Ativus Tecnid

30mg/mL, caixa com 1 frasco de 30mL com pó para suspensão de uso oral + 1 dosador

Princípio ativo
:
Secnidazol
Classe Terapêutica
:
Tricomonicidas Sistêmicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Antiparasitários
Especialidade
:
Infectologia e Clínica Médica

Bula do medicamento

Tecnid, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado ao tratamento de:

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/tudo-sobre-giardiase-o-que-e-sintomas-tratamento-prevencao-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">Giard&#xED;ase</a> (doen&#xE7;a causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Giardia lamblia</em>);</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amebiase-sintomas-tratamento-prevencao-remedio-e-cura/" rel="noopener" target="_blank">Ameb&#xED;ase</a> intestinal sob todas as formas (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no intestino);</li> <li>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/tricomoniase/c" target="_blank">Tricomon&#xED;ase</a> (<a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/c" target="_blank">doen&#xE7;a sexualmente transmiss&#xED;vel</a>, causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Trichomonas vaginalis</em>).</li>

Como o Tecnid funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>O <a href=\"https://consultaremedios.com.br/secnidazol/bula\" target=\"_blank\">secnidazol</a>, princ&#xED;pio ativo do Tecnid, &#xE9; um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giard&#xED;ase, ameb&#xED;ase intestinal sob todas as formas, ameb&#xED;ase no f&#xED;gado e tricomon&#xED;ase.</p> "}

Quais as contraindicações do Tecnid?

Tecnid não deve ser utilizado nos seguintes casos:

  • <li>Alergia aos derivados imidaz&#xF3;licos ou a qualquer componente do produto;</li> <li>Suspeita de gravidez;</li> <li>Nos tr&#xEA;s primeiros meses de gravidez;</li> <li>Durante a amamenta&#xE7;&#xE3;o.</li>

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (1° trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Tecnid?

Tecnid deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Posologia do Tecnid

{"tag":"hr","value":" <table border=\"1\" cellpadding=\"0\" cellspacing=\"0\" dir=\"ltr\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p><strong>Indica&#xE7;&#xF5;es</strong></p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\"><strong>Adultos</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Tricomon&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">Dose &#xFA;nica de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose &#xE9; recomendada para o c&#xF4;njuge.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase intestinal e giard&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg), em dose &#xFA;nica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias</td> </tr> </tbody> </table> <p>N&#xE3;o h&#xE1; estudos dos efeitos de Tecnid administrado por vias n&#xE3;o recomendadas.</p> <p>Portanto, por seguran&#xE7;a e para garantir a efic&#xE1;cia deste medicamento, a administra&#xE7;&#xE3;o deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo m&#xE9;dico.</p> <p><strong>Siga a orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico, respeitando sempre os hor&#xE1;rios, as doses e a dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento. </strong></p> <p><strong>N&#xE3;o interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu m&#xE9;dico.</strong></p> <h2>O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tecnid?</h2> <hr> <p>Caso esque&#xE7;a de administrar uma dose, administre-a assim que poss&#xED;vel. No entanto, se estiver pr&#xF3;ximo do hor&#xE1;rio da dose seguinte, espere por este hor&#xE1;rio, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> </hr>"}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tecnid?

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais. Para evitá-las deve-se:

  • <li>Lavar as m&#xE3;os antes de comer e ap&#xF3;s defecar;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia alimentos cozidos;</li> <li>Beber &#xE1;gua filtrada ou esfriada ap&#xF3;s fervura;</li> <li>Manter as unhas cortadas;</li> <li>Conservar os alimentos longe de insetos;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia verduras frescas e lavadas em &#xE1;gua corrente;</li> <li>Evitar andar descal&#xE7;o e n&#xE3;o pisar nem nadar em &#xE1;guas paradas.</li>

Observando estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam a sua família.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e até, 4 dias após o seu término.&nbsp;

Gravidez e amamentação:

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento com Tecnid. Informe ao seu médico se estiver amamentado. Tecnid não deve ser utilizado em caso de suspeita de gravidez, nos três primeiros meses desta e durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (2°&nbsp;e 3°&nbsp;trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos:

Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento em pacientes idosos.

Outros grupos:

Recomenda-se evitar a administração de Tecnid aos pacientes com antecedentes de discrasia sanguínea (alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e distúrbios neurológicos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tecnid?

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>

Reações de hipersensibilidade:

Febre, eritema (vermelhidão), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica) e reação anafilática (alérgica).&nbsp;

Podem ocorrer raramente reações desagradáveis como:

Distúrbios digestivos:

Náuseas, gastralgia (dor no estômago), alteração do paladar (gosto metálico), glossites (inflamação da língua) e estomatites (inflamação da mucosa da boca), erupções na pele (lesão da pele com vermelhidão e saliência), leucopenia moderada (diminuição do número de glóbulos brancos no sangue), reversível com a suspensão do tratamento.

Mais raramente:

Fenômenos neurológicos como vertigens (tontura), fenômenos de incoordenação (ataxia- irregularidade de coordenação dos movimentos), parestesias (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente), polineurites sensitivo-motoras (inflamação de um nervo periférico ou craniano).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.&nbsp;

Qual a composição do Tecnid?

Apresentações:

Comprimidos revestidos:

Caixa com 2 comprimidos.

Uso oral.

Uso adulto.

Composição:

Cada comprimido revestido contém:

1000 mg de&nbsp;secnidazol.

Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, amidoglicolato de sódio, copovidona, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio, água de osmose reversa.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tecnid maior do que a recomendada?

Neste caso, será realizada lavagem gástrica o mais precocemente possível e tratamento sintomático de acordo com o necessário.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tecnid com outros remédios?

Associações desaconselháveis:

Dissulfiram:

Risco de surto delirante, estado confusional.

Álcool:

Evitar a ingestão de medicamentos contendo álcool durante o tratamento com secnidazol.

Associações que necessitam precaução de uso:

Anticoagulantes orais (descrito com a varfarina):

Aumento do efeito anticoagulante (que impede a coagulação do sangue) e do risco de sangramento por diminuição do metabolismo do fígado.

Recomenda-se controles frequentes da taxa de protrombina (substância presente no sangue que participa da coagulação) e o médico deve adaptar a dose dos anticoagulantes orais durante o tratamento com secnidazol e até 8 dias após o seu término.

Interações com&nbsp;substância química, com destaque para o álcool:

Associações desaconselháveis:
Álcool:

Calor, vermelhidão, vômito, taquicardia.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e, por até 4 dias após o seu término.

Interação com exame laboratorial:

Discrasias sanguíneas, caracterizadas por anormalidades no sangue podem ser identificas com o uso de secnidazol.

Secnidazol pode acarretar a elevação de ureias nitrogenadas (produto do metabolismo das proteínas).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tecnid (Secnidazol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>A efic&#xE1;cia de Secnidazol&amp;nbsp;pode ser confirmada na revis&#xE3;o bibliogr&#xE1;fica que Gillis e Wiseman publicaram, mostrando que os &#xED;ndices de cura cl&#xED;nica e laboratorial de pacientes com ameb&#xED;ase e giard&#xED;ase, com dose &#xFA;nica de Secnidazol, se apresentou entre 80% e 100%. Os pacientes portadores de ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica responderam muito bem ao tratamento com Secnidazol por 5 a 7 dias. Pacientes com Trichomon&#xED;ase urogenital, ap&#xF3;s tratamento com dose &#xFA;nica de Secnidazol, erradicaram-na.</p> <p>Di Prisco <em>et al</em>. em seu estudo com 70 crian&#xE7;as entre 2 e 11 anos de idade, portadoras de giard&#xED;ase, mostrou que a cura cl&#xED;nica com dose &#xFA;nica de Secnidazol foi de 95% com uma importante diminui&#xE7;&#xE3;o de sintomas gastrintestinais e a cura laboratorial foi de 98%, com as observa&#xE7;&#xF5;es de que uma &#xFA;nica dose de Secnidazol se mostrou segura, eficaz e bem tolerada.</p> <p>Simoes M. <em>et al.</em> comprovou a efic&#xE1;cia de Secnidazol em 53 crian&#xE7;as com quadro assintom&#xE1;tico de giard&#xED;ase e/ou ameb&#xED;ase. A efic&#xE1;cia de Secnidazol contra a giard&#xED;ase foi de 100% e 95,45% contra ameb&#xED;ase. Outro artigo que comprova a efic&#xE1;cia &#xE9; o de Navarro P. <em>et Al.</em> (3) em seu estudo de vigil&#xE2;ncia cl&#xED;nica e epidemiol&#xF3;gica, envolvendo 46 pacientes portadores de giard&#xED;ase e ameb&#xED;ase que foram tratados com Secnidazol, consequentemente todos se apresentaram tratados eficazmente.</p> <p>Videau D. <em>et al.</em> em seu estudo envolvendo 140 pacientes portadoras de tricomon&#xED;ase urogenital e tratadas com Secnidazol, comprovou que ap&#xF3;s tratamento com Secnidazol, 97% das pacientes se curaram e a droga foi muito bem tolerada.</p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>O Secnidazol, princ&#xED;pio ativo, &#xE9; um derivado sint&#xE9;tico da s&#xE9;rie dos nitro-imidaz&#xF3;is, dotado de atividade parasiticida.</p> <h3>Propriedades farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas s&#xE3;o alcan&#xE7;adas na 3&#xAA; hora ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o em dose &#xFA;nica de 2 g de Secnidazol, na forma de 4 comprimidos de 500 mg, ou de 2 comprimidos de 1000 mg. A meia vida plasm&#xE1;tica &#xE9; em torno de 25 horas. A elimina&#xE7;&#xE3;o, essencialmente urin&#xE1;ria, &#xE9; lenta (cerca de 50% da dose administrada &#xE9; excretada em 120 horas). O Secnidazol atravessa a barreira placent&#xE1;ria e &#xE9; excretado no leite materno.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Tecnid?

Tecnid deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características organolépticas:

Comprimido revestido elípticos de coloração branca levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Fontes consultadas

  • <li><em>Bula do Profissional do Medicamento Secnidal<sup>&#xAE;</sup>.</em></li>

Dizeres Legais do Tecnid

Registro M.S: 1.1861.0037.

Responsável Técnico:
Lucinéia Namur.
CRF: 31.274.

Registrado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Emílio Mallet, 317 -&nbsp;Sala 1005 -&nbsp;Tatuapé.
CEP: 03.320-000 -&nbsp;São Paulo-SP.
CNPJ: 64.088.172/0001-41.
Indústria Brasileira.




Fabricado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Fonte Mécia, 2.050 -&nbsp;Caixa Postal 489.
CEP: 13.273-900 • Valinhos-SP.
CNPJ: 64.088.172/0003-03.
Indústria Brasileira.




Venda sob prescrição médica.

1000mg, caixa com 2 comprimidos

Princípio ativo
:
Secnidazol
Classe Terapêutica
:
Tricomonicidas Sistêmicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Antiparasitários
Especialidade
:
Infectologia e Clínica Médica

Bula do medicamento

Tecnid, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado ao tratamento de:

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/tudo-sobre-giardiase-o-que-e-sintomas-tratamento-prevencao-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">Giard&#xED;ase</a> (doen&#xE7;a causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Giardia lamblia</em>);</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amebiase-sintomas-tratamento-prevencao-remedio-e-cura/" rel="noopener" target="_blank">Ameb&#xED;ase</a> intestinal sob todas as formas (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no intestino);</li> <li>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/tricomoniase/c" target="_blank">Tricomon&#xED;ase</a> (<a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/c" target="_blank">doen&#xE7;a sexualmente transmiss&#xED;vel</a>, causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Trichomonas vaginalis</em>).</li>

Como o Tecnid funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>O <a href=\"https://consultaremedios.com.br/secnidazol/bula\" target=\"_blank\">secnidazol</a>, princ&#xED;pio ativo do Tecnid, &#xE9; um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giard&#xED;ase, ameb&#xED;ase intestinal sob todas as formas, ameb&#xED;ase no f&#xED;gado e tricomon&#xED;ase.</p> "}

Quais as contraindicações do Tecnid?

Tecnid não deve ser utilizado nos seguintes casos:

  • <li>Alergia aos derivados imidaz&#xF3;licos ou a qualquer componente do produto;</li> <li>Suspeita de gravidez;</li> <li>Nos tr&#xEA;s primeiros meses de gravidez;</li> <li>Durante a amamenta&#xE7;&#xE3;o.</li>

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (1° trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Tecnid?

Tecnid deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Posologia do Tecnid

{"tag":"hr","value":" <table border=\"1\" cellpadding=\"0\" cellspacing=\"0\" dir=\"ltr\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p><strong>Indica&#xE7;&#xF5;es</strong></p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\"><strong>Adultos</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Tricomon&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">Dose &#xFA;nica de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose &#xE9; recomendada para o c&#xF4;njuge.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase intestinal e giard&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg), em dose &#xFA;nica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias</td> </tr> </tbody> </table> <p>N&#xE3;o h&#xE1; estudos dos efeitos de Tecnid administrado por vias n&#xE3;o recomendadas.</p> <p>Portanto, por seguran&#xE7;a e para garantir a efic&#xE1;cia deste medicamento, a administra&#xE7;&#xE3;o deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo m&#xE9;dico.</p> <p><strong>Siga a orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico, respeitando sempre os hor&#xE1;rios, as doses e a dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento. </strong></p> <p><strong>N&#xE3;o interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu m&#xE9;dico.</strong></p> <h2>O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tecnid?</h2> <hr> <p>Caso esque&#xE7;a de administrar uma dose, administre-a assim que poss&#xED;vel. No entanto, se estiver pr&#xF3;ximo do hor&#xE1;rio da dose seguinte, espere por este hor&#xE1;rio, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> </hr>"}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tecnid?

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais. Para evitá-las deve-se:

  • <li>Lavar as m&#xE3;os antes de comer e ap&#xF3;s defecar;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia alimentos cozidos;</li> <li>Beber &#xE1;gua filtrada ou esfriada ap&#xF3;s fervura;</li> <li>Manter as unhas cortadas;</li> <li>Conservar os alimentos longe de insetos;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia verduras frescas e lavadas em &#xE1;gua corrente;</li> <li>Evitar andar descal&#xE7;o e n&#xE3;o pisar nem nadar em &#xE1;guas paradas.</li>

Observando estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam a sua família.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e até, 4 dias após o seu término.&nbsp;

Gravidez e amamentação:

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento com Tecnid. Informe ao seu médico se estiver amamentado. Tecnid não deve ser utilizado em caso de suspeita de gravidez, nos três primeiros meses desta e durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (2°&nbsp;e 3°&nbsp;trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos:

Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento em pacientes idosos.

Outros grupos:

Recomenda-se evitar a administração de Tecnid aos pacientes com antecedentes de discrasia sanguínea (alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e distúrbios neurológicos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tecnid?

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>

Reações de hipersensibilidade:

Febre, eritema (vermelhidão), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica) e reação anafilática (alérgica).&nbsp;

Podem ocorrer raramente reações desagradáveis como:

Distúrbios digestivos:

Náuseas, gastralgia (dor no estômago), alteração do paladar (gosto metálico), glossites (inflamação da língua) e estomatites (inflamação da mucosa da boca), erupções na pele (lesão da pele com vermelhidão e saliência), leucopenia moderada (diminuição do número de glóbulos brancos no sangue), reversível com a suspensão do tratamento.

Mais raramente:

Fenômenos neurológicos como vertigens (tontura), fenômenos de incoordenação (ataxia- irregularidade de coordenação dos movimentos), parestesias (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente), polineurites sensitivo-motoras (inflamação de um nervo periférico ou craniano).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.&nbsp;

Qual a composição do Tecnid?

Apresentações:

Comprimidos revestidos:

Caixa com 2 comprimidos.

Uso oral.

Uso adulto.

Composição:

Cada comprimido revestido contém:

1000 mg de&nbsp;secnidazol.

Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, amidoglicolato de sódio, copovidona, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio, água de osmose reversa.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tecnid maior do que a recomendada?

Neste caso, será realizada lavagem gástrica o mais precocemente possível e tratamento sintomático de acordo com o necessário.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tecnid com outros remédios?

Associações desaconselháveis:

Dissulfiram:

Risco de surto delirante, estado confusional.

Álcool:

Evitar a ingestão de medicamentos contendo álcool durante o tratamento com secnidazol.

Associações que necessitam precaução de uso:

Anticoagulantes orais (descrito com a varfarina):

Aumento do efeito anticoagulante (que impede a coagulação do sangue) e do risco de sangramento por diminuição do metabolismo do fígado.

Recomenda-se controles frequentes da taxa de protrombina (substância presente no sangue que participa da coagulação) e o médico deve adaptar a dose dos anticoagulantes orais durante o tratamento com secnidazol e até 8 dias após o seu término.

Interações com&nbsp;substância química, com destaque para o álcool:

Associações desaconselháveis:
Álcool:

Calor, vermelhidão, vômito, taquicardia.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e, por até 4 dias após o seu término.

Interação com exame laboratorial:

Discrasias sanguíneas, caracterizadas por anormalidades no sangue podem ser identificas com o uso de secnidazol.

Secnidazol pode acarretar a elevação de ureias nitrogenadas (produto do metabolismo das proteínas).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tecnid (Secnidazol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>A efic&#xE1;cia de Secnidazol&amp;nbsp;pode ser confirmada na revis&#xE3;o bibliogr&#xE1;fica que Gillis e Wiseman publicaram, mostrando que os &#xED;ndices de cura cl&#xED;nica e laboratorial de pacientes com ameb&#xED;ase e giard&#xED;ase, com dose &#xFA;nica de Secnidazol, se apresentou entre 80% e 100%. Os pacientes portadores de ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica responderam muito bem ao tratamento com Secnidazol por 5 a 7 dias. Pacientes com Trichomon&#xED;ase urogenital, ap&#xF3;s tratamento com dose &#xFA;nica de Secnidazol, erradicaram-na.</p> <p>Di Prisco <em>et al</em>. em seu estudo com 70 crian&#xE7;as entre 2 e 11 anos de idade, portadoras de giard&#xED;ase, mostrou que a cura cl&#xED;nica com dose &#xFA;nica de Secnidazol foi de 95% com uma importante diminui&#xE7;&#xE3;o de sintomas gastrintestinais e a cura laboratorial foi de 98%, com as observa&#xE7;&#xF5;es de que uma &#xFA;nica dose de Secnidazol se mostrou segura, eficaz e bem tolerada.</p> <p>Simoes M. <em>et al.</em> comprovou a efic&#xE1;cia de Secnidazol em 53 crian&#xE7;as com quadro assintom&#xE1;tico de giard&#xED;ase e/ou ameb&#xED;ase. A efic&#xE1;cia de Secnidazol contra a giard&#xED;ase foi de 100% e 95,45% contra ameb&#xED;ase. Outro artigo que comprova a efic&#xE1;cia &#xE9; o de Navarro P. <em>et Al.</em> (3) em seu estudo de vigil&#xE2;ncia cl&#xED;nica e epidemiol&#xF3;gica, envolvendo 46 pacientes portadores de giard&#xED;ase e ameb&#xED;ase que foram tratados com Secnidazol, consequentemente todos se apresentaram tratados eficazmente.</p> <p>Videau D. <em>et al.</em> em seu estudo envolvendo 140 pacientes portadoras de tricomon&#xED;ase urogenital e tratadas com Secnidazol, comprovou que ap&#xF3;s tratamento com Secnidazol, 97% das pacientes se curaram e a droga foi muito bem tolerada.</p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>O Secnidazol, princ&#xED;pio ativo, &#xE9; um derivado sint&#xE9;tico da s&#xE9;rie dos nitro-imidaz&#xF3;is, dotado de atividade parasiticida.</p> <h3>Propriedades farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas s&#xE3;o alcan&#xE7;adas na 3&#xAA; hora ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o em dose &#xFA;nica de 2 g de Secnidazol, na forma de 4 comprimidos de 500 mg, ou de 2 comprimidos de 1000 mg. A meia vida plasm&#xE1;tica &#xE9; em torno de 25 horas. A elimina&#xE7;&#xE3;o, essencialmente urin&#xE1;ria, &#xE9; lenta (cerca de 50% da dose administrada &#xE9; excretada em 120 horas). O Secnidazol atravessa a barreira placent&#xE1;ria e &#xE9; excretado no leite materno.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Tecnid?

Tecnid deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características organolépticas:

Comprimido revestido elípticos de coloração branca levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Fontes consultadas

  • <li><em>Bula do Profissional do Medicamento Secnidal<sup>&#xAE;</sup>.</em></li>

Dizeres Legais do Tecnid

Registro M.S: 1.1861.0037.

Responsável Técnico:
Lucinéia Namur.
CRF: 31.274.

Registrado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Emílio Mallet, 317 -&nbsp;Sala 1005 -&nbsp;Tatuapé.
CEP: 03.320-000 -&nbsp;São Paulo-SP.
CNPJ: 64.088.172/0001-41.
Indústria Brasileira.




Fabricado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Fonte Mécia, 2.050 -&nbsp;Caixa Postal 489.
CEP: 13.273-900 • Valinhos-SP.
CNPJ: 64.088.172/0003-03.
Indústria Brasileira.




Venda sob prescrição médica.

30mg/mL, caixa com 1 frasco com pó para suspensão de uso oral + 1 dosador (capacidade de 15mL)

Princípio ativo
:
Secnidazol
Classe Terapêutica
:
Tricomonicidas Sistêmicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Antiparasitários
Especialidade
:
Infectologia e Clínica Médica

Bula do medicamento

Tecnid, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado ao tratamento de:

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/tudo-sobre-giardiase-o-que-e-sintomas-tratamento-prevencao-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">Giard&#xED;ase</a> (doen&#xE7;a causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Giardia lamblia</em>);</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amebiase-sintomas-tratamento-prevencao-remedio-e-cura/" rel="noopener" target="_blank">Ameb&#xED;ase</a> intestinal sob todas as formas (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no intestino);</li> <li>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/tricomoniase/c" target="_blank">Tricomon&#xED;ase</a> (<a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/c" target="_blank">doen&#xE7;a sexualmente transmiss&#xED;vel</a>, causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Trichomonas vaginalis</em>).</li>

Como o Tecnid funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>O <a href=\"https://consultaremedios.com.br/secnidazol/bula\" target=\"_blank\">secnidazol</a>, princ&#xED;pio ativo do Tecnid, &#xE9; um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giard&#xED;ase, ameb&#xED;ase intestinal sob todas as formas, ameb&#xED;ase no f&#xED;gado e tricomon&#xED;ase.</p> "}

Quais as contraindicações do Tecnid?

Tecnid não deve ser utilizado nos seguintes casos:

  • <li>Alergia aos derivados imidaz&#xF3;licos ou a qualquer componente do produto;</li> <li>Suspeita de gravidez;</li> <li>Nos tr&#xEA;s primeiros meses de gravidez;</li> <li>Durante a amamenta&#xE7;&#xE3;o.</li>

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (1° trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Tecnid?

Tecnid deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Posologia do Tecnid

{"tag":"hr","value":" <table border=\"1\" cellpadding=\"0\" cellspacing=\"0\" dir=\"ltr\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p><strong>Indica&#xE7;&#xF5;es</strong></p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\"><strong>Adultos</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Tricomon&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">Dose &#xFA;nica de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose &#xE9; recomendada para o c&#xF4;njuge.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase intestinal e giard&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg), em dose &#xFA;nica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias</td> </tr> </tbody> </table> <p>N&#xE3;o h&#xE1; estudos dos efeitos de Tecnid administrado por vias n&#xE3;o recomendadas.</p> <p>Portanto, por seguran&#xE7;a e para garantir a efic&#xE1;cia deste medicamento, a administra&#xE7;&#xE3;o deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo m&#xE9;dico.</p> <p><strong>Siga a orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico, respeitando sempre os hor&#xE1;rios, as doses e a dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento. </strong></p> <p><strong>N&#xE3;o interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu m&#xE9;dico.</strong></p> <h2>O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tecnid?</h2> <hr> <p>Caso esque&#xE7;a de administrar uma dose, administre-a assim que poss&#xED;vel. No entanto, se estiver pr&#xF3;ximo do hor&#xE1;rio da dose seguinte, espere por este hor&#xE1;rio, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> </hr>"}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tecnid?

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais. Para evitá-las deve-se:

  • <li>Lavar as m&#xE3;os antes de comer e ap&#xF3;s defecar;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia alimentos cozidos;</li> <li>Beber &#xE1;gua filtrada ou esfriada ap&#xF3;s fervura;</li> <li>Manter as unhas cortadas;</li> <li>Conservar os alimentos longe de insetos;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia verduras frescas e lavadas em &#xE1;gua corrente;</li> <li>Evitar andar descal&#xE7;o e n&#xE3;o pisar nem nadar em &#xE1;guas paradas.</li>

Observando estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam a sua família.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e até, 4 dias após o seu término.&nbsp;

Gravidez e amamentação:

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento com Tecnid. Informe ao seu médico se estiver amamentado. Tecnid não deve ser utilizado em caso de suspeita de gravidez, nos três primeiros meses desta e durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (2°&nbsp;e 3°&nbsp;trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos:

Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento em pacientes idosos.

Outros grupos:

Recomenda-se evitar a administração de Tecnid aos pacientes com antecedentes de discrasia sanguínea (alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e distúrbios neurológicos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tecnid?

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>

Reações de hipersensibilidade:

Febre, eritema (vermelhidão), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica) e reação anafilática (alérgica).&nbsp;

Podem ocorrer raramente reações desagradáveis como:

Distúrbios digestivos:

Náuseas, gastralgia (dor no estômago), alteração do paladar (gosto metálico), glossites (inflamação da língua) e estomatites (inflamação da mucosa da boca), erupções na pele (lesão da pele com vermelhidão e saliência), leucopenia moderada (diminuição do número de glóbulos brancos no sangue), reversível com a suspensão do tratamento.

Mais raramente:

Fenômenos neurológicos como vertigens (tontura), fenômenos de incoordenação (ataxia- irregularidade de coordenação dos movimentos), parestesias (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente), polineurites sensitivo-motoras (inflamação de um nervo periférico ou craniano).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.&nbsp;

Qual a composição do Tecnid?

Apresentações:

Comprimidos revestidos:

Caixa com 2 comprimidos.

Uso oral.

Uso adulto.

Composição:

Cada comprimido revestido contém:

1000 mg de&nbsp;secnidazol.

Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, amidoglicolato de sódio, copovidona, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio, água de osmose reversa.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tecnid maior do que a recomendada?

Neste caso, será realizada lavagem gástrica o mais precocemente possível e tratamento sintomático de acordo com o necessário.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tecnid com outros remédios?

Associações desaconselháveis:

Dissulfiram:

Risco de surto delirante, estado confusional.

Álcool:

Evitar a ingestão de medicamentos contendo álcool durante o tratamento com secnidazol.

Associações que necessitam precaução de uso:

Anticoagulantes orais (descrito com a varfarina):

Aumento do efeito anticoagulante (que impede a coagulação do sangue) e do risco de sangramento por diminuição do metabolismo do fígado.

Recomenda-se controles frequentes da taxa de protrombina (substância presente no sangue que participa da coagulação) e o médico deve adaptar a dose dos anticoagulantes orais durante o tratamento com secnidazol e até 8 dias após o seu término.

Interações com&nbsp;substância química, com destaque para o álcool:

Associações desaconselháveis:
Álcool:

Calor, vermelhidão, vômito, taquicardia.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e, por até 4 dias após o seu término.

Interação com exame laboratorial:

Discrasias sanguíneas, caracterizadas por anormalidades no sangue podem ser identificas com o uso de secnidazol.

Secnidazol pode acarretar a elevação de ureias nitrogenadas (produto do metabolismo das proteínas).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tecnid (Secnidazol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>A efic&#xE1;cia de Secnidazol&amp;nbsp;pode ser confirmada na revis&#xE3;o bibliogr&#xE1;fica que Gillis e Wiseman publicaram, mostrando que os &#xED;ndices de cura cl&#xED;nica e laboratorial de pacientes com ameb&#xED;ase e giard&#xED;ase, com dose &#xFA;nica de Secnidazol, se apresentou entre 80% e 100%. Os pacientes portadores de ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica responderam muito bem ao tratamento com Secnidazol por 5 a 7 dias. Pacientes com Trichomon&#xED;ase urogenital, ap&#xF3;s tratamento com dose &#xFA;nica de Secnidazol, erradicaram-na.</p> <p>Di Prisco <em>et al</em>. em seu estudo com 70 crian&#xE7;as entre 2 e 11 anos de idade, portadoras de giard&#xED;ase, mostrou que a cura cl&#xED;nica com dose &#xFA;nica de Secnidazol foi de 95% com uma importante diminui&#xE7;&#xE3;o de sintomas gastrintestinais e a cura laboratorial foi de 98%, com as observa&#xE7;&#xF5;es de que uma &#xFA;nica dose de Secnidazol se mostrou segura, eficaz e bem tolerada.</p> <p>Simoes M. <em>et al.</em> comprovou a efic&#xE1;cia de Secnidazol em 53 crian&#xE7;as com quadro assintom&#xE1;tico de giard&#xED;ase e/ou ameb&#xED;ase. A efic&#xE1;cia de Secnidazol contra a giard&#xED;ase foi de 100% e 95,45% contra ameb&#xED;ase. Outro artigo que comprova a efic&#xE1;cia &#xE9; o de Navarro P. <em>et Al.</em> (3) em seu estudo de vigil&#xE2;ncia cl&#xED;nica e epidemiol&#xF3;gica, envolvendo 46 pacientes portadores de giard&#xED;ase e ameb&#xED;ase que foram tratados com Secnidazol, consequentemente todos se apresentaram tratados eficazmente.</p> <p>Videau D. <em>et al.</em> em seu estudo envolvendo 140 pacientes portadoras de tricomon&#xED;ase urogenital e tratadas com Secnidazol, comprovou que ap&#xF3;s tratamento com Secnidazol, 97% das pacientes se curaram e a droga foi muito bem tolerada.</p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>O Secnidazol, princ&#xED;pio ativo, &#xE9; um derivado sint&#xE9;tico da s&#xE9;rie dos nitro-imidaz&#xF3;is, dotado de atividade parasiticida.</p> <h3>Propriedades farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas s&#xE3;o alcan&#xE7;adas na 3&#xAA; hora ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o em dose &#xFA;nica de 2 g de Secnidazol, na forma de 4 comprimidos de 500 mg, ou de 2 comprimidos de 1000 mg. A meia vida plasm&#xE1;tica &#xE9; em torno de 25 horas. A elimina&#xE7;&#xE3;o, essencialmente urin&#xE1;ria, &#xE9; lenta (cerca de 50% da dose administrada &#xE9; excretada em 120 horas). O Secnidazol atravessa a barreira placent&#xE1;ria e &#xE9; excretado no leite materno.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Tecnid?

Tecnid deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características organolépticas:

Comprimido revestido elípticos de coloração branca levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Fontes consultadas

  • <li><em>Bula do Profissional do Medicamento Secnidal<sup>&#xAE;</sup>.</em></li>

Dizeres Legais do Tecnid

Registro M.S: 1.1861.0037.

Responsável Técnico:
Lucinéia Namur.
CRF: 31.274.

Registrado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Emílio Mallet, 317 -&nbsp;Sala 1005 -&nbsp;Tatuapé.
CEP: 03.320-000 -&nbsp;São Paulo-SP.
CNPJ: 64.088.172/0001-41.
Indústria Brasileira.




Fabricado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Fonte Mécia, 2.050 -&nbsp;Caixa Postal 489.
CEP: 13.273-900 • Valinhos-SP.
CNPJ: 64.088.172/0003-03.
Indústria Brasileira.




Venda sob prescrição médica.

1000mg, caixa com 2 comprimidos revestidos

Princípio ativo
:
Secnidazol
Classe Terapêutica
:
Tricomonicidas Sistêmicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Antiparasitários
Especialidade
:
Infectologia e Clínica Médica

Bula do medicamento

Tecnid, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado ao tratamento de:

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/tudo-sobre-giardiase-o-que-e-sintomas-tratamento-prevencao-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">Giard&#xED;ase</a> (doen&#xE7;a causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Giardia lamblia</em>);</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amebiase-sintomas-tratamento-prevencao-remedio-e-cura/" rel="noopener" target="_blank">Ameb&#xED;ase</a> intestinal sob todas as formas (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no intestino);</li> <li>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica (doen&#xE7;a causada pela presen&#xE7;a de amebas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/tricomoniase/c" target="_blank">Tricomon&#xED;ase</a> (<a href="https://consultaremedios.com.br/infectologia/dsts/c" target="_blank">doen&#xE7;a sexualmente transmiss&#xED;vel</a>, causada pelo protozo&#xE1;rio <em>Trichomonas vaginalis</em>).</li>

Como o Tecnid funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>O <a href=\"https://consultaremedios.com.br/secnidazol/bula\" target=\"_blank\">secnidazol</a>, princ&#xED;pio ativo do Tecnid, &#xE9; um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giard&#xED;ase, ameb&#xED;ase intestinal sob todas as formas, ameb&#xED;ase no f&#xED;gado e tricomon&#xED;ase.</p> "}

Quais as contraindicações do Tecnid?

Tecnid não deve ser utilizado nos seguintes casos:

  • <li>Alergia aos derivados imidaz&#xF3;licos ou a qualquer componente do produto;</li> <li>Suspeita de gravidez;</li> <li>Nos tr&#xEA;s primeiros meses de gravidez;</li> <li>Durante a amamenta&#xE7;&#xE3;o.</li>

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (1° trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico ou cirurgião-dentista em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Tecnid?

Tecnid deve ser administrado com líquido, por via oral, em uma das refeições, preferencialmente à noite, após o jantar.

Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Posologia do Tecnid

{"tag":"hr","value":" <table border=\"1\" cellpadding=\"0\" cellspacing=\"0\" dir=\"ltr\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p><strong>Indica&#xE7;&#xF5;es</strong></p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\"><strong>Adultos</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Tricomon&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">Dose &#xFA;nica de 2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg); a mesma dose &#xE9; recomendada para o c&#xF4;njuge.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase intestinal e giard&#xED;ase</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">2 comprimidos de 1000 mg (2000 mg), em dose &#xFA;nica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:196px\"> <p>Ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:310px\">1,5 g/dia a 2,0 g/dia durante 5 a 7 dias</td> </tr> </tbody> </table> <p>N&#xE3;o h&#xE1; estudos dos efeitos de Tecnid administrado por vias n&#xE3;o recomendadas.</p> <p>Portanto, por seguran&#xE7;a e para garantir a efic&#xE1;cia deste medicamento, a administra&#xE7;&#xE3;o deve ser somente por via oral, conforme recomendado pelo m&#xE9;dico.</p> <p><strong>Siga a orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico, respeitando sempre os hor&#xE1;rios, as doses e a dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento. </strong></p> <p><strong>N&#xE3;o interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu m&#xE9;dico.</strong></p> <h2>O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tecnid?</h2> <hr> <p>Caso esque&#xE7;a de administrar uma dose, administre-a assim que poss&#xED;vel. No entanto, se estiver pr&#xF3;ximo do hor&#xE1;rio da dose seguinte, espere por este hor&#xE1;rio, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> </hr>"}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tecnid?

As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em crianças e adultos de todas as classes sociais. Para evitá-las deve-se:

  • <li>Lavar as m&#xE3;os antes de comer e ap&#xF3;s defecar;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia alimentos cozidos;</li> <li>Beber &#xE1;gua filtrada ou esfriada ap&#xF3;s fervura;</li> <li>Manter as unhas cortadas;</li> <li>Conservar os alimentos longe de insetos;</li> <li>Comer de prefer&#xEA;ncia verduras frescas e lavadas em &#xE1;gua corrente;</li> <li>Evitar andar descal&#xE7;o e n&#xE3;o pisar nem nadar em &#xE1;guas paradas.</li>

Observando estas recomendações, pode-se evitar que as parasitoses intestinais atinjam a sua família.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e até, 4 dias após o seu término.&nbsp;

Gravidez e amamentação:

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante ou após o tratamento com Tecnid. Informe ao seu médico se estiver amamentado. Tecnid não deve ser utilizado em caso de suspeita de gravidez, nos três primeiros meses desta e durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas (2°&nbsp;e 3°&nbsp;trimestre gestacional) sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos:

Não há advertências e recomendações especiais sobre o uso adequado desse medicamento em pacientes idosos.

Outros grupos:

Recomenda-se evitar a administração de Tecnid aos pacientes com antecedentes de discrasia sanguínea (alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) e distúrbios neurológicos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tecnid?

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).</li>

Reações de hipersensibilidade:

Febre, eritema (vermelhidão), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica) e reação anafilática (alérgica).&nbsp;

Podem ocorrer raramente reações desagradáveis como:

Distúrbios digestivos:

Náuseas, gastralgia (dor no estômago), alteração do paladar (gosto metálico), glossites (inflamação da língua) e estomatites (inflamação da mucosa da boca), erupções na pele (lesão da pele com vermelhidão e saliência), leucopenia moderada (diminuição do número de glóbulos brancos no sangue), reversível com a suspensão do tratamento.

Mais raramente:

Fenômenos neurológicos como vertigens (tontura), fenômenos de incoordenação (ataxia- irregularidade de coordenação dos movimentos), parestesias (sensação anormal como ardor, formigamento e coceira, percebidos na pele e sem motivo aparente), polineurites sensitivo-motoras (inflamação de um nervo periférico ou craniano).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.&nbsp;

Qual a composição do Tecnid?

Apresentações:

Comprimidos revestidos:

Caixa com 2 comprimidos.

Uso oral.

Uso adulto.

Composição:

Cada comprimido revestido contém:

1000 mg de&nbsp;secnidazol.

Excipientes: celulose microcristalina, dióxido de silício, amidoglicolato de sódio, copovidona, estearato de magnésio, álcool polivinílico, macrogol, talco, dióxido de titânio, água de osmose reversa.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tecnid maior do que a recomendada?

Neste caso, será realizada lavagem gástrica o mais precocemente possível e tratamento sintomático de acordo com o necessário.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tecnid com outros remédios?

Associações desaconselháveis:

Dissulfiram:

Risco de surto delirante, estado confusional.

Álcool:

Evitar a ingestão de medicamentos contendo álcool durante o tratamento com secnidazol.

Associações que necessitam precaução de uso:

Anticoagulantes orais (descrito com a varfarina):

Aumento do efeito anticoagulante (que impede a coagulação do sangue) e do risco de sangramento por diminuição do metabolismo do fígado.

Recomenda-se controles frequentes da taxa de protrombina (substância presente no sangue que participa da coagulação) e o médico deve adaptar a dose dos anticoagulantes orais durante o tratamento com secnidazol e até 8 dias após o seu término.

Interações com&nbsp;substância química, com destaque para o álcool:

Associações desaconselháveis:
Álcool:

Calor, vermelhidão, vômito, taquicardia.

Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Tecnid e, por até 4 dias após o seu término.

Interação com exame laboratorial:

Discrasias sanguíneas, caracterizadas por anormalidades no sangue podem ser identificas com o uso de secnidazol.

Secnidazol pode acarretar a elevação de ureias nitrogenadas (produto do metabolismo das proteínas).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tecnid (Secnidazol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>A efic&#xE1;cia de Secnidazol&amp;nbsp;pode ser confirmada na revis&#xE3;o bibliogr&#xE1;fica que Gillis e Wiseman publicaram, mostrando que os &#xED;ndices de cura cl&#xED;nica e laboratorial de pacientes com ameb&#xED;ase e giard&#xED;ase, com dose &#xFA;nica de Secnidazol, se apresentou entre 80% e 100%. Os pacientes portadores de ameb&#xED;ase hep&#xE1;tica responderam muito bem ao tratamento com Secnidazol por 5 a 7 dias. Pacientes com Trichomon&#xED;ase urogenital, ap&#xF3;s tratamento com dose &#xFA;nica de Secnidazol, erradicaram-na.</p> <p>Di Prisco <em>et al</em>. em seu estudo com 70 crian&#xE7;as entre 2 e 11 anos de idade, portadoras de giard&#xED;ase, mostrou que a cura cl&#xED;nica com dose &#xFA;nica de Secnidazol foi de 95% com uma importante diminui&#xE7;&#xE3;o de sintomas gastrintestinais e a cura laboratorial foi de 98%, com as observa&#xE7;&#xF5;es de que uma &#xFA;nica dose de Secnidazol se mostrou segura, eficaz e bem tolerada.</p> <p>Simoes M. <em>et al.</em> comprovou a efic&#xE1;cia de Secnidazol em 53 crian&#xE7;as com quadro assintom&#xE1;tico de giard&#xED;ase e/ou ameb&#xED;ase. A efic&#xE1;cia de Secnidazol contra a giard&#xED;ase foi de 100% e 95,45% contra ameb&#xED;ase. Outro artigo que comprova a efic&#xE1;cia &#xE9; o de Navarro P. <em>et Al.</em> (3) em seu estudo de vigil&#xE2;ncia cl&#xED;nica e epidemiol&#xF3;gica, envolvendo 46 pacientes portadores de giard&#xED;ase e ameb&#xED;ase que foram tratados com Secnidazol, consequentemente todos se apresentaram tratados eficazmente.</p> <p>Videau D. <em>et al.</em> em seu estudo envolvendo 140 pacientes portadoras de tricomon&#xED;ase urogenital e tratadas com Secnidazol, comprovou que ap&#xF3;s tratamento com Secnidazol, 97% das pacientes se curaram e a droga foi muito bem tolerada.</p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>O Secnidazol, princ&#xED;pio ativo, &#xE9; um derivado sint&#xE9;tico da s&#xE9;rie dos nitro-imidaz&#xF3;is, dotado de atividade parasiticida.</p> <h3>Propriedades farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas s&#xE3;o alcan&#xE7;adas na 3&#xAA; hora ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o em dose &#xFA;nica de 2 g de Secnidazol, na forma de 4 comprimidos de 500 mg, ou de 2 comprimidos de 1000 mg. A meia vida plasm&#xE1;tica &#xE9; em torno de 25 horas. A elimina&#xE7;&#xE3;o, essencialmente urin&#xE1;ria, &#xE9; lenta (cerca de 50% da dose administrada &#xE9; excretada em 120 horas). O Secnidazol atravessa a barreira placent&#xE1;ria e &#xE9; excretado no leite materno.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Tecnid?

Tecnid deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características organolépticas:

Comprimido revestido elípticos de coloração branca levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Fontes consultadas

  • <li><em>Bula do Profissional do Medicamento Secnidal<sup>&#xAE;</sup>.</em></li>

Dizeres Legais do Tecnid

Registro M.S: 1.1861.0037.

Responsável Técnico:
Lucinéia Namur.
CRF: 31.274.

Registrado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Emílio Mallet, 317 -&nbsp;Sala 1005 -&nbsp;Tatuapé.
CEP: 03.320-000 -&nbsp;São Paulo-SP.
CNPJ: 64.088.172/0001-41.
Indústria Brasileira.




Fabricado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Fonte Mécia, 2.050 -&nbsp;Caixa Postal 489.
CEP: 13.273-900 • Valinhos-SP.
CNPJ: 64.088.172/0003-03.
Indústria Brasileira.




Venda sob prescrição médica.

Fabricante: Ativus

© 2021 Medicamento Lab.