Allergan Zypred

3mg/mL + 10mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 6mL de suspensão de uso oftálmico

Princípio ativo
:
Gatifloxacino (0,3%) + Acetato De Prednisolona (1%)
Classe Terapêutica
:
Associações Oftalmológicas Corticosteróides com Antiinfecciosos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
Categoria
:
Antibióticos
Especialidade
:
Oftalmologia

Bula do medicamento

Zypred, para o que é indicado e para o que serve?

Zypred® é indicado para o tratamento de infecções oculares. Zypred® também é indicado para a prevenção e tratamento das infecções e inflamações oculares em pacientes submetidos a cirurgias oculares.

Como o Zypred funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Zypred<sup>&#xAE;</sup> &#xE9; um <a href=\"https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-olhos/lubrificante-ocular/c\" target=\"_blank\">col&#xED;rio</a> que cont&#xE9;m uma associa&#xE7;&#xE3;o de um <a href=\"https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c\" target=\"_blank\">antibi&#xF3;tico</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/gatifloxacino/bula\" target=\"_blank\">gatifloxacino</a>), com um antiinflamat&#xF3;rio (prednisolona). O produto age contra infec&#xE7;&#xF5;es causadas por v&#xE1;rios tipos de bact&#xE9;rias e tamb&#xE9;m combate a inflama&#xE7;&#xE3;o nos olhos. Sua a&#xE7;&#xE3;o se inicia ap&#xF3;s sua aplica&#xE7;&#xE3;o.</p> "}

Quais as contraindicações do Zypred?

Zypred® é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer dos componentes da sua fórmula ou a outros antinfecciosos da mesma categoria do gatifloxacino, e, em pessoas com infecções oculares purulentas agudas, infecções virais e infecções fúngicas.

Como usar o Zypred?

Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.

A suspensão já vem pronta para uso. Agite o frasco antes de usar. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do&nbsp;colírio. A utilização do mesmo frasco por mais de uma pessoa pode espalhar a infecção.

Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize Zypred® caso haja sinais de violação e/ou danificações no lacre do frasco.

Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual para o tratamento das infecções oculares é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia por até 7 dias ou a critério médico. A dose usual para a prevenção e tratamento de infecção e inflamação no uso pós-cirúrgico é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia por até 15 dias ou a critério médico. Entretanto, devido a diferenças de infecções, o tempo de tratamento deverá ser estabelecido pelo seu médico.

Instile a dose recomendada dentro do olho, no saco conjuntival, evitando tocar a ponta do frasco nos tecidos oculares.

Feche bem o frasco depois de usar. Manter o frasco na posição vertical.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Zypred?

{"tag":"hr","value":" <p>Voc&#xEA; deve retornar a utiliza&#xE7;&#xE3;o do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de hor&#xE1;rios entre as aplica&#xE7;&#xF5;es at&#xE9; o final do dia. No dia seguinte, retornar aos hor&#xE1;rios regulares.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou do cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Zypred?

Evite o contato do conta-gotas do frasco com qualquer superfície para evitar contaminação. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos.

Zypred® é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular.

O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode provocar o aumento da pressão intraocular em certos pacientes, resultando em glaucoma. O uso de corticosteroide não deve ultrapassar 10 dias, exceto sob a supervisão médica, é aconselhável a monitorização frequente da pressão intraocular.

Como tem sido relatado o aparecimento de infecções fúngicas e formação de catarata subcapsular com o uso prolongado de esteroides tópicos. Os pacientes com história de ceratite por herpes simplex devem ser tratados com precaução. Nas doenças que causam afinamento de córnea podem ocorrer perfurações com o uso de esteroides tópicos.

A possibilidade de supressão adrenal deve ser considerada com uso prolongado de esteroides tópicos em altas doses, particularmente em lactentes e crianças.

Foram notificados casos muito raros de Síndrome de Steven-Johnson relatados em associação com o uso de gatifloxacino tópica. Se ocorrer uma reação alérgica, interromper a uso do medicamento e contatar o seu médico. Reações de hipersensibilidade aguda graves podem necessitar de tratamento de emergência imediata.

Distúrbios visuais podem ocorrer sob uso de corticosteroides. Se apresentar sintomas como visão borrada ou outros distúrbios visuais, a avaliação de possíveis causas deve ser realizada pelo seu médico.

Ao primeiro sinal de erupção cutânea ou de reações alérgicas, interrompa o tratamento imediatamente e contate o seu médico.

Uso durante a Gravidez e Lactação

Na ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando, consulte o médico antes de fazer uso de medicamentos.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em crianças

A segurança e eficácia de Zypred® não foram estabelecidas em crianças.

Uso em idosos

Não foram observadas diferenças de eficácia e segurança entre pacientes idosos e de outras faixas etárias, de modo que não há recomendações especiais quanto ao uso em idosos.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas

Zypred® pode causar borramento transitório da visão, que pode alterar a habilidade de dirigir ou operar máquinas. O paciente deve aguardar até que sua visão normalize antes de dirigir ou operar máquinas.

Pacientes que utilizam lentes de contato

Zypred® não deve ser aplicado durante o uso de lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas, pois o cloreto de benzalcônio presente na fórmula pode ser absorvido pelas lentes, descolorindo-as. Deve-se retirar as lentes antes da aplicação do colírio e aguardar pelo menos quinze minutos para recolocá-las após a administração de Zypred®.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Zypred?

Como acontece com qualquer medicamento, podem ocorrer reações indesejáveis com a aplicação de Zypred® suspensão oftálmica.

As reações adversas oculares relatadas mais comumente com Zypred® por ordem de frequência foram:

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Ardor, irritação ocular, prurido (coceira) e dor ocular.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Embaçamento/ visão turva, cefaleia (dor de cabeça), desconforto ocular, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, olho seco, irritação conjuntival.

Reações adversas adicionais que foram relatados na experiência clínica com o componente gatifloxacino são:

Conjuntivite papilar (conjuntivite não infecciosa), edema da pálpebra (inchaço na pálpebra), ceratite puntacta (inflamação da córnea), disgeusia (alteração do paladar), diminuição da acuidade visual.

Outras reações relatadas que ocorreram em aproximadamente 1 a 4% da população dos estudos foram:

Quemose (edema na conjuntiva),&nbsp;hemorragia conjuntival, olho seco, secreção ocular, irritação ocular, dor ocular, edema palpebral, vermelhidão ocular, diminuição da acuidade visual e alterações do paladar.

Outras reações foram observadas após a comercialização no uso individual das substâncias:

Gatifloxacino

Blefarite (inflamação das pálpebras), hiperemia conjuntival (vermelhidão conjuntival), inchaço do olho (incluindo edema da córnea e conjuntiva), náusea (enjoo), hipersensibilidade, reações anafiláticas, angioedema (inchaço), dispneia (falta de ar), prurido generalizado (coceira), erupção cutânea e urticária.

Prednisolona

Ardor intenso, prurido intenso (coceira), inchaço ou vermelhidão das pálpebras, urticária (coceira), catarata subcapsular, perfuração ocular (córnea ou escleral), aumento da pressão intra ocular, midríase (dilatação da pupila), infecção ocular ( bacteriana, fúngica ou viral).

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Neste caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Zypred?

Cada mL (22 gotas) contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:233px\"> <p style=\"text-align:center\">Gatifloxacino (0,12 mg/ gota)</p> </td> <td style=\"width:223px\"> <p style=\"text-align:center\">3 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:233px\"> <p style=\"text-align:center\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/acetato-de-prednisolona/bula\" target=\"_blank\">Acetato de prednisolona</a>&amp;nbsp;(0,41 mg/ gota)</p> </td> <td style=\"width:223px\"> <p style=\"text-align:center\">10 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:233px\"> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo q.s.p.</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:223px\">1 mL</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Veículo: cloreto de benzalcônio como conservante, ácido clorídrico, fosfato de sódio dibásico diidratato, fostato de potássio monobásico, edetato dissódico, hipromelose, ácido clorídrico e hidróxico de sódio para ajuste de pH e água purificada.

Apresentação do&nbsp;Zypred

{"tag":"hr","value":" <h3>Suspens&#xE3;o Oft&#xE1;lmica Est&#xE9;ril</h3> <p>Frasco pl&#xE1;stico conta-gotas contendo 3 ml ou 6 ml de suspens&#xE3;o oft&#xE1;lmica est&#xE9;ril de gatifloxacino (3 mg/mL) e acetato de prednisolona (10 mg/mL).</p> <p><strong>Via de administra&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica ocular.</strong></p> <p><strong>Uso adulto.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Zypred maior do que a recomendada?

É pouco provável a ocorrência de superdose com o produto, já que um frasco de 6 ml de Zypred® colírio contém uma quantidade de gatifloxacino e de prednisolona significativamente menor que a dose diária indicada, respectivamente, para o gatifloxacino e prednisolona administrados por via oral.

Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se for ingerido acidentalmente ou intencionalmente, beber bastante líquido para diluir e/ou procure orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Zypred com outros remédios?

Não foram realizados estudos específicos de interações medicamentosas com Zypred® suspensão oftálmica.

Alguns medicamentos específicos (inibidores de CYP3A4) podem aumentar o risco de efeitos adversos relacionados ao uso de Zypred®.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Zypred (Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%))?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Foi realizado um estudo aberto, comparativo, prospectivo, longitudinal, para avaliar a efic&#xE1;cia e seguran&#xE7;a da combina&#xE7;&#xE3;o fixa de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%), em compara&#xE7;&#xE3;o com a aplica&#xE7;&#xE3;o da combina&#xE7;&#xE3;o de duas solu&#xE7;&#xF5;es oft&#xE1;lmicas apresentadas em separado, contendo ciprofloxacino a 0,3% e prednisolona a 0,5%, em pacientes diab&#xE9;ticos aparentemente est&#xE1;veis, submetidos a vitrectomia. Ao terminar o estudo, o uso da combina&#xE7;&#xE3;o fixa de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) (Grupo A) permitiu uma redu&#xE7;&#xE3;o do crescimento de bact&#xE9;rias em 27,3% em compara&#xE7;&#xE3;o com 22,7% permitido pelo uso do ciprofloxacino + prednisolona (Grupo B).<sup>1</sup></p> <h3>Os resultados mostraram os seguintes graus de inflama&#xE7;&#xE3;o:</h3> <ul> <li>No grupo A, na avalia&#xE7;&#xE3;o inicial, a inflama&#xE7;&#xE3;o em 28% dos pacientes estava ausente, em 66% era leve e em 6% moderada; ao final do estudo, na semana 4, nenhum caso apresentava inflama&#xE7;&#xE3;o.</li> <li>No grupo B, na avalia&#xE7;&#xE3;o inicial, a inflama&#xE7;&#xE3;o em 45% estava ausente, em 50% era leve e em 5% moderada; ao final do estudo, na semana 4, 5% continuava com inflama&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <p>Os resultados obtidos neste estudo comprovam que a combina&#xE7;&#xE3;o fixa do Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) &#xE9; mais eficaz do que a combina&#xE7;&#xE3;o do ciprofloxacino + prednisolona para controlar a inflama&#xE7;&#xE3;o e para evitar a presen&#xE7;a de infec&#xE7;&#xE3;o no p&#xF3;s-operat&#xF3;rio de pacientes diab&#xE9;ticos submetidos a vitrectomia.</p> <p>Em outro estudo, duplo-mascarado, randomizado, de grupos paralelos, a associa&#xE7;&#xE3;o de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) suspens&#xE3;o oft&#xE1;lmica foi comparada com a administra&#xE7;&#xE3;o isolada de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) na preven&#xE7;&#xE3;o de infec&#xE7;&#xE3;o e inflama&#xE7;&#xE3;o ocular p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica. Ap&#xF3;s o per&#xED;odo de tratamento, 15&#xB1;2 dias, n&#xE3;o foi encontrada diferen&#xE7;a estatisticamente significante entre os grupos na avalia&#xE7;&#xE3;o da vari&#xE1;vel de efic&#xE1;cia principal [percentual de olhos com escore zero de infec&#xE7;&#xE3;o/inflama&#xE7;&#xE3;o ocular p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica] e secund&#xE1;ria [verifica&#xE7;&#xE3;o da corre&#xE7;&#xE3;o da acuidade visual]. &#xC9; poss&#xED;vel afirmar que o objetivo principal deste estudo foi alcan&#xE7;ado quando se observou que ambos os grupos foram capazes de prevenir em 100% a ocorr&#xEA;ncia de inflama&#xE7;&#xE3;o e infec&#xE7;&#xE3;o p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica. <sup>2</sup> Os estudos de avalia&#xE7;&#xE3;o do potencial mutag&#xEA;nico da prednisolona foram negativos.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias:&amp;nbsp;</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Hern&#xE1;ndez-L&#xF3;pez A, Verdiguel-sotelo K. Eficacia y seguridad de la combinaci&#xF3;n fija de gatifloxacino al 0,3% + acetato de prednisolona al 1,0% versus la aplicaci&#xF3;n en combo de ciprofloxacino al 0,3% y prednisolona al 0,5% en pacientes con retinopatia diab&#xE9;tica sometidos a vitrectom&#xED;a. Data on file Allergan S.A. de C. V. [Mexico] 2009.<br> 2. Mattos Jr. RB, Muccioli C., Campos M., Malta JBNS., J&#xFA;nior J B B, Gerade RA, L&#xED;bera RD, Siqueira AC P, Salame AL A. Estudo duplo mascarado, randomizado, de grupos paralelos, para avalia&#xE7;&#xE3;o de n&#xE3;o inferioridade da associa&#xE7;&#xE3;o de Gatifloxacino 0,3% com Acetato de Prednisolona 1,0% col&#xED;rio comparada com a administra&#xE7;&#xE3;o isolada de Gatifloxacino 0,3% e Acetato de Prednisolona 1,0% na preven&#xE7;&#xE3;o de infec&#xE7;&#xE3;o e inflama&#xE7;&#xE3;o ocular p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica. Relat&#xF3;rio de Estudo. Protocolo 9890X-001. Data Agosto 2009. Data on File Allergan Produtos Farmac&#xEA;uticos [Brasil].</br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p>Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) &#xE9; uma suspens&#xE3;o oft&#xE1;lmica isot&#xF4;nica, n&#xE3;o tamponada, est&#xE9;ril, opaca e de colora&#xE7;&#xE3;o esbranqui&#xE7;ada. Um dos componentes da associa&#xE7;&#xE3;o &#xE9; o gatifloxacino, que corresponde &#xE0; 8-metoxi fluoroquinolona, um antiinfeccioso para uso t&#xF3;pico ocular de amplo espectro de atividade antiinfecciosa. O gatifloxacino &#xE9; uma 8-metoxi fluoroquinolona com um substituinte 3-metilpiperazina em C7. A atividade antibacteriana do gatifloxacino resulta da inibi&#xE7;&#xE3;o da DNA girase e topoisomerase IV. A DNA girase &#xE9; uma enzima essencial que &#xE9; envolvida na replica&#xE7;&#xE3;o, transcri&#xE7;&#xE3;o e repara&#xE7;&#xE3;o do DNA bacteriano. A topoisomerase IV &#xE9; uma enzima conhecida por desempenhar um papel importante na divis&#xE3;o do DNA cromoss&#xF4;mico durante a divis&#xE3;o da c&#xE9;lula bacteriana.</p> <p>O mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o das fluoroquinolonas, incluindo o gatifloxacino, &#xE9; diferente do mecanismo de outros <a href=\"https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c\" target=\"_blank\">antibi&#xF3;ticos</a> como os aminoglicos&#xED;deos, macrol&#xED;deos e tetraciclinas. Portanto, o gatifloxacino pode ser ativo contra agentes patog&#xEA;nicos que s&#xE3;o resistentes a esses antibi&#xF3;ticos e esses antibi&#xF3;ticos podem ser ativos contra agentes patog&#xEA;nicos que s&#xE3;o resistentes ao gatifloxacino.</p> <p>Foi demonstrado que o gatifloxacino &#xE9; ativo contra a maior parte das cepas dos seguintes microorganismos tanto <em>in vitro</em> quanto clinicamente em infec&#xE7;&#xF5;es conjuntivais.</p> <h3>Gram-positivos aer&#xF3;bios:</h3> <p><em>Corybacterium propinquum*, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus mitis*, Streptococcus pneumoniae</em>.</p> <h3>Gram-negativos aer&#xF3;bios:</h3> <p><em>Haemophilus influenzae. </em></p> <p>(*) A efic&#xE1;cia para estes microorganismos foi estudada em menos de 10 infec&#xE7;&#xF5;es.</p> <p>A seguran&#xE7;a e a efic&#xE1;cia do gatifloxacino no tratamento de infec&#xE7;&#xF5;es oculares devidas aos seguintes microorganismos n&#xE3;o foram estabelecidas em estudos cl&#xED;nicos adequados e bem controlados. O gatifloxacino se mostrou ativo<em> in vitro</em> contra a maioria das cepas desses microorganismos, mas o significado cl&#xED;nico em infec&#xE7;&#xF5;es oculares &#xE9; desconhecido.</p> <p>Os seguintes microorganismos s&#xE3;o considerados sens&#xED;veis quando avaliados utilizando par&#xE2;metros sist&#xEA;micos. Entretanto, n&#xE3;o foi estabelecida uma correla&#xE7;&#xE3;o entre os par&#xE2;metros sist&#xEA;micos<em> in vitro</em> e a efic&#xE1;cia em infec&#xE7;&#xF5;es oculares. A seguinte rela&#xE7;&#xE3;o de microorganismos &#xE9; fornecida apenas como guia para avaliar o potencial tratamento de infec&#xE7;&#xF5;es conjuntivais.</p> <h3>O gatifloxacino apresenta concentra&#xE7;&#xF5;es inibit&#xF3;rias m&#xED;nimas (CIMs) <em>in vitro</em> de 2&#xB5;g/ml ou menos (par&#xE2;metro sens&#xED;vel sist&#xEA;mico) contra a maioria (&#x2265; 90%) das cepas dos seguintes agentes patog&#xEA;nicos oculares:</h3> <h4>Gram-positivos aer&#xF3;bios:</h4> <p><em>Listeria monocytogenes, Staphylococcus saprophyticus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus pyogenes, Streptococcus viridans</em> (grupo), Streptococcus Grupos C, F, G.</p> <h4>Gram-negativos aer&#xF3;bios:</h4> <p><em>Acinetobacter lwoffii, Enterobacter aerogenes, Enterobacter cloacae, Escherichia coli, Citrobacter freundii, Citrobacter koseri, Haemophilus parainfluenzae, Klebsiella oxytoca, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis, Morganella morganii, Neisseria gonorrhoeae , Neisseria meningitides, Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Serratia marcescens, Vibrio cholerae, Yersinia enterocolitica.</em></p> <h4>Microorganismos anaer&#xF3;bios:</h4> <p><em>Bacteroides fragilis, Clostridium perfringens</em>.</p> <h4>Outros microorganismos:</h4> <p><em>Chlamydia pneumoniae, Legionella pneumophila, Mycobacterium marinum, Mycobacterium fortuitum, Mycoplasma pneumoniae. </em></p> <p>O outro componente da f&#xF3;rmula do produto Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) &#xE9; o acetato de prednisolona, ou 21-acetato de&amp;nbsp;11&#x3B2;, 17, 21-triidroxipregna-1,4 dieno- 3,20 diona, subst&#xE2;ncia que suprime a resposta inflamat&#xF3;ria em rela&#xE7;&#xE3;o a uma variedade de agentes que retardam o processo de cicatriza&#xE7;&#xE3;o. A prednisolona &#xE9; um glicocorticoide sint&#xE9;tico, que apresenta 3 a 5 vezes a pot&#xEA;ncia antiinflamat&#xF3;ria da <a href=\"https://consultaremedios.com.br/hidrocortisona/bula\" target=\"_blank\">hidrocortisona</a>. Os glicocorticoides inibem o edema, a deposi&#xE7;&#xE3;o da fibrina, a dilata&#xE7;&#xE3;o capilar e a migra&#xE7;&#xE3;o fagoc&#xED;tica da resposta inflamat&#xF3;ria aguda, bem como a prolifera&#xE7;&#xE3;o capilar, dep&#xF3;sito de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/colagenos/c\" target=\"_blank\">col&#xE1;geno</a> e forma&#xE7;&#xE3;o de cicatriz. A prednisolona previne ou suprime a resposta inflamat&#xF3;ria ao est&#xED;mulo provocado pelos agentes infecciosos nos tecidos oculares.</p> <h3>Farmacocin&#xE9;tica</h3> <p>O gatifloxacino em solu&#xE7;&#xE3;o oft&#xE1;lmica a 0,3% ou 0,5% foi administrado a um dos olhos de 6 indiv&#xED;duos sadios do sexo masculino em um esquema de doses escalonadas, iniciando com uma dose &#xFA;nica de 2 gotas, seguida de 2 gotas 4 vezes ao dia durante 7 dias, e, finalmente, 2 gotas 8 vezes ao dia durante 3 dias. Em todos os momentos de avalia&#xE7;&#xE3;o, os n&#xED;veis s&#xE9;ricos de gatifloxacino estiveram abaixo do limite inferior de quantifica&#xE7;&#xE3;o (5 ng/ml) em todos os indiv&#xED;duos.</p> <p>Os corticosteroides de modo geral, entre os quais est&#xE1; a prednisolona, s&#xE3;o rapidamente absorvidos tanto ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral, quanto injet&#xE1;vel ou t&#xF3;pica, incluindo a aplica&#xE7;&#xE3;o ocular, e se distribuem aos tecidos oculares, podendo ocorrer passagem de seus componentes para a corrente sang&#xFC;&#xED;nea. A maioria dos corticosteroides na circula&#xE7;&#xE3;o se liga intensamente &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas, principalmente &#xE0;s globulinas. Os corticosteroides s&#xE3;o metabolizados no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a> mas tamb&#xE9;m em outros tecidos. A prednisolona &#xE9; excretada pelos rins, sob a forma de metab&#xF3;litos livres ou conjugados.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Zypred?

Zypred® deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Manter o frasco na posição vertical.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, válido por 30 dias.

Características do medicamento

Zypred® é uma suspensão esbranquiçada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Zypred

Reg. ANVISA/MS - 1.0147.0175

Farm. Resp.:
Elizabeth Mesquita
CRF-SP nº 14.337

Fabricado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda&nbsp;
Guarulhos, São Paulo
Indústria Brasileira


Registrado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda
Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 105 Torre 3 - 18º andar
Cidade Monções
São Paulo
&nbsp;CEP 04571-900
CNPJ: 43.426.626/0001-77





© 2018 Allergan. Todos os direitos reservados.

Todas as marcas registradas são de propriedade de seus respectivos donos.

SAC:
0800-14-4077 - Discagem Direta Gratuita

Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita.

3mg/mL + 10mg/mL, caixa com 1 frasco gotejador com 3mL de suspensão de uso oftálmico

Princípio ativo
:
Gatifloxacino (0,3%) + Acetato De Prednisolona (1%)
Classe Terapêutica
:
Associações Oftalmológicas Corticosteróides com Antiinfecciosos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
Categoria
:
Antibióticos
Especialidade
:
Oftalmologia

Bula do medicamento

Zypred, para o que é indicado e para o que serve?

Zypred® é indicado para o tratamento de infecções oculares. Zypred® também é indicado para a prevenção e tratamento das infecções e inflamações oculares em pacientes submetidos a cirurgias oculares.

Como o&nbsp;Zypred funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Zypred<sup>&#xAE;</sup> &#xE9; um <a href=\"https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-olhos/lubrificante-ocular/c\" target=\"_blank\">col&#xED;rio</a> que cont&#xE9;m uma associa&#xE7;&#xE3;o de um <a href=\"https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c\" target=\"_blank\">antibi&#xF3;tico</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/gatifloxacino/bula\" target=\"_blank\">gatifloxacino</a>), com um antiinflamat&#xF3;rio (prednisolona). O produto age contra infec&#xE7;&#xF5;es causadas por v&#xE1;rios tipos de bact&#xE9;rias e tamb&#xE9;m combate a inflama&#xE7;&#xE3;o nos olhos. Sua a&#xE7;&#xE3;o se inicia ap&#xF3;s sua aplica&#xE7;&#xE3;o.</p> "}

Quais as contraindicações do Zypred?

Zypred® é contraindicado para pessoas que apresentam alergia a qualquer dos componentes da sua fórmula ou a outros antinfecciosos da mesma categoria do gatifloxacino, e, em pessoas com infecções oculares purulentas agudas, infecções virais e infecções fúngicas.

Como usar o Zypred?

Você deve usar este medicamento exclusivamente nos olhos.

A suspensão já vem pronta para uso. Agite o frasco antes de usar. Não encoste a ponta do frasco nos olhos, nos dedos e nem em outra superfície qualquer, para evitar a contaminação do frasco e do&nbsp;colírio. A utilização do mesmo frasco por mais de uma pessoa pode espalhar a infecção.

Antes de utilizar o medicamento, confira o nome no rótulo, para não haver enganos. Não utilize Zypred® caso haja sinais de violação e/ou danificações no lacre do frasco.

Você deve aplicar o número de gotas da dose recomendada pelo seu médico em um ou ambos os olhos. A dose usual para o tratamento das infecções oculares é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia por até 7 dias ou a critério médico. A dose usual para a prevenção e tratamento de infecção e inflamação no uso pós-cirúrgico é de 1 gota aplicada no(s) olho(s) afetado(s), quatro vezes ao dia por até 15 dias ou a critério médico. Entretanto, devido a diferenças de infecções, o tempo de tratamento deverá ser estabelecido pelo seu médico.

Instile a dose recomendada dentro do olho, no saco conjuntival, evitando tocar a ponta do frasco nos tecidos oculares.

Feche bem o frasco depois de usar. Manter o frasco na posição vertical.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Zypred?

{"tag":"hr","value":" <p>Voc&#xEA; deve retornar a utiliza&#xE7;&#xE3;o do medicamento assim que se lembrar seguindo normalmente os intervalos de hor&#xE1;rios entre as aplica&#xE7;&#xF5;es at&#xE9; o final do dia. No dia seguinte, retornar aos hor&#xE1;rios regulares.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou do cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Zypred?

Evite o contato do conta-gotas do frasco com qualquer superfície para evitar contaminação. Não permita que a ponta do frasco entre em contato direto com os olhos.

Zypred® é um medicamento de uso exclusivamente tópico ocular.

O uso prolongado de corticosteroides tópicos pode provocar o aumento da pressão intraocular em certos pacientes, resultando em glaucoma. O uso de corticosteroide não deve ultrapassar 10 dias, exceto sob a supervisão médica, é aconselhável a monitorização frequente da pressão intraocular.

Como tem sido relatado o aparecimento de infecções fúngicas e formação de catarata subcapsular com o uso prolongado de esteroides tópicos. Os pacientes com história de ceratite por herpes simplex devem ser tratados com precaução. Nas doenças que causam afinamento de córnea podem ocorrer perfurações com o uso de esteroides tópicos.

A possibilidade de supressão adrenal deve ser considerada com uso prolongado de esteroides tópicos em altas doses, particularmente em lactentes e crianças.

Foram notificados casos muito raros de Síndrome de Steven-Johnson relatados em associação com o uso de gatifloxacino tópica. Se ocorrer uma reação alérgica, interromper a uso do medicamento e contatar o seu médico. Reações de hipersensibilidade aguda graves podem necessitar de tratamento de emergência imediata.

Distúrbios visuais podem ocorrer sob uso de corticosteroides. Se apresentar sintomas como visão borrada ou outros distúrbios visuais, a avaliação de possíveis causas deve ser realizada pelo seu médico.

Ao primeiro sinal de erupção cutânea ou de reações alérgicas, interrompa o tratamento imediatamente e contate o seu médico.

Uso durante a Gravidez e Lactação

Na ocorrência de gravidez ou se estiver amamentando, consulte o médico antes de fazer uso de medicamentos.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em crianças

A segurança e eficácia de Zypred® não foram estabelecidas em crianças.

Uso em idosos

Não foram observadas diferenças de eficácia e segurança entre pacientes idosos e de outras faixas etárias, de modo que não há recomendações especiais quanto ao uso em idosos.

Efeitos sobre a habilidade de dirigir e operar máquinas

Zypred® pode causar borramento transitório da visão, que pode alterar a habilidade de dirigir ou operar máquinas. O paciente deve aguardar até que sua visão normalize antes de dirigir ou operar máquinas.

Pacientes que utilizam lentes de contato

Zypred® não deve ser aplicado durante o uso de lentes de contato gelatinosas ou hidrofílicas, pois o cloreto de benzalcônio presente na fórmula pode ser absorvido pelas lentes, descolorindo-as. Deve-se retirar as lentes antes da aplicação do colírio e aguardar pelo menos quinze minutos para recolocá-las após a administração de Zypred®.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Zypred?

Como acontece com qualquer medicamento, podem ocorrer reações indesejáveis com a aplicação de Zypred® suspensão oftálmica.

As reações adversas oculares relatadas mais comumente com Zypred® por ordem de frequência foram:

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Ardor, irritação ocular, prurido (coceira) e dor ocular.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento):

Embaçamento/ visão turva, cefaleia (dor de cabeça), desconforto ocular, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, olho seco, irritação conjuntival.

Reações adversas adicionais que foram relatados na experiência clínica com o componente gatifloxacino são:

Conjuntivite papilar (conjuntivite não infecciosa), edema da pálpebra (inchaço na pálpebra), ceratite puntacta (inflamação da córnea), disgeusia (alteração do paladar), diminuição da acuidade visual.

Outras reações relatadas que ocorreram em aproximadamente 1 a 4% da população dos estudos foram:

Quemose (edema na conjuntiva),&nbsp;hemorragia conjuntival, olho seco, secreção ocular, irritação ocular, dor ocular, edema palpebral, vermelhidão ocular, diminuição da acuidade visual e alterações do paladar.

Outras reações foram observadas após a comercialização no uso individual das substâncias:

Gatifloxacino

Blefarite (inflamação das pálpebras), hiperemia conjuntival (vermelhidão conjuntival), inchaço do olho (incluindo edema da córnea e conjuntiva), náusea (enjoo), hipersensibilidade, reações anafiláticas, angioedema (inchaço), dispneia (falta de ar), prurido generalizado (coceira), erupção cutânea e urticária.

Prednisolona

Ardor intenso, prurido intenso (coceira), inchaço ou vermelhidão das pálpebras, urticária (coceira), catarata subcapsular, perfuração ocular (córnea ou escleral), aumento da pressão intra ocular, midríase (dilatação da pupila), infecção ocular ( bacteriana, fúngica ou viral).

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Neste caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Zypred?

Cada mL (22 gotas) contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:233px\"> <p style=\"text-align:center\">Gatifloxacino (0,12 mg/ gota)</p> </td> <td style=\"width:223px\"> <p style=\"text-align:center\">3 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:233px\"> <p style=\"text-align:center\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/acetato-de-prednisolona/bula\" target=\"_blank\">Acetato de prednisolona</a>&amp;nbsp;(0,41 mg/ gota)</p> </td> <td style=\"width:223px\"> <p style=\"text-align:center\">10 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:233px\"> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo q.s.p.</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:223px\">1 mL</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Veículo: cloreto de benzalcônio como conservante, ácido clorídrico, fosfato de sódio dibásico diidratato, fostato de potássio monobásico, edetato dissódico, hipromelose, ácido clorídrico e hidróxico de sódio para ajuste de pH e água purificada.

Apresentação do&nbsp;Zypred

{"tag":"hr","value":" <h3>Suspens&#xE3;o Oft&#xE1;lmica Est&#xE9;ril</h3> <p>Frasco pl&#xE1;stico conta-gotas contendo 3 ml ou 6 ml de suspens&#xE3;o oft&#xE1;lmica est&#xE9;ril de gatifloxacino (3 mg/mL) e acetato de prednisolona (10 mg/mL).</p> <p><strong>Via de administra&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica ocular.</strong></p> <p><strong>Uso adulto.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Zypred maior do que a recomendada?

É pouco provável a ocorrência de superdose com o produto, já que um frasco de 6 ml de Zypred® colírio contém uma quantidade de gatifloxacino e de prednisolona significativamente menor que a dose diária indicada, respectivamente, para o gatifloxacino e prednisolona administrados por via oral.

Em geral, superdoses não provocam problemas agudos. Se for ingerido acidentalmente ou intencionalmente, beber bastante líquido para diluir e/ou procure orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Zypred com outros remédios?

Não foram realizados estudos específicos de interações medicamentosas com Zypred® suspensão oftálmica.

Alguns medicamentos específicos (inibidores de CYP3A4) podem aumentar o risco de efeitos adversos relacionados ao uso de Zypred®.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Zypred (Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%))?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Foi realizado um estudo aberto, comparativo, prospectivo, longitudinal, para avaliar a efic&#xE1;cia e seguran&#xE7;a da combina&#xE7;&#xE3;o fixa de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%), em compara&#xE7;&#xE3;o com a aplica&#xE7;&#xE3;o da combina&#xE7;&#xE3;o de duas solu&#xE7;&#xF5;es oft&#xE1;lmicas apresentadas em separado, contendo ciprofloxacino a 0,3% e prednisolona a 0,5%, em pacientes diab&#xE9;ticos aparentemente est&#xE1;veis, submetidos a vitrectomia. Ao terminar o estudo, o uso da combina&#xE7;&#xE3;o fixa de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) (Grupo A) permitiu uma redu&#xE7;&#xE3;o do crescimento de bact&#xE9;rias em 27,3% em compara&#xE7;&#xE3;o com 22,7% permitido pelo uso do ciprofloxacino + prednisolona (Grupo B).<sup>1</sup></p> <h3>Os resultados mostraram os seguintes graus de inflama&#xE7;&#xE3;o:</h3> <ul> <li>No grupo A, na avalia&#xE7;&#xE3;o inicial, a inflama&#xE7;&#xE3;o em 28% dos pacientes estava ausente, em 66% era leve e em 6% moderada; ao final do estudo, na semana 4, nenhum caso apresentava inflama&#xE7;&#xE3;o.</li> <li>No grupo B, na avalia&#xE7;&#xE3;o inicial, a inflama&#xE7;&#xE3;o em 45% estava ausente, em 50% era leve e em 5% moderada; ao final do estudo, na semana 4, 5% continuava com inflama&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <p>Os resultados obtidos neste estudo comprovam que a combina&#xE7;&#xE3;o fixa do Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) &#xE9; mais eficaz do que a combina&#xE7;&#xE3;o do ciprofloxacino + prednisolona para controlar a inflama&#xE7;&#xE3;o e para evitar a presen&#xE7;a de infec&#xE7;&#xE3;o no p&#xF3;s-operat&#xF3;rio de pacientes diab&#xE9;ticos submetidos a vitrectomia.</p> <p>Em outro estudo, duplo-mascarado, randomizado, de grupos paralelos, a associa&#xE7;&#xE3;o de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) suspens&#xE3;o oft&#xE1;lmica foi comparada com a administra&#xE7;&#xE3;o isolada de Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) na preven&#xE7;&#xE3;o de infec&#xE7;&#xE3;o e inflama&#xE7;&#xE3;o ocular p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica. Ap&#xF3;s o per&#xED;odo de tratamento, 15&#xB1;2 dias, n&#xE3;o foi encontrada diferen&#xE7;a estatisticamente significante entre os grupos na avalia&#xE7;&#xE3;o da vari&#xE1;vel de efic&#xE1;cia principal [percentual de olhos com escore zero de infec&#xE7;&#xE3;o/inflama&#xE7;&#xE3;o ocular p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica] e secund&#xE1;ria [verifica&#xE7;&#xE3;o da corre&#xE7;&#xE3;o da acuidade visual]. &#xC9; poss&#xED;vel afirmar que o objetivo principal deste estudo foi alcan&#xE7;ado quando se observou que ambos os grupos foram capazes de prevenir em 100% a ocorr&#xEA;ncia de inflama&#xE7;&#xE3;o e infec&#xE7;&#xE3;o p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica. <sup>2</sup> Os estudos de avalia&#xE7;&#xE3;o do potencial mutag&#xEA;nico da prednisolona foram negativos.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias:&amp;nbsp;</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Hern&#xE1;ndez-L&#xF3;pez A, Verdiguel-sotelo K. Eficacia y seguridad de la combinaci&#xF3;n fija de gatifloxacino al 0,3% + acetato de prednisolona al 1,0% versus la aplicaci&#xF3;n en combo de ciprofloxacino al 0,3% y prednisolona al 0,5% en pacientes con retinopatia diab&#xE9;tica sometidos a vitrectom&#xED;a. Data on file Allergan S.A. de C. V. [Mexico] 2009.<br> 2. Mattos Jr. RB, Muccioli C., Campos M., Malta JBNS., J&#xFA;nior J B B, Gerade RA, L&#xED;bera RD, Siqueira AC P, Salame AL A. Estudo duplo mascarado, randomizado, de grupos paralelos, para avalia&#xE7;&#xE3;o de n&#xE3;o inferioridade da associa&#xE7;&#xE3;o de Gatifloxacino 0,3% com Acetato de Prednisolona 1,0% col&#xED;rio comparada com a administra&#xE7;&#xE3;o isolada de Gatifloxacino 0,3% e Acetato de Prednisolona 1,0% na preven&#xE7;&#xE3;o de infec&#xE7;&#xE3;o e inflama&#xE7;&#xE3;o ocular p&#xF3;s-cir&#xFA;rgica. Relat&#xF3;rio de Estudo. Protocolo 9890X-001. Data Agosto 2009. Data on File Allergan Produtos Farmac&#xEA;uticos [Brasil].</br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p>Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) &#xE9; uma suspens&#xE3;o oft&#xE1;lmica isot&#xF4;nica, n&#xE3;o tamponada, est&#xE9;ril, opaca e de colora&#xE7;&#xE3;o esbranqui&#xE7;ada. Um dos componentes da associa&#xE7;&#xE3;o &#xE9; o gatifloxacino, que corresponde &#xE0; 8-metoxi fluoroquinolona, um antiinfeccioso para uso t&#xF3;pico ocular de amplo espectro de atividade antiinfecciosa. O gatifloxacino &#xE9; uma 8-metoxi fluoroquinolona com um substituinte 3-metilpiperazina em C7. A atividade antibacteriana do gatifloxacino resulta da inibi&#xE7;&#xE3;o da DNA girase e topoisomerase IV. A DNA girase &#xE9; uma enzima essencial que &#xE9; envolvida na replica&#xE7;&#xE3;o, transcri&#xE7;&#xE3;o e repara&#xE7;&#xE3;o do DNA bacteriano. A topoisomerase IV &#xE9; uma enzima conhecida por desempenhar um papel importante na divis&#xE3;o do DNA cromoss&#xF4;mico durante a divis&#xE3;o da c&#xE9;lula bacteriana.</p> <p>O mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o das fluoroquinolonas, incluindo o gatifloxacino, &#xE9; diferente do mecanismo de outros <a href=\"https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c\" target=\"_blank\">antibi&#xF3;ticos</a> como os aminoglicos&#xED;deos, macrol&#xED;deos e tetraciclinas. Portanto, o gatifloxacino pode ser ativo contra agentes patog&#xEA;nicos que s&#xE3;o resistentes a esses antibi&#xF3;ticos e esses antibi&#xF3;ticos podem ser ativos contra agentes patog&#xEA;nicos que s&#xE3;o resistentes ao gatifloxacino.</p> <p>Foi demonstrado que o gatifloxacino &#xE9; ativo contra a maior parte das cepas dos seguintes microorganismos tanto <em>in vitro</em> quanto clinicamente em infec&#xE7;&#xF5;es conjuntivais.</p> <h3>Gram-positivos aer&#xF3;bios:</h3> <p><em>Corybacterium propinquum*, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus mitis*, Streptococcus pneumoniae</em>.</p> <h3>Gram-negativos aer&#xF3;bios:</h3> <p><em>Haemophilus influenzae. </em></p> <p>(*) A efic&#xE1;cia para estes microorganismos foi estudada em menos de 10 infec&#xE7;&#xF5;es.</p> <p>A seguran&#xE7;a e a efic&#xE1;cia do gatifloxacino no tratamento de infec&#xE7;&#xF5;es oculares devidas aos seguintes microorganismos n&#xE3;o foram estabelecidas em estudos cl&#xED;nicos adequados e bem controlados. O gatifloxacino se mostrou ativo<em> in vitro</em> contra a maioria das cepas desses microorganismos, mas o significado cl&#xED;nico em infec&#xE7;&#xF5;es oculares &#xE9; desconhecido.</p> <p>Os seguintes microorganismos s&#xE3;o considerados sens&#xED;veis quando avaliados utilizando par&#xE2;metros sist&#xEA;micos. Entretanto, n&#xE3;o foi estabelecida uma correla&#xE7;&#xE3;o entre os par&#xE2;metros sist&#xEA;micos<em> in vitro</em> e a efic&#xE1;cia em infec&#xE7;&#xF5;es oculares. A seguinte rela&#xE7;&#xE3;o de microorganismos &#xE9; fornecida apenas como guia para avaliar o potencial tratamento de infec&#xE7;&#xF5;es conjuntivais.</p> <h3>O gatifloxacino apresenta concentra&#xE7;&#xF5;es inibit&#xF3;rias m&#xED;nimas (CIMs) <em>in vitro</em> de 2&#xB5;g/ml ou menos (par&#xE2;metro sens&#xED;vel sist&#xEA;mico) contra a maioria (&#x2265; 90%) das cepas dos seguintes agentes patog&#xEA;nicos oculares:</h3> <h4>Gram-positivos aer&#xF3;bios:</h4> <p><em>Listeria monocytogenes, Staphylococcus saprophyticus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus pyogenes, Streptococcus viridans</em> (grupo), Streptococcus Grupos C, F, G.</p> <h4>Gram-negativos aer&#xF3;bios:</h4> <p><em>Acinetobacter lwoffii, Enterobacter aerogenes, Enterobacter cloacae, Escherichia coli, Citrobacter freundii, Citrobacter koseri, Haemophilus parainfluenzae, Klebsiella oxytoca, Klebsiella pneumoniae, Moraxella catarrhalis, Morganella morganii, Neisseria gonorrhoeae , Neisseria meningitides, Proteus mirabilis, Proteus vulgaris, Serratia marcescens, Vibrio cholerae, Yersinia enterocolitica.</em></p> <h4>Microorganismos anaer&#xF3;bios:</h4> <p><em>Bacteroides fragilis, Clostridium perfringens</em>.</p> <h4>Outros microorganismos:</h4> <p><em>Chlamydia pneumoniae, Legionella pneumophila, Mycobacterium marinum, Mycobacterium fortuitum, Mycoplasma pneumoniae. </em></p> <p>O outro componente da f&#xF3;rmula do produto Gatifloxacino (0,3%) + Acetato de Prednisolona (1%) &#xE9; o acetato de prednisolona, ou 21-acetato de&amp;nbsp;11&#x3B2;, 17, 21-triidroxipregna-1,4 dieno- 3,20 diona, subst&#xE2;ncia que suprime a resposta inflamat&#xF3;ria em rela&#xE7;&#xE3;o a uma variedade de agentes que retardam o processo de cicatriza&#xE7;&#xE3;o. A prednisolona &#xE9; um glicocorticoide sint&#xE9;tico, que apresenta 3 a 5 vezes a pot&#xEA;ncia antiinflamat&#xF3;ria da <a href=\"https://consultaremedios.com.br/hidrocortisona/bula\" target=\"_blank\">hidrocortisona</a>. Os glicocorticoides inibem o edema, a deposi&#xE7;&#xE3;o da fibrina, a dilata&#xE7;&#xE3;o capilar e a migra&#xE7;&#xE3;o fagoc&#xED;tica da resposta inflamat&#xF3;ria aguda, bem como a prolifera&#xE7;&#xE3;o capilar, dep&#xF3;sito de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/colagenos/c\" target=\"_blank\">col&#xE1;geno</a> e forma&#xE7;&#xE3;o de cicatriz. A prednisolona previne ou suprime a resposta inflamat&#xF3;ria ao est&#xED;mulo provocado pelos agentes infecciosos nos tecidos oculares.</p> <h3>Farmacocin&#xE9;tica</h3> <p>O gatifloxacino em solu&#xE7;&#xE3;o oft&#xE1;lmica a 0,3% ou 0,5% foi administrado a um dos olhos de 6 indiv&#xED;duos sadios do sexo masculino em um esquema de doses escalonadas, iniciando com uma dose &#xFA;nica de 2 gotas, seguida de 2 gotas 4 vezes ao dia durante 7 dias, e, finalmente, 2 gotas 8 vezes ao dia durante 3 dias. Em todos os momentos de avalia&#xE7;&#xE3;o, os n&#xED;veis s&#xE9;ricos de gatifloxacino estiveram abaixo do limite inferior de quantifica&#xE7;&#xE3;o (5 ng/ml) em todos os indiv&#xED;duos.</p> <p>Os corticosteroides de modo geral, entre os quais est&#xE1; a prednisolona, s&#xE3;o rapidamente absorvidos tanto ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral, quanto injet&#xE1;vel ou t&#xF3;pica, incluindo a aplica&#xE7;&#xE3;o ocular, e se distribuem aos tecidos oculares, podendo ocorrer passagem de seus componentes para a corrente sang&#xFC;&#xED;nea. A maioria dos corticosteroides na circula&#xE7;&#xE3;o se liga intensamente &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas, principalmente &#xE0;s globulinas. Os corticosteroides s&#xE3;o metabolizados no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a> mas tamb&#xE9;m em outros tecidos. A prednisolona &#xE9; excretada pelos rins, sob a forma de metab&#xF3;litos livres ou conjugados.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Zypred?

Zypred® deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Manter o frasco na posição vertical.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, válido por 30 dias.

Características do medicamento

Zypred® é uma suspensão esbranquiçada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Zypred

Reg. ANVISA/MS - 1.0147.0175

Farm. Resp.:
Elizabeth Mesquita
CRF-SP nº 14.337

Fabricado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda&nbsp;
Guarulhos, São Paulo
Indústria Brasileira


Registrado por:
Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda
Av. Eng. Luís Carlos Berrini, 105 Torre 3 - 18º andar
Cidade Monções
São Paulo
&nbsp;CEP 04571-900
CNPJ: 43.426.626/0001-77





© 2018 Allergan. Todos os direitos reservados.

Todas as marcas registradas são de propriedade de seus respectivos donos.

SAC:
0800-14-4077 - Discagem Direta Gratuita

Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita.

Fabricante: Allergan

© 2021 Medicamento Lab.