Allergan Lastacaft

2,5mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 3mL de solução de uso oftálmico

Princípio ativo
:
Alcaftadina 0,25%
Classe Terapêutica
:
Antialérgicos Oftamológicos, Anti-Histamínicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Doenças Dos Olhos
Especialidade
:
Oftalmologia

Bula do medicamento

Lastacaft, para o que é indicado e para o que serve?

Lastacaft® é indicado para a prevenção da coceira nos olhos causada pelas conjuntivites alérgicas.

Quais as contraindicações do Lastacaft?

Lastacaft® é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer um dos componentes da sua fórmula.

Como usar o Lastacaft?

  • <li>Voc&#xEA; deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.</li> <li>Antes de usar o medicamento, confira o nome no r&#xF3;tulo para n&#xE3;o haver enganos. N&#xE3;o utilize Lastacaft<sup>&#xAE;</sup> caso haja sinais de viola&#xE7;&#xE3;o e/ou danifica&#xE7;&#xF5;es do frasco.</li> <li>A solu&#xE7;&#xE3;o j&#xE1; vem pronta para uso. N&#xE3;o encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superf&#xED;cie qualquer para evitar a contamina&#xE7;&#xE3;o do frasco e do <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-olhos/lubrificante-ocular/c" target="_blank">col&#xED;rio</a>.</li> <li>Voc&#xEA; deve aplicar o n&#xFA;mero de gotas da dose recomendada pelo seu m&#xE9;dico em um ou ambos os olhos.</li> <li>A dose usual &#xE9; de 1 <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/gota/c" target="_blank">gota</a> aplicada no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia ou a crit&#xE9;rio m&#xE9;dico. A dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento deve ser estabelecida pelo seu m&#xE9;dico.</li> <li>Feche bem o frasco depois de usar.</li>

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Como o Lastacaft funciona?

Lastacaft® é um medicamento que contém uma substância (alcaftadina) que apresenta propriedades antialérgicas. A ação do medicamento se inicia logo após sua aplicação.

Quais cuidados devo ter ao usar o Lastacaft?

Para não contaminar o colírio evite o contato do conta gotas com qualquer superfície. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos. Mantenha o frasco bem fechado enquanto não estiver sendo utilizado.

Uso durante a Gestação e Lactação

Não existem dados suficientes sobre a administração de Lastacaft® em mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Estudos sobre reprodução realizados em ratos e coelhos não revelaram evidências de alteração na reprodução feminina ou perigos para o feto devidos à alcaftadina. Não foram realizados estudos controlados em mulheres grávidas. Considerando que os estudos em animais nem sempre podem prever a resposta em humanos, este medicamento deve ser utilizado durante a gestação apenas se for absolutamente necessário.

Não se sabe se esta substância é excretada no leite humano. Considerando que muitas substâncias são excretadas no leite humano, recomenda-se cautela uando Lastacaft® for administrado a mulheres durante a amamentação.

Uso em crianças

A eficácia e segurança de Lastacaft® não foram estabelecidas em crianças com menos de e 2 anos de idade.

Uso em idosos

Não foram observadas diferenças na segurança e eficácia entre pacientes idosos e adultos mais jovens.

Pacientes que utilizam lentes de contato

Lastacaft® não deve ser aplicado durante o uso de lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas.

Tire as lentes antes de aplicar Lastacaft® em um ou ambos os olhos e aguarde pelo menos 15 minutos para recolocá-las.

Interferência na capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Lastacaft® pode causar borramento de visão transitória após a aplicação e/ou sonolência, o que pode interferir na capacidade de dirigir ou normal antes de dirigir ou operar máquinas.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Lastacaft?

Em geral, Lastacaft® é bem tolerado. Assim como para outros medicamentos, o&nbsp;uso de&nbsp;Lastacaft® pode causar reações indesejáveis.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

  • <li>Irrita&#xE7;&#xE3;o ocular, ardor e/ou sensa&#xE7;&#xE3;o de pontadas nos olhos &#xE0; instila&#xE7;&#xE3;o, vermelhid&#xE3;o ocular, hiperemia (vermelhid&#xE3;o) conjuntival, prurido (coceira) dos olhos, prurido (coceira) no local da aplica&#xE7;&#xE3;o.</li>

Outras reações relatadas após a comercialização foram:

  • <li>Secre&#xE7;&#xE3;o ocular, incha&#xE7;o dos olhos, eritema (vermelhid&#xE3;o) das p&#xE1;lpebras, <a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/" rel="noopener" target="_blank">edema</a> das p&#xE1;lpebras, hipersensibilidade (alergia), sonol&#xEA;ncia, <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-olhos/conjuntivite/c" target="_blank">conjuntivite</a>, aumento do lacrimejamento, vis&#xE3;o turva, alergia ocular, incha&#xE7;o no rosto e <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c" target="_blank">dermatite</a>&amp;nbsp;al&#xE9;rgica.</li>

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Lastacaft?

Você deve retornar a utilização do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de horários entre as aplicações até o final do dia. No dia seguinte, retornar aos horários regulares.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Lastacaft?

Cada mL (32 gotas) contém:

2,5 mg de alcaftadina.

Veículo: cloreto de benzalcônio como conservante, edetato dissódico diidratado, fostato de sódio monobásico monoidratado, cloreto de sódio, hidróxido de sódio e/ou ácido clorídrico (para ajuste do pH) e água purificada.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Lastacaft maior do que a recomendada?

Não foram relatados casos de superdose nos estudos clínicos. É improvável a ocorrência de superdose&nbsp;com este produto baseado na dose e método de administração de Lastacaft®. Caso ocorra&nbsp;overdose, deve ser iniciado tratamento sintomático e de suporte.&nbsp;

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico&nbsp;e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você&nbsp;precisar de mais orientações.&nbsp;

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Lastacaft com outros remédios?

Não são conhecidas interações medicamentosas entre Lastacaft® e outros medicamentos de uso oftálmico.

Pacientes que fazem uso de mais de um medicamento oftálmico

Se você for utilizar Lastacaft® com outros colírios, aguarde um intervalo de 5 minutos entre a aplicação de cada medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro&nbsp;medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Lastacaft (Alcaftadina 0,25%)?

Resultados de eficácia

A eficácia clínica foi avaliada em estudos de provocação com alergeno conjuntival. Alcaftadina 0,25% foi mais eficaz do que seu veículo na prevenção do prurido ocular em pacientes com conjuntivite alérgica induzida por uma provocação com alergeno ocular, tanto em 3 minutos quanto 16 horas após a administração do produto.

Características farmacológicas

Alcaftadina 0,25% contém alcaftadina, um antagonista de receptores H1 em solução para uso tópico oftálmico.

O pH da solução é de aproximadamente 7.

Mecanismo de ação

A alcaftadina é um antagonista do receptor H1 e inibidor da liberação de histamina a partir dos mastócitos. Foi também demonstrado que a substância diminui a quimiotaxia e inibe a ativação de eosinófilos.

Farmacocinética

Absorção

Após administração tópica ocular bilateral da solução de alcaftadina a 0,25%, a Cmáx plasmática de alcaftadina foi de aproximadamente 60pg/mL e a Tmáx ocorreu em 15 minutos. As concentrações plasmáticas de alcaftadina estavam abaixo do limite de quantificação (10pg/mL) cerca de 3 horas após a administração. A Cmáx média do metabólito ácido carboxílico foi aproximadamente 3ng/mL e ocorreu cerca de 1 hora após a administração. Em cerca de 12 horas após a administração, as concentrações do ácido carboxílico estavam abaixo do limite de quantificação (100pg/mL). Após administração tópica ocular diariamente, não houve indicação de acúmulo sistêmico ou de alterações na exposição plasmática da alcaftadina ou do metabólito ativo.

Distribuição

A ligação da alcaftadina às proteínas plasmática e do metabólito ativo, é de 39,2% e 62,7%, respectivamente.

Metabolismo

O metabolismo da alcaftadina é mediado por enzimas do sistema citosólico não-CYP450, para produção do metabólito ativo carboxílico.

Excreção

A meia vida de eliminação do metabólito ácido carboxílico é de aproximadamente 2 horas após a administração tópica ocular. Com base nos dados obtidos após administração oral, o metabólito ácido carboxílico é eliminado inalterado, principalmente na urina.

Estudos in vitro mostraram que nem a alcaftadina nem o metabólito ácido carboxílico inibem substancialmente as reações catalizadas pela principais enzimas do sistema CYP-450.

Toxicologia não clínica

Carcinogenicidade, mutagenicidade e alterações da fertilidade

A alcaftadina não foi mutagênica ou genotóxica nos testes de Ames, na avaliação do linfoma ou avaliação micronuclear em camundongos. Verificou-se que a Alcaftadina 0,25% não exerce nenhum efeito sobre a fertilidade em ratos machos e fêmeas, quando administrada em doses orais de até 20mg/kg/dia (aproximadamente 200 vezes maior que a exposição plasmática sistêmica com doses recomendadas para uso oftálmico em humanos).

Como devo armazenar o Lastacaft?

Lastacaft® deve ser armazenado em temperatura ambiente (ente&nbsp;15 e 30º C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, válido por 160 dias.

Características do medicamento

Lastacaft® é uma solução límpida de coloração amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Lastacaft

Solução oftálmica estéril

Frasco plástico conta-gotas contendo 3 mL e 5 mL de solução oftálmica estéril de alcaftadina (2,5 mg/mL).

Via de administração oftálmica.

Uso adulto e pediátrico acima de 2 anos de idade.

Dizeres Legais do Lastacaft

M.S - 1.0147.0179

Farm. Resp.:
Elizabeth Mesquita
CRF-SP nº 14.337

Fabricado por:
Allergan Produ os Farmacêuticos Ltda
Guarulhos, São Paulo
Indústria Brasileira


Registrado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda
Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 105
Torre 3 - 18º andar - Cidade Monções
São Paulo -&nbsp;CEP 04571-900
CNPJ: 43.426.626/0001-77




SAC
0800-14-4077

© 2018 Allergan. Todos os direitos reservados.

Todas as marcas registradas são de propriedade de seus respectivos donos.

Venda sob prescrição médica.

Fabricante: Allergan

© 2021 Medicamento Lab.