Alcon Claroft

0,12mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 15mL de solução de uso oftálmico

Princípio ativo
:
Cloridrato De Nafazolina
Classe Terapêutica
:
Descongestionantes Oftalmológicos, Simpaticomiméticos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Doenças Dos Olhos
Especialidade
:
Otorrinolaringologia

Bula do medicamento

Claroft, para o que é indicado e para o que serve?

Claroft Solução Oftálmica Estéril é indicado no alívio da vermelhidão do olho devido a pequenas irritações.

Quais as contraindicações do Claroft?

Este medicamento é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade (alergia) ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes, e pacientes com glaucoma (aumento da pressão dentro dos olhos) de ângulo estreito.

Como usar o Claroft?

  • <li>Voc&#xEA; deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.</li> <li>Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no r&#xF3;tulo, para n&#xE3;o haver enganos. N&#xE3;o utilize o medicamento caso haja sinais de viola&#xE7;&#xE3;o e/ou danifica&#xE7;&#xF5;es do frasco.</li> <li>Claroft Solu&#xE7;&#xE3;o Oft&#xE1;lmica Est&#xE9;ril j&#xE1; vem pronto para uso. N&#xE3;o encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superf&#xED;cie qualquer, para evitar a contamina&#xE7;&#xE3;o do frasco e do <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-olhos/lubrificante-ocular/c" target="_blank">col&#xED;rio</a>.</li> <li>Voc&#xEA; deve aplicar o n&#xFA;mero de gotas da dose recomendada pelo seu m&#xE9;dico em um ou ambos os olhos. A dose usual &#xE9; de 1 ou 2 <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/gota/c" target="_blank">gota</a>(s) aplicada(s) no(s) olho(s) afetado(s), at&#xE9; 4 vezes ao dia, por at&#xE9; 3 dias. Diminua a freq&#xFC;&#xEA;ncia do uso de acordo com o grau de al&#xED;vio dos sintomas.</li> <li>Feche bem o frasco depois de usar.</li> <li>N&#xE3;o aumente o furo da ponta gotejadora. A ponta gotejadora foi desenhada para fornecer uma gota pr&#xE9;-medida.</li>

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Como o Claroft funciona?

A nafazolina presente em Claroft Solução Oftálmica Estéril é um vasoconstritor ocular tópico que age nas arteríolas (pequenos vasos sanguíneos) da conjuntiva, produzindo a sua contração e reduzindo a congestão conjuntival (olhos vermelhos).

Quais cuidados devo ter ao usar o Claroft?

  • <li>Se voc&#xEA; estiver sendo tratado com inibidores da amino oxidases (IMAOs) pode apresentar crises de hipertens&#xE3;o (<a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>) grave se um medicamento simpatomim&#xE9;tico for administrado.</li> <li>Deve ser usado com precau&#xE7;&#xE3;o em idosos, caso voc&#xEA; apresente doen&#xE7;as cardiovasculares ou denerva&#xE7;&#xE3;o simp&#xE1;tica (por exemplo, pacientes diab&#xE9;ticos insulino-dependentes, com <a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotensao-pressao-baixa-sintomas-na-gravidez-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">hipotens&#xE3;o</a> ortost&#xE1;tica, hipertens&#xE3;o, <a href="https://minutosaudavel.com.br/hipertireoidismo/" rel="noopener" target="_blank">hipertireoidismo</a>) devido ao risco de poss&#xED;veis efeitos sist&#xEA;micos (no organismo).</li> <li>O uso prolongado e/ou excessivo pode levar a uma vasodilata&#xE7;&#xE3;o ou congest&#xE3;o ocular de rebote.</li> <li>Claroft Solu&#xE7;&#xE3;o Oft&#xE1;lmica cont&#xE9;m cloreto de benzalc&#xF4;nio que pode causar irrita&#xE7;&#xE3;o ocular e se sabe que altera a cor das <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-olhos/lentes-de-contato/c" target="_blank">lentes de contato</a> gelatinosas. Evite o contato com as lentes de contato gelatinosas. Voc&#xEA; ser&#xE1; instru&#xED;do a remover as lentes de contato antes da aplica&#xE7;&#xE3;o de Claroft Solu&#xE7;&#xE3;o Oft&#xE1;lmica e esperar por pelo menos 15 minutos antes de recoloc&#xE1;-las.</li>

Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas

Claroft Solução Oftálmica pode causar midríase (pupila dilatada) passageira, visão turva temporária ou outros distúrbios visuais que podem afetar a capacidade de dirigir ou operar máquinas. Se ocorrer midríase ou turvação da visão após a instalação, você deve esperar até que a visão normalize antes de dirigir ou operar máquinas.

Fertilidade, gravidez e lactação

Fertilidade

Não foram realizados estudos para avaliar os efeitos da administração ocular tópica de Claroft Solução Oftálmica sobre a fertilidade humana.

Gravidez

Não há, ou há pouca quantidade de dados sobre o uso tópico oftálmico de nafazolina em mulheres grávidas. Estudos em animais são insuficientes em relação à toxicidade reprodutiva.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação

Não se sabe se a administração tópica de nafazolina/metabólitos é excretada no leite materno, no entanto, não se pode descartar um risco para a criança que é amamentada.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Claroft?

As seguintes reações adversas foram identificadas a partir da vigilância pós-comercialização após administração de Claroft Solução Oftálmica.

As frequências não puderam ser estimadas a partir dos dados disponíveis:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:317px\"> <p><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></p> </td> <td style=\"text-align:center; width:510px\"><strong>Termo preferencial MeDRA (v.14.1)</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:317px\">Dist&#xFA;rbios oculares</td> <td style=\"width:510px\"> <p style=\"text-align:center\">Midr&#xED;ase (dilata&#xE7;&#xE3;o da pupila), hiperemia (vermelhid&#xE3;o) nos olhos</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também a empresa através do seu sérico de atendimento.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Claroft?

Se esquecer uma dose, aplique o medicamento o quanto antes. No entanto, se estiver perto do horário da próxima dose, ignore a dose esquecida e volte ao esquema regular.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Claroft?

Cada ml (24 gotas) contém:

0,12 mg de nafazolina, ou seja 0,005 mg de cloridrato de nafazolina por gota.

Veículo constituído de: dextrana 70, hipromelose, cloreto de sódio, cloreto de potássio, edetato dissódico di-idratado e cloreto de benzalcônio como conservante, ácido clorídrico e/ou hidróxido de sódio e água purificada q.s.p 1 mL.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Claroft maior do que a recomendada?

Em caso de superdose ou ingestão acidental, a nafazolina pode causar o seguinte, especialmente em crianças:

Depressão do sistema nervoso central com redução significativa da temperatura corpórea e sintomas de bradicardia (diminuição dos batimentos cardíacos), sudorese (suor) excessiva, sonolência e coma; hipertensão seguida de hipotensão (aumento da pressão arterial seguido de queda de pressão arterial). O tratamento de uma superdose oral é sintomático e de suporte.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Claroft com outros remédios?

Pacientes em tratamento com inibidores da monoamina oxidase (IMAO) podem apresentar uma reação hipertensiva (aumento da pressão arterial) grave se administrado com um medicamento simpatomimético. Embora essa reação não foi especificamente relatada com nafazolina a possibilidade de tal interação deve ser considerada.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Claroft (Cloridrato de Nafazolina)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>A lavagem ou irriga&#xE7;&#xE3;o da cavidade nasal com solu&#xE7;&#xE3;o salina (fisiol&#xF3;gica) promove uma limpeza mucociliar atrav&#xE9;s da lubrifica&#xE7;&#xE3;o da cavidade nasal removendo o material cristalizado. Esta pr&#xE1;tica &#xE9; amplamente utilizada por adultos e crian&#xE7;as, sendo considerada eficaz e segura. Dessa forma, a irriga&#xE7;&#xE3;o nasal com solu&#xE7;&#xE3;o fisiol&#xF3;gica &#xE9; considerada um tratamento simples que alivia os sintomas de congest&#xE3;o nasal de uma variedade de altera&#xE7;&#xF5;es associadas &#xE0; <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/sinusite/c\" target=\"_blank\">sinusite</a>, rinossinusite e altera&#xE7;&#xF5;es nasais.</p> <p>Em estudo realizado com 40 pacientes, demonstrou-se que ap&#xF3;s a instila&#xE7;&#xE3;o nasal de nafazolina a 0,025%, houve, ap&#xF3;s 10 minutos, diminui&#xE7;&#xE3;o da espessura da mucosa de septo e concha nasal inferior em 17 +/- 2,8% (p&lt;0,001) e 25 +/- 2,6% (p&lt;0,001) e diminui&#xE7;&#xE3;o da perfus&#xE3;o de septo e concha nasal inferior em 33 +/- 3,3% (p&lt;0,001), sendo as varia&#xE7;&#xF5;es de estereometria medidas atrav&#xE9;s de seq&#xFC;&#xEA;ncias B-mode de dopplerssonografia, varia&#xE7;&#xF5;es de perfus&#xE3;o aferidas por estudo de <em>clearance </em>de LDF e Xenon, e fluxo sangu&#xED;neo avaliado atrav&#xE9;s de pD-sonografia.</p> <p>Outro estudo tamb&#xE9;m utilizando a dopplerssonografia e B-mode na avalia&#xE7;&#xE3;o de 10 pacientes ap&#xF3;s utiliza&#xE7;&#xE3;o de nafazolina nasal demonstrou diminui&#xE7;&#xE3;o da congest&#xE3;o das mucosas de concha nasal inferior e septo nasal em 17 a 43% e 4 a 27%, respectivamente.</p> <p>Estudo realizado com 108 volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis (nove grupos com 12 adultos em cada) utilizando 6 diferentes vasoconstritores nasais da classe dos imidazol&#xED;nicos foi realizado objetivando avaliar a dura&#xE7;&#xE3;o de a&#xE7;&#xE3;o e potencial descongestionante atrav&#xE9;s da medida volum&#xE9;trica do l&#xFA;men nasal realizado atrav&#xE9;s de rinometria ac&#xFA;stica. O efeito descongestionante das prepara&#xE7;&#xF5;es foi relativamente uniforme com aproximadamente 60% do efeito m&#xE1;ximo obtido ap&#xF3;s 20 minutos, e efeito m&#xE1;ximo obtido em 40 minutos, com aumento m&#xE9;dio de volume do l&#xFA;men nasal de 20%.</p> <h3>Em contraste, a dura&#xE7;&#xE3;o de a&#xE7;&#xE3;o variou entre as diferentes prepara&#xE7;&#xF5;es:</h3> <p>Indanazolina 0,118%, nafazolina 0,02 e tetryzolina 0,1% n&#xE3;o tiveram efeito ap&#xF3;s 4 horas. Oximetazolina 0,05% e 0,01%, xylometazolina 0,025% e 0,1% e tramazolina 0,1264% apresentaram efeito razo&#xE1;vel ap&#xF3;s 4 horas, enquanto s&#xF3; a oximetazolina 0,05% e 0,01% apresentaram efeito descongestionante razo&#xE1;vel ap&#xF3;s 8 horas. Um efeito rebote associado &#xE0; hiperemia reativa foi observado ap&#xF3;s 8 horas nos agentes de curta dura&#xE7;&#xE3;o (indanazolina, nafazolina, tetryzolina e tramazolina). Todos os derivados imidazol&#xED;nicos tiveram efeitos estatisticamente significativos quando comparados ao <a href=\"https://consultaremedios.com.br/cloreto-de-sodio/bula\" target=\"_blank\">cloreto de s&#xF3;dio</a> a 0,9%.</p> <p>O cloreto de benzalc&#xF4;nio, excipiente utilizado como conservante na composi&#xE7;&#xE3;o do medicamento, &#xE9; amplamente utilizado em solu&#xE7;&#xE3;o nasal. Uma recente revis&#xE3;o da literatura validou diversos estudos para determinar se produtos de aplica&#xE7;&#xE3;o intranasal de cloreto de benzalc&#xF4;nio s&#xE3;o seguros para o epit&#xE9;lio nasal ou se exacerbam algum sintoma da rinite medicamentosa. A revis&#xE3;o de 18 estudos da literatura demonstra que o cloreto de benzalc&#xF4;nio n&#xE3;o &#xE9; nocivo ou prejudicial para o epit&#xE9;lio nasal nem exacerba os sintomas da rinite medicamentosa. Dessa forma, produtos que contenham cloreto de benzalc&#xF4;nio parecem ser seguros e bem tolerados para tratamentos de uso t&#xF3;pico nasal agudo ou de longo prazo.</p> <p>O Cloridrato de Nafazolina &#xE9; eficaz tamb&#xE9;m quando utilizada como descongestionante nasal no al&#xED;vio dos sintomas da <a href=\"https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/c\" target=\"_blank\">gripe</a> comum, alergias em geral e sinusite. Apresenta a&#xE7;&#xE3;o terap&#xEA;utica tamb&#xE9;m no tratamento para combater as rea&#xE7;&#xF5;es al&#xE9;rgicas promovidas pela exposi&#xE7;&#xE3;o ao p&#xF3;len.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Papsin B., McTavish A. Saline nasal irrigation. Its role as an adjunct treatment. Canadian Family Physician &#x2022; Le M&#xE9;decin de famille canadien. VOL 49: FEBRUARY - F&#xC9;VRIER 2003.<br> 2. TASMAN AJ, et al. The septal mucosa decongests with naphazoline: a study of mucosal dynamics with sonography. Am J Rhinol,13:411-417; 1999.<br> 3. TASMAN AJ. [Power Doppler and B-mode sonography of nasal mucosa.] HNO, 46(4):332-8; 1998. (Abstract).<br> 4. HOCHBAN W, ALTHOFFH, ZIEGLER A. Nasal descongestion with imidazoline derivatives: acoustic rhinometry measurements. Eur J Clin Pharmacol, 55:7-12; 1999.<br> 5. MARPLE B., ROLAND P., BENNINGER M. Safety review of benzalkonium chloride used as a preservative in intranasal solutions: An overview of conflicting data and opinions. Otolaryngology&#x2013;Head and Neck Surgery, January, 2004.<br> 6. MICROMEDEX., palavra chave : naphazoline http://www.thomsonhc.com/hcs/librarian/ND [ Jan 2010].</br></br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas e farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>O Cloridrato de Nafazolina &#xE9; classificado como derivado imidazol&#xED;nico, simpatomim&#xE9;tico, descongestionante, com a&#xE7;&#xE3;o agonista alfa2- adren&#xE9;rgica. O Cloridrato de Nafazolina age sobre os receptores adren&#xE9;rgicos da mucosa, sem efeito sobre os receptores beta-adren&#xE9;rgicos, gerando constri&#xE7;&#xE3;o do leito vascular nasal, com conseq&#xFC;ente limita&#xE7;&#xE3;o do fluxo sangu&#xED;neo, reduzindo o <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">edema</a> e a obstru&#xE7;&#xE3;o, resultando no al&#xED;vio da congest&#xE3;o nasal. A inerva&#xE7;&#xE3;o da mucosa nasal j&#xE1; apresenta, sob condi&#xE7;&#xF5;es normais, t&#xF4;nus predominantemente simp&#xE1;tico, com efeito vasoconstritor na vasculariza&#xE7;&#xE3;o da mucosa. Esse&amp;nbsp;efeito &#xE9; potencializado com a utiliza&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Nafazolina. O in&#xED;cio de a&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Nafazolina ap&#xF3;s instila&#xE7;&#xE3;o nasal &#xE9; de 10 minutos, com dura&#xE7;&#xE3;o de a&#xE7;&#xE3;o de 2 a 6 horas. Apesar de existir alguma absor&#xE7;&#xE3;o do medicamento, quer atrav&#xE9;s da mucosa nasal, quer da por&#xE7;&#xE3;o deglutida que &#xE9; absorvida por via digestiva, a maior parte da a&#xE7;&#xE3;o farmacol&#xF3;gica se limita ao plexo vascular superficial das fossas nasais.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Claroft?

O medicamento Claroft Solução Oftálmica Estéril deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15º e 30ºC). A validade do produto é de 24 meses.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 21 dias.

Características do medicamento

O medicamento Claroft Solução Oftálmica Estéril é uma solução de aparência incolor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Claroft

Solução oftálmica estéril.

Frasco plástico conta-gotas contendo 15 ml de solução oftálmica.

Via de adminstração tópica ocular.&nbsp;

Uso adulto.

Dizeres Legais do Claroft

Venda sob prescrição médica.

MS 1.0068.1090.001-1

Farm. Resp.:
Tatiana Torres Pubill
CRF-SP N° 41.752

Fabricado por:
Novartis Biociências S.A.
São Paulo, SP
SAC: 0800-707 7908
sac.brasil@alcon.com



Registrado por:
Novartis Biociências S.A.
Av. Prof. Vicente Rao, 90
São Paulo - SP
CNPJ: 56.994.502/0001-30
Indústria Brasileira




© 2015 Novartis.

*Marca de Novartis.

Fabricante: Alcon

© 2021 Medicamento Lab.