Cimed Fericimed

5mg/g + 250UI/g, caixa com 1 tubo com 15g de pomada de uso dermatológico

Princípio ativo
:
Sulfato De Neomicina + Bacitracina Zíncica
Classe Terapêutica
:
Antibióticos Tópicos
Requer Receita
:
Não
Tipo de prescrição
:
Isento de Prescrição Médica
Categoria
:
Pele E Mucosa
Especialidade
:
Dermatologia e Clínica Médica

Bula do medicamento

Fericimed, para o que é indicado e para o que serve?

Fericimed® é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo:

  • <li>Nas &#x201C;dobras&#x201D; da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos fur&#xFA;nculos, nas les&#xF5;es com pus, na <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/acne/c" target="_blank">acne</a> infectada, nas feridas abertas (como &#xFA;lceras na pele) e nas <a href="https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/" rel="noopener" target="_blank">queimaduras</a> de pele.</li>

Fericimed® também é indicado para prevenir infecções de pele e/ou de mucosas após ferimentos, cortes (inclusive de cirurgias) e queimaduras pequenas.

Quais as contraindicações do Fericimed?

Você não deve usar Fericimed® se tiver alergia à neomicina, aos antibióticos aminoglicosídeos e outros componentes da fórmula. Você também não deve usar Fericimed® se tiver perda da função dos rins (insuficiência renal grave) ou se você já teve ou tem problemas de audição ou de equilíbrio (sistema labiríntico).

Não deve ser utilizada durante a gravidez ou a amamentação.

Este medicamento está contraindicado para bebês prematuros, recém-nascidos e lactantes.

Como usar o Fericimed?

Antes de aplicar o produto, lave a região afetada com água e sabão, e seque cuidadosamente o local. Depois da aplicação, você pode proteger a região tratada com gaze.

Aplique uma fina camada do produto, 2 a 5 vezes ao dia com o auxílio de uma gaze.

Mantenha o tratamento por mais 2 a 3 dias, após os sintomas terem desaparecido.

Para que não ocorra um excesso da absorção do medicamento para o sangue, quando você aplicar Fericimed® em grandes áreas ou queimaduras, o tratamento deve ser feito por poucos dias (no máximo 8 a 10 dias).

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.

Como o Fericimed funciona?

O medicamento contém dois antibióticos, a neomicina e a bacitracina zíncica, que juntos inibem o crescimento de vários tipos de bactérias, principalmente as que costumam causar infecções de pele e de mucosas. Por isto, Fericimed® é eficaz para tratar e para prevenir infecções de pele e de mucosas.

Os efeitos de Fericimed® começam logo após sua aplicação. Na maioria dos casos, pode-se observar a melhora da lesão cerca de dois ou três dias após o início do tratamento. Contudo, a resposta ao tratamento depende, dentre outros fatores, do tamanho e tipo da lesão e da defesa do organismo do paciente. Caso não seja observada uma melhora, informe seu médico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Fericimed?

Se você tiver doenças neuromusculares, como por exemplo, Myasthenia gravis e utilizar medicamentos relaxantes musculares ao mesmo tempo, somente use Fericimed® após a avaliação do seu médico.

Se você já usou antibióticos aminoglicosídeos (por exemplo, a canamicina e/ou a estreptomicina) ou se você usa ao mesmo tempo Fericimed®&nbsp;outros antibióticos aminoglicosídeos, somente use Fericimed®&nbsp;após a avaliação do seu médico, pois pode haver uma maior chance de aparecerem efeitos colaterais.

Se você aplicar Fericimed®&nbsp;em grandes feridas na pele, pode haver uma maior absorção do medicamento para o sangue. Nos casos em que esta absorção é muito grande, e principalmente se você já tem problemas na função dos rins, ou se você usa outros medicamentos que podem alterar a função dos rins ou da audição, podem ocorrer eventualmente problemas nos rins ou de audição.

Fericimed® não deve ser usado nos olhos.

Gravidez e amamentação

Se você estiver grávida, não deve utilizar este medicamento sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.&nbsp;

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Pacientes idosos

Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso de Fericimed® caso você seja idoso.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Fericimed?

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Podem ocorrer reações alérgicas locais, limitadas ao local de aplicação em cerca de 1,5% dos pacientes.

Reação com frequência desconhecida (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis)

Pode ocorrer anafilaxia, incluindo choque anafilático. Quando o medicamento é utilizado de forma correta, geralmente não se espera nenhum efeito tóxico, pois a dose recomendada é baixa. Porém, em alguns casos, quando o medicamento é usado em doses muito altas ou quando há um excesso da absorção de neomicina para o sangue, isto pode alterar a função dos rins, a audição e/ou o equilíbrio (sistema&nbsp;labiríntico). Quando o paciente já tem alteração na função dos rins, há a possibilidade de ocorrer um acúmulo de antibióticos no sangue, que, em alguns casos, afeta a audição. Podem ocorrer paralisias parciais dos músculos, sensação de formigamento e dores musculares.

O médico deve ser avisado quanto ao aparecimento dos seguintes sintomas:

Coceira, vermelhidão corporal e/ou facial (rash), inchaço ou quaisquer sintomas não notados anteriormente ao tratamento e perda auditiva (casos raros).

Informar ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também a empresa através de seu serviço de atendimento.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Fericimed?

Caso você tenha esquecido de aplicar uma dose, aplique o medicamento assim que possível. Se estiver muito perto do horário da próxima dose, aguarde e aplique somente uma única dose. Não aplique duas doses ao mesmo tempo ou uma dose extra para compensar a dose perdida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Fericimed?

Cada grama contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:253px\"> <p style=\"text-align:center\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/sulfato-de-neomicina/bula\" target=\"_blank\">Sulfato de neomicina</a> (equivalente a 3,5 mg de neomicina base)</p> </td> <td style=\"width:252px\"> <p style=\"text-align:center\">5 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:253px\"> <p style=\"text-align:center\">Bacitracina z&#xED;ncica</p> </td> <td style=\"width:252px\"> <p style=\"text-align:center\">250 UI</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:253px\"> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p</p> </td> <td style=\"width:252px\"> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: propilenoglicol, lanolina e petrolato branco.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Fericimed maior do que a recomendada?

É pouco provável que ocorra um quadro de intoxicação com o uso de Fericimed® quando as doses e a forma de aplicação são feitas de forma adequada. No entanto, caso o medicamento seja usado em quantidade excessiva, lave a região imediatamente com água e sabão neutro, e seque com gaze ou pano limpo. Procure assistência médica, caso apareçam reações indesejáveis.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Fericimed com outros remédios?

Evite o uso simultâneo de outros medicamentos, tais como os antibióticos aminoglicosídeos, as cefalosporinas, a anfotericina B, a ciclosporina, o metoxiflurano e os diuréticos de alça, pela possibilidade de afetarem os rins e a audição. Os antibióticos aminoglicosídeos como a neomicina, podem potencializar o efeito dos relaxantes musculares.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Fericimed (Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Os principais objetivos no tratamento das les&#xF5;es da pele e de mucosas s&#xE3;o a preven&#xE7;&#xE3;o e/ou tratamento das infec&#xE7;&#xF5;es, assim como uma cicatriza&#xE7;&#xE3;o adequada<sup>1</sup>.A utiliza&#xE7;&#xE3;o de antibioticoterapia t&#xF3;pica apresenta como vantagens a facilidade de aplica&#xE7;&#xE3;o, altas concentra&#xE7;&#xF5;es da subst&#xE2;ncia no local da les&#xE3;o, menor risco de desenvolvimento de resist&#xEA;ncia bateriana e m&#xED;nima incid&#xEA;ncia de eventos adversos<sup>2</sup>. Al&#xE9;m disto, a terapia antimicrobiana t&#xF3;pica permite um melhor controle da coloniza&#xE7;&#xE3;o microbiana, reduzindo a forma&#xE7;&#xE3;o de crostas, as quais facilitam a manuten&#xE7;&#xE3;o da infec&#xE7;&#xE3;o, prevenindo, assim, o desenvolvimento de infec&#xE7;&#xF5;es mais graves<sup>3</sup>.</p> <p>A associa&#xE7;&#xE3;o de bacitracina z&#xED;ncica com neomicina no Sulfato de Neomicina + Bacitracina Z&#xED;ncica atinge, praticamente, todos os crit&#xE9;rios de uma antibioticoterapia t&#xF3;pica ideal, uma vez que apresenta atividade bactericida, com amplo espectro de a&#xE7;&#xE3;o (abrangendo as bact&#xE9;rias gram-negativas e gram-positivas encontradas na pele e mucosas), aus&#xEA;ncia virtual de absor&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica, boa tolerabilidade tissular (raramente ocasiona rea&#xE7;&#xF5;es de sensibilidade). Al&#xE9;m do mais, os antibi&#xF3;ticos presentes no Sulfato de Neomicina + Bacitracina Z&#xED;ncica raramente s&#xE3;o utilizados por outras vias de administra&#xE7;&#xE3;o, o que diminui a probabilidade de desenvolvimento de resist&#xEA;ncia bacteriana<sup>4</sup>.</p> <p>Estudo prospectivo, randomizado demonstrou a efic&#xE1;cia do uso de antibi&#xF3;ticos t&#xF3;picos em pacientes com lacera&#xE7;&#xF5;es de pele. Observou-se que nos pacientes que utilizaram bacitracina z&#xED;ncica t&#xF3;pica, a taxa de infec&#xE7;&#xE3;o foi de apenas 5,5%, e de 4,5% naqueles que utilizaram a uma associa&#xE7;&#xE3;o de antimicrobianos, dentre os quais a bacitracina z&#xED;ncica e a neomicina<sup>5</sup>. Em outro estudo comparativo, avaliou-se a efic&#xE1;cia do uso da associa&#xE7;&#xE3;o neomicina / bacitracina z&#xED;ncica com um composto iodado na prepara&#xE7;&#xE3;o pr&#xE9;-cir&#xFA;rgica da pele (n=540 pacientes). Associa&#xE7;&#xE3;o neomicina / bacitracina z&#xED;ncica reduziu significantemente o n&#xFA;mero de col&#xF4;nias (p&lt; 0,005), uma vez que apenas 2,2% dos pacientes tratados com esta associa&#xE7;&#xE3;o apresentaram contagem de col&#xF4;nias no p&#xF3;s-operat&#xF3;rio vs. 3,6% dos pacientes tratados com o composto iodado, indicando uma inibi&#xE7;&#xE3;o prolongada<sup>6</sup>. Em pacientes com enxertos de pele (n=52), a associa&#xE7;&#xE3;o de neomicina (1g/L), bacitracina z&#xED;ncica (50.000 U/L), <a href=\"https://consultaremedios.com.br/nitrato-de-prata/bula\" target=\"_blank\">nitrato de prata</a> 0,5% e solu&#xE7;&#xE3;o de Ringer lactato reduziu o n&#xFA;mero de infec&#xE7;&#xF5;es levando a uma menor perda dos enxertos (p&lt; 0,05), tanto em queimaduras extensas (&gt; 40% da superf&#xED;cie corporal), quanto em queimaduras menores (20-40%)<sup>7</sup>.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias Bibliogr&#xE1;ficas</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1 - Singer AJ, Hollander JE, Quinn JV. Evaluation and management of traumatic lacerations. N Eng J Med 337:1142-8, 1997, Singer AJ et al. Patient priorities with traumatic lacerations. Am J Emerg Med 18:683-6, 2000.<br> 2 - Cesur S. Topical antibiotics and clinical use. Mikrobiyol Bul 36(3-4):353-61, 2002.<br> 3 - Palmieri TL, Greenhalgh DG. Topical treatment of pediatric patients with burns: a practical guide. Am J Clin Dermatol 3(8):529-34, 2002; Lammers RL. Principles of wound management. In: Roberts JR, Hedges JR, eds. Clinical Procedures in Emergency Medicine. 3rd ed. St. Louis: W. B. Saunders Co.; 1998:535.&amp;nbsp;<br> 4 - Paetzold O-H. Tolerability of a neomycin-bacitracin combination. Terapiewoche 38:830-3, 1988.<br> 5 - Dire DJ et al. Prospective evaluation of topical antibiotics for preventing infections in uncomplicated soft-tissues wounds repaired in the emergency department. Acad Emerg Meal 2:4-10, 1995.<br> 6 - Saik RP, Walz CA, Rhoads JE. Evaluation of a bacitracin-neomycin surgical skin preparation. Am J Surg 121:557- 60, 1971.<br> 7 - Livingston DH et al. A randomized prospective syudy of topical antimicrobial agents on skin grafts after thermal injury.Plastic Reconstrutive Surgery 86(6):1059-64, 1990.</br></br></br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>A neomicina determina um erro na leitura do c&#xF3;digo gen&#xE9;tico da bact&#xE9;ria, interferindo na s&#xED;ntese de suas <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a>. A bacitracina z&#xED;ncica inibe a bioss&#xED;ntese da parede celular bacteriana. Portanto, quando a neomicina e a bacitracina z&#xED;ncica s&#xE3;o utilizadas de forma associada, alteram a s&#xED;ntese bacteriana atrav&#xE9;s de duplo mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o. Observa-se um efeito sin&#xE9;rgico destes dois componentes bactericidas, por exemplo, contra o crescimento de estreptococos, enterococos, pneumococos e algumas cepas de estafilococos.</p> <p>A neomicina &#xE9; eficaz contra bact&#xE9;rias gram-positivas, e particularmente contra as gram-negativas. O espectro de a&#xE7;&#xE3;o da bacitracina z&#xED;ncica compreende principalmente as bact&#xE9;rias gram-positivas e algumas bact&#xE9;rias gram-negativas.</p> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <p>Sulfato de Neomicina + Bacitracina Z&#xED;ncica &#xE9; um produto que cont&#xE9;m dois antibi&#xF3;ticos de uso local e n&#xE3;o deve ser administrado por via sist&#xEA;mica.</p> <p>As subst&#xE2;ncias ativas neomicina e bacitracina z&#xED;ncica s&#xE3;o muito pouco absorvidas ap&#xF3;s aplica&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica sobre a pele &#xED;ntegra ou lesada, e sobre as membranas mucosas. Conseq&#xFC;entemente, obt&#xEA;m-se altas concentra&#xE7;&#xF5;es dos princ&#xED;pios ativos no local de aplica&#xE7;&#xE3;o.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Fericimed?

Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do produto

Fericimed® é uma pomada de cor branca a levemente amarelada, homogênea, opaca, untuosa que possui odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Fericimed

Pomada dermatológica 5 mg/g + 250 UI/g

Bisnaga com 15g.

Uso dermatológico.

Uso adulto e pediátrico.

Dizeres Legais do Fericimed

M.S.: 1.4381.0244

Farm. Resp.:
Charles Ricardo Mafra
CRF-MG 10.883

Fabricado por:
Cimed Indústria De Medicamentos Ltda.&nbsp;
Pouso Alegre – MG

Registrado por:
Cimed Indústria De Medicamentos Ltda.&nbsp;
Rua Engenheiro Prudente,121 - São Paulo/SP
CEP: 01550-000
CNPJ: 02.814.497/0001-07
Indústria Brasileira




®Marca Registrada

SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)
0800 704 46 47

Siga corretamente o modo de usar; não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.

Fabricante: Cimed

© 2021 Medicamento Lab.