Allergan Anestésico Oculum

10mg/mL + 1mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 10mL de solução de uso oftálmico

Princípio ativo
:
Cloridrato De Tetracaína + Cloridrato De Fenilefrina
Classe Terapêutica
:
Anestésicos Oftalmológicos Locais
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
C1 Branca 2 vias (Venda Sob Prescrição Médica - Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica)
Categoria
:
Doenças Dos Olhos
Especialidade
:
Oftalmologia

Bula do medicamento

Anestésico Oculum, para o que é indicado e para o que serve?

Anestésico é indicado para anestesia do globo ocular em cirurgias, retirada de corpos estranhos corneanos e conjuntivais e procedimentos diagnósticos.

Como o Anestésico Oculum funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Anest&#xE9;sico &#xE9; um <a href=\"https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-olhos/lubrificante-ocular/c\" target=\"_blank\">col&#xED;rio</a> que possui a&#xE7;&#xE3;o anest&#xE9;sica local (reduz sensa&#xE7;&#xE3;o em seus olhos antes de uma cirurgia, exame ou procedimento) acompanhada de leve a&#xE7;&#xE3;o bacteriost&#xE1;tica e fungist&#xE1;tica.</p> "}

Quais as contraindicações do Anestésico Oculum?

Anestésico é contraindicado em pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula.

A tetracaína inibe o efeito bacteriostático das sulfamidas, não sendo recomendável o emprego simultâneo.

Não utilize na ceratomia radial, pois o efeito midriático da fenilefrina provoca distorção nos parâmetros de corte.

Como usar o Anestésico Oculum?

  • <li>Voc&#xEA; deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos;</li> <li>Antes de usar o medicamento, confira o nome no r&#xF3;tulo, para n&#xE3;o haver enganos. N&#xE3;o utilize Anest&#xE9;sico&amp;nbsp;caso haja sinais de viola&#xE7;&#xE3;o e/ou danifica&#xE7;&#xF5;es do frasco;</li> <li>A solu&#xE7;&#xE3;o j&#xE1; vem pronta para uso. N&#xE3;o encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superf&#xED;cie qualquer, para evitar a contamina&#xE7;&#xE3;o do frasco e do col&#xED;rio;</li> <li>Deve ser aplicado o n&#xFA;mero de gotas da dose recomendada pelo seu m&#xE9;dico em um ou ambos os olhos. A dose usual &#xE9; de 1 <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/gota/c" target="_blank">gota</a> aplicada no(s) olho(s) afetado(s), a crit&#xE9;rio m&#xE9;dico;</li> <li>Feche bem o frasco depois de usar.</li>

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Anestésico Oculum?

{"tag":"hr","value":" <p>Voc&#xEA; deve retornar a utiliza&#xE7;&#xE3;o do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de hor&#xE1;rios entre as aplica&#xE7;&#xF5;es at&#xE9; o final do dia. No dia seguinte, retornar aos hor&#xE1;rios regulares.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Anestésico Oculum?

Anestésico é de uso tópico ocular.

Para não contaminar evite o contato do conta-gotas com qualquer superfície. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos.

Este produto elimina a dor e a sensibilidade natural do olho. Evite esfregar os olhos e proteja-os de poeira, fagulhas, ou de qualquer outra agressão, enquanto estiverem anestesiados.

O uso prolongado pode resultar em opacificação corneana, seguida de perda da visão, ou perfuração corneana. Proteja os olhos de substâncias químicas irritantes e corpos estranhos. Use com cautela caso seja portador de problemas cardíacos, hepáticos ou respiratórios, epilepsia, miastenia grave e se houver baixa concentração de colinesterase plasmática. A fenilefrina pode causar midríase em pacientes sensíveis.

Recomenda-se cautela caso tenha câmara anterior rasa, devido à possibilidade de ocorrer precipitação de um ataque de glaucoma de ângulo fechado.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Procure o médico oftalmologista para que ele determine a causa da dor e possa estabelecer o tratamento adequado. O uso repetido de colírios anestésicos sem acompanhamento médico pode causar lesões oculares graves.

Uso durante a Gravidez e Lactação:

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Na ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando, consulte o médico antes de fazer uso de medicamentos.

Uso em idosos:

Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias.

Pacientes que utilizam lentes de contato:

Tire as lentes antes de aplicar Anestésico e aguarde pelo menos 15 minutos para recolocá-las.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Anestésico Oculum?

Ocasionalmente, podem ocorrer reações alérgicas locais. O uso prolongado pode danificar a córnea e retardar a cicatrização ocular.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Anestésico Oculum?

Apresentações:

Solução oftálmica estéril.

Frasco plástico conta-gotas contendo:

10 ml de solução oftálmica estéril de cloridrato de tetracaína (10 mg/ml) e cloridrato de fenilefrina (1 mg/ml).

Via de administração tópica ocular.

Uso adulto.

Composição:

Cada ml (31 gotas) contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:551px\"> <p>Cloridrato de tetraca&#xED;na (0,322 mg/gota)</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:571px\">10 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:551px\"> <p>Cloridrato de fenilefrina (0,032 mg/gota)</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:571px\">1 mg</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Veículo: ácido bórico, edetato dissódico, cloreto de benzalcônio, ácido clorídrico/ hidróxido de sódio e água purificada q.s.p.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Anestésico Oculum maior do que a recomendada?

Em caso de superdose deve-se instituir sem demora o tratamento sintomático adequado.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Anestésico Oculum com outros remédios?

Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Anestésico Oculum (Cloridrato de Tetracaína + Cloridrato de Fenilefrina)?

Resultados de Eficácia&nbsp;

{"tag":"hr","value":" <p>A efic&#xE1;cia da prepara&#xE7;&#xE3;o, observada no decorrer de quase cinquenta anos de uso terap&#xEA;utico, apresenta respaldo cient&#xED;fico em publica&#xE7;&#xF5;es, e principalmente nos principais comp&#xEA;ndios onde s&#xE3;o mencionadas informa&#xE7;&#xF5;es sobre o emprego terap&#xEA;utico dos princ&#xED;pios ativos desta formula&#xE7;&#xE3;o anest&#xE9;sica local em pacientes oftalmol&#xF3;gicos, nas indica&#xE7;&#xF5;es aprovadas para o produto.</p> <p>O cloridrato de tetraca&#xED;na, por suas propriedades farmacol&#xF3;gicas, que resultam em efeito anest&#xE9;sico potente, &#xE9; utilizado por via t&#xF3;pica oft&#xE1;lmica para bloquear os impulsos nervosos em anestesia superficial ocular e permitir a realiza&#xE7;&#xE3;o de cirurgias e procedimentos diagn&#xF3;sticos de diversos tipos.</p> <p>O efeito desejado para o cloridrato de fenilefrina &#xE9; a atividade vasoconstritora ao n&#xED;vel das arter&#xED;olas conjuntivais, visando impedir a r&#xE1;pida absor&#xE7;&#xE3;o sist&#xEA;mica do cloridrato de tetraca&#xED;na e prolongar seu efeito <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/anestesico-local\" target=\"_blank\">anest&#xE9;sico local</a> para permitir a realiza&#xE7;&#xE3;o das interven&#xE7;&#xF5;es cir&#xFA;rgicas e dos procedimentos diagn&#xF3;sticos oft&#xE1;lmicos que s&#xE3;o as indica&#xE7;&#xF5;es do produto Cloridrato de Tetraca&#xED;na + Cloridrato de Fenilefrina.</p> <p>O efeito vasoconstritor dos agonistas adren&#xE9;rgicos, como a fenilefrina, faz com que essas subst&#xE2;ncias sejam consideradas descongestionantes oculares t&#xF3;picos &#xFA;teis no tratamento de processos caracterizados por congest&#xE3;o conjuntival. Esse efeito &#xE9; obtido com concentra&#xE7;&#xF5;es relativamente baixas de cloridrato de fenilefrina que geralmente n&#xE3;o causam efeitos colaterais sist&#xEA;micos, e com pouca ou nenhuma dilata&#xE7;&#xE3;o pupilar, especialmente em olhos com epit&#xE9;lio corneano intacto.</p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p>A tetraca&#xED;na &#xE9; um Cloridrato de Tetraca&#xED;na + Cloridrato de Fenilefrina local potente, do tipo &#xE9;ster. A fenilefrina, agente simpatomim&#xE9;tico com a&#xE7;&#xE3;o vasoconstritora, limita a absor&#xE7;&#xE3;o sist&#xEA;mica da tetraca&#xED;na, prolongando o efeito anest&#xE9;sico. O <a href=\"https://consultaremedios.com.br/acido-borico/bula\" target=\"_blank\">&#xE1;cido b&#xF3;rico</a>, al&#xE9;m de exercer efeito tamponante na formula&#xE7;&#xE3;o do produto, apresenta propriedades bacteriost&#xE1;tica e fungist&#xE1;tica suaves.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Anestésico Oculum?

Anestésico deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, válido por 120 dias.

Características Físicas:

Anestésico é uma solução estéril límpida e incolor.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Anestésico Oculum

Reg. MS - 1.0147.0049.

Farm. Resp.:
Elizabeth Mesquita.
CRF-SP nº 14.337.

Registrado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855.
Bloco 1 - 13º andar - Vila Olímpia.
São Paulo - CEP 04548-005.
CNPJ: 43.426.626/0001-77.




Fabricado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.
Guarulhos, São Paulo.
Indústria Brasileira.


SAC: 0800 144 077.

Venda sob prescrição médica.

Só pode ser vendido com retenção da receita.

Fabricante: Allergan

© 2021 Medicamento Lab.