Cosmed Humectol D

5mg + 60mg, caixa com 20 comprimidos revestidos

Princípio ativo
:
Bisacodil + Docusato De Sódio
Classe Terapêutica
:
Laxantes Estimulantes
Requer Receita
:
Não
Tipo de prescrição
:
Isento de Prescrição Médica
Categoria
:
Laxantes
Especialidade
:
Gastroenterologia

Bula do medicamento

Humectol D, para o que é indicado e para o que serve?

O Humectol® D é um medicamento laxativo utilizado como coadjuvante da evacuação intestinal em pacientes acamados, assim como no pós-operatório e no pós-parto. Na limpeza intestinal prévia a exames radiológicos e no pré-operatório de intervenções anorretais. Para facilitar a defecação em portadores de hemorroidas ou fissuras anais.

Quais as contraindicações do Humectol D?

Contraindicado para pacientes com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula do produto.

É contraindicado na presença de dores abdominais, náuseas, vômitos, ou quaisquer sintomas de apendicite, abdômen agudo, compactação fecal (fezes duras e paradas, impossibilitando o trânsito intestinal), obstrução intestinal, perfuração intestinal e hepatite aguda.

Humectol® D não deve ser administrado juntamente com óleo mineral.

Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos.

Como usar o Humectol D?

Uso oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 5 anos.

Este medicamento deve ser utilizado da seguinte forma:

Adultos

Tomar 1 a 2 comprimidos revestidos, ao deitar.

Dose máxima diária recomendada:

2 comprimidos revestidos/dia equivalente a 120mg/dia de docusato de sódio e 10mg/dia de bisacodil.

Crianças acima de 5 anos

Tomar 1 comprimido revestido, ao deitar.

Dose máxima diária recomendada:

1 comprimido revestido/dia equivalente a 60mg/dia de docusato de sódio e 5mg/dia de bisacodil.

Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos.

O uso de laxantes estimulantes deve ser feito com cautela, por isso, recomenda-se a utilização deste medicamento até que haja o alívio dos sintomas da constipação intestinal, desde que a utilização esteja dentro do período de 7 dias sempre respeitando a dosagem recomendada.

Períodos maiores de uso deste medicamento somente através de orientação médica.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Como o Humectol D funciona?

Humectol® D é uma associação de dois laxativos de ação suave. Promove o amolecimento das fezes, facilitando o trânsito intestinal. A substância bisacodil atua na estimulação do intestino, enquanto que a substância docusato de sódio permite a incorporação de água e gordura no bolo fecal, produzindo amolecimento das fezes. O tempo de ação deste medicamento é de aproximadamente 6 - 8 horas.

Quais cuidados devo ter ao usar o Humectol D?

O uso de Humectol® D em crianças só deve ser feito quando houver indicação médica.

Este medicamento é contraindicado para menores de 5 anos.

Como ocorre com todos os laxativos, o seu uso frequente e/ou prolongado pode levar à dependência desta medicação e a perda da função intestinal normal, assim como a diarreia com a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, etc.), especialmente potássio.

Este produto contém o corante amarelo de Tartrazina que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico.

Recomenda-se usar este medicamento apenas ocasionalmente, preferencialmente não mais do que durante alguns dias ou 1 semana, salvo prescrição médica diferente.

Uso durante a gravidez

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Evitar uso na lactação.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Humectol D?

Os eventos adversos com Humectol® D são apresentados em frequência decrescente a seguir:

  • <li>Rea&#xE7;&#xF5;es comuns (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): <a href="https://consultaremedios.com.br/b/colica-intestinal" target="_blank"/><a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/colica/c" target="_blank">c&#xF3;lica</a> intestinal leve e diarreia.</li> <li>Rea&#xE7;&#xF5;es raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): n&#xE1;useas, v&#xF4;mitos ou c&#xF3;licas intestinais intensas, <a href="https://minutosaudavel.com.br/sangue-nas-fezes/" rel="noopener" target="_blank">sangue nas fezes</a>, c&#xF3;licas severas, fraqueza e hemorragia retal. Se algum destes sintomas ocorrer, suspenda o uso da medica&#xE7;&#xE3;o e procure orienta&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica.</li>

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Riscos

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\"><strong>N&#xE3;o use este medicamento em caso de doen&#xE7;as intestinais graves.</strong></p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Humectol D?

No caso de esquecimento de administração, tome novamente a medicação para o alívio dos sintomas da constipação, não devendo, portanto, dobrar a dose porque esqueceu de tomar a dose anterior.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Qual a composição do Humectol D?

Cada comprimido revestido contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:420px\"> <p style=\"text-align:center\">Docusato de s&#xF3;dio</p> </td> <td style=\"width:407px\"> <p style=\"text-align:center\">60mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:420px\"> <p style=\"text-align:center\">Bisacodil</p> </td> <td style=\"width:407px\"> <p style=\"text-align:center\">5mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:420px\"> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td style=\"width:407px\"> <p style=\"text-align:center\">1 comprimido revestido</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: lactose, celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, gelatina, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, copolímero metacrilato, talco, dióxido de titânio, corante laca amarelo nº 5, corante laca amarelo nº 6, citrato de trietila e macrogol.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Humectol D maior do que a recomendada?

Se a ingestão do medicamento for alta, ou seja, bem maior do que a recomendada deve-se suspender o uso da medicação e procurar socorro médico a fim de aliviar os efeitos causados pelo medicamento.

No caso de administração de altas doses do produto, podem ocorrer diarreias, espasmos, cólicas abdominais e uma significativa perda de potássio.

Se ocorrer superdose acidental, após a ingestão, a absorção pode ser minimizada ou prevenida por meio de lavagem gástrica. Pode ser necessária a reposição de líquidos e de eletrólitos. Com a ocorrência de espasmos e cólicas abdominais pode-se utilizar antiespasmódicos.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Humectol D com outros remédios?

Interações medicamento-medicamento

Humectol® D pode aumentar a perda de potássio causada por outros medicamentos (ex.: diuréticos).

O uso de antibióticos juntamente com o Humectol® D pode reduzir ação laxante do produto.

Não deve ser administrado juntamente com Humectol® D, diuréticos (furosemida, hidroclorotiazida), antiácidos ou leite. A administração destes medicamentos somente deve ocorrer 1 hora antes ou depois da ingestão de Humectol® D.

Humectol® D não deve ser administrado juntamente com óleo mineral.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Interação alimentícia: posso usar o Humectol D com alimentos?

Não deve ser administrado juntamente com Bisacodil + Docusato de Sódio leite.

Qual a ação da substância do Humectol D (Bisacodil + Docusato de Sódio)?

Resultados de eficácia

No estudo comparativo entre dois medicamentos consagrados no mercado, utilizados no tratamento da obstipação intestinal, Bisacodil + Docusato de Sódio e bisacodil, o número de pacientes avaliados foi de 91. A demografia da população do estudo foi dominantemente homogênea para os dois grupos de medicamentos, apesar de alguns dados como idade apresentarem uma distribuição distinta. Os parâmetros avaliados nos questionários pré e pós-tratamento demonstraram a eficácia individualizada de cada sintoma da obstipação intestinal.

É preciso ressaltar que em todos os aspectos questionados aos pacientes, houve uma melhora média de 80% para os dois tratamentos. Com relação ao esforço na evacuação, nota-se melhora de 93% para os pacientes que tomaram Bisacodil + Docusato de Sódio e 92% para os pacientes que tomaram bisacodil. O aspecto dor abdominal apresentou uma distribuição homogênea no pré-tratamento e a melhora foi de 70% para o grupo Bisacodil + Docusato de Sódio e 65% para o grupo bisacodil.

A eficácia final foi considerada boa, muito boa e excelente na grande maioria dos casos. As opiniões dos pacientes e investigadores se aproximaram, e estas se associaram para determinar a eficácia final.

Com relação à tolerabilidade, 97,7% dos casos em que os pacientes tomaram Bisacodil + Docusato de Sódio foi de boa a excelente e para o bisacodil, 89,6% pois esse último esteve mais envolvido com a presença de eventos adversos que o primeiro.

Verificando os casos de eventos adversos de pacientes que tomaram bisacodil, notamos que a maioria apresentava obstipação muito leve, o que pode ter configurado o tratamento como forte. Esses pacientes, em sua maioria, apresentavam frequência de evacuação de 6 a 7 vezes por semana e fezes normais no geral.

Os casos de cólica intestinal foram os que se destacaram no índice de eventos adversos. Para pacientes tratados com Bisacodil + Docusato de Sódio, a porcentagem foi de 69% e para os que se trataram com bisacodil foi de 50%. Na maioria de todos os casos de eventos adversos ocorridos a relação com a droga foi certa. Tanto o Bisacodil + Docusato de Sódio quanto o bisacodil são eficazes no tratamento da obstipação intestinal. Os produtos apresentaram boa tolerabilidade em mais de 89 % dos casos. O Bisacodil + Docusato de Sódio mostrou melhor tolerabilidade que o bisacodil, apresentando mais de 97 % de casos com tolerabilidade boa.

Características Farmacológicas

A ação laxativa do bisacodil processa-se através de estimulação direta do peristaltismo do intestino grosso. Após a administração, o bisacodil é hidrolisado pelas bactérias do cólon, a bis (p-hidroxifenil)-2-piridilmetano, que é responsável pela ação laxativa. Ele é um agente estimulante e irritante que inibe a absorção de água e eletrólitos, além disso, também estimula o plexo nervoso da mucosa do cólon causando contrações.

O docusato de sódio é um surfactante aniônico que permite a incorporação de água e gorduras no bolo fecal, promovendo amolecimento das fezes.

O tempo de ação deste medicamento é de 6 - 8 horas após a ingestão.

Como devo armazenar o Humectol D?

Evitar calor excessivo (temperatura superior a 40°C). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento

Humectol® D apresenta-se como comprimido circular, biconvexo e com revestimento uniforme abóbora.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Apresentações do Humectol D

Comprimido revestido. Embalagem contendo 20 comprimidos revestidos.

Via de administração: Oral.

Uso adulto e pediátrico acima de 5 anos.

Dizeres Legais do Humectol D

Registro M.S. nº 1.7817.0103

Farm. Resp.:
Luciana Lopes da Costa
CRF-GO nº 2.757.

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Registrado por:
Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A.
Avenida Ceci, nº 282, Módulo I - Tamboré - Barueri - SP - CEP 06460-120
C.N.P.J.: 61.082.426/0002-07 – Indústria Brasileira


Fabricado por:
Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.
VPR 1 - Quadra 2-A - Módulo 4 - DAIA - Anápolis – GO - CEP 75132-020

Fabricante: Cosmed

© 2021 Medicamento Lab.