Biolab Bhena

5mg, caixa com 30 comprimidos revestidos

Princípio ativo
:
Cloridrato De Benazepril
Classe Terapêutica
:
Inibidores Da Eca Puros
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Anti-Hipertensivo
Especialidade
:
Cardiologia e Nefrologia

Bula do medicamento

Bhena, para o que é indicado e para o que serve?

Bhena é utilizado principalmente para o tratamento da pressão alta. Bhena pode também ser utilizado em outras condições (por exemplo, doenças dos rins), conforme orientação do seu médico.

Quais as contraindicações do Bhena?

Este medicamento é contraindicado para uso por:

  • <li>Paciente al&#xE9;rgico (hipersens&#xED;vel) ao Bhena ou a qualquer outro componente de Bhena listado no in&#xED;cio dessa bula;</li> <li>Paciente que tem rea&#xE7;&#xF5;es n&#xE3;o usuais ou al&#xE9;rgicas associadas aos inibidores da ECA;</li> <li>Paciente que tem ou teve anteriormente uma situa&#xE7;&#xE3;o envolvendo rouquid&#xE3;o, incha&#xE7;o no rosto, nos l&#xE1;bios, nas m&#xE3;os, ou p&#xE9;s, ou dificuldade repentina de respirar;</li> <li>Paciente gr&#xE1;vida ou que pretende ficar gr&#xE1;vida;</li> <li>Paciente que tem alto n&#xED;vel de a&#xE7;&#xFA;car no sangue ou se voc&#xEA; tem <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-cardiovascular-circulacao/diabetes/c" target="_blank">diabetes</a> tipo 2 (tamb&#xE9;m conhecido como diabetes mellitus n&#xE3;o-insulino dependente) enquanto estiver tomando um medicamento que diminui a press&#xE3;o arterial chamado <a href="https://consultaremedios.com.br/hemifumarato-de-alisquireno/bula" target="_blank">alisquireno</a>;</li> <li>Pacientes que tomam outros medicamentos contendo inibidor da neprilisina isolado ou em combina&#xE7;&#xE3;o (por exemplo: sacubitril/valsartana);</li> <li>Crian&#xE7;as menores que 6 anos;</li> <li>Paciente com hist&#xF3;rico de <a href="https://minutosaudavel.com.br/angioedema-o-que-e-complicacoes-como-tratar-e-muito-mais/" rel="noopener" target="_blank">angioedema</a> n&#xE3;o induzido por inibidores da ECA;</li> <li>Bhena &#xE9; contraindicado para crian&#xE7;as portadoras de les&#xE3;o de art&#xE9;ria renal unilateral / bilateral ou les&#xE3;o esten&#xF3;tica em rim &#xFA;nico.</li>

Se qualquer uma dessas condições se aplicar a você, fale com o seu médico antes de tomar Bhena.

Se você acha que pode ser alérgico, peça orientação ao seu médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Bhena?

Siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Não exceda a dose recomendada.

Pacientes que têm pressão arterial elevada geralmente não percebem sinais desse problema. Alguns podem sentir-se normais.

Lembre-se que este medicamento não irá curar sua pressão alta, entretanto pode ajudar a controlá-la. Você deve, então, continuar a tomá-lo continuamente se você quer diminuir e manter a sua pressão baixa.

Os comprimidos de Bhena não podem ser partidos ou mastigados. Você deve ingeri-los com um pouco de líquido.

Engula o seu comprimido com um copo de água.

Quanto tomar Bhena

Normalmente, o tratamento é iniciado com as menores doses e a dosagem é, então, aumentada gradualmente. Seu médico prescreverá a menor dose possível para as suas necessidades, para ser tomada uma ou duas vezes ao dia.

Para o tratamento de doença do coração é aconselhável tomar Bhena sob supervisão do seu médico. O primeiro comprimido deve ser tomado no consultório do seu médico e, então, sua pressão arterial deve ser medida pelo médico por pelo menos uma hora. Seu médico falará exatamente quantos comprimidos de Bhena tomar.

Dependendo da sua resposta ao tratamento, seu médico pode sugerir uma dose maior ou menor.

Quando tomar Bhena

É aconselhável tomar seu medicamento todos os dias no mesmo horário.

Bhena pode ser tomado antes, durante ou depois de uma refeição.

Seu médico lhe dirá quantas vezes ao dia você terá de tomar Bhena.

Por quanto tempo tomar Bhena

Continue tomando Bhena todos os dias conforme a orientação do seu médico.

Este é um tratamento de longo prazo, e provavelmente irá durar meses ou anos. Seu médico irá monitorar sua condição regularmente para verificar se o tratamento está tendo o efeito desejado.

Se você tem dúvidas sobre quanto tempo tomar Bhena, converse com o seu médico ou farmacêutico ou profissional da saúde.

Se você parar de tomar Bhena

A interrupção do tratamento com Bhena pode causar a piora da sua doença. Não pare de tomar o medicamento a menos que seu médico lhe diga.

Do que mais você deve estar ciente enquanto usa Bhena

Fale imediatamente com o seu médico se você tem desconforto estomacal, especialmente náusea, vômito ou diarreia severas ou se as mesmas não desaparecerem. Essas condições podem fazer com que você perca muita água e causar a diminuição da pressão arterial.

Tontura (sensação de que vai desmaiar) ou desmaio pode ocorrer quando você se exercitar ou se o clima estiver quente. O suor excessivo pode levar você a perder muita água e a queda da pressão. Seja cuidadoso durante a prática de exercícios e ao clima quente.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Como o Bhena funciona?

Bhena é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) utilizado para tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) e da insuficiência renal crônica progressiva.

Na maioria dos pacientes, a atividade anti-hipertensiva (contra pressão alta) se inicia aproximadamente 1 hora após a administração de uma dose oral única e, a redução máxima da pressão arterial é alcançada dentro de 2 a 4 horas. Os efeitos são mantidos independentemente de raça, idade e não diferem muito em pacientes com dietas com baixo ou alto teor de sódio.

A pressão arterial elevada aumenta o trabalho do coração e artérias. Se isso persistir por muito tempo, podem-se causar danos aos vasos sanguíneos do cérebro, coração e rins, resultando em um derrame, insuficiência cardíaca, ou insuficiência renal. A pressão alta eleva o risco de ataques do coração. Ao reduzir a sua pressão arterial aos níveis normais, o risco dessas doenças ocorrerem diminui. Bhena pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial.

Monitoração durante o tratamento com Bhena

É importante para o seu médico verificar o seu progresso em visitas regulares para ter certeza de que este medicamento está funcionando corretamente.

Pode ser necessário de tempos em tempos medir a quantidade de potássio em seu sangue e sua função cardíaca, especialmente se você tiver mais de 65 anos, tem certas doenças do coração, fígado ou rim e se estiver tomando suplementos de potássio. O seu médico irá orientá-lo sobre isso.

Se você também é tratado com medicamentos usados para aliviar a dor ou inflamação (anti-inflamatórios não-esteroidais), sua função renal deve ser verificada.

Se você também é tratado com lítio, a quantidade de lítio em seu sangue deve ser cuidadosamente verificada, pois Bhena também afeta a quantidade de lítio do seu sangue.

Se você tem alguma doença vascular do colágeno (grupo diverso de doenças nas quais o organismo reage contra seus próprios tecidos, muitas vezes causando dor nas articulações e inflamação), como lúpus eritematosos sistêmico ou esclerodermia, a sua contagem de glóbulos brancos deve ser monitorada.

Se você tiver alguma dúvida sobre como funciona Bhena ou por que este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Bhena?

Siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Elas podem ser diferentes das informações gerais contidas nesta bula.

Tome cuidados especiais com Bhena

  • <li>Se voc&#xEA; apresentar um incha&#xE7;o, sobretudo, da face e garganta ao ingerir outros medicamentos (incluindo os inibidores da ECA);</li>
Se você apresentar qualquer um dos sintomas acima, pare de tomar Bhena e fale com o seu médico&nbsp;imediatamente
  • <li>Se voc&#xEA; tem doen&#xE7;a renal grave;</li> <li>Se voc&#xEA; tem um dist&#xFA;rbio de valva do cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; pr&#xF3;ximo de ser operado (incluindo cirurgia dent&#xE1;ria) ou tratamento de emerg&#xEA;ncia;</li> <li>Se voc&#xEA; sofre de v&#xF4;mito e diarreia;</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; pr&#xF3;ximo de receber tratamento com veneno de <em>Hymenoptera</em> (um veneno usado para testar ou tratar alergia &#xE0; picada de insetos);</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; prestes a fazer, ou est&#xE1; fazendo, di&#xE1;lise;</li> <li>Se voc&#xEA; faz tratamento para hiperpotassemia (muito pot&#xE1;ssio no sangue);</li> <li>Se voc&#xEA; tem diabetes;</li> <li>Se voc&#xEA; tem alguma doen&#xE7;a vascular do <a href="https://consultaremedios.com.br/colagenos/c" target="_blank">col&#xE1;geno</a> (grupo diverso de doen&#xE7;as nas quais o organismo reage contra seus pr&#xF3;prios tecidos, muitas vezes causando dor nas articula&#xE7;&#xF5;es e inflama&#xE7;&#xE3;o), como <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/lupus/c" target="_blank">l&#xFA;pus eritematoso sist&#xEA;mico</a> ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/esclerodermia/" rel="noopener" target="_blank">esclerodermia</a>;</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; sendo tratado com medicamentos que diminuem a press&#xE3;o arterial, tais como bloqueadores do receptor de angiotensina (BRAs) ou alisquireno.</li>

Se qualquer uma das condições acima se aplicar a você, fale com o seu médico antes de tomar Bhena.

Informação importante sobre os excipientes de Bhena

Bhena contém lactose (açúcar do leite). Se você tem intolerância grave à lactose, fale com seu médico antes de tomar Bhena.

Pacientes idosos

Bhena pode ser utilizado por pacientes com 65 anos ou mais.

Crianças e adolescentes

Bhenapode ser utilizado para tratar a hipertensão (pressão alta) em crianças com 6 anos de idade ou mais.

Bhena não é recomendado para crianças com menos de 25 Kg. Siga a recomendação médica.

Crianças que não conseguem engolir comprimidos não devem ser tratadas com Bhena comprimidos.

Bhena comprimidos não deve ser administrado em crianças para tratamento de outras doenças (por exemplo doença do coração ou rim).

Este produto é contraindicado para crianças menores que 6 anos.

Gravidez e amamentação

Não tome Bhena se você está grávida. Os inibidores da ECA (incluindo o Bhena) quando tomados durante a gravidez podem causar danos sérios ao feto. É, portanto, importante falar imediatamente com o seu médico se você acha que está grávida.

Seu médico discutirá com você os riscos potenciais de tomar Bhena durante a gravidez.

Bhena passa para o leite materno. Se você está amamentado, avise ao seu médico.

Fale com seu médico ou um farmacêutico ou profissional da saúde para orientações antes de usar qualquer medicamento.

Dirigindo e/ou operando máquinas

Assim como outros medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta, Bhena pode causar tontura e afetar sua concentração. Então, antes de dirigir um veículo, operar uma máquina, ou efetuar outras tarefas que exijam concentração, tenha certeza que você sabe como reagir aos efeitos de Bhena.

A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Bhena?

Assim como com todos os medicamentos, pacientes em tratamento com Bhena podem apresentar reações adversas, ainda que nem todos as apresentem.

Não se alarme por esta lista de possíveis reações adversas. Você pode não apresentar nenhuma delas.

Algumas reações adversas podem ser graves

Estas reações adversas são raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) ou muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
  • <li>Incha&#xE7;o da face, olhos, l&#xE1;bios ou l&#xED;ngua, ou problemas para engolir ou respirar;</li> <li>Dores s&#xFA;bitas e opressivas no peito, batimento irregular do cora&#xE7;&#xE3;o (poss&#xED;veis sinais de dist&#xFA;rbios do cora&#xE7;&#xE3;o);</li> <li>Dor abdominal com n&#xE1;usea, v&#xF4;mito, <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">febre</a> (poss&#xED;veis sinais de inflama&#xE7;&#xE3;o do p&#xE2;ncreas);</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o da pele, pele avermelhada, bolhas nos l&#xE1;bios, olhos ou boca, descama&#xE7;&#xE3;o da pele, febre;</li> <li>Pele e olhos amarelados, n&#xE1;usea, perda de apetite, urina escura (poss&#xED;veis sinais de dist&#xFA;rbios do <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>);</li> <li>Elimina&#xE7;&#xE3;o da urina gravemente reduzida (poss&#xED;veis sinais de dist&#xFA;rbios dos rins);</li> <li>Pele p&#xE1;lida, <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, falta de ar, urina escura (poss&#xED;veis sinais de n&#xED;veis reduzidos de c&#xE9;lulas sangu&#xED;neas vermelhas);</li> <li>Sangramento espont&#xE2;neo ou hematomas (poss&#xED;veis sinais de n&#xED;veis reduzidos de plaquetas no sangue);</li> <li>Queda na press&#xE3;o arterial ao se levantar (poss&#xED;vel sinal de <a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotensao-pressao-baixa-sintomas-na-gravidez-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">hipotens&#xE3;o</a> ortost&#xE1;tica);</li> <li>Espasmos musculares, ritmo card&#xED;aco anormal (sinais de n&#xED;vel elevado de pot&#xE1;ssio no sangue);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/dor-de-garganta/c" target="_blank">Dor de garganta</a> ou &#xFA;lceras na boca devido a infec&#xE7;&#xF5;es, febre ou calafrios, infec&#xE7;&#xF5;es mais frequentes (sinais de dist&#xFA;rbios sangu&#xED;neos);</li> <li>Dor abdominal com ou sem v&#xF4;mito e diarreia;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es al&#xE9;rgicas graves.</li>

Fale com o seu médico imediatamente se alguma delas ocorrerem.

Algumas reações adversas são comuns

Ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento
  • <li>Tontura ou desmaio ao se levantar; &#x2022; <a href="https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/tosse/c" target="_blank">tosse</a> (seca, n&#xE3;o-produtiva, principalmente &#xE0; noite, cont&#xED;nua);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/faringite/c" target="_blank">Faringite</a>, dor de garganta, irrita&#xE7;&#xE3;o da garganta (poss&#xED;veis sinais de infec&#xE7;&#xF5;es do trato respirat&#xF3;rio superior);</li> <li>Desconforto estomacal;</li> <li>Batimento r&#xE1;pido do cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Vermelhid&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c" target="_blank">Dor de cabe&#xE7;a</a>;</li> <li>Cansa&#xE7;o;</li> <li>Aumento da frequ&#xEA;ncia urin&#xE1;ria;</li> <li>Coceira;</li> <li>Aumento da sensibilidade da pele ao sol.</li>

Fale com o seu médico se alguma dessas reações ocorrerem com gravidade.

Algumas reações adversas são raras

Ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento
  • <li>Diarreia;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/" rel="noopener" target="_blank">Constipa&#xE7;&#xE3;o</a>;</li> <li>V&#xF4;mito;</li> <li>N&#xE1;usea;</li> <li>Nervosismo;</li> <li>Problemas para <a href="https://minutosaudavel.com.br/dormir/" rel="noopener" target="_blank">dormir</a>;</li> <li>Dor nas juntas e rigidez;</li> <li>Dor muscular;</li> <li>Dorm&#xEA;ncia ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/parestesia/" rel="noopener" target="_blank">formigamento</a> nas m&#xE3;os, p&#xE9;s ou l&#xE1;bios;</li> <li>Resultados anormais nos testes de fun&#xE7;&#xE3;o renal.</li>

Fale com o seu médico se alguma dessas reações ocorrerem com gravidade.

Algumas reações adversas são muito raras

Ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento
  • <li><a href="https://consultaremedios.com.br/doenca-nos-ouvidos/zumbido/c" target="_blank">Zumbido</a> nos ouvidos;</li> <li>Perda do paladar.</li>

Fale com o seu médico se alguma dessas reações ocorrerem com gravidade.

Os seguintes eventos adversos de frequência desconhecida foram relatados durante o uso póscomercialização de benazepril:

  • <li>Angioedema do intestino delgado e pesco&#xE7;o;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es anafilactoides;</li> <li>Hiperpotassemia;</li> <li>Agranulocitose;</li> <li>Neutropenia;</li> <li>Vis&#xE3;o prejudicada.</li>

Informe ao seu médico ou farmacêutico ou profissional da saúde se você notar quaisquer outras reações adversas não mencionadas nessa bula.

Pacientes tomando este medicamento podem tomar outros medicamentos somente quando isto foi discutido e autorizado pelo seu médico.

Também relatado:
  • <li>Vis&#xE3;o prejudicada.</li>

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Bhena?

Se você esquecer de tomar uma dose desse medicamento, tome-o assim que possível. Entretanto, se estiver quase no horário da próxima dose, não tome a dose esquecida e tome a próxima dose no horário usual. Não tome uma dose dupla no dia seguinte para compensar o comprimido esquecido.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Bhena?

Cada comprimido revestido de 5 mg contém:

5 mg de&nbsp;cloridrato de benazepril.

Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, amido, talco, dióxido de silício, óleo de rícino, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo.

Cada comprimido revestido de 10 mg&nbsp;contém:

10 mg de&nbsp;cloridrato de benazepril.

Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, amido, talco, dióxido de silício, óleo de rícino, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Bhena maior do que a recomendada?

Se você tomou acidentalmente muitos comprimidos de Bhena, ou se outra pessoa tomou seus comprimidos, contate seu médico ou hospital para orientações imediatamente. Você pode precisar de cuidados médicos.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Bhena com outros remédios?

Informe ao seu médico, farmacêutico ou profissional da saúde se você está tomando ou tomou recentemente qualquer outro medicamento, inclusive medicamentos obtidos sem prescrição:

  • <li>Medicamentos utilizados para diminuir a press&#xE3;o arterial, especialmente <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/diureticos/c" target="_blank">diur&#xE9;ticos</a> (p&#xED;lulas d`&#xE1;gua), como <a href="https://consultaremedios.com.br/espironolactona/bula" target="_blank">espironolactona</a>, por exemplo, BRAs ou alisquireno;</li> <li>Medicamentos contendo um inibidor da neprilisina isolado ou em associa&#xE7;&#xE3;o (por exemplo: sacubitril/valsartana);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/carbonato-de-litio/bula" target="_blank">L&#xED;tio</a>, um medicamento utilizado para tratar algumas condi&#xE7;&#xF5;es psicol&#xF3;gicas;</li> <li>Medicamentos contendo pot&#xE1;ssio, suplementos de pot&#xE1;ssio ou substitutos do sal que contenham pot&#xE1;ssio;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/ciclosporina/bula" target="_blank">Ciclosporina</a>, um medicamento imunossupressor usado em pacientes transplantados para reduzir o risco de rejei&#xE7;&#xE3;o de &#xF3;rg&#xE3;o;</li> <li>Heparina, um medicamento utilizado para prevenir a forma&#xE7;&#xE3;o de co&#xE1;gulos no seu sangue;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/indometacina/bula" target="_blank">Indometacina</a> e outros <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/anti-inflamatorios/c" target="_blank">anti-inflamat&#xF3;rios</a> n&#xE3;o-esteroidais, medicamentos utilizados para aliviar a dor e a inflama&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Insulina ou antidiab&#xE9;ticos orais, medicamentos que ajudam uma pessoa com diabetes a controlar o n&#xED;vel de <a href="https://consultaremedios.com.br/glicose/bula" target="_blank">glicose</a> (a&#xE7;&#xFA;car) no sangue;</li> <li>Eritropoietina, um medicamento usado para regular a produ&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas vermelhas no sangue;</li> <li>Ouro para o tratamento da <a href="https://minutosaudavel.com.br/artrite-reumatoide/" rel="noopener" target="_blank">artrite reumatoide</a>;</li> <li>Probenecida, um medicamento utilizado para tratar <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/gota/c" target="_blank">gota</a> e hiperuricemia;</li> <li>Medicamentos utilizados no tratamento de alguns tipos de <a href="https://consultaremedios.com.br/cancer/c" target="_blank">c&#xE2;ncer</a> e tamb&#xE9;m alguns crescimentos n&#xE3;o cancerosos associados com dist&#xFA;rbio gen&#xE9;tico (por exemplo <a href="https://consultaremedios.com.br/tensirolimo/bula" target="_blank">tensirolimo</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/sirolimo/bula" target="_blank">sirolimo</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/everolimo/bula" target="_blank">everolimo</a>).</li>

O uso, ao mesmo tempo, de Bhena com outros fármacos anti-hipertensivos (contra pressão alta), inclusive diuréticos, betabloqueadores e antagonistas do cálcio, geralmente leva a uma redução adicional na pressão arterial.

Tomando Bhena com alimento e bebida

Você pode tomar Bhena com ou sem alimento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Bhena (Cloridrato de Benazepril)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>O benazepril em doses orais de 10 a 20 mg, uma ou duas vezes ao dia, tem sido efetivo no tratamento da hipertens&#xE3;o leve a moderada, como evidenciam diversos estudos.</p> <p>Aumentando-se a dose de benazepril para 40 ou 80 mg uma vez ao dia, n&#xE3;o h&#xE1; melhora significativa da hipertens&#xE3;o quando comparado a dose de 20 mg uma vez ao dia, ou seja, os resultados de melhora da condi&#xE7;&#xE3;o foram semelhantes aos das doses mais baixas.</p> <p>Diversos estudos controlados comprovam que a combina&#xE7;&#xE3;o de benazepril com hidroclorotiazida ou atenolol produz efeitos sin&#xE9;rgicos positivos em pacientes com hipertens&#xE3;o de leve a moderada.</p> <p>Treze pacientes hipertensos, n&#xE3;o tratados previamente, participaram de um estudo aberto de 18 meses para controle cont&#xED;nuo da press&#xE3;o arterial. Nove pacientes foram mantidos em monoterapia de 10 mg de benazepril e dois em 20 mg; dois outros necessitaram de tratamento adicional com 25 mg de clortalidona para controle da press&#xE3;o arterial. A coleta de dados incluiu medidas ambulatoriais de press&#xE3;o, no in&#xED;cio do tratamento e ap&#xF3;s 12 meses e ecocardiografia Doopler no in&#xED;cio, no 12&#xBA; e no 18&#xBA; m&#xEA;s. Ap&#xF3;s um ano, redu&#xE7;&#xF5;es m&#xE9;dias de 9% e 12% nas press&#xF5;es sist&#xF3;lica/diast&#xF3;lica foram relatadas por monitora&#xE7;&#xE3;o de 24 horas. Sete de 13 pacientes apresentaram hipertrofia ventricular pr&#xE9;via ao in&#xED;cio do tratamento, no entanto, ap&#xF3;s 12 meses de tratamento, apenas um desses pacientes persistiu com a hipertrofia; decr&#xE9;scimos m&#xE9;dios de 18% e 10% da espessura da parede septal e posterior, respectivamente, foram observados.</p> <p>Nenhuma melhora adicional foi verificada na continua&#xE7;&#xE3;o do tratamento at&#xE9; o 18&#xBA; m&#xEA;s.</p> <p>O benazepril, 10 mg por dia, retarda o progresso da insufici&#xEA;ncia renal em pacientes com diversos tipos de neuropatia.</p> <p>Em uma pesquisa longitudinal de 3 anos, envolvendo 583 pacientes com insufici&#xEA;ncia renal causadas por diferentes patologias, 300 pacientes receberam benazepril e 283 receberam placebo. As patologias dos pacientes eram glomerulopatias (n = 192), nefrite intersticial (n = 105), nefrosclerose (n = 97), rim polic&#xED;stico (n = 64), nefropatia diab&#xE9;tica (n = 21) e patologias mistas (n = 104). Avaliou-se o <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina de tais pacientes.</p> <p>Observou-se maior diminui&#xE7;&#xE3;o do risco de insufici&#xEA;ncia renal (71%), quando comparado ao placebo, em pacientes do sexo masculino, com glomerulopatias, nefropatia diab&#xE9;tica ou causas mistas de grau leve. O benazepril s&#xF3; n&#xE3;o foi eficaz em pacientes com rim polic&#xED;stico.</p> <p>Outros estudos tamb&#xE9;m enfatizam o retardo na progress&#xE3;o da insufici&#xEA;ncia renal cr&#xF4;nica, medida pelo <em>clearance </em>de creatinina e diminui&#xE7;&#xE3;o da protein&#xFA;ria em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal cr&#xF4;nica.</p> <p>Em um estudo cl&#xED;nico com 107 pacientes pedi&#xE1;tricos, de 7 a 16 anos de idade, com a press&#xE3;o sist&#xF3;lica ou diast&#xF3;lica acima do percentil 95, os pacientes receberam 0,1 ou 0,2 mg/kg, em seguida, titulada at&#xE9; 0,3 ou 0,6 mg/kg, com uma dose m&#xE1;xima de 40 mg por dia.</p> <p>Os principais crit&#xE9;rios de exclus&#xE3;o do estudo foram uma taxa de filtra&#xE7;&#xE3;o glomerular (TFG) &lt;30 mL/min/1,73m<sup>2</sup>, hipertens&#xE3;o grave ou hipertens&#xE3;o envolvendo &#xF3;rg&#xE3;os, estenose da art&#xE9;ria renal bilateral ou unilateral, transplante de &#xF3;rg&#xE3;os s&#xF3;lidos (exceto para transplante renal &#x2265; 1 ano antes da inscri&#xE7;&#xE3;o e clinicamente est&#xE1;vel), s&#xED;ndrome nefr&#xF3;tica exceto as est&#xE1;veis com terapia de manuten&#xE7;&#xE3;o com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/prednisona/bula\" target=\"_blank\">prednisona</a> ou ciclosporina, indicativo de anormalidades laboratoriais neurol&#xF3;gicas clinicamente significativas, respirat&#xF3;rias, gastrintestinais, hepatobiliares, ou doen&#xE7;a hematol&#xF3;gica, ou doen&#xE7;a card&#xED;aca estrutural ou arritmias clinicamente significativas.</p> <p>Ap&#xF3;s quatro semanas de tratamento, 85 pacientes cuja press&#xE3;o arterial foi reduzida na terapia, foram ent&#xE3;o randomizados para placebo ou tr&#xEA;s grupos com doses de benazepril (ou seja, 5 ou 10 mg/d, 10 ou 20 mg/d, 20 ou 40 mg/d, dependendo do peso corporal) foram acompanhados por mais duas semanas. No final de duas semanas, nas crian&#xE7;as retiradas para receber o placebo, a press&#xE3;o arterial (sist&#xF3;lica e diast&#xF3;lica) subiu de 4 a 6 mmHg a mais do que em crian&#xE7;as com benazepril. Nenhuma dose-resposta foi observada para os tr&#xEA;s grupos de dose.</p> <h3>Hipertens&#xE3;o</h3> <p>Como outros inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), Cloridrato de Benazepril tamb&#xE9;m inibe a degrada&#xE7;&#xE3;o do vasodilatador bradicinina pela quininase. Essa inibi&#xE7;&#xE3;o pode contribuir para o efeito anti-hipertensivo.</p> <p>Cloridrato de Benazepril reduz a press&#xE3;o arterial em qualquer grau de hipertens&#xE3;o nas posi&#xE7;&#xF5;es sentada, supina ou em p&#xE9;. Na maioria dos pacientes, a atividade anti-hipertensiva se inicia aproximadamente 1 hora ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de uma dose oral &#xFA;nica e, a redu&#xE7;&#xE3;o m&#xE1;xima de press&#xE3;o arterial &#xE9; alcan&#xE7;ada dentro de 2 a 4 horas. O efeito anti-hipertensivo persiste pelo menos 24 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o. Durante a administra&#xE7;&#xE3;o repetida, a redu&#xE7;&#xE3;o m&#xE1;xima da press&#xE3;o arterial com cada dose &#xE9; geralmente obtida ap&#xF3;s 1 semana e persiste durante o tratamento a longo prazo. Os efeitos anti-hipertensivos s&#xE3;o mantidos independentemente de ra&#xE7;a, idade ou atividade basal da renina plasm&#xE1;tica. A dose di&#xE1;ria m&#xE1;xima recomendada de Cloridrato de Benazepril em pacientes hipertensos &#xE9; de 40 mg, em dose &#xFA;nica ou duas doses. A dose de 80 mg prov&#xEA; uma resposta aumentada, mas a experi&#xEA;ncia com esta dose &#xE9; limitada.</p> <p>Os efeitos anti-hipertensivos de Cloridrato de Benazepril n&#xE3;o diferem muito em pacientes com dietas com baixo ou alto teor de s&#xF3;dio.</p> <p>N&#xE3;o foi observada eleva&#xE7;&#xE3;o r&#xE1;pida da press&#xE3;o arterial ap&#xF3;s retirada abrupta de Cloridrato de Benazepril . Em estudo conduzido com volunt&#xE1;rios sadios, doses &#xFA;nicas de Cloridrato de Benazepril produziram um aumento no fluxo sangu&#xED;neo renal e n&#xE3;o afetaram a TFG.</p> <p>Os efeitos anti-hipertensivos de Cloridrato de Benazepril e dos diur&#xE9;ticos tiaz&#xED;dicos s&#xE3;o sin&#xE9;rgicos. O uso concomitante de Cloridrato de Benazepril e outros f&#xE1;rmacos anti-hipertensivos, inclusive betabloqueadores e antagonistas do c&#xE1;lcio, geralmente leva a uma redu&#xE7;&#xE3;o adicional na press&#xE3;o arterial.</p> <p>Em um estudo cl&#xED;nico com 107 pacientes pedi&#xE1;tricos, de 7 a 16 anos, com press&#xE3;o sist&#xF3;lica ou diast&#xF3;lica superior ao percentil 95, os pacientes foram tratados com 0,1 ou 0,2 mg/kg e a dose foi aumentada at&#xE9; 0,3 ou 0,6 mg/kg, com dose m&#xE1;xima de 40 mg uma vez ao dia. Ap&#xF3;s quatro semanas de tratamento, os 85 pacientes que tiveram a press&#xE3;o sangu&#xED;nea reduzida com a terapia foram ent&#xE3;o randomizados para o grupo placebo ou grupos de tr&#xEA;s diferentes doses de benazepril (isto &#xE9;, 5 ou 10 mg/dia, 10 ou 20 mg/dia, 20 ou 40 mg/dia, dependendo do peso corp&#xF3;reo) e foram acompanhadas por duas semanas adicionais. Ao final das duas semanas, a press&#xE3;o sangu&#xED;nea (sist&#xF3;lica e diast&#xF3;lica) das crian&#xE7;as que receberam placebo aumentou 4 a 6 mmHg mais do que as crian&#xE7;as que continuaram recebendo benazepril. N&#xE3;o se observou dose-resposta para os tr&#xEA;s grupos tratados com benazepril.</p> <h3>Insufici&#xEA;ncia renal cr&#xF4;nica progressiva</h3> <p>Em um estudo multic&#xEA;ntrico, duplo-cego, controlado com placebo e com dura&#xE7;&#xE3;o de tr&#xEA;s anos, 583 pacientes com doen&#xE7;a renal de v&#xE1;rias etiologias e creatinina s&#xE9;rica variando entre 1,5 a 4 mg/dL [<em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina entre 30 e 60 mL/min], com ou sem hipertens&#xE3;o, foram randomizados para placebo ou Cloridrato de Benazepril 10 mg, uma vez ao dia. Para se atingir o controle da press&#xE3;o arterial foram administrados agentes anti-hipertensivos adicionais, de acordo com a necessidade dos pacientes, em ambos os grupos. O grupo tratado com Cloridrato de Benazepril teve 53% de redu&#xE7;&#xE3;o no risco relativo de atingir o objetivo do estudo, definido como sendo a duplica&#xE7;&#xE3;o da creatinina s&#xE9;rica ou a necessidade de di&#xE1;lise. Esses efeitos ben&#xE9;ficos foram acompanhados pela redu&#xE7;&#xE3;o da press&#xE3;o arterial e por uma pronunciada redu&#xE7;&#xE3;o na protein&#xFA;ria. Pacientes com doen&#xE7;a renal polic&#xED;stica n&#xE3;o apresentaram redu&#xE7;&#xE3;o na perda da fun&#xE7;&#xE3;o renal quando tratados com Cloridrato de Benazepril; entretanto, o produto pode ainda ser utilizado no tratamento da hipertens&#xE3;o em tais pacientes.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias Bibliogr&#xE1;ficas</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Moser et al, Clin Pharmacol Ther, 1991.<br> 2. Weinberger et al, Clin Pharmacol Ther, 1990.<br> 3. Fogari et al, Int J Clin Pharmacol Ther Toxicol 1990.<br> 4. Pool et al, 1990.<br> 5. Whalen, Am Heart J 1989.<br> 6. Mazzola et al, Curr Ther Res 1989.<br> 7. Bursztyn et al, Clin Ther 1994.<br> 8. Bertocchi et al, Curr Ther Res 1994.<br> 9. Porcellati et al, Int J Clin Pharmacol Ther Toxicol 1991.<br> 10. Crozier &amp; Ikram, Drugs 1992.<br> 11. Packer, Lancet 1992.<br> 12. Struthers, Pharmacol Ther 1992.<br> 13. Firth, Am J Med Sci 1988.<br> 14. Williams et al, AHA, 1995.<br> 15. Binder, Am Fam Physician 1993.<br> 16. Nordrehaug et al, J Intern Med 1992.<br> 17. Maschio et al, N Engl J Med, 1996.<br> 18. Ihle et al, Am J Kidney Dis 1996.<br> 19. Mann, Nephrol Dial Transplant 1996.<br> 20. Klahr, Am J Kidney Dis 1993.<br> 21. Orth et al, Drugs 1993.<br> 22. Study No: CIB824E US01: A multicenter study to evaluate the pharmacokinetics, dose response, efficacy, and safety of benazepril in pediatric subjects 16 Apr 2003. (dados em arquivo).</br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p><strong>Grupo farmacoterap&#xEA;utico e c&#xF3;digo ATC</strong><br> <strong>Grupo farmacoterap&#xEA;utico: inibidor da enzima conversora de angiotensina (c&#xF3;digo ATC C09A A07).</strong></br></p> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>Cloridrato de Benazepril &#xE9; um pr&#xF3;-f&#xE1;rmaco que, ap&#xF3;s hidr&#xF3;lise para o metab&#xF3;lito ativo benazeprilate, inibe a ECA e, consequentemente, bloqueia a convers&#xE3;o de angiotensina I para angiotensina II. Assim sendo, reduz todos os efeitos mediados pela angiotensina II - por exemplo, vasoconstri&#xE7;&#xE3;o e produ&#xE7;&#xE3;o de aldosterona, que promove a reabsor&#xE7;&#xE3;o de s&#xF3;dio e &#xE1;gua nos t&#xFA;bulos renais - e eleva o d&#xE9;bito card&#xED;aco. Cloridrato de Benazepril diminui a frequ&#xEA;ncia card&#xED;aca aumentada induzida pelo reflexo simp&#xE1;tico que ocorre em resposta &#xE0; vasodilata&#xE7;&#xE3;o.</p> <h3>Propriedades farmacocin&#xE9;ticas</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>No m&#xED;nimo 37% de uma dose oral de cloridrato de benazepril s&#xE3;o absorvidos. O pr&#xF3;-f&#xE1;rmaco &#xE9; ent&#xE3;o rapidamente convertido ao metab&#xF3;lito farmacologicamente ativo, o benazeprilate. Ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o do cloridrato de benazepril, com est&#xF4;mago vazio, os picos de concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica do benazepril e do benazeprilate s&#xE3;o alcan&#xE7;ados, respectivamente, ap&#xF3;s 30 e 60 a 90 minutos.</p> <p>A biodisponibilidade absoluta do benazeprilate, ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral do cloridrato de benazepril, &#xE9; de aproximadamente 28% da biodisponibilidade obtida ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o i.v. do metab&#xF3;lito isolado. A administra&#xE7;&#xE3;o dos comprimidos ap&#xF3;s as refei&#xE7;&#xF5;es retarda a absor&#xE7;&#xE3;o, mas n&#xE3;o afeta a quantidade absorvida e convertida a benazeprilate. O cloridrato de benazepril pode, portanto, ser ingerido com ou sem alimentos.</p> <p>No intervalo de dose de 5 a 20 mg, a &#xE1;rea sob a curva (ASC) e o pico das concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de benazepril e benazeprilate s&#xE3;o aproximadamente proporcionais &#xE0; dose. Desvios pequenos, mas estatisticamente significativos, da proporcionalidade da dose s&#xE3;o observados no intervalo de dose mais amplo, de 2 a 80 mg. Isso pode ser causado pela liga&#xE7;&#xE3;o satur&#xE1;vel do benazeprilate &#xE0; enzima conversora de angiotensina.</p> <p>A cin&#xE9;tica n&#xE3;o se altera durante doses m&#xFA;ltiplas (5 a 20 mg uma vez ao dia). O benazepril n&#xE3;o se acumula. O benazeprilate se acumula apenas em extens&#xE3;o m&#xED;nima, sendo o estado de equil&#xED;brio na ASC aproximadamente 20% mais elevado do que a observado no primeiro intervalo de dose de 24 horas. A meia-vida efetiva de acumula&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate &#xE9; de 10 a 11 horas. Os n&#xED;veis do estado de equil&#xED;brio s&#xE3;o alcan&#xE7;ados ap&#xF3;s 2 a 3 dias.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>Cerca de 95% do benazepril e do benazeprilate se ligam a <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas humanas (principalmente a albumina).</p> <p>A liga&#xE7;&#xE3;o n&#xE3;o &#xE9; afetada pela idade. O volume de distribui&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate no estado de equil&#xED;brio &#xE9; de cerca de 9 litros.</p> <h4>Biotransforma&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>O benazepril &#xE9; extensivamente metabolizado, sendo seu principal metab&#xF3;lito o benazeprilate. Sup&#xF5;e-se que essa metaboliza&#xE7;&#xE3;o ocorra principalmente no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a>, por hidr&#xF3;lise enzim&#xE1;tica. Os outros dois metab&#xF3;litos s&#xE3;o os acil glicuron&#xED;deos conjugados do benazepril e do benazeprilate.</p> <h4>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>O benazepril &#xE9; eliminado principalmente por <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) metab&#xF3;lico. O benazeprilate &#xE9; eliminado por via renal e biliar, sendo a excre&#xE7;&#xE3;o renal a principal via em pacientes com fun&#xE7;&#xE3;o renal normal. O <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) metab&#xF3;lico do benazeprilate dispon&#xED;vel sistemicamente &#xE9; de import&#xE2;ncia secund&#xE1;ria. Na urina, o benazepril corresponde a menos de 1% e o benazeprilate a cerca de 20% de uma dose oral. A elimina&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica do benazepril &#xE9; completa ap&#xF3;s 4 horas. A elimina&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate &#xE9; bif&#xE1;sica, com uma meia-vida inicial de cerca de 3 horas e uma meia-vida terminal de cerca de 22 horas. A fase de elimina&#xE7;&#xE3;o terminal (de 24 horas adiante) sugere uma forte liga&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate &#xE0; enzima conversora de angiotensina.</p> <h3>Popula&#xE7;&#xF5;es de pacientes especiais</h3> <h4>Pacientes pedi&#xE1;tricos</h4> <p>Em pacientes pedi&#xE1;tricos (N=45), hipertensos, com idade entre 6 e 16 anos, que receberam doses m&#xFA;ltiplas di&#xE1;rias de cloridrato de benazepril (0,1 a 0,5 mg/kg), o <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de benazeprilate em crian&#xE7;as de 6 a 12 anos foi de 0,35 L/hr/kg, mais que o dobro quando comparado com adultos sadios que receberam uma dose &#xFA;nica de 10 mg (0,13 L/hr/kg). Em adolescentes de 13 a 16 anos foi de 0,17 L/hr/kg, 27% maior que em adultos sadios. A meia-vida terminal de elimina&#xE7;&#xE3;o de benazeprilate em pacientes pedi&#xE1;tricos ficou em torno de 5 horas, um ter&#xE7;o daquela observada em adultos.</p> <h4>Pacientes hipertensos</h4> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de benazeprilate no estado de equil&#xED;brio se correlacionam com a dose di&#xE1;ria.</p> <h4>Pacientes com insufici&#xEA;ncia card&#xED;aca congestiva</h4> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o do benazepril e sua convers&#xE3;o a benazeprilate n&#xE3;o s&#xE3;o afetadas. Porque a elimina&#xE7;&#xE3;o &#xE9; um pouco mais lenta, as concentra&#xE7;&#xF5;es m&#xED;nimas do benazeprilate no estado de equil&#xED;brio tendem a serem maiores nesse grupo de pacientes, quando comparado a volunt&#xE1;rios sadios ou a pacientes hipertensos.</p> <h4>Idade, insufici&#xEA;ncia renal leve a moderada, s&#xED;ndrome nefr&#xF3;tica e insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica</h4> <p>As cin&#xE9;ticas do benazepril e do benazeprilate n&#xE3;o s&#xE3;o grandemente afetadas por idade, insufici&#xEA;ncia renal leve a moderada [<em>clearance</em> (depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina de 30 mL/ min a 80 mL/min] ou por s&#xED;ndrome nefr&#xF3;tica. A cin&#xE9;tica e a biodisponibilidade do benazeprilate n&#xE3;o s&#xE3;o afetadas em pacientes com disfun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica causada por <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/cirrose/c\" target=\"_blank\">cirrose</a>, n&#xE3;o sendo necess&#xE1;rio o ajuste de dose em tais pacientes.</p> <h4>Insufici&#xEA;ncia renal grave e doen&#xE7;a renal em est&#xE1;gio final</h4> <p>As cin&#xE9;ticas do benazeprilate s&#xE3;o substancialmente afetadas pela insufici&#xEA;ncia renal grave [<em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina menor que 30 mL/min], sendo necess&#xE1;ria a redu&#xE7;&#xE3;o da dose como resultado da elimina&#xE7;&#xE3;o mais lenta e maior ac&#xFA;mulo. O benazepril e o benazeprilate s&#xE3;o eliminados do plasma mesmo em pacientes com doen&#xE7;a renal em est&#xE1;gio final, sendo as cin&#xE9;ticas similares &#xE0;quelas de pacientes com insufici&#xEA;ncia renal grave. O <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) n&#xE3;o-renal (ex.: biliar ou metab&#xF3;lico) compensa parcialmente o <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) renal deficiente.</p> <h4><a href=\"https://consultaremedios.com.br/produtos-hospitalares/hemodialise/c\" target=\"_blank\">Hemodi&#xE1;lise</a></h4> <p>A hemodi&#xE1;lise regular, que se inicia ao menos duas horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o do cloridrato de benazepril, n&#xE3;o afeta significativamente as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de benazepril e benazeprilate, o que significa n&#xE3;o ser necess&#xE1;ria a administra&#xE7;&#xE3;o de dose adicional ap&#xF3;s a di&#xE1;lise. Apenas uma pequena quantidade do benazeprilate &#xE9; removida do organismo pela di&#xE1;lise.</p> <h3>Dados de seguran&#xE7;a pr&#xE9;-cl&#xED;nicos</h3> <h4>Estudos de toxicidade na reprodu&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>N&#xE3;o foram observados efeitos adversos no perfil de reprodu&#xE7;&#xE3;o em ratos machos e f&#xEA;meas tratados com cloridrato de benazepril em doses de at&#xE9; 500 mg/kg/dia.</p> <p>N&#xE3;o foram observados efeitos embriot&#xF3;xicos, fetot&#xF3;xicos ou teratog&#xEA;nicos diretos em camundongos tratados com at&#xE9; 150 mg/kg/dia, em ratos tratados com at&#xE9; 500 mg/kg/dia e em coelhos tratados com at&#xE9; 5 mg/kg/dia.</p> <h4>Mutagenicidade</h4> <p>Em uma s&#xE9;rie de estudos<em> in vitro</em> e <em>in vivo</em>, n&#xE3;o foi detectado potencial mutag&#xEA;nico.</p> <h4>Carcinogenicidade</h4> <p>N&#xE3;o foi observada evid&#xEA;ncia de efeito carcinog&#xEA;nico quando o cloridrato de benazepril foi administrado a ratos em doses de at&#xE9; 150 mg/kg/dia [250 vezes a dose m&#xE1;xima recomendada para humanos (DMRH)]. N&#xE3;o foi observada evid&#xEA;ncia de carcinogenicidade quando o Cloridrato de Benazepril foi administrado a camundongos por 104 semanas nas mesmas doses.</p> <h4>Toxicidade juvenil</h4> <p>N&#xE3;o se realizaram estudos pr&#xE9;-cl&#xED;nicos com o prop&#xF3;sito de se investigar o potencial toxicol&#xF3;gico juvenil de cloridrato de benazepril.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Bhena?

Manter em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) e proteger da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento

Bhena 5 mg

Comprimido revestido de cor amarela, circular, biconvexo, liso, com núcleo branco.

Bhena 10 mg

Comprimido revestido de cor amarela, circular, biconvexo, liso, com núcleo branco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Bhena

Comprimidos revestidos

  • <li>5 mg. Embalagem contendo 30 comprimidos revestidos;</li> <li>10 mg. Embalagem contendo 30 comprimidos revestidos.</li>

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 6 anos.

Dizeres Legais do Bhena

M.S -&nbsp;1.0974.0293

Farm. Resp.:
Dr. Dante Alario Jr.
CRF-SP nº 5143

Fabricado por:
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Rua Solange Aparecida Montan 49
Jandira SP 06610-015
CNPJ 49.475.833/0014-12
Indústria Brasileira




Registrado por:
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Av Paulo Ayres 280
Taboão da Serra SP 06767-220
CNPJ 49.475.833/0001-06
Indústria Brasileira




SAC
0800 724 6522

Venda sob prescrição médica.

10mg, caixa com 30 comprimidos revestidos

Princípio ativo
:
Cloridrato De Benazepril
Classe Terapêutica
:
Inibidores Da Eca Puros
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Anti-Hipertensivo
Especialidade
:
Cardiologia e Nefrologia

Bula do medicamento

Bhena, para o que é indicado e para o que serve?

Bhena é utilizado principalmente para o tratamento da pressão alta. Bhena pode também ser utilizado em outras condições (por exemplo, doenças dos rins), conforme orientação do seu médico.

Quais as contraindicações do Bhena?

Este medicamento é contraindicado para uso por:

  • <li>Paciente al&#xE9;rgico (hipersens&#xED;vel) ao Bhena ou a qualquer outro componente de Bhena listado no in&#xED;cio dessa bula;</li> <li>Paciente que tem rea&#xE7;&#xF5;es n&#xE3;o usuais ou al&#xE9;rgicas associadas aos inibidores da ECA;</li> <li>Paciente que tem ou teve anteriormente uma situa&#xE7;&#xE3;o envolvendo rouquid&#xE3;o, incha&#xE7;o no rosto, nos l&#xE1;bios, nas m&#xE3;os, ou p&#xE9;s, ou dificuldade repentina de respirar;</li> <li>Paciente gr&#xE1;vida ou que pretende ficar gr&#xE1;vida;</li> <li>Paciente que tem alto n&#xED;vel de a&#xE7;&#xFA;car no sangue ou se voc&#xEA; tem <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-cardiovascular-circulacao/diabetes/c" target="_blank">diabetes</a> tipo 2 (tamb&#xE9;m conhecido como diabetes mellitus n&#xE3;o-insulino dependente) enquanto estiver tomando um medicamento que diminui a press&#xE3;o arterial chamado <a href="https://consultaremedios.com.br/hemifumarato-de-alisquireno/bula" target="_blank">alisquireno</a>;</li> <li>Pacientes que tomam outros medicamentos contendo inibidor da neprilisina isolado ou em combina&#xE7;&#xE3;o (por exemplo: sacubitril/valsartana);</li> <li>Crian&#xE7;as menores que 6 anos;</li> <li>Paciente com hist&#xF3;rico de <a href="https://minutosaudavel.com.br/angioedema-o-que-e-complicacoes-como-tratar-e-muito-mais/" rel="noopener" target="_blank">angioedema</a> n&#xE3;o induzido por inibidores da ECA;</li> <li>Bhena &#xE9; contraindicado para crian&#xE7;as portadoras de les&#xE3;o de art&#xE9;ria renal unilateral / bilateral ou les&#xE3;o esten&#xF3;tica em rim &#xFA;nico.</li>

Se qualquer uma dessas condições se aplicar a você, fale com o seu médico antes de tomar Bhena.

Se você acha que pode ser alérgico, peça orientação ao seu médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o Bhena?

Siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Não exceda a dose recomendada.

Pacientes que têm pressão arterial elevada geralmente não percebem sinais desse problema. Alguns podem sentir-se normais.

Lembre-se que este medicamento não irá curar sua pressão alta, entretanto pode ajudar a controlá-la. Você deve, então, continuar a tomá-lo continuamente se você quer diminuir e manter a sua pressão baixa.

Os comprimidos de Bhena não podem ser partidos ou mastigados. Você deve ingeri-los com um pouco de líquido.

Engula o seu comprimido com um copo de água.

Quanto tomar Bhena

Normalmente, o tratamento é iniciado com as menores doses e a dosagem é, então, aumentada gradualmente. Seu médico prescreverá a menor dose possível para as suas necessidades, para ser tomada uma ou duas vezes ao dia.

Para o tratamento de doença do coração é aconselhável tomar Bhena sob supervisão do seu médico. O primeiro comprimido deve ser tomado no consultório do seu médico e, então, sua pressão arterial deve ser medida pelo médico por pelo menos uma hora. Seu médico falará exatamente quantos comprimidos de Bhena tomar.

Dependendo da sua resposta ao tratamento, seu médico pode sugerir uma dose maior ou menor.

Quando tomar Bhena

É aconselhável tomar seu medicamento todos os dias no mesmo horário.

Bhena pode ser tomado antes, durante ou depois de uma refeição.

Seu médico lhe dirá quantas vezes ao dia você terá de tomar Bhena.

Por quanto tempo tomar Bhena

Continue tomando Bhena todos os dias conforme a orientação do seu médico.

Este é um tratamento de longo prazo, e provavelmente irá durar meses ou anos. Seu médico irá monitorar sua condição regularmente para verificar se o tratamento está tendo o efeito desejado.

Se você tem dúvidas sobre quanto tempo tomar Bhena, converse com o seu médico ou farmacêutico ou profissional da saúde.

Se você parar de tomar Bhena

A interrupção do tratamento com Bhena pode causar a piora da sua doença. Não pare de tomar o medicamento a menos que seu médico lhe diga.

Do que mais você deve estar ciente enquanto usa Bhena

Fale imediatamente com o seu médico se você tem desconforto estomacal, especialmente náusea, vômito ou diarreia severas ou se as mesmas não desaparecerem. Essas condições podem fazer com que você perca muita água e causar a diminuição da pressão arterial.

Tontura (sensação de que vai desmaiar) ou desmaio pode ocorrer quando você se exercitar ou se o clima estiver quente. O suor excessivo pode levar você a perder muita água e a queda da pressão. Seja cuidadoso durante a prática de exercícios e ao clima quente.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Como o Bhena funciona?

Bhena é um inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) utilizado para tratamento da hipertensão arterial (pressão alta) e da insuficiência renal crônica progressiva.

Na maioria dos pacientes, a atividade anti-hipertensiva (contra pressão alta) se inicia aproximadamente 1 hora após a administração de uma dose oral única e, a redução máxima da pressão arterial é alcançada dentro de 2 a 4 horas. Os efeitos são mantidos independentemente de raça, idade e não diferem muito em pacientes com dietas com baixo ou alto teor de sódio.

A pressão arterial elevada aumenta o trabalho do coração e artérias. Se isso persistir por muito tempo, podem-se causar danos aos vasos sanguíneos do cérebro, coração e rins, resultando em um derrame, insuficiência cardíaca, ou insuficiência renal. A pressão alta eleva o risco de ataques do coração. Ao reduzir a sua pressão arterial aos níveis normais, o risco dessas doenças ocorrerem diminui. Bhena pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial.

Monitoração durante o tratamento com Bhena

É importante para o seu médico verificar o seu progresso em visitas regulares para ter certeza de que este medicamento está funcionando corretamente.

Pode ser necessário de tempos em tempos medir a quantidade de potássio em seu sangue e sua função cardíaca, especialmente se você tiver mais de 65 anos, tem certas doenças do coração, fígado ou rim e se estiver tomando suplementos de potássio. O seu médico irá orientá-lo sobre isso.

Se você também é tratado com medicamentos usados para aliviar a dor ou inflamação (anti-inflamatórios não-esteroidais), sua função renal deve ser verificada.

Se você também é tratado com lítio, a quantidade de lítio em seu sangue deve ser cuidadosamente verificada, pois Bhena também afeta a quantidade de lítio do seu sangue.

Se você tem alguma doença vascular do colágeno (grupo diverso de doenças nas quais o organismo reage contra seus próprios tecidos, muitas vezes causando dor nas articulações e inflamação), como lúpus eritematosos sistêmico ou esclerodermia, a sua contagem de glóbulos brancos deve ser monitorada.

Se você tiver alguma dúvida sobre como funciona Bhena ou por que este medicamento foi prescrito para você, pergunte ao seu médico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Bhena?

Siga cuidadosamente as instruções do seu médico. Elas podem ser diferentes das informações gerais contidas nesta bula.

Tome cuidados especiais com Bhena

  • <li>Se voc&#xEA; apresentar um incha&#xE7;o, sobretudo, da face e garganta ao ingerir outros medicamentos (incluindo os inibidores da ECA);</li>
Se você apresentar qualquer um dos sintomas acima, pare de tomar Bhena e fale com o seu médico&nbsp;imediatamente
  • <li>Se voc&#xEA; tem doen&#xE7;a renal grave;</li> <li>Se voc&#xEA; tem um dist&#xFA;rbio de valva do cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; pr&#xF3;ximo de ser operado (incluindo cirurgia dent&#xE1;ria) ou tratamento de emerg&#xEA;ncia;</li> <li>Se voc&#xEA; sofre de v&#xF4;mito e diarreia;</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; pr&#xF3;ximo de receber tratamento com veneno de <em>Hymenoptera</em> (um veneno usado para testar ou tratar alergia &#xE0; picada de insetos);</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; prestes a fazer, ou est&#xE1; fazendo, di&#xE1;lise;</li> <li>Se voc&#xEA; faz tratamento para hiperpotassemia (muito pot&#xE1;ssio no sangue);</li> <li>Se voc&#xEA; tem diabetes;</li> <li>Se voc&#xEA; tem alguma doen&#xE7;a vascular do <a href="https://consultaremedios.com.br/colagenos/c" target="_blank">col&#xE1;geno</a> (grupo diverso de doen&#xE7;as nas quais o organismo reage contra seus pr&#xF3;prios tecidos, muitas vezes causando dor nas articula&#xE7;&#xF5;es e inflama&#xE7;&#xE3;o), como <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/lupus/c" target="_blank">l&#xFA;pus eritematoso sist&#xEA;mico</a> ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/esclerodermia/" rel="noopener" target="_blank">esclerodermia</a>;</li> <li>Se voc&#xEA; est&#xE1; sendo tratado com medicamentos que diminuem a press&#xE3;o arterial, tais como bloqueadores do receptor de angiotensina (BRAs) ou alisquireno.</li>

Se qualquer uma das condições acima se aplicar a você, fale com o seu médico antes de tomar Bhena.

Informação importante sobre os excipientes de Bhena

Bhena contém lactose (açúcar do leite). Se você tem intolerância grave à lactose, fale com seu médico antes de tomar Bhena.

Pacientes idosos

Bhena pode ser utilizado por pacientes com 65 anos ou mais.

Crianças e adolescentes

Bhenapode ser utilizado para tratar a hipertensão (pressão alta) em crianças com 6 anos de idade ou mais.

Bhena não é recomendado para crianças com menos de 25 Kg. Siga a recomendação médica.

Crianças que não conseguem engolir comprimidos não devem ser tratadas com Bhena comprimidos.

Bhena comprimidos não deve ser administrado em crianças para tratamento de outras doenças (por exemplo doença do coração ou rim).

Este produto é contraindicado para crianças menores que 6 anos.

Gravidez e amamentação

Não tome Bhena se você está grávida. Os inibidores da ECA (incluindo o Bhena) quando tomados durante a gravidez podem causar danos sérios ao feto. É, portanto, importante falar imediatamente com o seu médico se você acha que está grávida.

Seu médico discutirá com você os riscos potenciais de tomar Bhena durante a gravidez.

Bhena passa para o leite materno. Se você está amamentado, avise ao seu médico.

Fale com seu médico ou um farmacêutico ou profissional da saúde para orientações antes de usar qualquer medicamento.

Dirigindo e/ou operando máquinas

Assim como outros medicamentos utilizados no tratamento da pressão alta, Bhena pode causar tontura e afetar sua concentração. Então, antes de dirigir um veículo, operar uma máquina, ou efetuar outras tarefas que exijam concentração, tenha certeza que você sabe como reagir aos efeitos de Bhena.

A eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Bhena?

Assim como com todos os medicamentos, pacientes em tratamento com Bhena podem apresentar reações adversas, ainda que nem todos as apresentem.

Não se alarme por esta lista de possíveis reações adversas. Você pode não apresentar nenhuma delas.

Algumas reações adversas podem ser graves

Estas reações adversas são raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento) ou muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
  • <li>Incha&#xE7;o da face, olhos, l&#xE1;bios ou l&#xED;ngua, ou problemas para engolir ou respirar;</li> <li>Dores s&#xFA;bitas e opressivas no peito, batimento irregular do cora&#xE7;&#xE3;o (poss&#xED;veis sinais de dist&#xFA;rbios do cora&#xE7;&#xE3;o);</li> <li>Dor abdominal com n&#xE1;usea, v&#xF4;mito, <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">febre</a> (poss&#xED;veis sinais de inflama&#xE7;&#xE3;o do p&#xE2;ncreas);</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o da pele, pele avermelhada, bolhas nos l&#xE1;bios, olhos ou boca, descama&#xE7;&#xE3;o da pele, febre;</li> <li>Pele e olhos amarelados, n&#xE1;usea, perda de apetite, urina escura (poss&#xED;veis sinais de dist&#xFA;rbios do <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>);</li> <li>Elimina&#xE7;&#xE3;o da urina gravemente reduzida (poss&#xED;veis sinais de dist&#xFA;rbios dos rins);</li> <li>Pele p&#xE1;lida, <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, falta de ar, urina escura (poss&#xED;veis sinais de n&#xED;veis reduzidos de c&#xE9;lulas sangu&#xED;neas vermelhas);</li> <li>Sangramento espont&#xE2;neo ou hematomas (poss&#xED;veis sinais de n&#xED;veis reduzidos de plaquetas no sangue);</li> <li>Queda na press&#xE3;o arterial ao se levantar (poss&#xED;vel sinal de <a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotensao-pressao-baixa-sintomas-na-gravidez-e-mais/" rel="noopener" target="_blank">hipotens&#xE3;o</a> ortost&#xE1;tica);</li> <li>Espasmos musculares, ritmo card&#xED;aco anormal (sinais de n&#xED;vel elevado de pot&#xE1;ssio no sangue);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/dor-de-garganta/c" target="_blank">Dor de garganta</a> ou &#xFA;lceras na boca devido a infec&#xE7;&#xF5;es, febre ou calafrios, infec&#xE7;&#xF5;es mais frequentes (sinais de dist&#xFA;rbios sangu&#xED;neos);</li> <li>Dor abdominal com ou sem v&#xF4;mito e diarreia;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es al&#xE9;rgicas graves.</li>

Fale com o seu médico imediatamente se alguma delas ocorrerem.

Algumas reações adversas são comuns

Ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento
  • <li>Tontura ou desmaio ao se levantar; &#x2022; <a href="https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/tosse/c" target="_blank">tosse</a> (seca, n&#xE3;o-produtiva, principalmente &#xE0; noite, cont&#xED;nua);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/faringite/c" target="_blank">Faringite</a>, dor de garganta, irrita&#xE7;&#xE3;o da garganta (poss&#xED;veis sinais de infec&#xE7;&#xF5;es do trato respirat&#xF3;rio superior);</li> <li>Desconforto estomacal;</li> <li>Batimento r&#xE1;pido do cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Vermelhid&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c" target="_blank">Dor de cabe&#xE7;a</a>;</li> <li>Cansa&#xE7;o;</li> <li>Aumento da frequ&#xEA;ncia urin&#xE1;ria;</li> <li>Coceira;</li> <li>Aumento da sensibilidade da pele ao sol.</li>

Fale com o seu médico se alguma dessas reações ocorrerem com gravidade.

Algumas reações adversas são raras

Ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento
  • <li>Diarreia;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/" rel="noopener" target="_blank">Constipa&#xE7;&#xE3;o</a>;</li> <li>V&#xF4;mito;</li> <li>N&#xE1;usea;</li> <li>Nervosismo;</li> <li>Problemas para <a href="https://minutosaudavel.com.br/dormir/" rel="noopener" target="_blank">dormir</a>;</li> <li>Dor nas juntas e rigidez;</li> <li>Dor muscular;</li> <li>Dorm&#xEA;ncia ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/parestesia/" rel="noopener" target="_blank">formigamento</a> nas m&#xE3;os, p&#xE9;s ou l&#xE1;bios;</li> <li>Resultados anormais nos testes de fun&#xE7;&#xE3;o renal.</li>

Fale com o seu médico se alguma dessas reações ocorrerem com gravidade.

Algumas reações adversas são muito raras

Ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento
  • <li><a href="https://consultaremedios.com.br/doenca-nos-ouvidos/zumbido/c" target="_blank">Zumbido</a> nos ouvidos;</li> <li>Perda do paladar.</li>

Fale com o seu médico se alguma dessas reações ocorrerem com gravidade.

Os seguintes eventos adversos de frequência desconhecida foram relatados durante o uso póscomercialização de benazepril:

  • <li>Angioedema do intestino delgado e pesco&#xE7;o;</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es anafilactoides;</li> <li>Hiperpotassemia;</li> <li>Agranulocitose;</li> <li>Neutropenia;</li> <li>Vis&#xE3;o prejudicada.</li>

Informe ao seu médico ou farmacêutico ou profissional da saúde se você notar quaisquer outras reações adversas não mencionadas nessa bula.

Pacientes tomando este medicamento podem tomar outros medicamentos somente quando isto foi discutido e autorizado pelo seu médico.

Também relatado:
  • <li>Vis&#xE3;o prejudicada.</li>

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Bhena?

Se você esquecer de tomar uma dose desse medicamento, tome-o assim que possível. Entretanto, se estiver quase no horário da próxima dose, não tome a dose esquecida e tome a próxima dose no horário usual. Não tome uma dose dupla no dia seguinte para compensar o comprimido esquecido.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Bhena?

Cada comprimido revestido de 5 mg contém:

5 mg de&nbsp;cloridrato de benazepril.

Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, amido, talco, dióxido de silício, óleo de rícino, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo.

Cada comprimido revestido de 10 mg&nbsp;contém:

10 mg de&nbsp;cloridrato de benazepril.

Excipientes: lactose monoidratada, celulose microcristalina, crospovidona, amido, talco, dióxido de silício, óleo de rícino, hipromelose, macrogol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Bhena maior do que a recomendada?

Se você tomou acidentalmente muitos comprimidos de Bhena, ou se outra pessoa tomou seus comprimidos, contate seu médico ou hospital para orientações imediatamente. Você pode precisar de cuidados médicos.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Bhena com outros remédios?

Informe ao seu médico, farmacêutico ou profissional da saúde se você está tomando ou tomou recentemente qualquer outro medicamento, inclusive medicamentos obtidos sem prescrição:

  • <li>Medicamentos utilizados para diminuir a press&#xE3;o arterial, especialmente <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/diureticos/c" target="_blank">diur&#xE9;ticos</a> (p&#xED;lulas d`&#xE1;gua), como <a href="https://consultaremedios.com.br/espironolactona/bula" target="_blank">espironolactona</a>, por exemplo, BRAs ou alisquireno;</li> <li>Medicamentos contendo um inibidor da neprilisina isolado ou em associa&#xE7;&#xE3;o (por exemplo: sacubitril/valsartana);</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/carbonato-de-litio/bula" target="_blank">L&#xED;tio</a>, um medicamento utilizado para tratar algumas condi&#xE7;&#xF5;es psicol&#xF3;gicas;</li> <li>Medicamentos contendo pot&#xE1;ssio, suplementos de pot&#xE1;ssio ou substitutos do sal que contenham pot&#xE1;ssio;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/ciclosporina/bula" target="_blank">Ciclosporina</a>, um medicamento imunossupressor usado em pacientes transplantados para reduzir o risco de rejei&#xE7;&#xE3;o de &#xF3;rg&#xE3;o;</li> <li>Heparina, um medicamento utilizado para prevenir a forma&#xE7;&#xE3;o de co&#xE1;gulos no seu sangue;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/indometacina/bula" target="_blank">Indometacina</a> e outros <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/anti-inflamatorios/c" target="_blank">anti-inflamat&#xF3;rios</a> n&#xE3;o-esteroidais, medicamentos utilizados para aliviar a dor e a inflama&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Insulina ou antidiab&#xE9;ticos orais, medicamentos que ajudam uma pessoa com diabetes a controlar o n&#xED;vel de <a href="https://consultaremedios.com.br/glicose/bula" target="_blank">glicose</a> (a&#xE7;&#xFA;car) no sangue;</li> <li>Eritropoietina, um medicamento usado para regular a produ&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas vermelhas no sangue;</li> <li>Ouro para o tratamento da <a href="https://minutosaudavel.com.br/artrite-reumatoide/" rel="noopener" target="_blank">artrite reumatoide</a>;</li> <li>Probenecida, um medicamento utilizado para tratar <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/gota/c" target="_blank">gota</a> e hiperuricemia;</li> <li>Medicamentos utilizados no tratamento de alguns tipos de <a href="https://consultaremedios.com.br/cancer/c" target="_blank">c&#xE2;ncer</a> e tamb&#xE9;m alguns crescimentos n&#xE3;o cancerosos associados com dist&#xFA;rbio gen&#xE9;tico (por exemplo <a href="https://consultaremedios.com.br/tensirolimo/bula" target="_blank">tensirolimo</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/sirolimo/bula" target="_blank">sirolimo</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/everolimo/bula" target="_blank">everolimo</a>).</li>

O uso, ao mesmo tempo, de Bhena com outros fármacos anti-hipertensivos (contra pressão alta), inclusive diuréticos, betabloqueadores e antagonistas do cálcio, geralmente leva a uma redução adicional na pressão arterial.

Tomando Bhena com alimento e bebida

Você pode tomar Bhena com ou sem alimento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Bhena (Cloridrato de Benazepril)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>O benazepril em doses orais de 10 a 20 mg, uma ou duas vezes ao dia, tem sido efetivo no tratamento da hipertens&#xE3;o leve a moderada, como evidenciam diversos estudos.</p> <p>Aumentando-se a dose de benazepril para 40 ou 80 mg uma vez ao dia, n&#xE3;o h&#xE1; melhora significativa da hipertens&#xE3;o quando comparado a dose de 20 mg uma vez ao dia, ou seja, os resultados de melhora da condi&#xE7;&#xE3;o foram semelhantes aos das doses mais baixas.</p> <p>Diversos estudos controlados comprovam que a combina&#xE7;&#xE3;o de benazepril com hidroclorotiazida ou atenolol produz efeitos sin&#xE9;rgicos positivos em pacientes com hipertens&#xE3;o de leve a moderada.</p> <p>Treze pacientes hipertensos, n&#xE3;o tratados previamente, participaram de um estudo aberto de 18 meses para controle cont&#xED;nuo da press&#xE3;o arterial. Nove pacientes foram mantidos em monoterapia de 10 mg de benazepril e dois em 20 mg; dois outros necessitaram de tratamento adicional com 25 mg de clortalidona para controle da press&#xE3;o arterial. A coleta de dados incluiu medidas ambulatoriais de press&#xE3;o, no in&#xED;cio do tratamento e ap&#xF3;s 12 meses e ecocardiografia Doopler no in&#xED;cio, no 12&#xBA; e no 18&#xBA; m&#xEA;s. Ap&#xF3;s um ano, redu&#xE7;&#xF5;es m&#xE9;dias de 9% e 12% nas press&#xF5;es sist&#xF3;lica/diast&#xF3;lica foram relatadas por monitora&#xE7;&#xE3;o de 24 horas. Sete de 13 pacientes apresentaram hipertrofia ventricular pr&#xE9;via ao in&#xED;cio do tratamento, no entanto, ap&#xF3;s 12 meses de tratamento, apenas um desses pacientes persistiu com a hipertrofia; decr&#xE9;scimos m&#xE9;dios de 18% e 10% da espessura da parede septal e posterior, respectivamente, foram observados.</p> <p>Nenhuma melhora adicional foi verificada na continua&#xE7;&#xE3;o do tratamento at&#xE9; o 18&#xBA; m&#xEA;s.</p> <p>O benazepril, 10 mg por dia, retarda o progresso da insufici&#xEA;ncia renal em pacientes com diversos tipos de neuropatia.</p> <p>Em uma pesquisa longitudinal de 3 anos, envolvendo 583 pacientes com insufici&#xEA;ncia renal causadas por diferentes patologias, 300 pacientes receberam benazepril e 283 receberam placebo. As patologias dos pacientes eram glomerulopatias (n = 192), nefrite intersticial (n = 105), nefrosclerose (n = 97), rim polic&#xED;stico (n = 64), nefropatia diab&#xE9;tica (n = 21) e patologias mistas (n = 104). Avaliou-se o <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina de tais pacientes.</p> <p>Observou-se maior diminui&#xE7;&#xE3;o do risco de insufici&#xEA;ncia renal (71%), quando comparado ao placebo, em pacientes do sexo masculino, com glomerulopatias, nefropatia diab&#xE9;tica ou causas mistas de grau leve. O benazepril s&#xF3; n&#xE3;o foi eficaz em pacientes com rim polic&#xED;stico.</p> <p>Outros estudos tamb&#xE9;m enfatizam o retardo na progress&#xE3;o da insufici&#xEA;ncia renal cr&#xF4;nica, medida pelo <em>clearance </em>de creatinina e diminui&#xE7;&#xE3;o da protein&#xFA;ria em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal cr&#xF4;nica.</p> <p>Em um estudo cl&#xED;nico com 107 pacientes pedi&#xE1;tricos, de 7 a 16 anos de idade, com a press&#xE3;o sist&#xF3;lica ou diast&#xF3;lica acima do percentil 95, os pacientes receberam 0,1 ou 0,2 mg/kg, em seguida, titulada at&#xE9; 0,3 ou 0,6 mg/kg, com uma dose m&#xE1;xima de 40 mg por dia.</p> <p>Os principais crit&#xE9;rios de exclus&#xE3;o do estudo foram uma taxa de filtra&#xE7;&#xE3;o glomerular (TFG) &lt;30 mL/min/1,73m<sup>2</sup>, hipertens&#xE3;o grave ou hipertens&#xE3;o envolvendo &#xF3;rg&#xE3;os, estenose da art&#xE9;ria renal bilateral ou unilateral, transplante de &#xF3;rg&#xE3;os s&#xF3;lidos (exceto para transplante renal &#x2265; 1 ano antes da inscri&#xE7;&#xE3;o e clinicamente est&#xE1;vel), s&#xED;ndrome nefr&#xF3;tica exceto as est&#xE1;veis com terapia de manuten&#xE7;&#xE3;o com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/prednisona/bula\" target=\"_blank\">prednisona</a> ou ciclosporina, indicativo de anormalidades laboratoriais neurol&#xF3;gicas clinicamente significativas, respirat&#xF3;rias, gastrintestinais, hepatobiliares, ou doen&#xE7;a hematol&#xF3;gica, ou doen&#xE7;a card&#xED;aca estrutural ou arritmias clinicamente significativas.</p> <p>Ap&#xF3;s quatro semanas de tratamento, 85 pacientes cuja press&#xE3;o arterial foi reduzida na terapia, foram ent&#xE3;o randomizados para placebo ou tr&#xEA;s grupos com doses de benazepril (ou seja, 5 ou 10 mg/d, 10 ou 20 mg/d, 20 ou 40 mg/d, dependendo do peso corporal) foram acompanhados por mais duas semanas. No final de duas semanas, nas crian&#xE7;as retiradas para receber o placebo, a press&#xE3;o arterial (sist&#xF3;lica e diast&#xF3;lica) subiu de 4 a 6 mmHg a mais do que em crian&#xE7;as com benazepril. Nenhuma dose-resposta foi observada para os tr&#xEA;s grupos de dose.</p> <h3>Hipertens&#xE3;o</h3> <p>Como outros inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), Cloridrato de Benazepril tamb&#xE9;m inibe a degrada&#xE7;&#xE3;o do vasodilatador bradicinina pela quininase. Essa inibi&#xE7;&#xE3;o pode contribuir para o efeito anti-hipertensivo.</p> <p>Cloridrato de Benazepril reduz a press&#xE3;o arterial em qualquer grau de hipertens&#xE3;o nas posi&#xE7;&#xF5;es sentada, supina ou em p&#xE9;. Na maioria dos pacientes, a atividade anti-hipertensiva se inicia aproximadamente 1 hora ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de uma dose oral &#xFA;nica e, a redu&#xE7;&#xE3;o m&#xE1;xima de press&#xE3;o arterial &#xE9; alcan&#xE7;ada dentro de 2 a 4 horas. O efeito anti-hipertensivo persiste pelo menos 24 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o. Durante a administra&#xE7;&#xE3;o repetida, a redu&#xE7;&#xE3;o m&#xE1;xima da press&#xE3;o arterial com cada dose &#xE9; geralmente obtida ap&#xF3;s 1 semana e persiste durante o tratamento a longo prazo. Os efeitos anti-hipertensivos s&#xE3;o mantidos independentemente de ra&#xE7;a, idade ou atividade basal da renina plasm&#xE1;tica. A dose di&#xE1;ria m&#xE1;xima recomendada de Cloridrato de Benazepril em pacientes hipertensos &#xE9; de 40 mg, em dose &#xFA;nica ou duas doses. A dose de 80 mg prov&#xEA; uma resposta aumentada, mas a experi&#xEA;ncia com esta dose &#xE9; limitada.</p> <p>Os efeitos anti-hipertensivos de Cloridrato de Benazepril n&#xE3;o diferem muito em pacientes com dietas com baixo ou alto teor de s&#xF3;dio.</p> <p>N&#xE3;o foi observada eleva&#xE7;&#xE3;o r&#xE1;pida da press&#xE3;o arterial ap&#xF3;s retirada abrupta de Cloridrato de Benazepril . Em estudo conduzido com volunt&#xE1;rios sadios, doses &#xFA;nicas de Cloridrato de Benazepril produziram um aumento no fluxo sangu&#xED;neo renal e n&#xE3;o afetaram a TFG.</p> <p>Os efeitos anti-hipertensivos de Cloridrato de Benazepril e dos diur&#xE9;ticos tiaz&#xED;dicos s&#xE3;o sin&#xE9;rgicos. O uso concomitante de Cloridrato de Benazepril e outros f&#xE1;rmacos anti-hipertensivos, inclusive betabloqueadores e antagonistas do c&#xE1;lcio, geralmente leva a uma redu&#xE7;&#xE3;o adicional na press&#xE3;o arterial.</p> <p>Em um estudo cl&#xED;nico com 107 pacientes pedi&#xE1;tricos, de 7 a 16 anos, com press&#xE3;o sist&#xF3;lica ou diast&#xF3;lica superior ao percentil 95, os pacientes foram tratados com 0,1 ou 0,2 mg/kg e a dose foi aumentada at&#xE9; 0,3 ou 0,6 mg/kg, com dose m&#xE1;xima de 40 mg uma vez ao dia. Ap&#xF3;s quatro semanas de tratamento, os 85 pacientes que tiveram a press&#xE3;o sangu&#xED;nea reduzida com a terapia foram ent&#xE3;o randomizados para o grupo placebo ou grupos de tr&#xEA;s diferentes doses de benazepril (isto &#xE9;, 5 ou 10 mg/dia, 10 ou 20 mg/dia, 20 ou 40 mg/dia, dependendo do peso corp&#xF3;reo) e foram acompanhadas por duas semanas adicionais. Ao final das duas semanas, a press&#xE3;o sangu&#xED;nea (sist&#xF3;lica e diast&#xF3;lica) das crian&#xE7;as que receberam placebo aumentou 4 a 6 mmHg mais do que as crian&#xE7;as que continuaram recebendo benazepril. N&#xE3;o se observou dose-resposta para os tr&#xEA;s grupos tratados com benazepril.</p> <h3>Insufici&#xEA;ncia renal cr&#xF4;nica progressiva</h3> <p>Em um estudo multic&#xEA;ntrico, duplo-cego, controlado com placebo e com dura&#xE7;&#xE3;o de tr&#xEA;s anos, 583 pacientes com doen&#xE7;a renal de v&#xE1;rias etiologias e creatinina s&#xE9;rica variando entre 1,5 a 4 mg/dL [<em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina entre 30 e 60 mL/min], com ou sem hipertens&#xE3;o, foram randomizados para placebo ou Cloridrato de Benazepril 10 mg, uma vez ao dia. Para se atingir o controle da press&#xE3;o arterial foram administrados agentes anti-hipertensivos adicionais, de acordo com a necessidade dos pacientes, em ambos os grupos. O grupo tratado com Cloridrato de Benazepril teve 53% de redu&#xE7;&#xE3;o no risco relativo de atingir o objetivo do estudo, definido como sendo a duplica&#xE7;&#xE3;o da creatinina s&#xE9;rica ou a necessidade de di&#xE1;lise. Esses efeitos ben&#xE9;ficos foram acompanhados pela redu&#xE7;&#xE3;o da press&#xE3;o arterial e por uma pronunciada redu&#xE7;&#xE3;o na protein&#xFA;ria. Pacientes com doen&#xE7;a renal polic&#xED;stica n&#xE3;o apresentaram redu&#xE7;&#xE3;o na perda da fun&#xE7;&#xE3;o renal quando tratados com Cloridrato de Benazepril; entretanto, o produto pode ainda ser utilizado no tratamento da hipertens&#xE3;o em tais pacientes.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias Bibliogr&#xE1;ficas</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Moser et al, Clin Pharmacol Ther, 1991.<br> 2. Weinberger et al, Clin Pharmacol Ther, 1990.<br> 3. Fogari et al, Int J Clin Pharmacol Ther Toxicol 1990.<br> 4. Pool et al, 1990.<br> 5. Whalen, Am Heart J 1989.<br> 6. Mazzola et al, Curr Ther Res 1989.<br> 7. Bursztyn et al, Clin Ther 1994.<br> 8. Bertocchi et al, Curr Ther Res 1994.<br> 9. Porcellati et al, Int J Clin Pharmacol Ther Toxicol 1991.<br> 10. Crozier &amp; Ikram, Drugs 1992.<br> 11. Packer, Lancet 1992.<br> 12. Struthers, Pharmacol Ther 1992.<br> 13. Firth, Am J Med Sci 1988.<br> 14. Williams et al, AHA, 1995.<br> 15. Binder, Am Fam Physician 1993.<br> 16. Nordrehaug et al, J Intern Med 1992.<br> 17. Maschio et al, N Engl J Med, 1996.<br> 18. Ihle et al, Am J Kidney Dis 1996.<br> 19. Mann, Nephrol Dial Transplant 1996.<br> 20. Klahr, Am J Kidney Dis 1993.<br> 21. Orth et al, Drugs 1993.<br> 22. Study No: CIB824E US01: A multicenter study to evaluate the pharmacokinetics, dose response, efficacy, and safety of benazepril in pediatric subjects 16 Apr 2003. (dados em arquivo).</br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p><strong>Grupo farmacoterap&#xEA;utico e c&#xF3;digo ATC</strong><br> <strong>Grupo farmacoterap&#xEA;utico: inibidor da enzima conversora de angiotensina (c&#xF3;digo ATC C09A A07).</strong></br></p> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>Cloridrato de Benazepril &#xE9; um pr&#xF3;-f&#xE1;rmaco que, ap&#xF3;s hidr&#xF3;lise para o metab&#xF3;lito ativo benazeprilate, inibe a ECA e, consequentemente, bloqueia a convers&#xE3;o de angiotensina I para angiotensina II. Assim sendo, reduz todos os efeitos mediados pela angiotensina II - por exemplo, vasoconstri&#xE7;&#xE3;o e produ&#xE7;&#xE3;o de aldosterona, que promove a reabsor&#xE7;&#xE3;o de s&#xF3;dio e &#xE1;gua nos t&#xFA;bulos renais - e eleva o d&#xE9;bito card&#xED;aco. Cloridrato de Benazepril diminui a frequ&#xEA;ncia card&#xED;aca aumentada induzida pelo reflexo simp&#xE1;tico que ocorre em resposta &#xE0; vasodilata&#xE7;&#xE3;o.</p> <h3>Propriedades farmacocin&#xE9;ticas</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>No m&#xED;nimo 37% de uma dose oral de cloridrato de benazepril s&#xE3;o absorvidos. O pr&#xF3;-f&#xE1;rmaco &#xE9; ent&#xE3;o rapidamente convertido ao metab&#xF3;lito farmacologicamente ativo, o benazeprilate. Ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o do cloridrato de benazepril, com est&#xF4;mago vazio, os picos de concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica do benazepril e do benazeprilate s&#xE3;o alcan&#xE7;ados, respectivamente, ap&#xF3;s 30 e 60 a 90 minutos.</p> <p>A biodisponibilidade absoluta do benazeprilate, ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral do cloridrato de benazepril, &#xE9; de aproximadamente 28% da biodisponibilidade obtida ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o i.v. do metab&#xF3;lito isolado. A administra&#xE7;&#xE3;o dos comprimidos ap&#xF3;s as refei&#xE7;&#xF5;es retarda a absor&#xE7;&#xE3;o, mas n&#xE3;o afeta a quantidade absorvida e convertida a benazeprilate. O cloridrato de benazepril pode, portanto, ser ingerido com ou sem alimentos.</p> <p>No intervalo de dose de 5 a 20 mg, a &#xE1;rea sob a curva (ASC) e o pico das concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de benazepril e benazeprilate s&#xE3;o aproximadamente proporcionais &#xE0; dose. Desvios pequenos, mas estatisticamente significativos, da proporcionalidade da dose s&#xE3;o observados no intervalo de dose mais amplo, de 2 a 80 mg. Isso pode ser causado pela liga&#xE7;&#xE3;o satur&#xE1;vel do benazeprilate &#xE0; enzima conversora de angiotensina.</p> <p>A cin&#xE9;tica n&#xE3;o se altera durante doses m&#xFA;ltiplas (5 a 20 mg uma vez ao dia). O benazepril n&#xE3;o se acumula. O benazeprilate se acumula apenas em extens&#xE3;o m&#xED;nima, sendo o estado de equil&#xED;brio na ASC aproximadamente 20% mais elevado do que a observado no primeiro intervalo de dose de 24 horas. A meia-vida efetiva de acumula&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate &#xE9; de 10 a 11 horas. Os n&#xED;veis do estado de equil&#xED;brio s&#xE3;o alcan&#xE7;ados ap&#xF3;s 2 a 3 dias.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>Cerca de 95% do benazepril e do benazeprilate se ligam a <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas humanas (principalmente a albumina).</p> <p>A liga&#xE7;&#xE3;o n&#xE3;o &#xE9; afetada pela idade. O volume de distribui&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate no estado de equil&#xED;brio &#xE9; de cerca de 9 litros.</p> <h4>Biotransforma&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>O benazepril &#xE9; extensivamente metabolizado, sendo seu principal metab&#xF3;lito o benazeprilate. Sup&#xF5;e-se que essa metaboliza&#xE7;&#xE3;o ocorra principalmente no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a>, por hidr&#xF3;lise enzim&#xE1;tica. Os outros dois metab&#xF3;litos s&#xE3;o os acil glicuron&#xED;deos conjugados do benazepril e do benazeprilate.</p> <h4>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>O benazepril &#xE9; eliminado principalmente por <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) metab&#xF3;lico. O benazeprilate &#xE9; eliminado por via renal e biliar, sendo a excre&#xE7;&#xE3;o renal a principal via em pacientes com fun&#xE7;&#xE3;o renal normal. O <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) metab&#xF3;lico do benazeprilate dispon&#xED;vel sistemicamente &#xE9; de import&#xE2;ncia secund&#xE1;ria. Na urina, o benazepril corresponde a menos de 1% e o benazeprilate a cerca de 20% de uma dose oral. A elimina&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica do benazepril &#xE9; completa ap&#xF3;s 4 horas. A elimina&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate &#xE9; bif&#xE1;sica, com uma meia-vida inicial de cerca de 3 horas e uma meia-vida terminal de cerca de 22 horas. A fase de elimina&#xE7;&#xE3;o terminal (de 24 horas adiante) sugere uma forte liga&#xE7;&#xE3;o do benazeprilate &#xE0; enzima conversora de angiotensina.</p> <h3>Popula&#xE7;&#xF5;es de pacientes especiais</h3> <h4>Pacientes pedi&#xE1;tricos</h4> <p>Em pacientes pedi&#xE1;tricos (N=45), hipertensos, com idade entre 6 e 16 anos, que receberam doses m&#xFA;ltiplas di&#xE1;rias de cloridrato de benazepril (0,1 a 0,5 mg/kg), o <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de benazeprilate em crian&#xE7;as de 6 a 12 anos foi de 0,35 L/hr/kg, mais que o dobro quando comparado com adultos sadios que receberam uma dose &#xFA;nica de 10 mg (0,13 L/hr/kg). Em adolescentes de 13 a 16 anos foi de 0,17 L/hr/kg, 27% maior que em adultos sadios. A meia-vida terminal de elimina&#xE7;&#xE3;o de benazeprilate em pacientes pedi&#xE1;tricos ficou em torno de 5 horas, um ter&#xE7;o daquela observada em adultos.</p> <h4>Pacientes hipertensos</h4> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de benazeprilate no estado de equil&#xED;brio se correlacionam com a dose di&#xE1;ria.</p> <h4>Pacientes com insufici&#xEA;ncia card&#xED;aca congestiva</h4> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o do benazepril e sua convers&#xE3;o a benazeprilate n&#xE3;o s&#xE3;o afetadas. Porque a elimina&#xE7;&#xE3;o &#xE9; um pouco mais lenta, as concentra&#xE7;&#xF5;es m&#xED;nimas do benazeprilate no estado de equil&#xED;brio tendem a serem maiores nesse grupo de pacientes, quando comparado a volunt&#xE1;rios sadios ou a pacientes hipertensos.</p> <h4>Idade, insufici&#xEA;ncia renal leve a moderada, s&#xED;ndrome nefr&#xF3;tica e insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica</h4> <p>As cin&#xE9;ticas do benazepril e do benazeprilate n&#xE3;o s&#xE3;o grandemente afetadas por idade, insufici&#xEA;ncia renal leve a moderada [<em>clearance</em> (depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina de 30 mL/ min a 80 mL/min] ou por s&#xED;ndrome nefr&#xF3;tica. A cin&#xE9;tica e a biodisponibilidade do benazeprilate n&#xE3;o s&#xE3;o afetadas em pacientes com disfun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica causada por <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/cirrose/c\" target=\"_blank\">cirrose</a>, n&#xE3;o sendo necess&#xE1;rio o ajuste de dose em tais pacientes.</p> <h4>Insufici&#xEA;ncia renal grave e doen&#xE7;a renal em est&#xE1;gio final</h4> <p>As cin&#xE9;ticas do benazeprilate s&#xE3;o substancialmente afetadas pela insufici&#xEA;ncia renal grave [<em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) de creatinina menor que 30 mL/min], sendo necess&#xE1;ria a redu&#xE7;&#xE3;o da dose como resultado da elimina&#xE7;&#xE3;o mais lenta e maior ac&#xFA;mulo. O benazepril e o benazeprilate s&#xE3;o eliminados do plasma mesmo em pacientes com doen&#xE7;a renal em est&#xE1;gio final, sendo as cin&#xE9;ticas similares &#xE0;quelas de pacientes com insufici&#xEA;ncia renal grave. O <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) n&#xE3;o-renal (ex.: biliar ou metab&#xF3;lico) compensa parcialmente o <em>clearance </em>(depura&#xE7;&#xE3;o) renal deficiente.</p> <h4><a href=\"https://consultaremedios.com.br/produtos-hospitalares/hemodialise/c\" target=\"_blank\">Hemodi&#xE1;lise</a></h4> <p>A hemodi&#xE1;lise regular, que se inicia ao menos duas horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o do cloridrato de benazepril, n&#xE3;o afeta significativamente as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de benazepril e benazeprilate, o que significa n&#xE3;o ser necess&#xE1;ria a administra&#xE7;&#xE3;o de dose adicional ap&#xF3;s a di&#xE1;lise. Apenas uma pequena quantidade do benazeprilate &#xE9; removida do organismo pela di&#xE1;lise.</p> <h3>Dados de seguran&#xE7;a pr&#xE9;-cl&#xED;nicos</h3> <h4>Estudos de toxicidade na reprodu&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>N&#xE3;o foram observados efeitos adversos no perfil de reprodu&#xE7;&#xE3;o em ratos machos e f&#xEA;meas tratados com cloridrato de benazepril em doses de at&#xE9; 500 mg/kg/dia.</p> <p>N&#xE3;o foram observados efeitos embriot&#xF3;xicos, fetot&#xF3;xicos ou teratog&#xEA;nicos diretos em camundongos tratados com at&#xE9; 150 mg/kg/dia, em ratos tratados com at&#xE9; 500 mg/kg/dia e em coelhos tratados com at&#xE9; 5 mg/kg/dia.</p> <h4>Mutagenicidade</h4> <p>Em uma s&#xE9;rie de estudos<em> in vitro</em> e <em>in vivo</em>, n&#xE3;o foi detectado potencial mutag&#xEA;nico.</p> <h4>Carcinogenicidade</h4> <p>N&#xE3;o foi observada evid&#xEA;ncia de efeito carcinog&#xEA;nico quando o cloridrato de benazepril foi administrado a ratos em doses de at&#xE9; 150 mg/kg/dia [250 vezes a dose m&#xE1;xima recomendada para humanos (DMRH)]. N&#xE3;o foi observada evid&#xEA;ncia de carcinogenicidade quando o Cloridrato de Benazepril foi administrado a camundongos por 104 semanas nas mesmas doses.</p> <h4>Toxicidade juvenil</h4> <p>N&#xE3;o se realizaram estudos pr&#xE9;-cl&#xED;nicos com o prop&#xF3;sito de se investigar o potencial toxicol&#xF3;gico juvenil de cloridrato de benazepril.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Bhena?

Manter em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC) e proteger da umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento

Bhena 5 mg

Comprimido revestido de cor amarela, circular, biconvexo, liso, com núcleo branco.

Bhena 10 mg

Comprimido revestido de cor amarela, circular, biconvexo, liso, com núcleo branco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Bhena

Comprimidos revestidos

  • <li>5 mg. Embalagem contendo 30 comprimidos revestidos;</li> <li>10 mg. Embalagem contendo 30 comprimidos revestidos.</li>

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 6 anos.

Dizeres Legais do Bhena

M.S -&nbsp;1.0974.0293

Farm. Resp.:
Dr. Dante Alario Jr.
CRF-SP nº 5143

Fabricado por:
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Rua Solange Aparecida Montan 49
Jandira SP 06610-015
CNPJ 49.475.833/0014-12
Indústria Brasileira




Registrado por:
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Av Paulo Ayres 280
Taboão da Serra SP 06767-220
CNPJ 49.475.833/0001-06
Indústria Brasileira




SAC
0800 724 6522

Venda sob prescrição médica.

Fabricante: Biolab

© 2021 Medicamento Lab.