Aché Avide

100mg, caixa contendo 6 cápsulas duras

Princípio ativo
:
Racecadotrila
Classe Terapêutica
:
Todos Outros Antidiarreicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Diarreia
Especialidade
:
Gastroenterologia

Bula do medicamento

Avide, para o que é indicado e para o que serve?

Avide é indicado no tratamento da diarreia aguda.

Quais as contraindicações do Avide?

Avide é contraindicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Consulte ao seu médico antes de começar a utilizar Avide se:

  • <li>Apresenta <a href="https://minutosaudavel.com.br/sangue-nas-fezes/" rel="noopener" target="_blank">sangue nas fezes</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">febre</a>. A causa da diarreia pode ser uma infec&#xE7;&#xE3;o bacteriana que deve ser tratada pelo seu m&#xE9;dico;</li> <li>Sofre de <a href="https://consultaremedios.com.br/b/diarreia-cronica" target="_blank">diarreia cr&#xF4;nica</a> ou diarreia provocada por tratamento com <a href="https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c" target="_blank">antibi&#xF3;ticos</a> de amplo espectro;</li> <li>Sofre de <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c" target="_blank">v&#xF4;mitos</a> prolongados ou incontrolados;</li> <li>Possui alguma enfermidade no rim ou fun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica insuficiente;</li> <li>Possui alguma <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/intolerancia-a-lactose/c" target="_blank">intoler&#xE2;ncia a lactose</a>.</li>

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. A racecadotrila é um fármaco classificado na categoria de risco B na gravidez.

Como usar o Avide?

Avide deve ser ingerido com água, preferencialmente antes das refeições.

Posologia do&nbsp;Avide

{"tag":"hr","value":" <p>A Posologia recomendada inicialmente &#xE9; de uma &#xFA;nica c&#xE1;psula de 100 mg, administrada por via oral independentemente do hor&#xE1;rio. A continua&#xE7;&#xE3;o do tratamento &#xE9; com administra&#xE7;&#xE3;o oral do produto em per&#xED;odos aproximados de 8 em 8 horas at&#xE9; que a diarreia cesse, por&#xE9;m n&#xE3;o deve ultrapassar 7 dias de tratamento. A dose di&#xE1;ria n&#xE3;o deve exceder 400 mg. Se os sintomas persistirem por mais de 7 dias, o paciente deve procurar orienta&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica.</p> <p><strong>N&#xE3;o h&#xE1; estudo de Avide administrado por vias n&#xE3;o recomendadas. Portanto, por seguran&#xE7;a e efic&#xE1;cia deste medicamento, a administra&#xE7;&#xE3;o deve ser somente por via oral. </strong></p> <p><strong>Siga a orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico, respeitando sempre os hor&#xE1;rios, as doses, e a dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento. N&#xE3;o interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu m&#xE9;dico. </strong></p> <p><strong>Este medicamento n&#xE3;o deve ser partido, aberto ou mastigado.</strong></p> "}

Como o Avide funciona?

Avide atua no trato digestivo, reduzindo a diarreia. Avide é um inibidor da enzima encefalinase. A absorção é rápida e o tempo médio estimado para o início da ação é de 30 minutos após a administração oral.

Quais cuidados devo ter ao usar o Avide?

Há relatos de reações na pele com o uso de Avide. Na maioria dos casos de forma leve ou moderada. No caso de apresentar reações graves na pele, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.

Gravidez

Caso ocorra gravidez durante ou logo após o tratamento com Avide, suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico.

Avide não deve ser usado na gravidez, a menos que os benefícios potenciais compensem os riscos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Avide é um medicamento classificado na categoria de risco B na gravidez.

Lactação

Não estão disponíveis dados adequados, em seres humanos, para o uso durante a lactação.

No entanto, estudos com animais não identificaram qualquer risco para a lactação ou prole sendo amamentada. Não se recomenda o uso de Avide durante a lactação.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Nenhum efeito adverso sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas foi identificado.

Idosos

Não é necessário o ajuste de dosagem em pacientes idosos.

Crianças

Avide 100 mg não é recomendado para crianças.

Outros grupos de risco

Em pacientes com insuficiência renal ou hepática não se recomenda a administração de Avide devido à falta de experiência clínica nestes grupos.

Este medicamento contém lactose.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Avide?

Como todos os medicamentos, Avide pode produzir efeitos adversos, ainda que nem todas as pessoas os sofram.

Pare o tratamento com Avide e contate seu médico caso apresente sintomas de angioedema, como:

  • <li>Incha&#xE7;o da face, l&#xED;ngua ou garganta;</li> <li>Dificuldade de degluti&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Les&#xF5;es avermelhadas pelo corpo;</li> <li>Dificuldade de respirar.</li>

Avide apresenta as seguintes reações adversas:

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c" target="_blank">dor de cabe&#xE7;a</a>.</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): erup&#xE7;&#xE3;o e eritema (vermelhid&#xE3;o da pele).</li> <li>Frequ&#xEA;ncia n&#xE3;o conhecida (n&#xE3;o pode se estimar a frequ&#xEA;ncia a partir dos dados dispon&#xED;veis): eritema multiforme (les&#xF5;es avermelhadas nas extremidades e no interior da boca), incha&#xE7;o da l&#xED;ngua, incha&#xE7;o do rosto, incha&#xE7;o dos l&#xE1;bios, incha&#xE7;o das p&#xE1;lpebras, <a href="https://minutosaudavel.com.br/urticaria/" rel="noopener" target="_blank">urtic&#xE1;ria</a>, <a href="https://minutosaudavel.com.br/eritema-nodoso/" rel="noopener" target="_blank">eritema nodoso</a> (inflama&#xE7;&#xE3;o em forma de n&#xF3;dulos sob a pele), erup&#xE7;&#xE3;o papular (erup&#xE7;&#xE3;o na pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas les&#xF5;es avermelhadas, endurecidas e irregulares) prurigo (les&#xF5;es com prurido na pele), prurido (coceira) e erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea t&#xF3;xica na pele.</li>

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Avide?

Caso ocorra esquecimento da ingestão de uma dose de Avide, deve tomá-lo assim que lembrar. Não administre uma dose duplicada para compensar uma dose esquecida. Simplesmente continue com o tratamento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Avide?

Cada cápsula de Avide contém:

Racecadotrila 100 mg.

Excipientes: amido, lactose monoidratada, dióxido de silício, estearato de magnésio e croscarmelose sódica.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Avide maior do que a recomendada?

Doses individuais de 2 g, isto é, 20 vezes a dose terapêutica para o tratamento de diarreia aguda, foram administradas nas pesquisas clínicas sem causar efeitos nocivos. Nenhum incidente com superdosagem acidental foi relatado. Em caso de emergência é imprescindível assistência médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Avide com outros remédios?

Interação medicamento-medicamento

A associação com Inibidores da ECA (captopril, enalapril, lisinopril, perindopril, ramipril), utilizados para diminuir a pressão arterial ou facilitar o trabalho cardíaco, oferece risco de aumento dos efeitos indesejáveis de angioedema.

Interações medicamento - alimento

A presença de alimentos no tubo digestivo não influencia a absorção do medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Avide (Racecadotrila)?

Resultado de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <h3>Granulado</h3> <p>Racecadotrila foi avaliado em 102 crian&#xE7;as contra a loperamida no tratamento da diarreia aguda (m&#xE9;dia de 4,7 anos). Ambos os tratamentos foram rapidamente eficazes, mas o grupo do Racecadotrila necessitou de menos medica&#xE7;&#xE3;o suplementar (reidrata&#xE7;&#xE3;o oral, antiem&#xE9;ticos, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/analgesicos/c\" target=\"_blank\">analg&#xE9;sicos</a>) com menos <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">constipa&#xE7;&#xE3;o</a>.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncia bibliogr&#xE1;fica</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">I. D. Turck, H. Berard, N. Fretault &amp; J. M. Lecomte. Comparison of racecadotril and loperamide in children with acute diarrhoea. Aliment Pharmacol Ther 1999: 13 (Suppl. 6) 27-32.</span></p> <h3>C&#xE1;psula</h3> <h4>Em um primeiro estudo controlado por placebo na diarreia aguda grave, foi demonstrado que nos casos graves, a Racecadotrila &#xE9; rapidamente eficaz no al&#xED;vio da diarreia e seus sintomas associados:</h4> <h5>Pacientes:</h5> <p>198 adultos (18 a 89 anos), com diarreia aguda grave (&gt; 5 evacua&#xE7;&#xF5;es/dia na inclus&#xE3;o, 49% de ard&#xEA;ncia anal, 89% de odor abdominal, 36% de febre).</p> <h5>Esquema:</h5> <p>Duplo-cego, randomizado, controlado por placebo. A Racecadotrila foi superior ao placebo em: tempo para recupera&#xE7;&#xE3;o, percentagem de pacientes recuperados (93% x 76%), dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento (p&lt;0,001), ordem de sinais e sintomas associados.<sup>1</sup></p> <h4>Em um segundo estudo controlado por placebo na diarreia aguda, foram confirmados os resultados positivos do primeiro estudo, em pacientes com diarreia por infec&#xE7;&#xE3;o viral ou <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/intoxicacao-alimentar/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">intoxica&#xE7;&#xE3;o alimentar</a>:</h4> <h5>Pacientes:</h5> <p>227 adultos com diarreia aguda.</p> <h5>Esquema:</h5> <p>Duplo-cego, randomizado, controlado por placebo. A Racecadotrila foi significativamente superior ao placebo no n&#xFA;mero de evacua&#xE7;&#xF5;es nas primeiras 60 horas.<sup>2</sup></p> <p>Na diarreia aguda, a Racecadotrila &#xE9; t&#xE3;o eficaz quanto alguns agentes atuais em termos de efic&#xE1;cia global e velocidade de a&#xE7;&#xE3;o. Entretanto, em estudo realizado em 69 pacientes com diarreia aguda com menos de 5 dias de dura&#xE7;&#xE3;o, a Racecadotrila foi efetivamente mais eficaz na redu&#xE7;&#xE3;o da distens&#xE3;o abdominal, al&#xE9;m de observar-se significativa redu&#xE7;&#xE3;o da constipa&#xE7;&#xE3;o secund&#xE1;ria com o uso do medicamento.<sup>3</sup></p> <p>A tolerabilidade e seguran&#xE7;a da Racecadotrila foi avaliada em mais de 1.350 indiv&#xED;duos, incluindo indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis e pacientes com diarreia aguda e dist&#xFA;rbios intestinais funcionais. Destes, 495 pacientes foram tratados durante 15 dias ou mais, 430 durante 1 m&#xEA;s ou mais e 194 durante dois meses ou mais, e 100 durante 3 meses. Os efeitos adversos da Racecadotrila foram semelhantes na frequ&#xEA;ncia e na natureza, aos observados nos pacientes tratados com placebo nos experimentos controlados.<sup>4</sup> Mesmo ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Racecadotrila durante per&#xED;odos de 7 dias ou mais, n&#xE3;o foram encontradas anormalidades significativas ou padr&#xF5;es de altera&#xE7;&#xF5;es.<sup><span style=\"font-size:10.8333px\">5</span></sup></p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Ref.: Baumer Ph, Danquechin-Dorval E, Bertrand J, Vetel JM, Shwartz JC, Lecomte JM. Effects of acetorphan, an enkephalinase inhibitor, on experimental and acute diarrhea. Gut 1992; 33:753-758.<br> 2.&amp;nbsp;Ref.: Vetel JM. Etude comparative em doubl&#xE9; aveugle pour &#xE9;valuer l&#xB4;efficacit&#xE9; et la tol&#xE9;rance de trois dosis d&#xB4;ac&#xE9;torphan et&amp;nbsp;&#xB4;um placebo dans l&#xEA; traitment d&#xEA;s diarrh&#xE9;es aigues. Dossier AMM Tiorfan, vol 26 A.<br> 3.&amp;nbsp;Ref.: Rog&#xE9; J, Baumer Ph, Berard H, Swartz JC, Lecomte JM. The enkephalinase inhibitor, acetorphan, in acute diarrhoea: a doubl&#xE9;-blind controlled trial versus loperamide Scandinavian Journal of Gastroenterology 1993, 28: 352-354.<br> 4.&amp;nbsp;Ref.: Tol&#xE9;rance clinique. Analyse et Synth&#xE8;se des resultats des essais cliniques. Dossier AMM Tiorfan, vol 27.<br> 5.&amp;nbsp;Ref.: Tol&#xE9;rance biologique. Analyse et Synth&#xE8;se des resultats des essais cliniques. Dossier AMM Tiorfan, vol 27.</br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <h5>Graulado:</h5> <p>Racecadotrila &#xE9; rapidamente absorvida pela via oral.</p> <h5>C&#xE1;psula:</h5> <p>Por via oral a Racecadotrila &#xE9; rapidamente absorvida.</p> <p>A exposi&#xE7;&#xE3;o no estado de equil&#xED;brio &#xE9; compar&#xE1;vel &#xE0; exposi&#xE7;&#xE3;o ap&#xF3;s uma dose &#xFA;nica.</p> <p>A biodisponibilidade de Racecadotrila n&#xE3;o &#xE9; afetada pelos alimentos, por&#xE9;m a atividade m&#xE1;xima &#xE9; retardada em uma hora e meia.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>Depois da administra&#xE7;&#xE3;o oral de Racecadotrila marcado com C14 em volunt&#xE1;rios sadios, a concentra&#xE7;&#xE3;o de Racecadotrila foi 200 vezes maior em plasma do que nas c&#xE9;lulas do sangue e 3 vezes superior no plasma do que no sangue total.</p> <p>A distribui&#xE7;&#xE3;o de radiocarbono em outros tecidos do corpo foi moderada, tal como indica pelo volume de distribui&#xE7;&#xE3;o aparentemente m&#xE9;dio de 66,4 Kg em plasma.</p> <p>90% do metab&#xF3;lito ativo da Racecadotrila, a (RS)-N-(1-oxo-2-(mercaptometil)-3-fenilpropil) <a href=\"https://consultaremedios.com.br/glicina/bula\" target=\"_blank\">glicina</a>, se une nas prote&#xED;nas plasm&#xE1;ticas, principalmente na albumina.</p> <h5><u>Exclusivo Granulado:</u></h5> <p>A dura&#xE7;&#xE3;o e a magnitude do efeito de Racecadotrila &#xE9; dose-dependente. O pico de atividade inibidora sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica se observa aproximadamente 2 horas depois da administra&#xE7;&#xE3;o e corresponde a uma inibi&#xE7;&#xE3;o de 90% com a dose de 1,5 mg/kg. A dura&#xE7;&#xE3;o da atividade inibit&#xF3;ria sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica &#xE9; de aproximadamente 8 horas.</p> <h5><u>Excluivo C&#xE1;psula:</u></h5> <p>As propriedades farmacocin&#xE9;ticas da Racecadotrila n&#xE3;o se alteram com a administra&#xE7;&#xE3;o repetida ou a administra&#xE7;&#xE3;o em pessoas idosas.</p> <p>A dura&#xE7;&#xE3;o e a magnitude do efeito de Racecadotrila &#xE9; dose-dependente. O pico de atividade inibidora sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica se observa aproximadamente 2 horas depois da administra&#xE7;&#xE3;o e corresponde a uma inibi&#xE7;&#xE3;o de 75% com a dose de 100 mg.</p> <p>A dura&#xE7;&#xE3;o da atividade inibit&#xF3;ria sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica &#xE9; de aproximadamente 8 horas.</p> <h4>Metabolismo</h4> <p>A meia-vida da Racecadotrila, avaliada como inibi&#xE7;&#xE3;o da encefalinase plasm&#xE1;tica, &#xE9; de aproximadamente 3 horas.</p> <p>A Racecadotrila se hidrolisa rapidamente ao (RS)-N-(1-oxo-2(mercaptometil)-3 fenilpropil) glicina, o metab&#xF3;lito ativo, que, por sua vez, se transforma em metab&#xF3;litos inativos identificados como sulf&#xF3;xido de S-metil tiorfano, &#xE1;cido 2-metanosulfonilometil propi&#xF4;nico e &#xE1;cido 2-metilsulfonilometil propi&#xF4;nico, formando mais de 10% de exposi&#xE7;&#xE3;o sist&#xEA;mica do f&#xE1;rmaco precursor.</p> <p>Outros metab&#xF3;litos menores tamb&#xE9;m foram detectados e quantificados em urina e fezes.</p> <p>Os dados <em>in vitro</em> indicam que a Racecadotrila/tiorfano e os quatros metab&#xF3;litos inativos principais n&#xE3;o induzem as isoformas das enzimas CYP (fam&#xED;lia 3&#xAA;, 2&#xAA;6, 2B6, 2C9/2C19, fam&#xED;lia 1A, 2E1) e enzimas UGTs conjugadas em um ponto que poderia ser clinicamente relevante.</p> <p>Na popula&#xE7;&#xE3;o pedi&#xE1;trica, os resultados farmacocin&#xE9;ticos s&#xE3;o semelhantes aos da popula&#xE7;&#xE3;o adulta, atingindo C<sub>max</sub> em 2 horas e 30 minutos ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o. N&#xE3;o h&#xE1; acumula&#xE7;&#xE3;o ap&#xF3;s m&#xFA;ltiplas doses administradas a cada 8 horas durante 7 dias.</p> <h5><u>Exclusivo C&#xE1;psula:</u></h5> <p>A administra&#xE7;&#xE3;o repetida de Racecadotrila n&#xE3;o causa acumula&#xE7;&#xE3;o no organismo.</p> <p>Racecadotrila n&#xE3;o modifica a liga&#xE7;&#xE3;o a prote&#xED;nas dos f&#xE1;rmacos fortemente ligados a eles, tal como a tolbutamida, a warfarina, &#xE1;cido nifl&#xFA;mico, fenito&#xED;na ou digoxina prote&#xED;na.</p> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/cirrose/c\" target=\"_blank\">cirrose</a>, grau B da classifica&#xE7;&#xE3;o Child-Plugh), o perfil cin&#xE9;tico do metab&#xF3;lito ativo da Racecadotrila mostrou um T<sub>max</sub> e T&#xBD; similares e C<sub>max</sub> (-65%) e AUC (-29%) menores, em compara&#xE7;&#xE3;o com indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis.</p> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal grave (depura&#xE7;&#xE3;o da creatinina 11-39 ml/min), o perfil cin&#xE9;tico do metab&#xF3;lito ativo de Racecadotrila mostrou uma C<sub>max</sub> inferior (-49%) e AUC (+ 16%) e uma T&#xBD; superiores, em compara&#xE7;&#xE3;o com volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis (depura&#xE7;&#xE3;o da creatinina&gt; 70 ml/min).</p> <h4>Excre&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A Racecadotrila &#xE9; eliminada sob a forma de metabolitos ativos e inativos. A principal via de elimina&#xE7;&#xE3;o &#xE9; renal (81,4%) e, a um grau muito menor, fecal (cerca de 8%). A elimina&#xE7;&#xE3;o por via pulmonar n&#xE3;o &#xE9; significativa (menos do que 1% da dose).</p> <h3>Propriedades Farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>Racecadotrila &#xE9; um inibidor de encefalinase, a enzima respons&#xE1;vel pela decomposi&#xE7;&#xE3;o das encefalinas.</p> <p>&#xC9; um inibidor seletivo, por&#xE9;m revers&#xED;vel, e protege as encefalinas end&#xF3;genas que s&#xE3;o fisiologicamente ativas no trato digestivo.</p> <p>Racecadotrila &#xE9; um agente antissecretor intestinal puro, que demonstrou n&#xE3;o ter qualquer efeito sobre a motilidade gastrintestinal. Reduz a hipersecre&#xE7;&#xE3;o intestinal de &#xE1;gua e eletr&#xF3;litos causada pela toxina do <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/colera/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">c&#xF3;lera</a> ou inflama&#xE7;&#xE3;o sem afetar a secre&#xE7;&#xE3;o basal. Portanto, n&#xE3;o h&#xE1; qualquer efeito sobre o intestino normal.</p> <p>Quando administrado por via oral, a inibi&#xE7;&#xE3;o da encefalinase &#xE9; puramente perif&#xE9;rica. Racecadotrila n&#xE3;o afeta a atividade da encefalinase no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/c\" target=\"_blank\">sistema nervoso central</a>, e n&#xE3;o demonstrou produzir depend&#xEA;ncia nem efeitos estimulantes ou <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/sedativos/c\" target=\"_blank\">sedativos</a> no sistema nervoso central.</p> <p>Racecadotrila &#xE9; um pr&#xF3;-f&#xE1;rmaco que precisa hidrolisar em seu metabolito ativo tiorfan, o qual &#xE9; um inibidor da encefalinase, peptidase de membrana celular localizado em v&#xE1;rios tecidos, de forma not&#xE1;vel no epit&#xE9;lio do intestino delgado. Esta enzima contribui para a digest&#xE3;o de pept&#xED;deos ex&#xF3;genos como a quebra de pept&#xED;deos end&#xF3;genos, tais como encefalinas.</p> <p>A Racecadotrila protege as encefalinas de degrada&#xE7;&#xE3;o enzim&#xE1;tica prolongando a sua a&#xE7;&#xE3;o nas sinapses encefalin&#xE9;rgicas do intestino delgado e reduzindo a hipersecre&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>A Racecadotrila &#xE9; um antissecretor intestinal puro. Diminui hipersecre&#xE7;&#xE3;o intestinal de &#xE1;gua e eletr&#xF3;litos induzida pela toxina da c&#xF3;lera ou inflama&#xE7;&#xE3;o e n&#xE3;o tem efeitos na secre&#xE7;&#xE3;o basal. A racecadotrila exerce atividade antidiarreica r&#xE1;pida, sem alterar o tempo de tr&#xE2;nsito intestinal.</p> <p>A Racecadotrila n&#xE3;o causa distens&#xE3;o abdominal. Durante o desenvolvimento cl&#xED;nico, a Racecadotrila produziu obstipa&#xE7;&#xE3;o secund&#xE1;ria em grau semelhante ao produzido em placebo. Quando se administra por via oral, sua atividade &#xE9; exclusivamente perif&#xE9;rica, sem efeitos sobre o sistema nervoso central.</p> <p>Um estudo cruzado randomizado mostrou que a c&#xE1;psula de 100 mg de Racecadotrila em doses terap&#xEA;uticas (1 c&#xE1;psula) ou em doses supra-terap&#xEA;uticas (4 c&#xE1;psulas) n&#xE3;o induziu um prolongamento o do intervalo QT/QTc em 56 volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis (ao contr&#xE1;rio da moxifloxacina, utilizada como controle positivo).</p> <h4><u>Exclusivo Granulado</u></h4> <p>Em dois ensaios cl&#xED;nicos em crian&#xE7;as, a Racecadotrila reduziu em 40% a 46%, respectivamente, do peso de deposi&#xE7;&#xF5;es durante &#xE1;s primeiras 48 horas. Uma redu&#xE7;&#xE3;o significativa foi tamb&#xE9;m observada em dura&#xE7;&#xE3;o da diarreia e a necessidade de reidrata&#xE7;&#xE3;o. Uma meta-an&#xE1;lise de dados de pacientes individuais (9 ensaios cl&#xED;nicos randomizados com Racecadotrila em fun&#xE7;&#xE3;o dos dados placebo mais uma solu&#xE7;&#xE3;o de reidrata&#xE7;&#xE3;o oral) coletadas de pacientes individuais 1384 crian&#xE7;as que sofrem de diarreia aguda de gravidade vari&#xE1;vel e tratados como pacientes hospital ou em ambulat&#xF3;rio. A idade m&#xE9;dia dos pacientes foi de 12 meses (intervalo interquartil: 6-39 meses). Um total de 714 pacientes tinha menos 1 ano e 670 pacientes tinham 1 ano de idade. O peso m&#xE9;dio estava compreendido entre 7,4 kg e 12,2 kg nos estudos. A dura&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia total de diarreia ap&#xF3;s a inclus&#xE3;o foi 2,81 dias para placebo e 1,75 dias para Racecadotrila. A propor&#xE7;&#xE3;o de pacientes recuperados foi maior nos grupos Racecadotrila compara&#xE7;&#xE3;o com o placebo [Hazard Ratio (HR): 2,04; 95% IC 1,85-2,32; P &lt;0,001; Regress&#xE3;o de Cox]. Os resultados foram muito semelhantes para lactentes (&lt;1 ano) (HR: 2,01; 95% CI 1,71-2,36; p &lt;0,001) e crian&#xE7;as (&gt; 1 ano) (HR: 2,16; IC de 95% 1,83-2,57, p &lt;0,001). Em estudos em pacientes hospitalizados (N = 637 pacientes), a raz&#xE3;o entre a m&#xE9;dia de Racecadotrila/Depoimentos do placebo foi CI 0,59 (95%: 0,51 0,74; p &lt;0,001). Em estudos em pacientes ambulat&#xF3;rios (n = 695 pacientes), a rela&#xE7;&#xE3;o entre a m&#xE9;dia fezes diarreicas Racecadotrila/placebo foi de 0,63 (95% CI ,47-,85, p &lt;0,001).</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Avide?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas

Cápsula gelatinosa dura, com corpo e tampa brancos, contendo pó branco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Avide

Cápsula dura 100 mg: embalagens com 6 e 9 cápsulas.

Uso oral.

Uso adulto.

Medicamento similar equivalente ao medicamento de referência.

Dizeres Legais do Avide

MS - 1.0573.0476

Farmacêutica Responsável:
Gabriela Mallmann
CRF-SP nº 30.138

Registrado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – 20º andar
São Paulo – SP
CNPJ 60.659.463/0029-92
Indústria Brasileira




Fabricado e embalado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Guarulhos - SP

Ou

Embalado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Cabo de Santo Agostinho − PE

Venda sob prescrição médica.

100mg, caixa contendo 9 cápsulas duras

Princípio ativo
:
Racecadotrila
Classe Terapêutica
:
Todos Outros Antidiarreicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Diarreia
Especialidade
:
Gastroenterologia

Bula do medicamento

Avide, para o que é indicado e para o que serve?

Avide é indicado no tratamento da diarreia aguda.

Quais as contraindicações do Avide?

Avide é contraindicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Consulte ao seu médico antes de começar a utilizar Avide se:

  • <li>Apresenta <a href="https://minutosaudavel.com.br/sangue-nas-fezes/" rel="noopener" target="_blank">sangue nas fezes</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">febre</a>. A causa da diarreia pode ser uma infec&#xE7;&#xE3;o bacteriana que deve ser tratada pelo seu m&#xE9;dico;</li> <li>Sofre de <a href="https://consultaremedios.com.br/b/diarreia-cronica" target="_blank">diarreia cr&#xF4;nica</a> ou diarreia provocada por tratamento com <a href="https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c" target="_blank">antibi&#xF3;ticos</a> de amplo espectro;</li> <li>Sofre de <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c" target="_blank">v&#xF4;mitos</a> prolongados ou incontrolados;</li> <li>Possui alguma enfermidade no rim ou fun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica insuficiente;</li> <li>Possui alguma <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/intolerancia-a-lactose/c" target="_blank">intoler&#xE2;ncia a lactose</a>.</li>

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. A racecadotrila é um fármaco classificado na categoria de risco B na gravidez.

Como usar o Avide?

Avide deve ser ingerido com água, preferencialmente antes das refeições.

Posologia do&nbsp;Avide

{"tag":"hr","value":" <p>A Posologia recomendada inicialmente &#xE9; de uma &#xFA;nica c&#xE1;psula de 100 mg, administrada por via oral independentemente do hor&#xE1;rio. A continua&#xE7;&#xE3;o do tratamento &#xE9; com administra&#xE7;&#xE3;o oral do produto em per&#xED;odos aproximados de 8 em 8 horas at&#xE9; que a diarreia cesse, por&#xE9;m n&#xE3;o deve ultrapassar 7 dias de tratamento. A dose di&#xE1;ria n&#xE3;o deve exceder 400 mg. Se os sintomas persistirem por mais de 7 dias, o paciente deve procurar orienta&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica.</p> <p><strong>N&#xE3;o h&#xE1; estudo de Avide administrado por vias n&#xE3;o recomendadas. Portanto, por seguran&#xE7;a e efic&#xE1;cia deste medicamento, a administra&#xE7;&#xE3;o deve ser somente por via oral. </strong></p> <p><strong>Siga a orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico, respeitando sempre os hor&#xE1;rios, as doses, e a dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento. N&#xE3;o interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu m&#xE9;dico. </strong></p> <p><strong>Este medicamento n&#xE3;o deve ser partido, aberto ou mastigado.</strong></p> "}

Como o Avide funciona?

Avide atua no trato digestivo, reduzindo a diarreia. Avide é um inibidor da enzima encefalinase. A absorção é rápida e o tempo médio estimado para o início da ação é de 30 minutos após a administração oral.

Quais cuidados devo ter ao usar o Avide?

Há relatos de reações na pele com o uso de Avide. Na maioria dos casos de forma leve ou moderada. No caso de apresentar reações graves na pele, o tratamento deve ser interrompido imediatamente.

Gravidez

Caso ocorra gravidez durante ou logo após o tratamento com Avide, suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico.

Avide não deve ser usado na gravidez, a menos que os benefícios potenciais compensem os riscos.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Avide é um medicamento classificado na categoria de risco B na gravidez.

Lactação

Não estão disponíveis dados adequados, em seres humanos, para o uso durante a lactação.

No entanto, estudos com animais não identificaram qualquer risco para a lactação ou prole sendo amamentada. Não se recomenda o uso de Avide durante a lactação.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Nenhum efeito adverso sobre a capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas foi identificado.

Idosos

Não é necessário o ajuste de dosagem em pacientes idosos.

Crianças

Avide 100 mg não é recomendado para crianças.

Outros grupos de risco

Em pacientes com insuficiência renal ou hepática não se recomenda a administração de Avide devido à falta de experiência clínica nestes grupos.

Este medicamento contém lactose.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Avide?

Como todos os medicamentos, Avide pode produzir efeitos adversos, ainda que nem todas as pessoas os sofram.

Pare o tratamento com Avide e contate seu médico caso apresente sintomas de angioedema, como:

  • <li>Incha&#xE7;o da face, l&#xED;ngua ou garganta;</li> <li>Dificuldade de degluti&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Les&#xF5;es avermelhadas pelo corpo;</li> <li>Dificuldade de respirar.</li>

Avide apresenta as seguintes reações adversas:

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c" target="_blank">dor de cabe&#xE7;a</a>.</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): erup&#xE7;&#xE3;o e eritema (vermelhid&#xE3;o da pele).</li> <li>Frequ&#xEA;ncia n&#xE3;o conhecida (n&#xE3;o pode se estimar a frequ&#xEA;ncia a partir dos dados dispon&#xED;veis): eritema multiforme (les&#xF5;es avermelhadas nas extremidades e no interior da boca), incha&#xE7;o da l&#xED;ngua, incha&#xE7;o do rosto, incha&#xE7;o dos l&#xE1;bios, incha&#xE7;o das p&#xE1;lpebras, <a href="https://minutosaudavel.com.br/urticaria/" rel="noopener" target="_blank">urtic&#xE1;ria</a>, <a href="https://minutosaudavel.com.br/eritema-nodoso/" rel="noopener" target="_blank">eritema nodoso</a> (inflama&#xE7;&#xE3;o em forma de n&#xF3;dulos sob a pele), erup&#xE7;&#xE3;o papular (erup&#xE7;&#xE3;o na pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas les&#xF5;es avermelhadas, endurecidas e irregulares) prurigo (les&#xF5;es com prurido na pele), prurido (coceira) e erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea t&#xF3;xica na pele.</li>

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Avide?

Caso ocorra esquecimento da ingestão de uma dose de Avide, deve tomá-lo assim que lembrar. Não administre uma dose duplicada para compensar uma dose esquecida. Simplesmente continue com o tratamento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Avide?

Cada cápsula de Avide contém:

Racecadotrila 100 mg.

Excipientes: amido, lactose monoidratada, dióxido de silício, estearato de magnésio e croscarmelose sódica.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Avide maior do que a recomendada?

Doses individuais de 2 g, isto é, 20 vezes a dose terapêutica para o tratamento de diarreia aguda, foram administradas nas pesquisas clínicas sem causar efeitos nocivos. Nenhum incidente com superdosagem acidental foi relatado. Em caso de emergência é imprescindível assistência médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Avide com outros remédios?

Interação medicamento-medicamento

A associação com Inibidores da ECA (captopril, enalapril, lisinopril, perindopril, ramipril), utilizados para diminuir a pressão arterial ou facilitar o trabalho cardíaco, oferece risco de aumento dos efeitos indesejáveis de angioedema.

Interações medicamento - alimento

A presença de alimentos no tubo digestivo não influencia a absorção do medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Avide (Racecadotrila)?

Resultado de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <h3>Granulado</h3> <p>Racecadotrila foi avaliado em 102 crian&#xE7;as contra a loperamida no tratamento da diarreia aguda (m&#xE9;dia de 4,7 anos). Ambos os tratamentos foram rapidamente eficazes, mas o grupo do Racecadotrila necessitou de menos medica&#xE7;&#xE3;o suplementar (reidrata&#xE7;&#xE3;o oral, antiem&#xE9;ticos, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/analgesicos/c\" target=\"_blank\">analg&#xE9;sicos</a>) com menos <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">constipa&#xE7;&#xE3;o</a>.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncia bibliogr&#xE1;fica</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">I. D. Turck, H. Berard, N. Fretault &amp; J. M. Lecomte. Comparison of racecadotril and loperamide in children with acute diarrhoea. Aliment Pharmacol Ther 1999: 13 (Suppl. 6) 27-32.</span></p> <h3>C&#xE1;psula</h3> <h4>Em um primeiro estudo controlado por placebo na diarreia aguda grave, foi demonstrado que nos casos graves, a Racecadotrila &#xE9; rapidamente eficaz no al&#xED;vio da diarreia e seus sintomas associados:</h4> <h5>Pacientes:</h5> <p>198 adultos (18 a 89 anos), com diarreia aguda grave (&gt; 5 evacua&#xE7;&#xF5;es/dia na inclus&#xE3;o, 49% de ard&#xEA;ncia anal, 89% de odor abdominal, 36% de febre).</p> <h5>Esquema:</h5> <p>Duplo-cego, randomizado, controlado por placebo. A Racecadotrila foi superior ao placebo em: tempo para recupera&#xE7;&#xE3;o, percentagem de pacientes recuperados (93% x 76%), dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento (p&lt;0,001), ordem de sinais e sintomas associados.<sup>1</sup></p> <h4>Em um segundo estudo controlado por placebo na diarreia aguda, foram confirmados os resultados positivos do primeiro estudo, em pacientes com diarreia por infec&#xE7;&#xE3;o viral ou <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/intoxicacao-alimentar/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">intoxica&#xE7;&#xE3;o alimentar</a>:</h4> <h5>Pacientes:</h5> <p>227 adultos com diarreia aguda.</p> <h5>Esquema:</h5> <p>Duplo-cego, randomizado, controlado por placebo. A Racecadotrila foi significativamente superior ao placebo no n&#xFA;mero de evacua&#xE7;&#xF5;es nas primeiras 60 horas.<sup>2</sup></p> <p>Na diarreia aguda, a Racecadotrila &#xE9; t&#xE3;o eficaz quanto alguns agentes atuais em termos de efic&#xE1;cia global e velocidade de a&#xE7;&#xE3;o. Entretanto, em estudo realizado em 69 pacientes com diarreia aguda com menos de 5 dias de dura&#xE7;&#xE3;o, a Racecadotrila foi efetivamente mais eficaz na redu&#xE7;&#xE3;o da distens&#xE3;o abdominal, al&#xE9;m de observar-se significativa redu&#xE7;&#xE3;o da constipa&#xE7;&#xE3;o secund&#xE1;ria com o uso do medicamento.<sup>3</sup></p> <p>A tolerabilidade e seguran&#xE7;a da Racecadotrila foi avaliada em mais de 1.350 indiv&#xED;duos, incluindo indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis e pacientes com diarreia aguda e dist&#xFA;rbios intestinais funcionais. Destes, 495 pacientes foram tratados durante 15 dias ou mais, 430 durante 1 m&#xEA;s ou mais e 194 durante dois meses ou mais, e 100 durante 3 meses. Os efeitos adversos da Racecadotrila foram semelhantes na frequ&#xEA;ncia e na natureza, aos observados nos pacientes tratados com placebo nos experimentos controlados.<sup>4</sup> Mesmo ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Racecadotrila durante per&#xED;odos de 7 dias ou mais, n&#xE3;o foram encontradas anormalidades significativas ou padr&#xF5;es de altera&#xE7;&#xF5;es.<sup><span style=\"font-size:10.8333px\">5</span></sup></p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Ref.: Baumer Ph, Danquechin-Dorval E, Bertrand J, Vetel JM, Shwartz JC, Lecomte JM. Effects of acetorphan, an enkephalinase inhibitor, on experimental and acute diarrhea. Gut 1992; 33:753-758.<br> 2.&amp;nbsp;Ref.: Vetel JM. Etude comparative em doubl&#xE9; aveugle pour &#xE9;valuer l&#xB4;efficacit&#xE9; et la tol&#xE9;rance de trois dosis d&#xB4;ac&#xE9;torphan et&amp;nbsp;&#xB4;um placebo dans l&#xEA; traitment d&#xEA;s diarrh&#xE9;es aigues. Dossier AMM Tiorfan, vol 26 A.<br> 3.&amp;nbsp;Ref.: Rog&#xE9; J, Baumer Ph, Berard H, Swartz JC, Lecomte JM. The enkephalinase inhibitor, acetorphan, in acute diarrhoea: a doubl&#xE9;-blind controlled trial versus loperamide Scandinavian Journal of Gastroenterology 1993, 28: 352-354.<br> 4.&amp;nbsp;Ref.: Tol&#xE9;rance clinique. Analyse et Synth&#xE8;se des resultats des essais cliniques. Dossier AMM Tiorfan, vol 27.<br> 5.&amp;nbsp;Ref.: Tol&#xE9;rance biologique. Analyse et Synth&#xE8;se des resultats des essais cliniques. Dossier AMM Tiorfan, vol 27.</br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <h5>Graulado:</h5> <p>Racecadotrila &#xE9; rapidamente absorvida pela via oral.</p> <h5>C&#xE1;psula:</h5> <p>Por via oral a Racecadotrila &#xE9; rapidamente absorvida.</p> <p>A exposi&#xE7;&#xE3;o no estado de equil&#xED;brio &#xE9; compar&#xE1;vel &#xE0; exposi&#xE7;&#xE3;o ap&#xF3;s uma dose &#xFA;nica.</p> <p>A biodisponibilidade de Racecadotrila n&#xE3;o &#xE9; afetada pelos alimentos, por&#xE9;m a atividade m&#xE1;xima &#xE9; retardada em uma hora e meia.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>Depois da administra&#xE7;&#xE3;o oral de Racecadotrila marcado com C14 em volunt&#xE1;rios sadios, a concentra&#xE7;&#xE3;o de Racecadotrila foi 200 vezes maior em plasma do que nas c&#xE9;lulas do sangue e 3 vezes superior no plasma do que no sangue total.</p> <p>A distribui&#xE7;&#xE3;o de radiocarbono em outros tecidos do corpo foi moderada, tal como indica pelo volume de distribui&#xE7;&#xE3;o aparentemente m&#xE9;dio de 66,4 Kg em plasma.</p> <p>90% do metab&#xF3;lito ativo da Racecadotrila, a (RS)-N-(1-oxo-2-(mercaptometil)-3-fenilpropil) <a href=\"https://consultaremedios.com.br/glicina/bula\" target=\"_blank\">glicina</a>, se une nas prote&#xED;nas plasm&#xE1;ticas, principalmente na albumina.</p> <h5><u>Exclusivo Granulado:</u></h5> <p>A dura&#xE7;&#xE3;o e a magnitude do efeito de Racecadotrila &#xE9; dose-dependente. O pico de atividade inibidora sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica se observa aproximadamente 2 horas depois da administra&#xE7;&#xE3;o e corresponde a uma inibi&#xE7;&#xE3;o de 90% com a dose de 1,5 mg/kg. A dura&#xE7;&#xE3;o da atividade inibit&#xF3;ria sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica &#xE9; de aproximadamente 8 horas.</p> <h5><u>Excluivo C&#xE1;psula:</u></h5> <p>As propriedades farmacocin&#xE9;ticas da Racecadotrila n&#xE3;o se alteram com a administra&#xE7;&#xE3;o repetida ou a administra&#xE7;&#xE3;o em pessoas idosas.</p> <p>A dura&#xE7;&#xE3;o e a magnitude do efeito de Racecadotrila &#xE9; dose-dependente. O pico de atividade inibidora sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica se observa aproximadamente 2 horas depois da administra&#xE7;&#xE3;o e corresponde a uma inibi&#xE7;&#xE3;o de 75% com a dose de 100 mg.</p> <p>A dura&#xE7;&#xE3;o da atividade inibit&#xF3;ria sobre a encefalinase plasm&#xE1;tica &#xE9; de aproximadamente 8 horas.</p> <h4>Metabolismo</h4> <p>A meia-vida da Racecadotrila, avaliada como inibi&#xE7;&#xE3;o da encefalinase plasm&#xE1;tica, &#xE9; de aproximadamente 3 horas.</p> <p>A Racecadotrila se hidrolisa rapidamente ao (RS)-N-(1-oxo-2(mercaptometil)-3 fenilpropil) glicina, o metab&#xF3;lito ativo, que, por sua vez, se transforma em metab&#xF3;litos inativos identificados como sulf&#xF3;xido de S-metil tiorfano, &#xE1;cido 2-metanosulfonilometil propi&#xF4;nico e &#xE1;cido 2-metilsulfonilometil propi&#xF4;nico, formando mais de 10% de exposi&#xE7;&#xE3;o sist&#xEA;mica do f&#xE1;rmaco precursor.</p> <p>Outros metab&#xF3;litos menores tamb&#xE9;m foram detectados e quantificados em urina e fezes.</p> <p>Os dados <em>in vitro</em> indicam que a Racecadotrila/tiorfano e os quatros metab&#xF3;litos inativos principais n&#xE3;o induzem as isoformas das enzimas CYP (fam&#xED;lia 3&#xAA;, 2&#xAA;6, 2B6, 2C9/2C19, fam&#xED;lia 1A, 2E1) e enzimas UGTs conjugadas em um ponto que poderia ser clinicamente relevante.</p> <p>Na popula&#xE7;&#xE3;o pedi&#xE1;trica, os resultados farmacocin&#xE9;ticos s&#xE3;o semelhantes aos da popula&#xE7;&#xE3;o adulta, atingindo C<sub>max</sub> em 2 horas e 30 minutos ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o. N&#xE3;o h&#xE1; acumula&#xE7;&#xE3;o ap&#xF3;s m&#xFA;ltiplas doses administradas a cada 8 horas durante 7 dias.</p> <h5><u>Exclusivo C&#xE1;psula:</u></h5> <p>A administra&#xE7;&#xE3;o repetida de Racecadotrila n&#xE3;o causa acumula&#xE7;&#xE3;o no organismo.</p> <p>Racecadotrila n&#xE3;o modifica a liga&#xE7;&#xE3;o a prote&#xED;nas dos f&#xE1;rmacos fortemente ligados a eles, tal como a tolbutamida, a warfarina, &#xE1;cido nifl&#xFA;mico, fenito&#xED;na ou digoxina prote&#xED;na.</p> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/cirrose/c\" target=\"_blank\">cirrose</a>, grau B da classifica&#xE7;&#xE3;o Child-Plugh), o perfil cin&#xE9;tico do metab&#xF3;lito ativo da Racecadotrila mostrou um T<sub>max</sub> e T&#xBD; similares e C<sub>max</sub> (-65%) e AUC (-29%) menores, em compara&#xE7;&#xE3;o com indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis.</p> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal grave (depura&#xE7;&#xE3;o da creatinina 11-39 ml/min), o perfil cin&#xE9;tico do metab&#xF3;lito ativo de Racecadotrila mostrou uma C<sub>max</sub> inferior (-49%) e AUC (+ 16%) e uma T&#xBD; superiores, em compara&#xE7;&#xE3;o com volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis (depura&#xE7;&#xE3;o da creatinina&gt; 70 ml/min).</p> <h4>Excre&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A Racecadotrila &#xE9; eliminada sob a forma de metabolitos ativos e inativos. A principal via de elimina&#xE7;&#xE3;o &#xE9; renal (81,4%) e, a um grau muito menor, fecal (cerca de 8%). A elimina&#xE7;&#xE3;o por via pulmonar n&#xE3;o &#xE9; significativa (menos do que 1% da dose).</p> <h3>Propriedades Farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>Racecadotrila &#xE9; um inibidor de encefalinase, a enzima respons&#xE1;vel pela decomposi&#xE7;&#xE3;o das encefalinas.</p> <p>&#xC9; um inibidor seletivo, por&#xE9;m revers&#xED;vel, e protege as encefalinas end&#xF3;genas que s&#xE3;o fisiologicamente ativas no trato digestivo.</p> <p>Racecadotrila &#xE9; um agente antissecretor intestinal puro, que demonstrou n&#xE3;o ter qualquer efeito sobre a motilidade gastrintestinal. Reduz a hipersecre&#xE7;&#xE3;o intestinal de &#xE1;gua e eletr&#xF3;litos causada pela toxina do <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/colera/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">c&#xF3;lera</a> ou inflama&#xE7;&#xE3;o sem afetar a secre&#xE7;&#xE3;o basal. Portanto, n&#xE3;o h&#xE1; qualquer efeito sobre o intestino normal.</p> <p>Quando administrado por via oral, a inibi&#xE7;&#xE3;o da encefalinase &#xE9; puramente perif&#xE9;rica. Racecadotrila n&#xE3;o afeta a atividade da encefalinase no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/c\" target=\"_blank\">sistema nervoso central</a>, e n&#xE3;o demonstrou produzir depend&#xEA;ncia nem efeitos estimulantes ou <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/sedativos/c\" target=\"_blank\">sedativos</a> no sistema nervoso central.</p> <p>Racecadotrila &#xE9; um pr&#xF3;-f&#xE1;rmaco que precisa hidrolisar em seu metabolito ativo tiorfan, o qual &#xE9; um inibidor da encefalinase, peptidase de membrana celular localizado em v&#xE1;rios tecidos, de forma not&#xE1;vel no epit&#xE9;lio do intestino delgado. Esta enzima contribui para a digest&#xE3;o de pept&#xED;deos ex&#xF3;genos como a quebra de pept&#xED;deos end&#xF3;genos, tais como encefalinas.</p> <p>A Racecadotrila protege as encefalinas de degrada&#xE7;&#xE3;o enzim&#xE1;tica prolongando a sua a&#xE7;&#xE3;o nas sinapses encefalin&#xE9;rgicas do intestino delgado e reduzindo a hipersecre&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>A Racecadotrila &#xE9; um antissecretor intestinal puro. Diminui hipersecre&#xE7;&#xE3;o intestinal de &#xE1;gua e eletr&#xF3;litos induzida pela toxina da c&#xF3;lera ou inflama&#xE7;&#xE3;o e n&#xE3;o tem efeitos na secre&#xE7;&#xE3;o basal. A racecadotrila exerce atividade antidiarreica r&#xE1;pida, sem alterar o tempo de tr&#xE2;nsito intestinal.</p> <p>A Racecadotrila n&#xE3;o causa distens&#xE3;o abdominal. Durante o desenvolvimento cl&#xED;nico, a Racecadotrila produziu obstipa&#xE7;&#xE3;o secund&#xE1;ria em grau semelhante ao produzido em placebo. Quando se administra por via oral, sua atividade &#xE9; exclusivamente perif&#xE9;rica, sem efeitos sobre o sistema nervoso central.</p> <p>Um estudo cruzado randomizado mostrou que a c&#xE1;psula de 100 mg de Racecadotrila em doses terap&#xEA;uticas (1 c&#xE1;psula) ou em doses supra-terap&#xEA;uticas (4 c&#xE1;psulas) n&#xE3;o induziu um prolongamento o do intervalo QT/QTc em 56 volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis (ao contr&#xE1;rio da moxifloxacina, utilizada como controle positivo).</p> <h4><u>Exclusivo Granulado</u></h4> <p>Em dois ensaios cl&#xED;nicos em crian&#xE7;as, a Racecadotrila reduziu em 40% a 46%, respectivamente, do peso de deposi&#xE7;&#xF5;es durante &#xE1;s primeiras 48 horas. Uma redu&#xE7;&#xE3;o significativa foi tamb&#xE9;m observada em dura&#xE7;&#xE3;o da diarreia e a necessidade de reidrata&#xE7;&#xE3;o. Uma meta-an&#xE1;lise de dados de pacientes individuais (9 ensaios cl&#xED;nicos randomizados com Racecadotrila em fun&#xE7;&#xE3;o dos dados placebo mais uma solu&#xE7;&#xE3;o de reidrata&#xE7;&#xE3;o oral) coletadas de pacientes individuais 1384 crian&#xE7;as que sofrem de diarreia aguda de gravidade vari&#xE1;vel e tratados como pacientes hospital ou em ambulat&#xF3;rio. A idade m&#xE9;dia dos pacientes foi de 12 meses (intervalo interquartil: 6-39 meses). Um total de 714 pacientes tinha menos 1 ano e 670 pacientes tinham 1 ano de idade. O peso m&#xE9;dio estava compreendido entre 7,4 kg e 12,2 kg nos estudos. A dura&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia total de diarreia ap&#xF3;s a inclus&#xE3;o foi 2,81 dias para placebo e 1,75 dias para Racecadotrila. A propor&#xE7;&#xE3;o de pacientes recuperados foi maior nos grupos Racecadotrila compara&#xE7;&#xE3;o com o placebo [Hazard Ratio (HR): 2,04; 95% IC 1,85-2,32; P &lt;0,001; Regress&#xE3;o de Cox]. Os resultados foram muito semelhantes para lactentes (&lt;1 ano) (HR: 2,01; 95% CI 1,71-2,36; p &lt;0,001) e crian&#xE7;as (&gt; 1 ano) (HR: 2,16; IC de 95% 1,83-2,57, p &lt;0,001). Em estudos em pacientes hospitalizados (N = 637 pacientes), a raz&#xE3;o entre a m&#xE9;dia de Racecadotrila/Depoimentos do placebo foi CI 0,59 (95%: 0,51 0,74; p &lt;0,001). Em estudos em pacientes ambulat&#xF3;rios (n = 695 pacientes), a rela&#xE7;&#xE3;o entre a m&#xE9;dia fezes diarreicas Racecadotrila/placebo foi de 0,63 (95% CI ,47-,85, p &lt;0,001).</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Avide?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas

Cápsula gelatinosa dura, com corpo e tampa brancos, contendo pó branco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Avide

Cápsula dura 100 mg: embalagens com 6 e 9 cápsulas.

Uso oral.

Uso adulto.

Medicamento similar equivalente ao medicamento de referência.

Dizeres Legais do Avide

MS - 1.0573.0476

Farmacêutica Responsável:
Gabriela Mallmann
CRF-SP nº 30.138

Registrado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Av. Brigadeiro Faria Lima, 201 – 20º andar
São Paulo – SP
CNPJ 60.659.463/0029-92
Indústria Brasileira




Fabricado e embalado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Guarulhos - SP

Ou

Embalado por:
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Cabo de Santo Agostinho − PE

Venda sob prescrição médica.

Fabricante: Aché

© 2021 Medicamento Lab.