Brasterápica Conazol

20mg/g, caixa com 1 bisnaga com 20g de creme de uso dermatológico

Princípio ativo
:
Cetoconazol
Classe Terapêutica
:
Antifúngicos Dermatológicos Tópicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Micose
Especialidade
:
Infectologia

Bula do medicamento

Conazol, para o que é indicado e para o que serve?

Conazol creme é indicado para micoses de pele, frieira e pano branco.

Como o Conazol funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Conazol creme &#xE9; um medicamento que voc&#xEA; deve usar para o tratamento de infec&#xE7;&#xF5;es na pele causadas por fungos ou leveduras.</p> <p>O princ&#xED;pio ativo cetoconazol possui potente atividade antimic&#xF3;tica (que combate a <a href=\"https://consultaremedios.com.br/antifungico/micose/c\" target=\"_blank\">micose</a>), agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infec&#xE7;&#xF5;es.</p> <p>O controle dos sintomas &#xE9; observado progressivamente com o decorrer do tratamento. Sinais claros de melhora aparecem, geralmente, ap&#xF3;s 4 semanas de uso.</p> "}

Quais as contraindicações do Conazol?

Você não deve usar Conazol creme em caso de maior sensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação. Coceira e vermelhidão da pele após aplicação são os sintomas de maior sensibilidade.

Como usar o Conazol?

Conazol creme é um medicamento de uso tópico (local) na pele.

{"tag":"ol","value":" <li>Voc&#xEA; deve abrir o tubo desrosqueando a tampa.</li> <li>Fure o selo do tubo com a ponta que est&#xE1; na pr&#xF3;pria tampa.</li> <li>Ap&#xF3;s lavar e secar bem a pele infectada, voc&#xEA; deve passar Conazol creme delicadamente na pele com a ponta do dedo. Aplique na &#xE1;rea infectada e ao redor dela.</li> <li>Lave as suas m&#xE3;os com cuidado ap&#xF3;s aplicar o creme, pois isto evitar&#xE1; a transfer&#xEA;ncia da doen&#xE7;a para outras partes do seu corpo ou para outras pessoas.</li> "}

Mantenha roupas e toalhas de uso pessoal separadas, evitando contaminar seus familiares. Troque regularmente a roupa que está em contato com a pele infectada para evitar reinfecção.

Conazol creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por mais alguns dias após o desaparecimento dos sintomas e das lesões. Observam-se resultados favoráveis após 4 semanas de tratamento, dependendo, obviamente, do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Conazol?

{"tag":"hr","value":" <p>Se voc&#xEA; se esquecer de usar seu medicamento, aplique a pr&#xF3;xima dose normalmente e continue com sua medica&#xE7;&#xE3;o como recomendado pelo m&#xE9;dico. N&#xE3;o aplique mais creme e n&#xE3;o aumente a frequ&#xEA;ncia de aplica&#xE7;&#xF5;es.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Conazol?

Você não deve aplicar Conazol creme nos olhos, porque este medicamento não é indicado para infecções nos olhos.

Devem ser praticadas medidas gerais de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Lavar as mãos cuidadosamente antes e após aplicar o creme.

Mantenha roupas e toalhas de uso pessoal separadas, evitando contaminar seus familiares.

Troque regularmente a roupa que está em contato com a pele infectada para evitar reinfecção.

Se você utiliza corticosteroide creme, loção ou pomada, consulte seu médico antes de iniciar o tratamento com Conazol creme. Você pode iniciar o tratamento com Conazol creme imediatamente, mas não pare o uso do corticosteroide. A retirada do corticosteroide deve ser feita aos poucos, porque a pele pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido (coceira).

Para você continuar o tratamento com corticosteroide você deve:

  • <li>Usar o corticosteroide pela manh&#xE3; e Conazol creme &#xE0; noite por uma semana.</li> <li>Ap&#xF3;s esse procedimento, voc&#xEA; deve aplicar o corticosteroide pela manh&#xE3; a cada 2 ou 3 dias e Conazol creme todas as noites por 1 a 2 semanas.</li> <li>Ent&#xE3;o, pare de usar o corticosteroide e, se for necess&#xE1;rio, use somente Conazol creme. Se voc&#xEA; tiver qualquer d&#xFA;vida, fale com seu m&#xE9;dico.</li>

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Conazol?

As reações adversas que ocorreram em estudos clínicos onde o produto foi aplicado diretamente na pele estão descritas a seguir:

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
  • <li>Prurido (coceira) no local de aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Sensa&#xE7;&#xE3;o de <a href="https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/" rel="noopener" target="_blank">queimadura</a> na pele;</li> <li>Eritema (vermelhid&#xE3;o) no local de aplica&#xE7;&#xE3;o.</li>
As reações adversas adicionais relatadas por <1% dos indivíduos durante as coletas de dados dos estudos foram:
  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o no local de aplica&#xE7;&#xE3;o [sangramento, desconforto, secura, inflama&#xE7;&#xE3;o, irrita&#xE7;&#xE3;o, <a href="https://minutosaudavel.com.br/parestesia/" rel="noopener" target="_blank">parestesia</a> (sensa&#xE7;&#xF5;es anormais na pele) e rea&#xE7;&#xE3;o local];</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es de hipersensibilidade (alergia);</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o bolhosa (erup&#xE7;&#xE3;o na pele com forma&#xE7;&#xE3;o de bolhas);</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/dermatite-de-contato/" rel="noopener" target="_blank">Dermatite de contato</a>;</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea;</li> <li>Esfolia&#xE7;&#xE3;o da pele;</li> <li>Pele pegajosa.</li>

Dados Pós-comercialização.&nbsp;Através de relatos espontâneos dos pacientes após o início da comercialização do produto, a seguinte reação adversa foi identificada:

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Urticária (placas circulares e salientes na pele, com coceira, cercadas por vergões vermelhos e inchaço).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial

Gravidez e Amamentação

Não existem riscos conhecidos associados ao uso de Conazol creme durante a gravidez ou aleitamento, porém você deve informar ao seu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando durante o tratamento.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a composição do Conazol?

Cada grama contém:

20mg de cetoconazol.

Excipientes: propilenoglicol, cera emulsificante não iônica, citrato de sódio di-hidratado, propilparabeno, vaselina líquida, metabissulfito de sódio, butil-hidroxianisol, edetato dissódico e água purificada.

Apresentação do&nbsp;Conazol

{"tag":"hr","value":" <p>Creme - 20mg/g. Embalagem contendo 1 bisnaga com 20g.</p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Conazol maior do que a recomendada?

Se você aplicar muito Conazol creme ou mais vezes do que o recomendado pelo seu médico, pode ocorrer sensação de ardência, vermelhidão ou inchaço. Se isso acontecer, interrompa o uso de&nbsp;Conazol creme imediatamente.

Conazol creme não deve ser ingerido. Se Conazol creme, for acidentalmente ingerido procure o seu médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Conazol com outros remédios?

Até o momento não foram descritas interações de outros medicamentos com o uso de Conazol creme.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Conazol (Cetoconazol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Em um estudo multic&#xEA;ntrico randomizado, prospectivo, a efic&#xE1;cia e a toxicidade de uma dose baixa (400 mg/dia) e uma dose alta (800 mg/dia) de Cetoconazol oral foram comparadas em 80 pacientes com blastomicoses e 54 pacientes com histoplasmose. Entre os 65 pacientes com blastomicose tratados por 6 meses ou mais, o tratamento com a dose alta foi mais eficaz (100% de sucesso versus 79%; p = 0,001) que a dose baixa. O sucesso alcan&#xE7;ado para todos os pacientes com histoplasmose tratados foi de 85%.<sup>1</sup></p> <p>Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, 57 pacientes com tr&#xEA;s ou mais fatores cl&#xED;nicos de risco para infec&#xE7;&#xF5;es por c&#xE2;ndida, foram randomizados para receber 200 mg di&#xE1;rios de Cetoconazol (27 pacientes) ou placebo (30 pacientes), durante 21 dias ou 1 semana ap&#xF3;s alta da UTI. A incid&#xEA;ncia de coloniza&#xE7;&#xE3;o por c&#xE2;ndida foi significativamente menor no grupo do Cetoconazol do que no grupo placebo.<sup>2</sup></p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Dismukes WE., et al. Treatment of Blastomycosis and Histoplasmosis with Ketoconazole. Results of a Prospective Randomized Clinical Trial. National Institute of Allergy and Infectious Diseases Mycoses Study Group. Ann Intern Med. 103(6(Pt 1)): 861-72, Dec. 1985.<br> 2. Slotman GJ, Burchard KW. Ketoconazole Prevents Candida Sepsis in Critically Ill Surgical Patients. Arch Surg. 1987; 122(2): 147-51.</br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades Farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>Cetoconazol &#xE9; um derivado sint&#xE9;tico do imidazol dioxolano, com atividade fungicida ou fungist&#xE1;tica contra <em>Blastomyces dermatitidis, Coccidioides immitis, Histoplasma capsulatum, Paracoccidioides brasiliensis</em>.</p> <p>Menos sens&#xED;veis s&#xE3;o <em>Aspergillus spp, Sporothrix schenkii</em>, alguns D<em>ematiaceae, Mucor spp</em> e outros ficomicetos, exceto <em>Entomophthorales</em>. Cetoconazol inibe a bioss&#xED;ntese do ergosterol no fungo e altera a composi&#xE7;&#xE3;o de outros componentes lip&#xED;dicos na membrana.</p> <p>Dados obtidos de alguns estudos cl&#xED;nicos da farmacocin&#xE9;tica e farmacodin&#xE2;mica e de intera&#xE7;&#xE3;o medicamentosa sugerem que 200 mg de Cetoconazol via oral duas vezes ao dia durante 3-7 dias pode resultar em um pequeno aumento do intervalo QTc: um aumento m&#xE1;ximo m&#xE9;dio de aproximadamente 6 a 12 mseg foi observado nos n&#xED;veis do pico plasm&#xE1;tico cerca de 1-4 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol. Este pequeno prolongamento do intervalo QTc, entretanto, n&#xE3;o &#xE9; considerado clinicamente relevante.</p> <p>Na dose terap&#xEA;utica di&#xE1;ria de 200 mg pode ser observado um decr&#xE9;scimo transit&#xF3;rio nas concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/testosterona/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">testosterona</a>.</p> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es de testosterona retornam &#xE0;s concentra&#xE7;&#xF5;es antes da dose inicial dentro de 24 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol. Durante a terapia prolongada com esta dose, as concentra&#xE7;&#xF5;es de testosterona geralmente n&#xE3;o s&#xE3;o significativamente diferentes dos controles.</p> <p>Em volunt&#xE1;rios que receberam doses di&#xE1;rias de 400 mg ou mais, Cetoconazol mostrou reduzir a resposta do cortisol &#xE0; estimula&#xE7;&#xE3;o do ACTH.</p> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>O Cetoconazol &#xE9; um agente dib&#xE1;sico fraco e, portanto, requer acidez para dissolu&#xE7;&#xE3;o e absor&#xE7;&#xE3;o. Ap&#xF3;s a ingest&#xE3;o de uma dose de 200 mg, juntamente com uma refei&#xE7;&#xE3;o, os picos das concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE9;dias s&#xE3;o obtidos dentro de 1 a 2 horas, correspondendo a aproximadamente 3,5 mcg/mL. A biodisponibilidade oral &#xE9; m&#xE1;xima quando os comprimidos s&#xE3;o ingeridos com uma refei&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o de comprimidos de Cetoconazol &#xE9; reduzida em pacientes com acidez g&#xE1;strica reduzida, tais como pacientes tomando medica&#xE7;&#xF5;es conhecidas como neutralizadoras de acidez (por exemplo, hidr&#xF3;xido de alum&#xED;nio) e supressores da secre&#xE7;&#xE3;o &#xE1;cida g&#xE1;strica (por exemplo, antagonistas do receptor-H2, inibidores da bomba de pr&#xF3;ton) ou pacientes com acloridria causada por certas doen&#xE7;as. A absor&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol sob condi&#xE7;&#xF5;es de jejum nesses pacientes &#xE9; aumentada quando os comprimidos de Cetoconazol s&#xE3;o administrados com uma bebida &#xE1;cida (tal como refrigerante de cola n&#xE3;o diet&#xE9;tico). Ap&#xF3;s pr&#xE9;-tratamento com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/omeprazol/bula\" target=\"_blank\">omeprazol</a>, um inibidor da bomba de pr&#xF3;ton, a biodisponibilidade de uma dose &#xFA;nica de 200 mg de Cetoconazol sob condi&#xE7;&#xF5;es de jejum foi reduzida para 17% da biodisponibilidade de Cetoconazol administrado isolado. Quando Cetoconazol foi administrado com refrigerante de cola n&#xE3;o diet&#xE9;tico, ap&#xF3;s o pr&#xE9;-tratamento com omeprazol, a biodisponibilidade foi 65% daquela ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol isolado.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p><em>In vitro</em>, a liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas, principalmente &#xE0; fra&#xE7;&#xE3;o albumina, &#xE9; de aproximadamente 99%. O Cetoconazol &#xE9; amplamente distribu&#xED;do em todos os tecidos, entretanto, apenas uma propor&#xE7;&#xE3;o insignificante atinge o fluido cerebroespinhal.</p> <h4>Metabolismo</h4> <p>Ap&#xF3;s a absor&#xE7;&#xE3;o no trato gastrintestinal, o Cetoconazol &#xE9; convertido em diversos metab&#xF3;litos inativos. Estudos<em> in vitro </em>mostraram que a CYP3A4 &#xE9; a principal enzima envolvida no metabolismo de Cetoconazol. As principais vias metab&#xF3;licas identificadas s&#xE3;o oxida&#xE7;&#xE3;o e degrada&#xE7;&#xE3;o dos an&#xE9;is imidaz&#xF3;lico e piperaz&#xED;nico, por enzimas microssomais hep&#xE1;ticas. Adicionalmente, ocorre Odesalquila&#xE7;&#xE3;o oxidativa e hidroxila&#xE7;&#xE3;o arom&#xE1;tica. O Cetoconazol n&#xE3;o demonstrou induzir seu pr&#xF3;prio metabolismo.</p> <h4>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A elimina&#xE7;&#xE3;o do plasma &#xE9; bif&#xE1;sica com meia vida de 2 horas durante as 10 primeiras horas e 8 horas ap&#xF3;s.</p> <p>Aproximadamente 13% da dose &#xE9; excretada na urina, das quais 2 a 4% &#xE9; o f&#xE1;rmaco inalterado. A principal via de excre&#xE7;&#xE3;o &#xE9; atrav&#xE9;s da bile no trato intestinal com cerca de 57% sendo excretados nas fezes.</p> <h4>Popula&#xE7;&#xF5;es especiais</h4> <h5>Insufici&#xEA;ncia renal</h5> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal, a farmacocin&#xE9;tica como um todo n&#xE3;o foi significativamente diferente quando comparada com indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis.</p> <h5>Insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica</h5> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica, a farmacocin&#xE9;tica como um todo n&#xE3;o foi significativamente diferente quando comparada com indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis.</p> <h5>Pacientes pedi&#xE1;tricos</h5> <p>Dados limitados de farmacocin&#xE9;tica est&#xE3;o dispon&#xED;veis sobre o uso de comprimidos de Cetoconazol na popula&#xE7;&#xE3;o pedi&#xE1;trica.</p> <p>Concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas mensur&#xE1;veis de Cetoconazol foram observadas em beb&#xEA;s prematuros (doses isoladas ou di&#xE1;rias de 3 a 10 mg/kg) e em pacientes pedi&#xE1;tricos de 5 meses de idade e mais velhos (doses di&#xE1;rias de 3 a 13 mg/kg) quando o medicamento foi administrado como suspens&#xE3;o, comprimido ou comprimido triturado. Dados limitados sugerem que a absor&#xE7;&#xE3;o pode ser maior quando o medicamento &#xE9; administrado como uma suspens&#xE3;o, quando comparado ao comprimido triturado. Condi&#xE7;&#xF5;es que aumentam o pH g&#xE1;strico podem diminuir ou impedir a absor&#xE7;&#xE3;o. Concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas ocorreram 1 a 2 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o e estavam na mesma faixa geral daquela encontrada em adultos que receberam uma dose de 200-400 mg.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Conazol?

Você deve conservar Conazol creme em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Guarde-o em sua embalagem original.

Característica do medicamento

Conazol creme é um creme de cor branca, livre de grumos e impurezas visíveis, com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Conazol

MS 1.0038.0040

Responsável Técnico:
Dr.ª Marcia Rosangela da Silva
CRF-SP n.º 55.733

Registrado por:
Brasterápica Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Professora Gina Lima Silvestre, 84
Atibaia/SP
CNPJ 46.179.008/0001-68
Indústria Brasileira




Fabricado por:
Brasterápica Indústria Farmacêutica Ltda
Rua Olegário Cunha Lobo, 25
Atibaia/SP


SAC:
0800-177887

20mg/g, caixa com 1 frasco com 100mL de shampoo

Princípio ativo
:
Cetoconazol
Classe Terapêutica
:
Antifúngicos Dermatológicos Tópicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Micose
Especialidade
:
Infectologia

Bula do medicamento

Conazol, para o que é indicado e para o que serve?

Conazol creme é indicado para micoses de pele, frieira e pano branco.

Como o Conazol funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Conazol creme &#xE9; um medicamento que voc&#xEA; deve usar para o tratamento de infec&#xE7;&#xF5;es na pele causadas por fungos ou leveduras.</p> <p>O princ&#xED;pio ativo cetoconazol possui potente atividade antimic&#xF3;tica (que combate a <a href=\"https://consultaremedios.com.br/antifungico/micose/c\" target=\"_blank\">micose</a>), agindo rapidamente no prurido (coceira) proveniente de tais infec&#xE7;&#xF5;es.</p> <p>O controle dos sintomas &#xE9; observado progressivamente com o decorrer do tratamento. Sinais claros de melhora aparecem, geralmente, ap&#xF3;s 4 semanas de uso.</p> "}

Quais as contraindicações do Conazol?

Você não deve usar Conazol creme em caso de maior sensibilidade (alergia) ao cetoconazol ou aos excipientes da formulação. Coceira e vermelhidão da pele após aplicação são os sintomas de maior sensibilidade.

Como usar o Conazol?

Conazol creme é um medicamento de uso tópico (local) na pele.

{"tag":"ol","value":" <li>Voc&#xEA; deve abrir o tubo desrosqueando a tampa.</li> <li>Fure o selo do tubo com a ponta que est&#xE1; na pr&#xF3;pria tampa.</li> <li>Ap&#xF3;s lavar e secar bem a pele infectada, voc&#xEA; deve passar Conazol creme delicadamente na pele com a ponta do dedo. Aplique na &#xE1;rea infectada e ao redor dela.</li> <li>Lave as suas m&#xE3;os com cuidado ap&#xF3;s aplicar o creme, pois isto evitar&#xE1; a transfer&#xEA;ncia da doen&#xE7;a para outras partes do seu corpo ou para outras pessoas.</li> "}

Mantenha roupas e toalhas de uso pessoal separadas, evitando contaminar seus familiares. Troque regularmente a roupa que está em contato com a pele infectada para evitar reinfecção.

Conazol creme deve ser aplicado nas áreas infectadas uma vez ao dia. O tratamento deve ser mantido por mais alguns dias após o desaparecimento dos sintomas e das lesões. Observam-se resultados favoráveis após 4 semanas de tratamento, dependendo, obviamente, do tipo de micose, extensão e intensidade das lesões. Devem ser praticadas medidas gerais de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Conazol?

{"tag":"hr","value":" <p>Se voc&#xEA; se esquecer de usar seu medicamento, aplique a pr&#xF3;xima dose normalmente e continue com sua medica&#xE7;&#xE3;o como recomendado pelo m&#xE9;dico. N&#xE3;o aplique mais creme e n&#xE3;o aumente a frequ&#xEA;ncia de aplica&#xE7;&#xF5;es.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Conazol?

Você não deve aplicar Conazol creme nos olhos, porque este medicamento não é indicado para infecções nos olhos.

Devem ser praticadas medidas gerais de higiene para auxiliar no controle de fatores de contaminação ou reinfecção.

Lavar as mãos cuidadosamente antes e após aplicar o creme.

Mantenha roupas e toalhas de uso pessoal separadas, evitando contaminar seus familiares.

Troque regularmente a roupa que está em contato com a pele infectada para evitar reinfecção.

Se você utiliza corticosteroide creme, loção ou pomada, consulte seu médico antes de iniciar o tratamento com Conazol creme. Você pode iniciar o tratamento com Conazol creme imediatamente, mas não pare o uso do corticosteroide. A retirada do corticosteroide deve ser feita aos poucos, porque a pele pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido (coceira).

Para você continuar o tratamento com corticosteroide você deve:

  • <li>Usar o corticosteroide pela manh&#xE3; e Conazol creme &#xE0; noite por uma semana.</li> <li>Ap&#xF3;s esse procedimento, voc&#xEA; deve aplicar o corticosteroide pela manh&#xE3; a cada 2 ou 3 dias e Conazol creme todas as noites por 1 a 2 semanas.</li> <li>Ent&#xE3;o, pare de usar o corticosteroide e, se for necess&#xE1;rio, use somente Conazol creme. Se voc&#xEA; tiver qualquer d&#xFA;vida, fale com seu m&#xE9;dico.</li>

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Conazol?

As reações adversas que ocorreram em estudos clínicos onde o produto foi aplicado diretamente na pele estão descritas a seguir:

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)
  • <li>Prurido (coceira) no local de aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Sensa&#xE7;&#xE3;o de <a href="https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/" rel="noopener" target="_blank">queimadura</a> na pele;</li> <li>Eritema (vermelhid&#xE3;o) no local de aplica&#xE7;&#xE3;o.</li>
As reações adversas adicionais relatadas por <1% dos indivíduos durante as coletas de dados dos estudos foram:
  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o no local de aplica&#xE7;&#xE3;o [sangramento, desconforto, secura, inflama&#xE7;&#xE3;o, irrita&#xE7;&#xE3;o, <a href="https://minutosaudavel.com.br/parestesia/" rel="noopener" target="_blank">parestesia</a> (sensa&#xE7;&#xF5;es anormais na pele) e rea&#xE7;&#xE3;o local];</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es de hipersensibilidade (alergia);</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o bolhosa (erup&#xE7;&#xE3;o na pele com forma&#xE7;&#xE3;o de bolhas);</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/dermatite-de-contato/" rel="noopener" target="_blank">Dermatite de contato</a>;</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea;</li> <li>Esfolia&#xE7;&#xE3;o da pele;</li> <li>Pele pegajosa.</li>

Dados Pós-comercialização.&nbsp;Através de relatos espontâneos dos pacientes após o início da comercialização do produto, a seguinte reação adversa foi identificada:

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Urticária (placas circulares e salientes na pele, com coceira, cercadas por vergões vermelhos e inchaço).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial

Gravidez e Amamentação

Não existem riscos conhecidos associados ao uso de Conazol creme durante a gravidez ou aleitamento, porém você deve informar ao seu médico caso ocorra gravidez ou esteja amamentando durante o tratamento.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Qual a composição do Conazol?

Cada grama contém:

20mg de cetoconazol.

Excipientes: propilenoglicol, cera emulsificante não iônica, citrato de sódio di-hidratado, propilparabeno, vaselina líquida, metabissulfito de sódio, butil-hidroxianisol, edetato dissódico e água purificada.

Apresentação do&nbsp;Conazol

{"tag":"hr","value":" <p>Creme - 20mg/g. Embalagem contendo 1 bisnaga com 20g.</p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Conazol maior do que a recomendada?

Se você aplicar muito Conazol creme ou mais vezes do que o recomendado pelo seu médico, pode ocorrer sensação de ardência, vermelhidão ou inchaço. Se isso acontecer, interrompa o uso de&nbsp;Conazol creme imediatamente.

Conazol creme não deve ser ingerido. Se Conazol creme, for acidentalmente ingerido procure o seu médico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Conazol com outros remédios?

Até o momento não foram descritas interações de outros medicamentos com o uso de Conazol creme.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Conazol (Cetoconazol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Em um estudo multic&#xEA;ntrico randomizado, prospectivo, a efic&#xE1;cia e a toxicidade de uma dose baixa (400 mg/dia) e uma dose alta (800 mg/dia) de Cetoconazol oral foram comparadas em 80 pacientes com blastomicoses e 54 pacientes com histoplasmose. Entre os 65 pacientes com blastomicose tratados por 6 meses ou mais, o tratamento com a dose alta foi mais eficaz (100% de sucesso versus 79%; p = 0,001) que a dose baixa. O sucesso alcan&#xE7;ado para todos os pacientes com histoplasmose tratados foi de 85%.<sup>1</sup></p> <p>Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, 57 pacientes com tr&#xEA;s ou mais fatores cl&#xED;nicos de risco para infec&#xE7;&#xF5;es por c&#xE2;ndida, foram randomizados para receber 200 mg di&#xE1;rios de Cetoconazol (27 pacientes) ou placebo (30 pacientes), durante 21 dias ou 1 semana ap&#xF3;s alta da UTI. A incid&#xEA;ncia de coloniza&#xE7;&#xE3;o por c&#xE2;ndida foi significativamente menor no grupo do Cetoconazol do que no grupo placebo.<sup>2</sup></p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Dismukes WE., et al. Treatment of Blastomycosis and Histoplasmosis with Ketoconazole. Results of a Prospective Randomized Clinical Trial. National Institute of Allergy and Infectious Diseases Mycoses Study Group. Ann Intern Med. 103(6(Pt 1)): 861-72, Dec. 1985.<br> 2. Slotman GJ, Burchard KW. Ketoconazole Prevents Candida Sepsis in Critically Ill Surgical Patients. Arch Surg. 1987; 122(2): 147-51.</br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades Farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>Cetoconazol &#xE9; um derivado sint&#xE9;tico do imidazol dioxolano, com atividade fungicida ou fungist&#xE1;tica contra <em>Blastomyces dermatitidis, Coccidioides immitis, Histoplasma capsulatum, Paracoccidioides brasiliensis</em>.</p> <p>Menos sens&#xED;veis s&#xE3;o <em>Aspergillus spp, Sporothrix schenkii</em>, alguns D<em>ematiaceae, Mucor spp</em> e outros ficomicetos, exceto <em>Entomophthorales</em>. Cetoconazol inibe a bioss&#xED;ntese do ergosterol no fungo e altera a composi&#xE7;&#xE3;o de outros componentes lip&#xED;dicos na membrana.</p> <p>Dados obtidos de alguns estudos cl&#xED;nicos da farmacocin&#xE9;tica e farmacodin&#xE2;mica e de intera&#xE7;&#xE3;o medicamentosa sugerem que 200 mg de Cetoconazol via oral duas vezes ao dia durante 3-7 dias pode resultar em um pequeno aumento do intervalo QTc: um aumento m&#xE1;ximo m&#xE9;dio de aproximadamente 6 a 12 mseg foi observado nos n&#xED;veis do pico plasm&#xE1;tico cerca de 1-4 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol. Este pequeno prolongamento do intervalo QTc, entretanto, n&#xE3;o &#xE9; considerado clinicamente relevante.</p> <p>Na dose terap&#xEA;utica di&#xE1;ria de 200 mg pode ser observado um decr&#xE9;scimo transit&#xF3;rio nas concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/testosterona/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">testosterona</a>.</p> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es de testosterona retornam &#xE0;s concentra&#xE7;&#xF5;es antes da dose inicial dentro de 24 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol. Durante a terapia prolongada com esta dose, as concentra&#xE7;&#xF5;es de testosterona geralmente n&#xE3;o s&#xE3;o significativamente diferentes dos controles.</p> <p>Em volunt&#xE1;rios que receberam doses di&#xE1;rias de 400 mg ou mais, Cetoconazol mostrou reduzir a resposta do cortisol &#xE0; estimula&#xE7;&#xE3;o do ACTH.</p> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>O Cetoconazol &#xE9; um agente dib&#xE1;sico fraco e, portanto, requer acidez para dissolu&#xE7;&#xE3;o e absor&#xE7;&#xE3;o. Ap&#xF3;s a ingest&#xE3;o de uma dose de 200 mg, juntamente com uma refei&#xE7;&#xE3;o, os picos das concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE9;dias s&#xE3;o obtidos dentro de 1 a 2 horas, correspondendo a aproximadamente 3,5 mcg/mL. A biodisponibilidade oral &#xE9; m&#xE1;xima quando os comprimidos s&#xE3;o ingeridos com uma refei&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o de comprimidos de Cetoconazol &#xE9; reduzida em pacientes com acidez g&#xE1;strica reduzida, tais como pacientes tomando medica&#xE7;&#xF5;es conhecidas como neutralizadoras de acidez (por exemplo, hidr&#xF3;xido de alum&#xED;nio) e supressores da secre&#xE7;&#xE3;o &#xE1;cida g&#xE1;strica (por exemplo, antagonistas do receptor-H2, inibidores da bomba de pr&#xF3;ton) ou pacientes com acloridria causada por certas doen&#xE7;as. A absor&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol sob condi&#xE7;&#xF5;es de jejum nesses pacientes &#xE9; aumentada quando os comprimidos de Cetoconazol s&#xE3;o administrados com uma bebida &#xE1;cida (tal como refrigerante de cola n&#xE3;o diet&#xE9;tico). Ap&#xF3;s pr&#xE9;-tratamento com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/omeprazol/bula\" target=\"_blank\">omeprazol</a>, um inibidor da bomba de pr&#xF3;ton, a biodisponibilidade de uma dose &#xFA;nica de 200 mg de Cetoconazol sob condi&#xE7;&#xF5;es de jejum foi reduzida para 17% da biodisponibilidade de Cetoconazol administrado isolado. Quando Cetoconazol foi administrado com refrigerante de cola n&#xE3;o diet&#xE9;tico, ap&#xF3;s o pr&#xE9;-tratamento com omeprazol, a biodisponibilidade foi 65% daquela ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o de Cetoconazol isolado.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p><em>In vitro</em>, a liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas, principalmente &#xE0; fra&#xE7;&#xE3;o albumina, &#xE9; de aproximadamente 99%. O Cetoconazol &#xE9; amplamente distribu&#xED;do em todos os tecidos, entretanto, apenas uma propor&#xE7;&#xE3;o insignificante atinge o fluido cerebroespinhal.</p> <h4>Metabolismo</h4> <p>Ap&#xF3;s a absor&#xE7;&#xE3;o no trato gastrintestinal, o Cetoconazol &#xE9; convertido em diversos metab&#xF3;litos inativos. Estudos<em> in vitro </em>mostraram que a CYP3A4 &#xE9; a principal enzima envolvida no metabolismo de Cetoconazol. As principais vias metab&#xF3;licas identificadas s&#xE3;o oxida&#xE7;&#xE3;o e degrada&#xE7;&#xE3;o dos an&#xE9;is imidaz&#xF3;lico e piperaz&#xED;nico, por enzimas microssomais hep&#xE1;ticas. Adicionalmente, ocorre Odesalquila&#xE7;&#xE3;o oxidativa e hidroxila&#xE7;&#xE3;o arom&#xE1;tica. O Cetoconazol n&#xE3;o demonstrou induzir seu pr&#xF3;prio metabolismo.</p> <h4>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A elimina&#xE7;&#xE3;o do plasma &#xE9; bif&#xE1;sica com meia vida de 2 horas durante as 10 primeiras horas e 8 horas ap&#xF3;s.</p> <p>Aproximadamente 13% da dose &#xE9; excretada na urina, das quais 2 a 4% &#xE9; o f&#xE1;rmaco inalterado. A principal via de excre&#xE7;&#xE3;o &#xE9; atrav&#xE9;s da bile no trato intestinal com cerca de 57% sendo excretados nas fezes.</p> <h4>Popula&#xE7;&#xF5;es especiais</h4> <h5>Insufici&#xEA;ncia renal</h5> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal, a farmacocin&#xE9;tica como um todo n&#xE3;o foi significativamente diferente quando comparada com indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis.</p> <h5>Insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica</h5> <p>Em pacientes com insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica, a farmacocin&#xE9;tica como um todo n&#xE3;o foi significativamente diferente quando comparada com indiv&#xED;duos saud&#xE1;veis.</p> <h5>Pacientes pedi&#xE1;tricos</h5> <p>Dados limitados de farmacocin&#xE9;tica est&#xE3;o dispon&#xED;veis sobre o uso de comprimidos de Cetoconazol na popula&#xE7;&#xE3;o pedi&#xE1;trica.</p> <p>Concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas mensur&#xE1;veis de Cetoconazol foram observadas em beb&#xEA;s prematuros (doses isoladas ou di&#xE1;rias de 3 a 10 mg/kg) e em pacientes pedi&#xE1;tricos de 5 meses de idade e mais velhos (doses di&#xE1;rias de 3 a 13 mg/kg) quando o medicamento foi administrado como suspens&#xE3;o, comprimido ou comprimido triturado. Dados limitados sugerem que a absor&#xE7;&#xE3;o pode ser maior quando o medicamento &#xE9; administrado como uma suspens&#xE3;o, quando comparado ao comprimido triturado. Condi&#xE7;&#xF5;es que aumentam o pH g&#xE1;strico podem diminuir ou impedir a absor&#xE7;&#xE3;o. Concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas ocorreram 1 a 2 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o e estavam na mesma faixa geral daquela encontrada em adultos que receberam uma dose de 200-400 mg.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Conazol?

Você deve conservar Conazol creme em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Guarde-o em sua embalagem original.

Característica do medicamento

Conazol creme é um creme de cor branca, livre de grumos e impurezas visíveis, com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Conazol

MS 1.0038.0040

Responsável Técnico:
Dr.ª Marcia Rosangela da Silva
CRF-SP n.º 55.733

Registrado por:
Brasterápica Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Professora Gina Lima Silvestre, 84
Atibaia/SP
CNPJ 46.179.008/0001-68
Indústria Brasileira




Fabricado por:
Brasterápica Indústria Farmacêutica Ltda
Rua Olegário Cunha Lobo, 25
Atibaia/SP


SAC:
0800-177887

Fabricante: Brasterápica

© 2021 Medicamento Lab.