Bausch + Lomb Liposic

2,0mg/g + 48,5mg/g, caixa com 1 bisnaga com 10g de gel de uso oftálmico

Princípio ativo
:
Carbômer + Sorbitol
Classe Terapêutica
:
Lágrimas Artificiais e Lubrificantes Oftalmológicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Lubrificante Ocular
Especialidade
:
Oftalmologia

Bula do medicamento

Liposic, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento foi indicado para o tratamento dos sintomas de condições de olho seco. Liposic® é usado como um substituto lacrimal para o tratamento sintomático de condições de olho seco, resultante de distúrbios na secreção e função lacrimal, causada por doenças locais ou sistêmicas, assim como em circunstâncias onde a pálpebra não fecha ou fecha de modo incompleto, por exemplo, no tratamento sintomático de querato-conjuntivite ressecada.

Quais as contraindicações do Liposic?

Hipersensibilidade (alergia) a um dos componentes da fórmula.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Liposic?

A aplicação de Liposic® deve ser de uma gota na conjuntiva de três a cinco vezes por dia, ou, em maior frequência, e aproximadamente 30 minutos antes de se deitar (do contrário há o risco de grudar a pálpebra). Geralmente, um oftalmologista deve ser consultado quando em tratamento de querato-conjuntivite ressecada, o que, normalmente se torna uma terapia de longa duração ou permanente. A duração exata do tratamento não pode ser estabelecida para este tipo de medicamento, visto que se trata de um produto de uso contínuo e que a duração do tratamento é estabelecida pelo seu médico e também em função da sua adaptação à medicação.

Se os sintomas de olhos secos continuarem ou houver piora do quadro suspenda o uso do produto e consulte seu médico oftalmologista.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Como o Liposic funciona?

A ação de Liposic® é de natureza física e limitada à face externa do olho, onde se forma um filme fluido estável, em função do alto poder ligante que o gel carbômero possui com a água. Este filme é distribuído igualmente pela superfície ocular a cada movimento da pálpebra e reduz a irritação mecânica na região.

Quais cuidados devo ter ao usar o Liposic?

Produto somente para uso oftálmico.

Lentes de contato devem ser removidas antes da administração e só podem ser recolocadas após 30 minutos da aplicação de Liposic®.

Deve-se evitar que a ponta do frasco entre em contato com qualquer superfície, incluindo os olhos, pois pode causar lesões no olho e contaminar o produto.

Gravidez e lactação

Liposic® não deve ser usado durante a gravidez e lactação, a não ser que o médico/oftalmologista tenha considerado, cuidadosamente, todos os riscos e benefícios potenciais.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Dirigir e operar máquinas

Devido à natureza, em gel, do produto, a visão pode se apresentar embaçada por alguns minutos, imediatamente após a administração, e pode prejudicar a habilidade do paciente em dirigir veículos ou operar máquinas. Aguarde até que sua visão esteja clara antes de dirigir ou operar máquinas.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Liposic?

Embora com baixa incidência, têm-se os registros de reações de queimação e vermelhidão nos olhos, e pálpebras coladas (eventos revertidos após a retirada do medicamento);

Conjuntivite (canto do olho), com duração de uma semana;

E vermelhidão distinta da conjuntiva e córnea, com duração de três a quatro dias.

Reações adversas oculares

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/" rel="noopener" target="_blank">Edema</a> conjuntival;</li> <li>Irrita&#xE7;&#xE3;o ocular;</li> <li>Dor nos olhos;</li> <li>Prurido ocular;</li> <li>Aumento do lacrimejamento;</li> <li>Desconforto ocular;</li> <li>Hiperemia precoce;</li> <li>Edema periorbital;</li> <li>Sensa&#xE7;&#xE3;o de olho pegajoso e vis&#xE3;o turva.</li>

Reações adversas não oculares

  • <li>Hipersensibilidade;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/dermatite-de-contato/" rel="noopener" target="_blank">Dermatite de contato</a>.</li>

As reações seguintes são conhecidas devido a conservantes

  • <li>Dist&#xFA;rbios oculares;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/eczema/c" target="_blank">Eczema</a> das p&#xE1;lpebras;</li> <li>Conjuntivite papilar gigante;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/ceratite-o-que-e-sintomas-tratamento-cura-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">Ceratite</a> pontual superficial.</li>

Não existem registros de alterações de exames laboratoriais.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Liposic?

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Liposic?

Cada 1,0 g de produto contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center\">Carb&#xF4;mer</td> <td style=\"text-align:center\">2,0 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/sorbitol/bula\" target=\"_blank\">Sorbitol</a></td> <td style=\"text-align:center\">48,5 mg</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: cetrimida, triglicerídeos de cadeia média, hidróxido de sódio e água purificada.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Liposic maior do que a recomendada?

Não existem registros de casos de superdosagem.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Liposic com outros remédios?

Quando usado com outros agentes oftálmicos tópicos, Liposic® deve ser a última medicação administrada, após um intervalo de cerca de 15 (quinze) minutos.

Cetrimida, um conservante presente na formulação, pode ocasionar irritação ocular (queimação, vermelhidão, sensação de corpo estranho) e pode danificar o epitélio corneano, particularmente quando usado com freqüência ou por um longo período. Os medicamentos sem conservantes devem, por conseguinte, ser preferidos para o tratamento em longo prazo. Cetrimide é também conhecido por descolorar lentes de contato gelatinosas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Liposic (Carbômer + Sorbitol)?

Características Farmacológicas

{"tag":"hr","value":" <p>A a&#xE7;&#xE3;o de Carb&#xF4;mer + Sorbitol &#xE9; de natureza f&#xED;sica e limitada &#xE0; face externa do olho, onde se forma um filme fluido est&#xE1;vel, em fun&#xE7;&#xE3;o do alto poder ligante que o gel carb&#xF4;mero possui com a &#xE1;gua. Este filme &#xE9; distribu&#xED;do igualmente pela superf&#xED;cie ocular a cada movimento da p&#xE1;lpebra e reduz a irrita&#xE7;&#xE3;o mec&#xE2;nica na regi&#xE3;o. O estado de irrita&#xE7;&#xE3;o da p&#xE1;lpebra e da conjuntiva regride e se observa uma redu&#xE7;&#xE3;o da n&#xF3;doa corneal. No curso da terapia, uma normaliza&#xE7;&#xE3;o dos par&#xE2;metros do fluido lacrimal &#xE9; atingida. O aumento no tempo de quebra do filme lacrimal pode ser explicado tanto pelo efeito estabilizante do gel carb&#xF4;mero no filme fluido pr&#xE9;-corneal, quanto por um decr&#xE9;scimo em irregularidades de superf&#xED;cie e em defeitos da c&#xF3;rnea (o que leva, com especial facilidade, &#xE0; quebra do filme lacrimal).</p> "}

Como devo armazenar o Liposic?

O produto deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).

Número de lote e as datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, válido por 06 semanas.

Características do medicamento

Gel de alta viscosidade, branco e turvo.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Liposic

Gel oftálmico de 2,0 mg/g de carbômer e 48,5 mg/g de sorbitol

Tubo com 10 g.

Uso tópico ocular.

Uso adulto.

Dizeres Legais do Liposic

M.S.: 1.1961.0010

Farm. Resp.:
Patrícia Helena Weber
CRF-RS 11.640

Importado por:
BL Indústria Ótica Ltda.
R. Dona Alzira, 139
Porto Alegre – RS
CNPJ 27.011.022/0001-03



Fabricado por:
Dr. Gerhard Mann
Chem. Pharm. Fabrik GmbH
13581 – Berlim – Alemanha


©Bausch & Lomb Incorporated.
Liposic&nbsp;é uma marca registrada da Bausch & Lomb Incorporated ou de suas afiliadas.

Venda sob prescrição médica.

Fabricante: Bausch + Lomb

© 2021 Medicamento Lab.