Citopharma Indústrial Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial

200mcg/mL, caixa com 50 ampolas com 5mL de solução de uso intravenoso

Princípio ativo
:
Zinco
Classe Terapêutica
:
Outros Suplementos Minerais
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Vitaminas E Minerais
Especialidade
:
Gastroenterologia, Nutricionista e Clínica Médica

Bula do medicamento

Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é indicado na prevenção e tratamento dos estados carenciais de zinco durante a Nutrição Parenteral Total.

Quais as contraindicações do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial?

Este medicamento não deve ser utilizado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Como usar o Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial?

Este medicamento deve ser administrado exclusivamente por infusão intravenosa, após diluição em soluções de glicose ou de aminoácidos.

Somente administrar o sulfato de zinco injetável se a solução se apresentar límpida e sem depósito.

Observar as condições ideais de assepsia quando o sulfato de zinco for adicionado à solução nutritiva.

Recomenda-se proceder à manipulação segundo o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Utilização de Soluções Parenterais em Serviços de Saúde (RDC nº 45 de 12/03/2003, DOU 13/03/2003).

Posologia do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma

{"tag":"hr","value":" <p>O sulfato de zinco injet&#xE1;vel fornece 200 mcg de zinco por mL.</p> <p>Os n&#xED;veis plasm&#xE1;ticos de zinco devem ser frequentemente monitorados em pacientes que receberam dosagem acima do habitual para manuten&#xE7;&#xE3;o do n&#xED;vel de zinco.</p> <h3>Adultos metabolicamente est&#xE1;veis, recebendo Nutri&#xE7;&#xE3;o Parenteral Total</h3> <ul> <li>A dose intravenosa sugerida &#xE9; de 2,5 a 4,0 mg de zinco/dia. Uma dose adicional de 2 mg de zinco/dia &#xE9; sugerida em estados catab&#xF3;licos agudos. Se houver perda de fluidos pelo intestino delgado, um adicional de 12,2 mg de zinco/litro de fluido perdido ou um adicional de 17,1 mg de zinco/Kg de fezes &#xE9; sugerido.</li> </ul> <h3>Prematuros (peso ao nascer abaixo de 1.500 g), com at&#xE9; 3 Kg de peso corporal</h3> <ul> <li>300 a 400 mcg de zinco/Kg/dia &#xE9; a dose sugerida.</li> </ul> <h3>Lactentes e crian&#xE7;as menores de 5 anos</h3> <ul> <li>100 a 150 mcg de zinco/Kg/dia &#xE9; a dose recomendada.</li> </ul> <h3>Crian&#xE7;as acima de 5 anos</h3> <ul> <li>50 a 100 mcg de zinco/Kg/dia &#xE9; a dose recomendada, observando um m&#xE1;ximo de 4 mg de zinco/dia.</li> </ul> <p><strong>Siga a orienta&#xE7;&#xE3;o de seu m&#xE9;dico, respeitando sempre os hor&#xE1;rios, as doses e a dura&#xE7;&#xE3;o do tratamento. N&#xE3;o interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu m&#xE9;dico.</strong></p> "}

Como o Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial funciona?

O zinco tem sido identificado como cofator de diferentes enzimas, incluindo a fosfatase alcalina, desidrogenase lática, DNA e RNA polimerase. As alterações no metabolismo do zinco se verificam nas perdas urinárias excessivas por estresse metabólico (cirurgias, queimaduras, traumatismos) e são provocadas pelo catabolismo dos músculos esqueléticos. O zinco facilita a cicatrização de feridas, ajuda a manter um crescimento normal e atua nos sentidos do paladar e olfato.&nbsp;

A suplementação de zinco durante a Nutrição&nbsp;Parenteral previne o aparecimento dos seguintes distúrbios carenciais:

  • <li>Paraqueratose, hipogonadismo, retardo do crescimento e&amp;nbsp;hepatoesplenomegalia (aumento de tamanho do <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a> e do ba&#xE7;o).</li>

Quando os níveis plasmáticos de zinco são inferiores a 20 mcg/100&nbsp;mL, têm sido observados casos de dermatite seguida de alopecia em pacientes submetidos à Nutrição Parenteral.

Quais cuidados devo ter ao usar o Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial?

Este medicamento não deve ser injetado em veia periférica sem diluição, devido ao risco de flebite.

A administração de zinco na ausência de cobre pode causar uma diminuição dos níveis séricos de cobre. Determinações periódicas dos níveis séricos de cobre, bem como de zinco, são sugeridas como uma diretriz para posterior administração de zinco.

Uso em grupos de risco

O sulfato de zinco é eliminado via intestinal e renal, por isso, a possibilidade de retenção deve ser considerada em pacientes com mau funcionamento destas rotas excretoras.

Uso em pacientes idosos

Não há restrições posológicas, bem como recomendações especiais quanto ao uso do produto em pacientes idosos.

Uso durante a lactação

O zinco é excretado no leite materno, portanto, os possíveis riscos para o lactente devem ser avaliados frente aos benefícios para a mãe.

Uso durante a gravidez

Não é conhecido se o sulfato de zinco injetável pode causar dano ao feto quando administrado durante a gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial?

A quantidade de zinco presente no sulfato de zinco injetável é muito pequena, por isso, sintomas de toxicidade pelo zinco são considerados difíceis de ocorrer.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial?

Cada 1 mL contém:

0,88 mg de sulfato de zinco heptaidratado (equivalente a 200 mcg de zinco).

Cada ampola contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:227px\">Sulfato de zinco heptaidratado</td> <td style=\"width:238px\"> <p style=\"text-align:center\">4,40 mg (equivalente a 1000 mcg de zinco)</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:227px\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/produtos-hospitalares/agua-para-injetaveis-diluentes/c\" target=\"_blank\">&#xC1;gua para injet&#xE1;veis</a> q.s.p</td> <td style=\"width:238px\"> <p style=\"text-align:center\">5 mL</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial maior do que a recomendada?

A administração parenteral prolongada de altas doses de zinco pode levar à deficiência de cobre associada à anemia sideroblástica e neutropenia.

Altas concentrações plasmáticas de zinco podem ser reduzidas com o uso de drogas quelantes como edetato de cálcio dissódico.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial com outros remédios?

A absorção do sulfato de zinco pode ser reduzida por suplementos de ferro, penicilamina, preparações contendo fósforo e tetraciclinas. Suplementos de zinco reduzem a absorção de cobre, ferro, penicilamina, fluoroquinolonas e tetraciclinas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Interação alimentícia: posso usar o Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial com alimentos?

O zinco tem sua absorção prejudicada na presença de alimentos. Para tanto, deve- se administrar o produto no intervalo entre as refeições. Os fitatos e fibras formam complexos com o zinco que não são passíveis de absorção. Não se recomenda o uso de café para a administração de medicamentos que contenham zinco, pois a absorção deste pode ser reduzida em 50% quando comparado à administração com água.

Exclusivo Comprimido: Recomenda-se ter um intervalo de algumas horas entre a ingestão de café a de zinco. As proteínas animais aumentam a absorção do zinco.

Qual a ação da substância do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial (Zinco)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <h3>Comprimido</h3> <p>A terapia de reidrata&#xE7;&#xE3;o oral (ORT) &#xE9; a administra&#xE7;&#xE3;o de solu&#xE7;&#xF5;es apropriadas por via oral para prevenir ou corrigir a desidrata&#xE7;&#xE3;o provocada pela diarreia. Em 2004, a OMS e o UNICEF recomendaram o uso rotineiro de zinco como adjuvante da ORT para o tratamento da diarreia infantil, independentemente da etiologia. Desde ent&#xE3;o, mais de 40 pa&#xED;ses em todo o mundo adotaram as recomenda&#xE7;&#xF5;es. Quando adicionada &#xE0; terapia de reidrata&#xE7;&#xE3;o oral, a terapia rotineira com zinco apresenta resultados eficazes e seguros, reduzindo a severidade dos sintomas e o mais importante, reduzindo os epis&#xF3;dios de diarreia infantil. &#xC9; recomendado administrar 20 mg de zinco por dia de 10 a 14 dias a todas as crian&#xE7;as com diarreia. Os lactentes &#x2264; 2 meses devem receber 10 mg por dia de 10 a 14 dias.<sup>1</sup></p> <p>Em compasso com as recomenda&#xE7;&#xF5;es da OMS e UNICEF, a Sociedade Brasileira de Pediatria publicou em 2017 o Guia Pr&#xE1;tico de Atualiza&#xE7;&#xE3;o sobre a diarreia aguda na qual &#xE9; indicado o uso de zinco como plano A de preven&#xE7;&#xE3;o da desidrata&#xE7;&#xE3;o em domic&#xED;lio, sendo 10 mg para crian&#xE7;as at&#xE9; 6 meses de idade e 20 mg para crian&#xE7;as com mais de 6 meses de idade, durante 10 a 14 dias, sempre associada a solu&#xE7;&#xE3;o de reidrata&#xE7;&#xE3;o oral.<sup>2</sup></p> <p>Adicionalmente a estes dados, o estudo randomizado e intervencional INCLEN <em>Childnet Zinc Effectiveness for Diarrhea</em> (IC-ZED) <em>Group </em>(2006) avaliou a suplementa&#xE7;&#xE3;o de 20 mg/dia de sulfato de zinco monoidratado durante 14 dias em adi&#xE7;&#xE3;o a terapia de reidrata&#xE7;&#xE3;o oral e a medidas educativas em crian&#xE7;as com diarreia aquosa aguda. Um total de 2.002 crian&#xE7;as entre 2 e 59 meses de idade residentes em Fortaleza (Brasil), Addis Adaba (Eti&#xF3;pia), Cairo (Egito), Lucknow e Nagpur (&#xCD;ndia) e Manila (Filipinas) foram inclu&#xED;das neste estudo. O grupo controle recebeu a solu&#xE7;&#xE3;o de reidrata&#xE7;&#xE3;o oral sem a adi&#xE7;&#xE3;o do zinco. A ades&#xE3;o geral a suplementa&#xE7;&#xE3;o de zinco foi de 83,8% (intervalo de confian&#xE7;a de [IC] de 95% 81-86).</p> <p>N&#xE3;o houve diferen&#xE7;as significativas entre os epis&#xF3;dios de &#xEA;mese nos grupos. Houve uma redu&#xE7;&#xE3;o no uso de antibi&#xF3;ticos e antidiarreicos no grupo teste em compara&#xE7;&#xE3;o ao grupo controle em todos os pa&#xED;ses avaliados (diferen&#xE7;a absoluta de 3,8% [IC95% = 1,7-5,9). As falhas terap&#xEA;uticas foram de 1,8% no grupo teste e 2,9% no grupo controle (diferen&#xE7;a absoluta de 1,1% [IC95% = -0,2-2,4). Combinando ambos os grupos, houve 2,2% (n = 44) casos de desidrata&#xE7;&#xE3;o, 1,6% (n = 32) casos de necessidade de reidrata&#xE7;&#xE3;o intravenosa, 0,6% (n = 12) hospitaliza&#xE7;&#xF5;es e uma morte (n&#xE3;o relacionada ao quadro cl&#xED;nico da diarreia).<sup>4</sup></p> <p>Atrav&#xE9;s de um estudo envolvendo adultos, Kostermans e Cols (2014) realizaram um estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado para avaliar os efeitos do tratamento com sulfato de zinco na concentra&#xE7;&#xE3;o de 20 mg sobre a diarreia aguda em pacientes com idade entre 18 e 60 anos.</p> <p>Um total de 84 pacientes (30 do sexo masculino e 54 do sexo feminino) foram randomizados para recebem duas vezes ao dia durante 07 dias o sulfato de zinco (N = 42) ou placebo (N = 42). Os resultados mostraram que durante os 07 dias de tratamento, houve uma diferen&#xE7;a significativa na redu&#xE7;&#xE3;o da dura&#xE7;&#xE3;o da diarreia entre os dois grupos avaliados, com benef&#xED;cios para o uso do zinco (valor P = 0,027). Em rela&#xE7;&#xE3;o aos sintomas relacionados ao quadro de diarreia, houve redu&#xE7;&#xE3;o significativa apenas no par&#xE2;metro n&#xE1;usea (valor P = 0,032), entretanto, em alguns sintomas relacionados a diarreia como dor abdominal, frequ&#xEA;ncia de evacua&#xE7;&#xF5;es, consist&#xEA;ncia das fezes, v&#xF4;mitos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/gases/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">flatul&#xEA;ncia</a> e interfer&#xEA;ncia em atividades rotineiras foi verificado uma tend&#xEA;ncia de melhora para o grupo que recebeu o comprimido de zinco em rela&#xE7;&#xE3;o ao grupo placebo. N&#xE3;o foram observadas diferen&#xE7;as nos par&#xE2;metros sede, frequ&#xEA;ncia miccional e presen&#xE7;a de estados febris nos dois grupos avaliados.<sup>4</sup></p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. WGO Practice Guidelines (2013). Acute diarrhea in adults and children: a global perspective. Journal of clinical gastroenterology, 47(1), 12-20.<br> 2.Sociedade Brasileira de Pediatria. de Sadovsky, A. D. I. Diarreia aguda: diagn&#xF3;stico e tratamento. Departamento Cient&#xED;fico de Gastroenterologia (2017).<br> 3. INCLEN Childnet Zinc Effectiveness for Diarrhea (IC-ZED) Group. (2006). Zinc supplementation in acute diarrhea is acceptable, does not interfere with oral rehydration, and reduces the use of other medications: a randomized trial in five countries. Journal of pediatric gastroenterology and nutrition, 42(3), 300-305.<br> 4. Kostermans, D., Simadibrata, M., &amp; Hasan, I. (2014). O Efeito da Suplementa&#xE7;&#xE3;o de Zinco em Pacientes Adultos com Diarr&#xE9;ia Aguda Jornal indon&#xE9;sio de Gastroenterologia, Hepatologia e <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/endoscopia-digestiva-alta/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Endoscopia</a> Digestiva, 15 (2), 83-87.</br></br></br></span></p> <h3>Solu&#xE7;&#xE3;o oral</h3> <p>A Organiza&#xE7;&#xE3;o Mundial da Sa&#xFA;de (OMS) e o UNICEF recomendam a utiliza&#xE7;&#xE3;o de 20mg de zinco, por dia, para crian&#xE7;as acima de 06 meses e a suplementa&#xE7;&#xE3;o de 10mg de zinco, por dia, para crian&#xE7;as abaixo e 06 meses, durante 10-14 dias, objetivando a redu&#xE7;&#xE3;o na dura&#xE7;&#xE3;o, gravidade, incid&#xEA;ncia dos epis&#xF3;dios de diarreia e da mortalidade infantil nas crian&#xE7;as com doen&#xE7;a diarreicas persistentes.</p> <p>O zinco atua em v&#xE1;rias fun&#xE7;&#xF5;es fisiol&#xF3;gicas e metab&#xF3;licas, como no crescimento f&#xED;sico, imune, reprodutivo e no desenvolvimento neuro comportamental. Quando a oferta de zinco na dieta &#xE9; insuficiente para suportar essas fun&#xE7;&#xF5;es, altera&#xE7;&#xF5;es bioqu&#xED;micas e sinais cl&#xED;nicos se desenvolvem, sendo necess&#xE1;ria a suplementa&#xE7;&#xE3;o com zinco.</p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p>O zinco est&#xE1; evolvido na atividade de mais de 300 enzimas, desempenhando processos fisiol&#xF3;gicos importantes no organismo humano. A defici&#xEA;ncia de zinco est&#xE1; associada com a <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/desnutricao/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">desnutri&#xE7;&#xE3;o</a>, comprometimento da fun&#xE7;&#xE3;o imune, m&#xE1; cicatriza&#xE7;&#xE3;o, sintomas prolongados da diarreia.</p> <p>Ainda, o zinco &#xE9; um cofator essencial para v&#xE1;rias enzimas envolvidas no metabolismo intermedi&#xE1;rio e tem sido associado ao combate contra os radicais de &#xF3;xido n&#xED;trico. O aumento nos n&#xED;veis de &#xF3;xido n&#xED;trico s&#xE3;o a base do dano oxidativo, que ocorre em algumas s&#xED;ndromes inflamat&#xF3;rias e diarreicas.</p> <p>O zinco &#xE9; absorvido no intestino delgado e n&#xE3;o pode ser armazenado no organismo. A principal via de elimina&#xE7;&#xE3;o de zinco &#xE9; o trato gastrintestinal (50% da excre&#xE7;&#xE3;o) e &#xE9; aumentada durante epis&#xF3;dios de diarreia. A redu&#xE7;&#xE3;o na concentra&#xE7;&#xE3;o de zinco est&#xE1; relacionada com os epis&#xF3;dios, dura&#xE7;&#xE3;o e gravidade da diarreia.</p> <p>Zinco rep&#xF5;e o zinco perdido durante a diarreia. O efeito do zinco na diarreia ainda n&#xE3;o foi bem elucidado, entretanto, acredita-se que este efeito deve-se ao seu papel no transporte da &#xE1;gua e eletr&#xF3;litos, na altera&#xE7;&#xE3;o da permeabilidade intestinal, na renova&#xE7;&#xE3;o do epit&#xE9;lio intestinal, no aumento da imunidade local restringindo o crescimento excessivo de bact&#xE9;rias e na libera&#xE7;&#xE3;o de pat&#xF3;genos.</p> <p><strong><u>Exclusivo Solu&#xE7;&#xE3;o oral:</u> O in&#xED;cio da a&#xE7;&#xE3;o &#xE9; imediato.</strong></p> </hr>"}

Como devo armazenar o Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial?

Este medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC).

Observar o prazo de validade, que é de 24 meses após a data de fabricação.

Número de lote, datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Após aberto, este medicamento deve ser utilizado imediatamente. As soluções remanescentes devem ser descartadas.

Características do medicamento

O sulfato de zinco injetável é uma solução límpida, incolor, apirogênica, estéril, apresentada em ampolas de vidro incolor, Tipo I (vidro neutro), contendo 5 mL.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial

Solução injetável&nbsp;200 mcg/mL

Apresentada em caixa contendo 50 ampolas com 5 mL.

Via infusão intravenosa.

Uso adulto e pediátrico.

Dizeres Legais do Sulfato de Zinco Heptaidratado Citopharma Industrial

M.S - 1.6400.0005.001-9

Farm. Resp.:
Daiana de Paula dos Santos
CRF/MG 31.828

Casula & Vasconcelos Indústria Farmacêutica e Comércio Ltda
Rua Caetano Pirri, 520 — Milionários
Belo Horizonte – MG
CEP 30.620-070
CNPJ no 05.155.425/0001-93
Indústria Brasileira




SAC
0800 095 6120
sac@citopharmaindustrial.com.br

Venda sob prescrição médica.

Fabricante: Citopharma Indústrial

© 2021 Medicamento Lab.