomim&#xE9;tica efetua-se somente sobre a musculatura lisa, sendo rar&#xED;ssimos, portanto, os efeitos card&#xED;acos e sobre o sistema nervoso central.</p> <p>A cafe&#xED;na possui discreta a&#xE7;&#xE3;o sobre o sistema nervoso central estimulando os processos cerebrais, inclusive a capacidade de concentra&#xE7;&#xE3;o e racioc&#xED;nio. Paralelamente, apresenta uma a&#xE7;&#xE3;o vasoconstritora sobre as art&#xE9;rias cranianas.</p> <p>Postula-se que possui, ainda, atividade analg&#xE9;sica pelo bloqueio das a&#xE7;&#xF5;es perif&#xE9;ricas pr&#xF3;-nociceptivas da <a href=\"https://consultaremedios.com.br/adenosina/bula\" target=\"_blank\">adenosina</a>, ativa&#xE7;&#xE3;o da via central de noradenosina e estimula&#xE7;&#xE3;o do sistema nervoso central com a&#xE7;&#xF5;es subsequentes sobre a percep&#xE7;&#xE3;o da dor. A cafe&#xED;na ativa, tamb&#xE9;m, os neur&#xF4;nios noradren&#xE9;rgicos e parece afetar a libera&#xE7;&#xE3;o de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dopamina/bula\" target=\"_blank\">dopamina</a> local. Em alguns tipos de cefal&#xE9;ia e estados dolorosos a cafe&#xED;na produz efeito analg&#xE9;sico. A cafe&#xED;na aumenta a atividade antinociceptiva dos analg&#xE9;sicos e dos antiinflamat&#xF3;rios n&#xE3;o-esteroides por mecanismos farmacodin&#xE2;micos.</p> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>A dipirona &#xE9; rapidamente absorvida ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral e &#xE9; hidrolisada no suco g&#xE1;strico para o metab&#xF3;lito ativo 4-metilaminoantipirina (4-MAA), mais potente do que a dipirona; o 4-MAA &#xE9; metabolizado no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a> em um segundo metab&#xF3;lito ativo, o 4-aminoantipirina (4-AA) e em outros metab&#xF3;litos. N&#xED;veis plasm&#xE1;ticos s&#xE3;o obtidos rapidamente, pois 58% do f&#xE1;rmaco se fixam &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas, mas nenhum metab&#xF3;lito se liga extensivamente &#xE0;s prote&#xED;nas do plasma. Foram detectados os metab&#xF3;litos da dipirona no l&#xED;quido cerebrospinal. A excre&#xE7;&#xE3;o &#xE9; predominantemente renal; a meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o do 4-MAA &#xE9; de 2-3 horas e a do 4-AA, de 4-5 horas. Os efeitos analg&#xE9;sicos correlacionam-se com as concentra&#xE7;&#xF5;es dos metab&#xF3;litos ativos (4-MAA e 4-AA) e alcan&#xE7;am seu m&#xE1;ximo em 40-60 minutos ap&#xF3;s a ingest&#xE3;o, sendo efetivos por 6-8 horas. Os metab&#xF3;litos da dipirona se distribuem no leite materno.</p> <p>O isometepteno pertence &#xE0; s&#xE9;rie de aminas alif&#xE1;ticas dos agentes adren&#xE9;rgicos. &#xC9; bem absorvida depois da administra&#xE7;&#xE3;o oral, sendo completamente metabolizada preferentemente por oxida&#xE7;&#xE3;o do grupo dimetilalil em dois is&#xF4;meros (trans e cis) que s&#xE3;o excretados totalmente em at&#xE9; 35 horas. O perfil de excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria mostra um pico m&#xE1;ximo &#xE0;s 5 horas, com a maior parte excretada em menos de 24 horas. Um metab&#xF3;lito secund&#xE1;rio pode ser convertido em haptaminol.</p> <p>A cafe&#xED;na, uma metilxantina estruturalmente relacionada &#xE0; <a href=\"https://consultaremedios.com.br/teofilina/pa\" target=\"_blank\">teofilina</a>, &#xE9; bem absorvida ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral. A capacidade total de liga&#xE7;&#xE3;o proteica &#xE9; de 36%. Ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral se distribui amplamente nos tecidos e, devido &#xE0; sua lipofilia e liga&#xE7;&#xE3;o proteica limitada, rapidamente atravessa a barreira hematoencef&#xE1;lica distribuindo-se no fluido cerebrospinal de forma semelhante ao plasma. Em adultos, o volume de distribui&#xE7;&#xE3;o &#xE9; de 35 a 40 l (0,53 a 0,56 l/kg); em pacientes com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/cirrose/c\" target=\"_blank\">cirrose</a> em m&#xE9;dia 0,38 l/kg (0,19 a 0,49 l/kg). O metabolismo &#xE9; essencialmente hep&#xE1;tico, ocorrendo os metab&#xF3;litos ativos paraxantina, teobromina e teofilina. A excre&#xE7;&#xE3;o no leite materno &#xE9; considerada segura, sendo compat&#xED;vel com o aleitamento. A cafe&#xED;na e seu metab&#xF3;lito teofilina s&#xE3;o eliminados na urina. Em adultos, aproximadamente 1% da dose de cafe&#xED;na &#xE9; excretada de forma inalterada na urina; a meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o &#xE9; de 4 a 5 horas.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Sualiv?

Sualiv comprimido revestido deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do produto

Sualiv comprimido revestido é um comprimido marrom, circular, biconvexo, liso.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Sualiv

Comprimidos revestidos&nbsp;300 mg&nbsp;+ 30 mg&nbsp;+ 30 mg

Embalagens com 10, 20, 100 ou 200 comprimidos revestidos.

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.

Dizeres Legais do Sualiv

Reg. MS nº. 1.0481.0122

Farm. Resp.:
Larissa Pereira Cobra Sodré Picheli
CRF-MG 16.100

Fabricado por:
Cimed indústria de medicamentos Ltda.
Pouso Alegre/MG
CNPJ: 02.814.497/0002-98


Registrado por:
1Farma Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Engenheiro Prudente, 119 – São Paulo/SP
CEP: 01550-000
CNPJ 48.113.906/0001-49
Indústria Brasileira




SAC
0800 704 46 47

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Fabricante: 1Farma

© 2021 Medicamento Lab.