Cristália Halo Decanoato

50mg/mL, caixa com 15 ampolas com 1mL de solução de uso intramuscular (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Decanoato De Haloperidol
Classe Terapêutica
:
Antipsicóticos Convencionais
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
C1 Branca 2 vias (Venda Sob Prescrição Médica - Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica)
Categoria
:
Antipsicótico
Especialidade
:
Psiquiatria e Neuropsiquiatria

Bula do medicamento

Halo Decanoato, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes psicóticos crônicos estabilizados.

Como o Halo Decanoato funciona?

O haloperidol é um antipsicótico particularmente eficaz contra os sintomas produtivos das psicoses, notadamente os delírios e as alucinações. O haloperidol exerce, também, uma ação sedativa em condições de excitação psicomotora.

A administração de Halo Decanoato como injeção intramuscular resulta em gradativa liberação do ativo. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Quais as contraindicações do Halo Decanoato?

Não use Halo Decanoato se

  • <li>Voc&#xEA; tiver Doen&#xE7;a de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/parkinson/c" target="_blank">Parkinson</a>;</li> <li>Voc&#xEA; apresentar sonol&#xEA;ncia e lentid&#xE3;o decorrentes da doen&#xE7;a ou do uso de medicamentos ou &#xE1;lcool;</li> <li>Voc&#xEA; tiver sensibilidade exacerbada (alergia) ao produto ou aos seus excipientes (cont&#xE9;m &#xF3;leo de gergelim) ou;</li> <li>Voc&#xEA; tiver les&#xE3;o dos g&#xE2;nglios da base.</li>

Em caso de dúvidas procure seu médico.

Como usar o Halo Decanoato?

Halo Decanoato somente pode ser usado por adultos e é aplicado por via intramuscular nas nádegas, uma vez ao mês.

Como a resposta individual ao Halo Decanoato pode ser variável, é necessário ajuste da dose de acordo com a resposta do paciente. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Halo Decanoato é recomendado para uso em pacientes psicóticos crônicos que requerem terapia antipsicótica parenteral.

Estes pacientes devem ser previamente estabilizados com a medicação antipsicótica, antes de considerar a conversão para o Halo Decanoato.

Halo Decanoato deve ser usado apenas em adultos e foi formulado para fornecer terapia por um mês na maioria dos pacientes após uma única injeção por via intramuscular profunda na região glútea. Uma vez que a administração de volumes maiores que 3 mL é desconfortável para o paciente, tais volumes de injeção não são recomendados. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa.

Como a resposta individual a fármacos antipsicóticos pode ser variável, a dose deve ser determinada individualmente, sendo iniciada e titulada de uma forma melhor sob supervisão clínica cuidadosa. A dose inicial individual dependerá da gravidade da sintomatologia e da quantidade de medicação oral necessária para manter o paciente estável antes de iniciar o tratamento de depósito (DEPOT).

Halo Decanoato deve ser injetado por via intramuscular profunda. A dose normal pode ser calculada a partir da dose oral de haloperidol ou da dose equivalente de outros antipsicóticos. A cada quatro semanas, deve ser administrada uma dose correspondente a cerca de 20 vezes a dose oral diária de haloperidol, expressa em miligramas. De modo geral, na prática clínica, pode-se estabelecer que uma dose de 1 a 3 mL (50 a 150 mg) a cada quatro semanas é suficiente para condições psicóticas de grau leve a moderado. Nos casos mais graves, necessita-se de doses mais elevadas, podendo-se chegar até 6 mL (300 mg). De acordo com a evolução dos sintomas, as doses podem ser aumentadas ou diminuídas nas injeções subsequentes.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o&nbsp;Halo Decanoato?

Os pacientes não se autoadministram Halo Decanoato. Halo Decanoato é um medicamento injetável administrado sob a orientação e supervisão médica.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Halo Decanoato?

Converse com o seu médico, antes iniciar o tratamento com Halo Decanoato, caso você apresente uma das condições abaixo

  • <li>Problemas card&#xED;acos, ou hist&#xF3;rico familiar de problemas card&#xED;acos, ou se estiver tomando medica&#xE7;&#xE3;o para o cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Se voc&#xEA; j&#xE1; teve algum tipo de hemorragia no c&#xE9;rebro, ou se seu m&#xE9;dico disse que voc&#xEA; &#xE9; mais propenso que outras pessoas a ter derrame;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/depressao/" rel="noopener" target="_blank">Depress&#xE3;o</a> que n&#xE3;o esteja sendo tratada;</li> <li>Problemas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-epilepsia-tipos-causas-sintomas-remedios-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">Epilepsia</a> ou qualquer outra condi&#xE7;&#xE3;o que possa causar convuls&#xF5;es (por exemplo, durante a cura de problemas alco&#xF3;licos);</li> <li>Atividade aumentada das gl&#xE2;ndulas tireoides (<a href="https://minutosaudavel.com.br/hipertireoidismo/" rel="noopener" target="_blank">hipertireoidismo</a>);</li> <li>Co&#xE1;gulos de sangue, ou um hist&#xF3;rico familiar de co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos. Foram observados co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos nos pulm&#xF5;es e pernas em pacientes que tomam medicamentos antipsic&#xF3;ticos.</li>

Casos raros de morte súbita têm sido reportados em pacientes psiquiátricos que recebem antipsicóticos, incluindo o Halo Decanoato.

Pacientes idosos com psicose relacionada à demência tratados com medicamentos antipsicóticos possuem aumento no risco de morte. Embora as causas das mortes tenham sido variadas, a maioria das mortes parece ter sido por razões cardiovasculares (como, por exemplo, insuficiência cardíaca, morte súbita) ou infecção (pneumonia).

Efeitos cardiovasculares

Relatos muito raros de prolongamento do intervalo QT e/ou arritmias ventriculares em adição aos raros casos de morte&nbsp;súbita têm sido relatados com haloperidol. Eles parecem ocorrer com maior frequência em altas doses e em pacientes predispostos. Seu médico deve ter cautela caso você apresente condições prévias de prolongamento do intervalo QT (síndrome do prolongamento do intervalo QT, hipopotassemia, desequilíbrio eletrolítico, fármacos que prolongam o intervalo QT, doença cardiovascular, histórico familiar de prolongamento do intervalo QT), especialmente se haloperidol for administrado intramuscular. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa (na veia).

Aumento dos batimentos do coração e pressão baixa também foram relatadas ocasionalmente nos pacientes.

Síndrome neuroléptica maligna

Como outros medicamentos antipsicóticos, Halo Decanoato tem sido relacionado com Síndrome Neuroléptica Maligna, uma resposta rara do corpo de uma pessoa caracterizada por febre, rigidez dos músculos do corpo, instabilidade autonômica, alteração da consciência. A febre é geralmente um sinal precoce desta síndrome. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Discinesia tardia

Como com todos os agentes antipsicóticos, discinesia tardia pode aparecer em alguns pacientes em uso prolongado ou após a sua descontinuação. Esta síndrome é principalmente caracterizada por movimentos involuntários rítmicos da língua, face, boca ou mandíbulas. As manifestações podem ser permanentes em alguns pacientes. A síndrome pode ser mascarada quando o tratamento é restituído, quando há aumento na dose ou quando há a troca para outro medicamento antipsicótico.

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Sintomas extrapiramidais

É comum a todos os agentes antipsicóticos a ocorrência de sintomas extrapiramidais, tais como tremor, rigidez, hipersalivação, bradicinesia, acatisia e distonia aguda. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico.

Convulsão

Tem sido relatado que o Halo Decanoato pode desencadear convulsões. Se você tiver histórico em sua família de convulsões ou tiver pré-disposição a convulsões (por exemplo, abstinência de álcool ou lesões cerebrais), informe seu médico.

Hepatobiliares

Como Halo Decanoato é metabolizado pelo fígado, deve-se ter cautela em pacientes com doença no fígado. Casos isolados de anormalidades na função hepática ou hepatite, mais frequentemente colestática, foram relatados. Portanto, informe seu médico se você tiver problemas no fígado.

Iniciação do tratamento

Recomenda-se que os pacientes que forem considerados para o tratamento com Halo Decanoato tomem antes haloperidol oral, para excluir a possibilidade de uma alergia inesperada ao haloperidol.

Interações medicamentosas

Você deve evitar ingerir álcool se estiver tomando Halo Decanoato.

Halo Decanoato pode alterar os efeitos de alguns medicamentos, como por exemplo:
  • <li>Medicamentos que tornam suas rea&#xE7;&#xF5;es lentas,&amp;nbsp;medicamentos para <a href="https://minutosaudavel.com.br/dormir/" rel="noopener" target="_blank">dormir</a>, tranquilizantes e alguns <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/analgesicos/c" target="_blank">analg&#xE9;sicos</a> potentes.</li> <li>Medicamentos para depress&#xE3;o.</li> <li>Medicamentos para <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>.</li> <li>Medicamentos para epilepsia.</li> <li>Medicamentos para doen&#xE7;a de Parkinson.</li>

Deve-se ter cautela quando administrar Halo Decanoato e outras medicações que possam diminuir o potássio e magnésio, como diuréticos.

A administração de Halo Decanoato com lítio deve ser atentamente acompanhada pelo médico.

O aumento leve ou moderado das concentrações de haloperidol foi observado com uso dos seguintes medicamentos

Itraconazol, nefazodona, buspirona, venlafaxina, alprazolam, fluvoxamina, quinidina, fluoxetina, sertralina, clorpromazina e prometazina.

O aumento do intervalo QTc foi observado quando o haloperidol foi dado em associação com os metabólitos inibidores do cetoconazol (400 mg/ dia) ou paroxetina (20 mg/ dia). Pode ser necessário reduzir a dose do haloperidol.

Deve-se ter cautela quando utilizar associações que causem desequilíbrio eletrolítico.

Tratamentos por períodos prolongados com medicamentos indutores enzimáticos, tais como carbamazepina, fenobarbital e rifampicina, em associação ao Halo Decanoato, podem reduzir significativamente os níveis de haloperidol no sangue.

Neste caso, seu médico provavelmente ajustará sua dose ou intervalo de dose de Halo Decanoato. Após a interrupção do tratamento com tais fármacos, pode ser necessária a redução das doses de Halo Decanoato.

O valproato de sódio não afeta a concentração plasmática do haloperidol.

Como ocorre com todos os antipsicóticos, o Halo Decanoato pode aumentar a depressão do sistema nervoso central (SNC) produzida por outros agentes depressores do SNC, incluindo álcool, hipnóticos, sedativos ou analgésicos potentes.

Halo Decanoato pode antagonizar a ação da adrenalina e de outros agentes simpatomiméticos e reverter os efeitos dos agentes bloqueadores adrenérgicos, tal como a guanetidina, sobre a diminuição da pressão sanguínea.

Halo Decanoato pode prejudicar os efeitos antiparkinsonianos da levodopa.

Halo Decanoato inibe a metabolização de antidepressivos tricíclicos, aumentando, portanto, os níveis destas drogas no sangue.

Houve relatos de que o uso de Halo Decanoato antagoniza o anticoagulante fenidiona.

Informe seu médico se você está tomando algum destes medicamentos ou qualquer outro medicamento. Seu médico decidirá quais os medicamentos que você poderá tomar com Halo Decanoato.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Halo Decanoato?

Nesta seção, as reações adversas são apresentadas. As reações adversas são eventos adversos considerados razoavelmente associados ao uso de decanoato de haloperidol (ou formulações não-decanoato), com base na avaliação abrangente das informações disponíveis de evento adverso. Uma relação causal com o decanoato de haloperidol (ou formulações nãodecanoato) não pode ser estabelecida de forma confiável em casos individuais. Além disso, como os estudos clínicos são conduzidos sob condições amplamente variadas, as taxas de reação adversa observadas nos estudos clínicos de um medicamento não podem ser diretamente comparadas às taxas dos estudos clínicos de outro medicamento e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.

Dados de estudos clínicos

As seguintes reações adversas foram relatadas por ≥ 1% dos indivíduos tratados com Halo Decanoato em estudos clínicos:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:436px\"><strong>Categoria de frequ&#xEA;ncia</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Dist&#xFA;rbios extrapiramidais (anormalidades da coordena&#xE7;&#xE3;o ou movimentos involunt&#xE1;rios dos m&#xFA;sculos).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"6\" style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Tremor, parkinsonismo (movimenta&#xE7;&#xE3;o excessiva e at&#xED;pica do corpo e membros), sonol&#xEA;ncia, &#x201C;f&#xE1;cies&#x201D; em m&#xE1;scara (falta de express&#xF5;es faciais), acatisia (dificuldade em permanecer sentado) e seda&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Boca seca, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">constipa&#xE7;&#xE3;o</a> e hipersecre&#xE7;&#xE3;o salivar.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios musculoesquel&#xE9;ticos e do tecido conectivo</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rigidez muscular.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Disfun&#xE7;&#xE3;o sexual (impot&#xEA;ncia ou <a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-do-homem/disfuncao-eretil/c\" target=\"_blank\">disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til</a>).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es do local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rea&#xE7;&#xE3;o no local da administra&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Aumento de peso.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"3\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas foram relatadas por &lt; 1% dos indiv&#xED;duos tratados com Halo Decanoato nos mesmos estudos cl&#xED;nicos</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Acinesia (perda parcial ou total da fun&#xE7;&#xE3;o motora), discinesia (diminui&#xE7;&#xE3;o ou extin&#xE7;&#xE3;o dos movimentos volunt&#xE1;rios), hipertonia (aumento anormal do t&#xF4;nus muscular), distonia (contra&#xE7;&#xF5;es involunt&#xE1;rias, espamos) e rigidez em roda denteada [ao movimentar passivamente uma articula&#xE7;&#xE3;o (cotovelo, punho, etc.) encontra-se uma resist&#xEA;ncia intermitente, regular, como se fosse devida aos dentes duma roda].</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios oftalmol&#xF3;gicos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Vis&#xE3;o emba&#xE7;ada, dist&#xFA;rbio visual e crise ocul&#xF3;gira (movimento esp&#xE1;stico dos olhos para uma posi&#xE7;&#xE3;o fixa, geralmente para cima).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Taquicardia (batimentos card&#xED;acos acelerados).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"7\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas relacionadas a parte do ativo foram identificadas em estudos cl&#xED;nicos com outras formula&#xE7;&#xF5;es de haloperidol (n&#xE3;o-decanoato)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Hiperprolactinemia (secre&#xE7;&#xE3;o excessiva de prolactina).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Diminui&#xE7;&#xE3;o da libido, perda da libido, inquieta&#xE7;&#xE3;o.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>S&#xED;ndrome neurol&#xE9;ptica maligna (situa&#xE7;&#xE3;o de emerg&#xEA;ncia m&#xE9;dica que inclui rigidez do corpo com febre alta), discinesia tardia, bradicinesia (lentid&#xE3;o anormal dos movimentos), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/tontura-o-que-pode-ser/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">tontura</a>, hipercinesia (movimento involunt&#xE1;rio e frequente), hipocinesia (redu&#xE7;&#xE3;o anormal das fun&#xE7;&#xF5;es ou atividades motoras), disfun&#xE7;&#xE3;o motora, contra&#xE7;&#xE3;o involunt&#xE1;ria dos m&#xFA;sculos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/nistagmo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">nistagmo</a> (movimentos anormalmente involunt&#xE1;rios e repetitivos dos olhos).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios vasculares</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotensao-pressao-baixa-sintomas-na-gravidez-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipotens&#xE3;o</a>, hipotens&#xE3;o ortost&#xE1;tica.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do tecido musculoesquel&#xE9;tico e conectivo</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Trismo (contratura dolorosa da musculatura da mand&#xED;bula), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/torcicolo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">torcicolo</a>, espasmos musculares, rigidez musculoesquel&#xE9;tica, fascicula&#xE7;&#xE3;o do m&#xFA;sculo (contra&#xE7;&#xE3;o muscular pequena, local, moment&#xE2;nea e involunt&#xE1;ria).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mamas</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amenorreia-primaria-e-secundaria-sintomas-e-causas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Amenorreia</a> (aus&#xEA;ncia de menstrua&#xE7;&#xE3;o), galactorreia (produ&#xE7;&#xE3;o anormal de leite), dist&#xFA;rbios menstruais, disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til, desconforto nas mamas, dor nas mamas, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/dismenorreia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">dismenorreia</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/colica-menstrual\" target=\"_blank\"/><a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-da-mulher/colica-menstrual/c\" target=\"_blank\">c&#xF3;lica menstrual</a>), menorragia (menstrua&#xE7;&#xE3;o excessiva).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local de administra&#xE7;&#xE3;o</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Dist&#xFA;rbios da marcha (anormalidades no jeito de andar).</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Dados pós-comercialização

A seguir listamos as reações adversas ao haloperidol e produtos contendo decanoato de haloperidol relatadas. As frequências foram estimadas a partir de taxas de relatos espontâneos.

Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento), incluindo relatos isolados:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema sangu&#xED;neo e linf&#xE1;tico</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Agranulocitose, pancitopenia, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/trombocitopenia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">trombocitopenia</a>, leucopenia e neutropenia</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-imunologico/c\" target=\"_blank\">sistema imunol&#xF3;gico</a></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Rea&#xE7;&#xE3;o anafil&#xE1;tica, hipersensibilidade (alergia).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Secre&#xE7;&#xE3;o inapropriada do horm&#xF4;nio antidiur&#xE9;tico.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do metabolismo e da nutri&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hipoglicemia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipoglicemia</a> (n&#xED;vel de a&#xE7;&#xFA;car baixo no sangue).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Transtorno psic&#xF3;tico, agita&#xE7;&#xE3;o, estado confusional, depress&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/insonia/c\" target=\"_blank\">ins&#xF4;nia</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Convuls&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c\" target=\"_blank\">dor de cabe&#xE7;a</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">&#x201C;Torsade de pointes&#x201D;, fibrila&#xE7;&#xE3;o ventricular, taquicardia ventricular, extrass&#xED;stole.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios respirat&#xF3;rios, tor&#xE1;cicos e do mediastino</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Broncoespasmo, laringoespasmos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">edema</a> da laringe, dispneia (falta de ar).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c\" target=\"_blank\">V&#xF4;mito</a>, n&#xE1;usea.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios hepatobiliares</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica aguda, hepatite, colestase (redu&#xE7;&#xE3;o do fluxo biliar), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ictericia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">icter&#xED;cia</a>, anormalidade no teste de fun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios da pele e tecido subcut&#xE2;neo</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Vasculite leucocitocl&#xE1;stica, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c\" target=\"_blank\">dermatite</a> esfoliativa, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/urticaria/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">urtic&#xE1;ria</a>, rea&#xE7;&#xE3;o de fotossensibilidade, erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea, prurido, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hiperidrose/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hiperidrose</a> (suor excessivo).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios renais e urin&#xE1;rios</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Reten&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Gravidez, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/periodo-pos-parto-puerperio/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">puerp&#xE9;rio</a> e condi&#xE7;&#xF5;es perinatais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">S&#xED;ndrome neonatal de retirada do medicamento.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Priapismo (ere&#xE7;&#xE3;o prolongada do p&#xEA;nis), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ginecomastia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">ginecomastia</a> (crescimento das mamas em homens).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Morte s&#xFA;bita, edema de face, edema, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotermia-causas-sintomas-tratamento-tipos-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hipotermia</a>, hipertermia, abscesso no local da inje&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Prolongamento do intervalo QT, perda de peso.</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}
Informação adicional importante

Se você observar batimentos cardíacos irregulares (palpitação, tontura, desmaio), febre alta, rigidez muscular, transpiração anormal, respiração acelerada ou redução do estado de alerta, contate seu médico imediatamente.

Você pode não estar reagindo ao medicamento apropriadamente.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Halo Decanoato pode causar sonolência. Isto pode fazer com que você fique menos atento, reduzindo a sua atenção ao dirigir e operar máquinas. Assim, aconselha-se ao paciente não dirigir veículos ou operar máquinas.

Converse com o seu médico antes de dirigir veículos ou operar máquinas.

Gravidez

Se você está grávida ou planeja engravidar, informe seu médico, pois ele decidirá se você pode tomar Halo Decanoato.

Tremor, rigidez muscular, fraqueza, sonolência, agitação, problemas respiratórios ou dificuldade em receber amamentação podem ocorrer em recém-nascidos de mães que utilizaram Halo Decanoato durante o último trimestre de gravidez. Halo Decanoato pode atravessar a placenta e pode estar associado a mudanças motoras e comportamentais em bebês recémnascidos de mães que usaram Halo Decanoato no último trimestre de gravidez. Houve casos isolados de defeitos neonatais após a exposição fetal ao Halo Decanoato em combinação com outras drogas. Seu médico avaliará se os potenciais benefícios de usar Halo Decanoato durante a gravidez superam os potenciais riscos ao feto.

Amamentação

Como Halo Decanoato passa para o leite materno, você deverá informar ao médico se está amamentando. Ele decidirá se você pode tomar Halo Decanoato enquanto estiver amamentando. Sintomas extrapiramidais têm sido observados em bebês que recebem leite materno de mulheres tratadas com Halo Decanoato.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em idosos e em pacientes debilitados

Halo Decanoato pode ser utilizado em idosos e em pacientes debilitados, porém é recomendável iniciar o tratamento com doses baixas, como, por exemplo, 12,5-25 mg a cada 4 semanas, aumentando a dose apenas de acordo com a resposta do paciente.

Uso em crianças

Halo Decanoato não é indicado para pacientes pediátricos.

Qual a composição do Halo Decanoato?

Cada ampola de 1 mL contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:661px\">Decanoato de haloperidol</td> <td style=\"text-align:center; width:582px\">70,52 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:661px\">Ve&#xED;culo est&#xE9;ril q.s.p.</td> <td style=\"text-align:center; width:582px\">1 mL</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Equivalente a 50 mg de haloperidol.

Veículo: álcool benzílico e óleo de gergelim.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Halo Decanoato maior do que a recomendada?

Um ou mais dos seguintes sinais podem ocorrer: diminuição do estado de alerta mental, tremor e rigidez grave dos músculos. Geralmente esses efeitos são inofensivos. Entretanto, você deve contatar seu médico.

Como a ocorrência de superdosagem é menos provável com medicações parenterais (injetáveis) do que com medicações via oral, as informações apresentadas a seguir pertencem ao haloperidol via oral, modificado somente para refletir a duração prolongada da ação de Halo Decanoato.

Sinais e Sintomas

Os sintomas de superdose de haloperidol constituem em uma exacerbação dos efeitos farmacológicos e reações adversas já referidas, predominando as do tipo extrapiramidal grave, hipotensão e sedação. A reação extrapiramidal é manifestada por rigidez muscular, tremores generalizados ou localizados. Em casos extremamente raros, o paciente pode se mostrar comatoso com depressão respiratória e hipotensão, às vezes grave o suficiente para determinar um estado de choque. Deve-se considerar o risco de arritmias ventriculares, possivelmente associados com prolongamento do intervalo QT.

Tratamento

Não existem antídotos específicos. O tratamento é principalmente de suporte. Para pacientes comatosos, as vias aéreas devem ser reestabelecidas por uso de uma via orofaríngea ou tubo endotraqueal. A depressão respiratória pode exigir respiração artificial.

O ECG e os sinais vitais devem ser monitorados continuamente até a obtenção de parâmetros normais. Arritmias graves devem ser tratadas com medidas antiarrítmicas apropriadas.

A hipotensão e o colapso circulatório podem ser neutralizados pela administração intravenosa de fluidos, plasma ou concentrado de albumina e agentes vasopressores como a dopamina ou noradrenalina (epinefrina). Não usar adrenalina (epinefrina), porque pode causar hipotensão intensa na presença de Halo Decanoato.

Caso ocorram reações extrapiramidais intensas, deve ser administrado medicamento antiparkinson, sendo que este medicamento deve ser mantido por várias semanas. Medicamentos antiparkinson devem ser interrompidos muito cautelosamente, pois podem ocorrer sintomas extrapiramidais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Halo Decanoato com outros remédios?

Efeitos cardiovasculares

Como com outros medicamentos antipsicóticos, deve-se ter cautela quando Decanoato de Haloperidol é usado em combinação com medicamentos que prolonguem o intervalo QTc, por exemplo:

50mg/mL, caixa com 3 ampolas com 1mL de solução de uso intramuscular (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Decanoato De Haloperidol
Classe Terapêutica
:
Antipsicóticos Convencionais
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
C1 Branca 2 vias (Venda Sob Prescrição Médica - Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica)
Categoria
:
Antipsicótico
Especialidade
:
Psiquiatria e Neuropsiquiatria

Bula do medicamento

Halo Decanoato, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes psicóticos crônicos estabilizados.

Como o&nbsp;Halo Decanoato funciona?

O haloperidol é um antipsicótico particularmente eficaz contra os sintomas produtivos das psicoses, notadamente os delírios e as alucinações. O haloperidol exerce, também, uma ação sedativa em condições de excitação psicomotora.

A administração de Halo Decanoato como injeção intramuscular resulta em gradativa liberação do ativo. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Quais as contraindicações do Halo Decanoato?

Não use Halo Decanoato se

  • <li>Voc&#xEA; tiver Doen&#xE7;a de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/parkinson/c" target="_blank">Parkinson</a>;</li> <li>Voc&#xEA; apresentar sonol&#xEA;ncia e lentid&#xE3;o decorrentes da doen&#xE7;a ou do uso de medicamentos ou &#xE1;lcool;</li> <li>Voc&#xEA; tiver sensibilidade exacerbada (alergia) ao produto ou aos seus excipientes (cont&#xE9;m &#xF3;leo de gergelim) ou;</li> <li>Voc&#xEA; tiver les&#xE3;o dos g&#xE2;nglios da base.</li>

Em caso de dúvidas procure seu médico.

Como usar o Halo Decanoato?

Halo Decanoato somente pode ser usado por adultos e é aplicado por via intramuscular nas nádegas, uma vez ao mês.

Como a resposta individual ao Halo Decanoato pode ser variável, é necessário ajuste da dose de acordo com a resposta do paciente. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Halo Decanoato é recomendado para uso em pacientes psicóticos crônicos que requerem terapia antipsicótica parenteral.

Estes pacientes devem ser previamente estabilizados com a medicação antipsicótica, antes de considerar a conversão para o Halo Decanoato.

Halo Decanoato deve ser usado apenas em adultos e foi formulado para fornecer terapia por um mês na maioria dos pacientes após uma única injeção por via intramuscular profunda na região glútea. Uma vez que a administração de volumes maiores que 3 mL é desconfortável para o paciente, tais volumes de injeção não são recomendados. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa.

Como a resposta individual a fármacos antipsicóticos pode ser variável, a dose deve ser determinada individualmente, sendo iniciada e titulada de uma forma melhor sob supervisão clínica cuidadosa. A dose inicial individual dependerá da gravidade da sintomatologia e da quantidade de medicação oral necessária para manter o paciente estável antes de iniciar o tratamento de depósito (DEPOT).

Halo Decanoato deve ser injetado por via intramuscular profunda. A dose normal pode ser calculada a partir da dose oral de haloperidol ou da dose equivalente de outros antipsicóticos. A cada quatro semanas, deve ser administrada uma dose correspondente a cerca de 20 vezes a dose oral diária de haloperidol, expressa em miligramas. De modo geral, na prática clínica, pode-se estabelecer que uma dose de 1 a 3 mL (50 a 150 mg) a cada quatro semanas é suficiente para condições psicóticas de grau leve a moderado. Nos casos mais graves, necessita-se de doses mais elevadas, podendo-se chegar até 6 mL (300 mg). De acordo com a evolução dos sintomas, as doses podem ser aumentadas ou diminuídas nas injeções subsequentes.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o&nbsp;Halo Decanoato?

Os pacientes não se autoadministram Halo Decanoato. Halo Decanoato é um medicamento injetável administrado sob a orientação e supervisão médica.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Halo Decanoato?

Converse com o seu médico, antes iniciar o tratamento com Halo Decanoato, caso você apresente uma das condições abaixo

  • <li>Problemas card&#xED;acos, ou hist&#xF3;rico familiar de problemas card&#xED;acos, ou se estiver tomando medica&#xE7;&#xE3;o para o cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Se voc&#xEA; j&#xE1; teve algum tipo de hemorragia no c&#xE9;rebro, ou se seu m&#xE9;dico disse que voc&#xEA; &#xE9; mais propenso que outras pessoas a ter derrame;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/depressao/" rel="noopener" target="_blank">Depress&#xE3;o</a> que n&#xE3;o esteja sendo tratada;</li> <li>Problemas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-epilepsia-tipos-causas-sintomas-remedios-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">Epilepsia</a> ou qualquer outra condi&#xE7;&#xE3;o que possa causar convuls&#xF5;es (por exemplo, durante a cura de problemas alco&#xF3;licos);</li> <li>Atividade aumentada das gl&#xE2;ndulas tireoides (<a href="https://minutosaudavel.com.br/hipertireoidismo/" rel="noopener" target="_blank">hipertireoidismo</a>);</li> <li>Co&#xE1;gulos de sangue, ou um hist&#xF3;rico familiar de co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos. Foram observados co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos nos pulm&#xF5;es e pernas em pacientes que tomam medicamentos antipsic&#xF3;ticos.</li>

Casos raros de morte súbita têm sido reportados em pacientes psiquiátricos que recebem antipsicóticos, incluindo o Halo Decanoato.

Pacientes idosos com psicose relacionada à demência tratados com medicamentos antipsicóticos possuem aumento no risco de morte. Embora as causas das mortes tenham sido variadas, a maioria das mortes parece ter sido por razões cardiovasculares (como, por exemplo, insuficiência cardíaca, morte súbita) ou infecção (pneumonia).

Efeitos cardiovasculares

Relatos muito raros de prolongamento do intervalo QT e/ou arritmias ventriculares em adição aos raros casos de morte&nbsp;súbita têm sido relatados com haloperidol. Eles parecem ocorrer com maior frequência em altas doses e em pacientes predispostos. Seu médico deve ter cautela caso você apresente condições prévias de prolongamento do intervalo QT (síndrome do prolongamento do intervalo QT, hipopotassemia, desequilíbrio eletrolítico, fármacos que prolongam o intervalo QT, doença cardiovascular, histórico familiar de prolongamento do intervalo QT), especialmente se haloperidol for administrado intramuscular. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa (na veia).

Aumento dos batimentos do coração e pressão baixa também foram relatadas ocasionalmente nos pacientes.

Síndrome neuroléptica maligna

Como outros medicamentos antipsicóticos, Halo Decanoato tem sido relacionado com Síndrome Neuroléptica Maligna, uma resposta rara do corpo de uma pessoa caracterizada por febre, rigidez dos músculos do corpo, instabilidade autonômica, alteração da consciência. A febre é geralmente um sinal precoce desta síndrome. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Discinesia tardia

Como com todos os agentes antipsicóticos, discinesia tardia pode aparecer em alguns pacientes em uso prolongado ou após a sua descontinuação. Esta síndrome é principalmente caracterizada por movimentos involuntários rítmicos da língua, face, boca ou mandíbulas. As manifestações podem ser permanentes em alguns pacientes. A síndrome pode ser mascarada quando o tratamento é restituído, quando há aumento na dose ou quando há a troca para outro medicamento antipsicótico.

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Sintomas extrapiramidais

É comum a todos os agentes antipsicóticos a ocorrência de sintomas extrapiramidais, tais como tremor, rigidez, hipersalivação, bradicinesia, acatisia e distonia aguda. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico.

Convulsão

Tem sido relatado que o Halo Decanoato pode desencadear convulsões. Se você tiver histórico em sua família de convulsões ou tiver pré-disposição a convulsões (por exemplo, abstinência de álcool ou lesões cerebrais), informe seu médico.

Hepatobiliares

Como Halo Decanoato é metabolizado pelo fígado, deve-se ter cautela em pacientes com doença no fígado. Casos isolados de anormalidades na função hepática ou hepatite, mais frequentemente colestática, foram relatados. Portanto, informe seu médico se você tiver problemas no fígado.

Iniciação do tratamento

Recomenda-se que os pacientes que forem considerados para o tratamento com Halo Decanoato tomem antes haloperidol oral, para excluir a possibilidade de uma alergia inesperada ao haloperidol.

Interações medicamentosas

Você deve evitar ingerir álcool se estiver tomando Halo Decanoato.

Halo Decanoato pode alterar os efeitos de alguns medicamentos, como por exemplo:
  • <li>Medicamentos que tornam suas rea&#xE7;&#xF5;es lentas,&amp;nbsp;medicamentos para <a href="https://minutosaudavel.com.br/dormir/" rel="noopener" target="_blank">dormir</a>, tranquilizantes e alguns <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/analgesicos/c" target="_blank">analg&#xE9;sicos</a> potentes.</li> <li>Medicamentos para depress&#xE3;o.</li> <li>Medicamentos para <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>.</li> <li>Medicamentos para epilepsia.</li> <li>Medicamentos para doen&#xE7;a de Parkinson.</li>

Deve-se ter cautela quando administrar Halo Decanoato e outras medicações que possam diminuir o potássio e magnésio, como diuréticos.

A administração de Halo Decanoato com lítio deve ser atentamente acompanhada pelo médico.

O aumento leve ou moderado das concentrações de haloperidol foi observado com uso dos seguintes medicamentos

Itraconazol, nefazodona, buspirona, venlafaxina, alprazolam, fluvoxamina, quinidina, fluoxetina, sertralina, clorpromazina e prometazina.

O aumento do intervalo QTc foi observado quando o haloperidol foi dado em associação com os metabólitos inibidores do cetoconazol (400 mg/ dia) ou paroxetina (20 mg/ dia). Pode ser necessário reduzir a dose do haloperidol.

Deve-se ter cautela quando utilizar associações que causem desequilíbrio eletrolítico.

Tratamentos por períodos prolongados com medicamentos indutores enzimáticos, tais como carbamazepina, fenobarbital e rifampicina, em associação ao Halo Decanoato, podem reduzir significativamente os níveis de haloperidol no sangue.

Neste caso, seu médico provavelmente ajustará sua dose ou intervalo de dose de Halo Decanoato. Após a interrupção do tratamento com tais fármacos, pode ser necessária a redução das doses de Halo Decanoato.

O valproato de sódio não afeta a concentração plasmática do haloperidol.

Como ocorre com todos os antipsicóticos, o Halo Decanoato pode aumentar a depressão do sistema nervoso central (SNC) produzida por outros agentes depressores do SNC, incluindo álcool, hipnóticos, sedativos ou analgésicos potentes.

Halo Decanoato pode antagonizar a ação da adrenalina e de outros agentes simpatomiméticos e reverter os efeitos dos agentes bloqueadores adrenérgicos, tal como a guanetidina, sobre a diminuição da pressão sanguínea.

Halo Decanoato pode prejudicar os efeitos antiparkinsonianos da levodopa.

Halo Decanoato inibe a metabolização de antidepressivos tricíclicos, aumentando, portanto, os níveis destas drogas no sangue.

Houve relatos de que o uso de Halo Decanoato antagoniza o anticoagulante fenidiona.

Informe seu médico se você está tomando algum destes medicamentos ou qualquer outro medicamento. Seu médico decidirá quais os medicamentos que você poderá tomar com Halo Decanoato.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Halo Decanoato?

Nesta seção, as reações adversas são apresentadas. As reações adversas são eventos adversos considerados razoavelmente associados ao uso de decanoato de haloperidol (ou formulações não-decanoato), com base na avaliação abrangente das informações disponíveis de evento adverso. Uma relação causal com o decanoato de haloperidol (ou formulações nãodecanoato) não pode ser estabelecida de forma confiável em casos individuais. Além disso, como os estudos clínicos são conduzidos sob condições amplamente variadas, as taxas de reação adversa observadas nos estudos clínicos de um medicamento não podem ser diretamente comparadas às taxas dos estudos clínicos de outro medicamento e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.

Dados de estudos clínicos

As seguintes reações adversas foram relatadas por ≥ 1% dos indivíduos tratados com Halo Decanoato em estudos clínicos:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:436px\"><strong>Categoria de frequ&#xEA;ncia</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Dist&#xFA;rbios extrapiramidais (anormalidades da coordena&#xE7;&#xE3;o ou movimentos involunt&#xE1;rios dos m&#xFA;sculos).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"6\" style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Tremor, parkinsonismo (movimenta&#xE7;&#xE3;o excessiva e at&#xED;pica do corpo e membros), sonol&#xEA;ncia, &#x201C;f&#xE1;cies&#x201D; em m&#xE1;scara (falta de express&#xF5;es faciais), acatisia (dificuldade em permanecer sentado) e seda&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Boca seca, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">constipa&#xE7;&#xE3;o</a> e hipersecre&#xE7;&#xE3;o salivar.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios musculoesquel&#xE9;ticos e do tecido conectivo</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rigidez muscular.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Disfun&#xE7;&#xE3;o sexual (impot&#xEA;ncia ou <a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-do-homem/disfuncao-eretil/c\" target=\"_blank\">disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til</a>).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es do local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rea&#xE7;&#xE3;o no local da administra&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Aumento de peso.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"3\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas foram relatadas por &lt; 1% dos indiv&#xED;duos tratados com Halo Decanoato nos mesmos estudos cl&#xED;nicos</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Acinesia (perda parcial ou total da fun&#xE7;&#xE3;o motora), discinesia (diminui&#xE7;&#xE3;o ou extin&#xE7;&#xE3;o dos movimentos volunt&#xE1;rios), hipertonia (aumento anormal do t&#xF4;nus muscular), distonia (contra&#xE7;&#xF5;es involunt&#xE1;rias, espamos) e rigidez em roda denteada [ao movimentar passivamente uma articula&#xE7;&#xE3;o (cotovelo, punho, etc.) encontra-se uma resist&#xEA;ncia intermitente, regular, como se fosse devida aos dentes duma roda].</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios oftalmol&#xF3;gicos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Vis&#xE3;o emba&#xE7;ada, dist&#xFA;rbio visual e crise ocul&#xF3;gira (movimento esp&#xE1;stico dos olhos para uma posi&#xE7;&#xE3;o fixa, geralmente para cima).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Taquicardia (batimentos card&#xED;acos acelerados).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"7\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas relacionadas a parte do ativo foram identificadas em estudos cl&#xED;nicos com outras formula&#xE7;&#xF5;es de haloperidol (n&#xE3;o-decanoato)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Hiperprolactinemia (secre&#xE7;&#xE3;o excessiva de prolactina).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Diminui&#xE7;&#xE3;o da libido, perda da libido, inquieta&#xE7;&#xE3;o.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>S&#xED;ndrome neurol&#xE9;ptica maligna (situa&#xE7;&#xE3;o de emerg&#xEA;ncia m&#xE9;dica que inclui rigidez do corpo com febre alta), discinesia tardia, bradicinesia (lentid&#xE3;o anormal dos movimentos), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/tontura-o-que-pode-ser/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">tontura</a>, hipercinesia (movimento involunt&#xE1;rio e frequente), hipocinesia (redu&#xE7;&#xE3;o anormal das fun&#xE7;&#xF5;es ou atividades motoras), disfun&#xE7;&#xE3;o motora, contra&#xE7;&#xE3;o involunt&#xE1;ria dos m&#xFA;sculos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/nistagmo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">nistagmo</a> (movimentos anormalmente involunt&#xE1;rios e repetitivos dos olhos).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios vasculares</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotensao-pressao-baixa-sintomas-na-gravidez-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipotens&#xE3;o</a>, hipotens&#xE3;o ortost&#xE1;tica.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do tecido musculoesquel&#xE9;tico e conectivo</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Trismo (contratura dolorosa da musculatura da mand&#xED;bula), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/torcicolo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">torcicolo</a>, espasmos musculares, rigidez musculoesquel&#xE9;tica, fascicula&#xE7;&#xE3;o do m&#xFA;sculo (contra&#xE7;&#xE3;o muscular pequena, local, moment&#xE2;nea e involunt&#xE1;ria).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mamas</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amenorreia-primaria-e-secundaria-sintomas-e-causas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Amenorreia</a> (aus&#xEA;ncia de menstrua&#xE7;&#xE3;o), galactorreia (produ&#xE7;&#xE3;o anormal de leite), dist&#xFA;rbios menstruais, disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til, desconforto nas mamas, dor nas mamas, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/dismenorreia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">dismenorreia</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/colica-menstrual\" target=\"_blank\"/><a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-da-mulher/colica-menstrual/c\" target=\"_blank\">c&#xF3;lica menstrual</a>), menorragia (menstrua&#xE7;&#xE3;o excessiva).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local de administra&#xE7;&#xE3;o</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Dist&#xFA;rbios da marcha (anormalidades no jeito de andar).</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Dados pós-comercialização

A seguir listamos as reações adversas ao haloperidol e produtos contendo decanoato de haloperidol relatadas. As frequências foram estimadas a partir de taxas de relatos espontâneos.

Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento), incluindo relatos isolados:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema sangu&#xED;neo e linf&#xE1;tico</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Agranulocitose, pancitopenia, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/trombocitopenia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">trombocitopenia</a>, leucopenia e neutropenia</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-imunologico/c\" target=\"_blank\">sistema imunol&#xF3;gico</a></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Rea&#xE7;&#xE3;o anafil&#xE1;tica, hipersensibilidade (alergia).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Secre&#xE7;&#xE3;o inapropriada do horm&#xF4;nio antidiur&#xE9;tico.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do metabolismo e da nutri&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hipoglicemia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipoglicemia</a> (n&#xED;vel de a&#xE7;&#xFA;car baixo no sangue).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Transtorno psic&#xF3;tico, agita&#xE7;&#xE3;o, estado confusional, depress&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/insonia/c\" target=\"_blank\">ins&#xF4;nia</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Convuls&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c\" target=\"_blank\">dor de cabe&#xE7;a</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">&#x201C;Torsade de pointes&#x201D;, fibrila&#xE7;&#xE3;o ventricular, taquicardia ventricular, extrass&#xED;stole.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios respirat&#xF3;rios, tor&#xE1;cicos e do mediastino</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Broncoespasmo, laringoespasmos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">edema</a> da laringe, dispneia (falta de ar).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c\" target=\"_blank\">V&#xF4;mito</a>, n&#xE1;usea.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios hepatobiliares</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica aguda, hepatite, colestase (redu&#xE7;&#xE3;o do fluxo biliar), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ictericia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">icter&#xED;cia</a>, anormalidade no teste de fun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios da pele e tecido subcut&#xE2;neo</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Vasculite leucocitocl&#xE1;stica, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c\" target=\"_blank\">dermatite</a> esfoliativa, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/urticaria/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">urtic&#xE1;ria</a>, rea&#xE7;&#xE3;o de fotossensibilidade, erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea, prurido, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hiperidrose/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hiperidrose</a> (suor excessivo).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios renais e urin&#xE1;rios</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Reten&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Gravidez, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/periodo-pos-parto-puerperio/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">puerp&#xE9;rio</a> e condi&#xE7;&#xF5;es perinatais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">S&#xED;ndrome neonatal de retirada do medicamento.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Priapismo (ere&#xE7;&#xE3;o prolongada do p&#xEA;nis), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ginecomastia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">ginecomastia</a> (crescimento das mamas em homens).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Morte s&#xFA;bita, edema de face, edema, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotermia-causas-sintomas-tratamento-tipos-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hipotermia</a>, hipertermia, abscesso no local da inje&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Prolongamento do intervalo QT, perda de peso.</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}
Informação adicional importante

Se você observar batimentos cardíacos irregulares (palpitação, tontura, desmaio), febre alta, rigidez muscular, transpiração anormal, respiração acelerada ou redução do estado de alerta, contate seu médico imediatamente.

Você pode não estar reagindo ao medicamento apropriadamente.

50mg/mL, caixa com 36 ampolas com 1mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Decanoato De Haloperidol
Classe Terapêutica
:
Antipsicóticos Convencionais
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
C1 Branca 2 vias (Venda Sob Prescrição Médica - Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica)
Categoria
:
Antipsicótico
Especialidade
:
Psiquiatria e Neuropsiquiatria

Bula do medicamento

Halo Decanoato, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes psicóticos crônicos estabilizados.

Como o&nbsp;Halo Decanoato funciona?

O haloperidol é um antipsicótico particularmente eficaz contra os sintomas produtivos das psicoses, notadamente os delírios e as alucinações. O haloperidol exerce, também, uma ação sedativa em condições de excitação psicomotora.

A administração de Halo Decanoato como injeção intramuscular resulta em gradativa liberação do ativo. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Quais as contraindicações do Halo Decanoato?

Não use Halo Decanoato se

  • <li>Voc&#xEA; tiver Doen&#xE7;a de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/parkinson/c" target="_blank">Parkinson</a>;</li> <li>Voc&#xEA; apresentar sonol&#xEA;ncia e lentid&#xE3;o decorrentes da doen&#xE7;a ou do uso de medicamentos ou &#xE1;lcool;</li> <li>Voc&#xEA; tiver sensibilidade exacerbada (alergia) ao produto ou aos seus excipientes (cont&#xE9;m &#xF3;leo de gergelim) ou;</li> <li>Voc&#xEA; tiver les&#xE3;o dos g&#xE2;nglios da base.</li>

Em caso de dúvidas procure seu médico.

Como usar o Halo Decanoato?

Halo Decanoato somente pode ser usado por adultos e é aplicado por via intramuscular nas nádegas, uma vez ao mês.

Como a resposta individual ao Halo Decanoato pode ser variável, é necessário ajuste da dose de acordo com a resposta do paciente. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Halo Decanoato é recomendado para uso em pacientes psicóticos crônicos que requerem terapia antipsicótica parenteral.

Estes pacientes devem ser previamente estabilizados com a medicação antipsicótica, antes de considerar a conversão para o Halo Decanoato.

Halo Decanoato deve ser usado apenas em adultos e foi formulado para fornecer terapia por um mês na maioria dos pacientes após uma única injeção por via intramuscular profunda na região glútea. Uma vez que a administração de volumes maiores que 3 mL é desconfortável para o paciente, tais volumes de injeção não são recomendados. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa.

Como a resposta individual a fármacos antipsicóticos pode ser variável, a dose deve ser determinada individualmente, sendo iniciada e titulada de uma forma melhor sob supervisão clínica cuidadosa. A dose inicial individual dependerá da gravidade da sintomatologia e da quantidade de medicação oral necessária para manter o paciente estável antes de iniciar o tratamento de depósito (DEPOT).

Halo Decanoato deve ser injetado por via intramuscular profunda. A dose normal pode ser calculada a partir da dose oral de haloperidol ou da dose equivalente de outros antipsicóticos. A cada quatro semanas, deve ser administrada uma dose correspondente a cerca de 20 vezes a dose oral diária de haloperidol, expressa em miligramas. De modo geral, na prática clínica, pode-se estabelecer que uma dose de 1 a 3 mL (50 a 150 mg) a cada quatro semanas é suficiente para condições psicóticas de grau leve a moderado. Nos casos mais graves, necessita-se de doses mais elevadas, podendo-se chegar até 6 mL (300 mg). De acordo com a evolução dos sintomas, as doses podem ser aumentadas ou diminuídas nas injeções subsequentes.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o&nbsp;Halo Decanoato?

Os pacientes não se autoadministram Halo Decanoato. Halo Decanoato é um medicamento injetável administrado sob a orientação e supervisão médica.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Halo Decanoato?

Converse com o seu médico, antes iniciar o tratamento com Halo Decanoato, caso você apresente uma das condições abaixo

  • <li>Problemas card&#xED;acos, ou hist&#xF3;rico familiar de problemas card&#xED;acos, ou se estiver tomando medica&#xE7;&#xE3;o para o cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Se voc&#xEA; j&#xE1; teve algum tipo de hemorragia no c&#xE9;rebro, ou se seu m&#xE9;dico disse que voc&#xEA; &#xE9; mais propenso que outras pessoas a ter derrame;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/depressao/" rel="noopener" target="_blank">Depress&#xE3;o</a> que n&#xE3;o esteja sendo tratada;</li> <li>Problemas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-epilepsia-tipos-causas-sintomas-remedios-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">Epilepsia</a> ou qualquer outra condi&#xE7;&#xE3;o que possa causar convuls&#xF5;es (por exemplo, durante a cura de problemas alco&#xF3;licos);</li> <li>Atividade aumentada das gl&#xE2;ndulas tireoides (<a href="https://minutosaudavel.com.br/hipertireoidismo/" rel="noopener" target="_blank">hipertireoidismo</a>);</li> <li>Co&#xE1;gulos de sangue, ou um hist&#xF3;rico familiar de co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos. Foram observados co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos nos pulm&#xF5;es e pernas em pacientes que tomam medicamentos antipsic&#xF3;ticos.</li>

Casos raros de morte súbita têm sido reportados em pacientes psiquiátricos que recebem antipsicóticos, incluindo o Halo Decanoato.

Pacientes idosos com psicose relacionada à demência tratados com medicamentos antipsicóticos possuem aumento no risco de morte. Embora as causas das mortes tenham sido variadas, a maioria das mortes parece ter sido por razões cardiovasculares (como, por exemplo, insuficiência cardíaca, morte súbita) ou infecção (pneumonia).

Efeitos cardiovasculares

Relatos muito raros de prolongamento do intervalo QT e/ou arritmias ventriculares em adição aos raros casos de morte&nbsp;súbita têm sido relatados com haloperidol. Eles parecem ocorrer com maior frequência em altas doses e em pacientes predispostos. Seu médico deve ter cautela caso você apresente condições prévias de prolongamento do intervalo QT (síndrome do prolongamento do intervalo QT, hipopotassemia, desequilíbrio eletrolítico, fármacos que prolongam o intervalo QT, doença cardiovascular, histórico familiar de prolongamento do intervalo QT), especialmente se haloperidol for administrado intramuscular. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa (na veia).

Aumento dos batimentos do coração e pressão baixa também foram relatadas ocasionalmente nos pacientes.

Síndrome neuroléptica maligna

Como outros medicamentos antipsicóticos, Halo Decanoato tem sido relacionado com Síndrome Neuroléptica Maligna, uma resposta rara do corpo de uma pessoa caracterizada por febre, rigidez dos músculos do corpo, instabilidade autonômica, alteração da consciência. A febre é geralmente um sinal precoce desta síndrome. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Discinesia tardia

Como com todos os agentes antipsicóticos, discinesia tardia pode aparecer em alguns pacientes em uso prolongado ou após a sua descontinuação. Esta síndrome é principalmente caracterizada por movimentos involuntários rítmicos da língua, face, boca ou mandíbulas. As manifestações podem ser permanentes em alguns pacientes. A síndrome pode ser mascarada quando o tratamento é restituído, quando há aumento na dose ou quando há a troca para outro medicamento antipsicótico.

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Sintomas extrapiramidais

É comum a todos os agentes antipsicóticos a ocorrência de sintomas extrapiramidais, tais como tremor, rigidez, hipersalivação, bradicinesia, acatisia e distonia aguda. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico.

Convulsão

Tem sido relatado que o Halo Decanoato pode desencadear convulsões. Se você tiver histórico em sua família de convulsões ou tiver pré-disposição a convulsões (por exemplo, abstinência de álcool ou lesões cerebrais), informe seu médico.

Hepatobiliares

Como Halo Decanoato é metabolizado pelo fígado, deve-se ter cautela em pacientes com doença no fígado. Casos isolados de anormalidades na função hepática ou hepatite, mais frequentemente colestática, foram relatados. Portanto, informe seu médico se você tiver problemas no fígado.

Iniciação do tratamento

Recomenda-se que os pacientes que forem considerados para o tratamento com Halo Decanoato tomem antes haloperidol oral, para excluir a possibilidade de uma alergia inesperada ao haloperidol.

Interações medicamentosas

Você deve evitar ingerir álcool se estiver tomando Halo Decanoato.

Halo Decanoato pode alterar os efeitos de alguns medicamentos, como por exemplo:
  • <li>Medicamentos que tornam suas rea&#xE7;&#xF5;es lentas,&amp;nbsp;medicamentos para <a href="https://minutosaudavel.com.br/dormir/" rel="noopener" target="_blank">dormir</a>, tranquilizantes e alguns <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/analgesicos/c" target="_blank">analg&#xE9;sicos</a> potentes.</li> <li>Medicamentos para depress&#xE3;o.</li> <li>Medicamentos para <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>.</li> <li>Medicamentos para epilepsia.</li> <li>Medicamentos para doen&#xE7;a de Parkinson.</li>

Deve-se ter cautela quando administrar Halo Decanoato e outras medicações que possam diminuir o potássio e magnésio, como diuréticos.

A administração de Halo Decanoato com lítio deve ser atentamente acompanhada pelo médico.

O aumento leve ou moderado das concentrações de haloperidol foi observado com uso dos seguintes medicamentos

Itraconazol, nefazodona, buspirona, venlafaxina, alprazolam, fluvoxamina, quinidina, fluoxetina, sertralina, clorpromazina e prometazina.

O aumento do intervalo QTc foi observado quando o haloperidol foi dado em associação com os metabólitos inibidores do cetoconazol (400 mg/ dia) ou paroxetina (20 mg/ dia). Pode ser necessário reduzir a dose do haloperidol.

Deve-se ter cautela quando utilizar associações que causem desequilíbrio eletrolítico.

Tratamentos por períodos prolongados com medicamentos indutores enzimáticos, tais como carbamazepina, fenobarbital e rifampicina, em associação ao Halo Decanoato, podem reduzir significativamente os níveis de haloperidol no sangue.

Neste caso, seu médico provavelmente ajustará sua dose ou intervalo de dose de Halo Decanoato. Após a interrupção do tratamento com tais fármacos, pode ser necessária a redução das doses de Halo Decanoato.

O valproato de sódio não afeta a concentração plasmática do haloperidol.

Como ocorre com todos os antipsicóticos, o Halo Decanoato pode aumentar a depressão do sistema nervoso central (SNC) produzida por outros agentes depressores do SNC, incluindo álcool, hipnóticos, sedativos ou analgésicos potentes.

Halo Decanoato pode antagonizar a ação da adrenalina e de outros agentes simpatomiméticos e reverter os efeitos dos agentes bloqueadores adrenérgicos, tal como a guanetidina, sobre a diminuição da pressão sanguínea.

Halo Decanoato pode prejudicar os efeitos antiparkinsonianos da levodopa.

Halo Decanoato inibe a metabolização de antidepressivos tricíclicos, aumentando, portanto, os níveis destas drogas no sangue.

Houve relatos de que o uso de Halo Decanoato antagoniza o anticoagulante fenidiona.

Informe seu médico se você está tomando algum destes medicamentos ou qualquer outro medicamento. Seu médico decidirá quais os medicamentos que você poderá tomar com Halo Decanoato.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Halo Decanoato?

Nesta seção, as reações adversas são apresentadas. As reações adversas são eventos adversos considerados razoavelmente associados ao uso de decanoato de haloperidol (ou formulações não-decanoato), com base na avaliação abrangente das informações disponíveis de evento adverso. Uma relação causal com o decanoato de haloperidol (ou formulações nãodecanoato) não pode ser estabelecida de forma confiável em casos individuais. Além disso, como os estudos clínicos são conduzidos sob condições amplamente variadas, as taxas de reação adversa observadas nos estudos clínicos de um medicamento não podem ser diretamente comparadas às taxas dos estudos clínicos de outro medicamento e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.

Dados de estudos clínicos

As seguintes reações adversas foram relatadas por ≥ 1% dos indivíduos tratados com Halo Decanoato em estudos clínicos:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:436px\"><strong>Categoria de frequ&#xEA;ncia</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Dist&#xFA;rbios extrapiramidais (anormalidades da coordena&#xE7;&#xE3;o ou movimentos involunt&#xE1;rios dos m&#xFA;sculos).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"6\" style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Tremor, parkinsonismo (movimenta&#xE7;&#xE3;o excessiva e at&#xED;pica do corpo e membros), sonol&#xEA;ncia, &#x201C;f&#xE1;cies&#x201D; em m&#xE1;scara (falta de express&#xF5;es faciais), acatisia (dificuldade em permanecer sentado) e seda&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Boca seca, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">constipa&#xE7;&#xE3;o</a> e hipersecre&#xE7;&#xE3;o salivar.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios musculoesquel&#xE9;ticos e do tecido conectivo</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rigidez muscular.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Disfun&#xE7;&#xE3;o sexual (impot&#xEA;ncia ou <a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-do-homem/disfuncao-eretil/c\" target=\"_blank\">disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til</a>).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es do local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rea&#xE7;&#xE3;o no local da administra&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Aumento de peso.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"3\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas foram relatadas por &lt; 1% dos indiv&#xED;duos tratados com Halo Decanoato nos mesmos estudos cl&#xED;nicos</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Acinesia (perda parcial ou total da fun&#xE7;&#xE3;o motora), discinesia (diminui&#xE7;&#xE3;o ou extin&#xE7;&#xE3;o dos movimentos volunt&#xE1;rios), hipertonia (aumento anormal do t&#xF4;nus muscular), distonia (contra&#xE7;&#xF5;es involunt&#xE1;rias, espamos) e rigidez em roda denteada [ao movimentar passivamente uma articula&#xE7;&#xE3;o (cotovelo, punho, etc.) encontra-se uma resist&#xEA;ncia intermitente, regular, como se fosse devida aos dentes duma roda].</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios oftalmol&#xF3;gicos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Vis&#xE3;o emba&#xE7;ada, dist&#xFA;rbio visual e crise ocul&#xF3;gira (movimento esp&#xE1;stico dos olhos para uma posi&#xE7;&#xE3;o fixa, geralmente para cima).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Taquicardia (batimentos card&#xED;acos acelerados).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"7\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas relacionadas a parte do ativo foram identificadas em estudos cl&#xED;nicos com outras formula&#xE7;&#xF5;es de haloperidol (n&#xE3;o-decanoato)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Hiperprolactinemia (secre&#xE7;&#xE3;o excessiva de prolactina).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Diminui&#xE7;&#xE3;o da libido, perda da libido, inquieta&#xE7;&#xE3;o.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>S&#xED;ndrome neurol&#xE9;ptica maligna (situa&#xE7;&#xE3;o de emerg&#xEA;ncia m&#xE9;dica que inclui rigidez do corpo com febre alta), discinesia tardia, bradicinesia (lentid&#xE3;o anormal dos movimentos), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/tontura-o-que-pode-ser/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">tontura</a>, hipercinesia (movimento involunt&#xE1;rio e frequente), hipocinesia (redu&#xE7;&#xE3;o anormal das fun&#xE7;&#xF5;es ou atividades motoras), disfun&#xE7;&#xE3;o motora, contra&#xE7;&#xE3;o involunt&#xE1;ria dos m&#xFA;sculos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/nistagmo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">nistagmo</a> (movimentos anormalmente involunt&#xE1;rios e repetitivos dos olhos).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios vasculares</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotensao-pressao-baixa-sintomas-na-gravidez-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipotens&#xE3;o</a>, hipotens&#xE3;o ortost&#xE1;tica.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do tecido musculoesquel&#xE9;tico e conectivo</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Trismo (contratura dolorosa da musculatura da mand&#xED;bula), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/torcicolo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">torcicolo</a>, espasmos musculares, rigidez musculoesquel&#xE9;tica, fascicula&#xE7;&#xE3;o do m&#xFA;sculo (contra&#xE7;&#xE3;o muscular pequena, local, moment&#xE2;nea e involunt&#xE1;ria).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mamas</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amenorreia-primaria-e-secundaria-sintomas-e-causas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Amenorreia</a> (aus&#xEA;ncia de menstrua&#xE7;&#xE3;o), galactorreia (produ&#xE7;&#xE3;o anormal de leite), dist&#xFA;rbios menstruais, disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til, desconforto nas mamas, dor nas mamas, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/dismenorreia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">dismenorreia</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/colica-menstrual\" target=\"_blank\"/><a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-da-mulher/colica-menstrual/c\" target=\"_blank\">c&#xF3;lica menstrual</a>), menorragia (menstrua&#xE7;&#xE3;o excessiva).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local de administra&#xE7;&#xE3;o</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Dist&#xFA;rbios da marcha (anormalidades no jeito de andar).</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Dados pós-comercialização

A seguir listamos as reações adversas ao haloperidol e produtos contendo decanoato de haloperidol relatadas. As frequências foram estimadas a partir de taxas de relatos espontâneos.

Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento), incluindo relatos isolados:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema sangu&#xED;neo e linf&#xE1;tico</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Agranulocitose, pancitopenia, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/trombocitopenia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">trombocitopenia</a>, leucopenia e neutropenia</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-imunologico/c\" target=\"_blank\">sistema imunol&#xF3;gico</a></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Rea&#xE7;&#xE3;o anafil&#xE1;tica, hipersensibilidade (alergia).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Secre&#xE7;&#xE3;o inapropriada do horm&#xF4;nio antidiur&#xE9;tico.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do metabolismo e da nutri&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hipoglicemia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipoglicemia</a> (n&#xED;vel de a&#xE7;&#xFA;car baixo no sangue).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Transtorno psic&#xF3;tico, agita&#xE7;&#xE3;o, estado confusional, depress&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/insonia/c\" target=\"_blank\">ins&#xF4;nia</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Convuls&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c\" target=\"_blank\">dor de cabe&#xE7;a</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">&#x201C;Torsade de pointes&#x201D;, fibrila&#xE7;&#xE3;o ventricular, taquicardia ventricular, extrass&#xED;stole.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios respirat&#xF3;rios, tor&#xE1;cicos e do mediastino</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Broncoespasmo, laringoespasmos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">edema</a> da laringe, dispneia (falta de ar).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c\" target=\"_blank\">V&#xF4;mito</a>, n&#xE1;usea.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios hepatobiliares</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica aguda, hepatite, colestase (redu&#xE7;&#xE3;o do fluxo biliar), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ictericia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">icter&#xED;cia</a>, anormalidade no teste de fun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios da pele e tecido subcut&#xE2;neo</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Vasculite leucocitocl&#xE1;stica, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c\" target=\"_blank\">dermatite</a> esfoliativa, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/urticaria/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">urtic&#xE1;ria</a>, rea&#xE7;&#xE3;o de fotossensibilidade, erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea, prurido, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hiperidrose/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hiperidrose</a> (suor excessivo).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios renais e urin&#xE1;rios</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Reten&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Gravidez, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/periodo-pos-parto-puerperio/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">puerp&#xE9;rio</a> e condi&#xE7;&#xF5;es perinatais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">S&#xED;ndrome neonatal de retirada do medicamento.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Priapismo (ere&#xE7;&#xE3;o prolongada do p&#xEA;nis), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ginecomastia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">ginecomastia</a> (crescimento das mamas em homens).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Morte s&#xFA;bita, edema de face, edema, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotermia-causas-sintomas-tratamento-tipos-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hipotermia</a>, hipertermia, abscesso no local da inje&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Prolongamento do intervalo QT, perda de peso.</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}
Informação adicional importante

Se você observar batimentos cardíacos irregulares (palpitação, tontura, desmaio), febre alta, rigidez muscular, transpiração anormal, respiração acelerada ou redução do estado de alerta, contate seu médico imediatamente.

Você pode não estar reagindo ao medicamento apropriadamente.

50mg/mL, caixa com 25 ampolas com 1mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Decanoato De Haloperidol
Classe Terapêutica
:
Antipsicóticos Convencionais
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
C1 Branca 2 vias (Venda Sob Prescrição Médica - Este medicamento pode causar Dependência Física ou Psíquica)
Categoria
:
Antipsicótico
Especialidade
:
Psiquiatria e Neuropsiquiatria

Bula do medicamento

Halo Decanoato, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é indicado para o tratamento de manutenção de pacientes psicóticos crônicos estabilizados.

Como o&nbsp;Halo Decanoato funciona?

O haloperidol é um antipsicótico particularmente eficaz contra os sintomas produtivos das psicoses, notadamente os delírios e as alucinações. O haloperidol exerce, também, uma ação sedativa em condições de excitação psicomotora.

A administração de Halo Decanoato como injeção intramuscular resulta em gradativa liberação do ativo. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Quais as contraindicações do Halo Decanoato?

Não use Halo Decanoato se

  • <li>Voc&#xEA; tiver Doen&#xE7;a de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/parkinson/c" target="_blank">Parkinson</a>;</li> <li>Voc&#xEA; apresentar sonol&#xEA;ncia e lentid&#xE3;o decorrentes da doen&#xE7;a ou do uso de medicamentos ou &#xE1;lcool;</li> <li>Voc&#xEA; tiver sensibilidade exacerbada (alergia) ao produto ou aos seus excipientes (cont&#xE9;m &#xF3;leo de gergelim) ou;</li> <li>Voc&#xEA; tiver les&#xE3;o dos g&#xE2;nglios da base.</li>

Em caso de dúvidas procure seu médico.

Como usar o Halo Decanoato?

Halo Decanoato somente pode ser usado por adultos e é aplicado por via intramuscular nas nádegas, uma vez ao mês.

Como a resposta individual ao Halo Decanoato pode ser variável, é necessário ajuste da dose de acordo com a resposta do paciente. É necessário algum tempo (3 a 9 dias) após a primeira injeção para você sentir os efeitos completos do medicamento.

Halo Decanoato é recomendado para uso em pacientes psicóticos crônicos que requerem terapia antipsicótica parenteral.

Estes pacientes devem ser previamente estabilizados com a medicação antipsicótica, antes de considerar a conversão para o Halo Decanoato.

Halo Decanoato deve ser usado apenas em adultos e foi formulado para fornecer terapia por um mês na maioria dos pacientes após uma única injeção por via intramuscular profunda na região glútea. Uma vez que a administração de volumes maiores que 3 mL é desconfortável para o paciente, tais volumes de injeção não são recomendados. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa.

Como a resposta individual a fármacos antipsicóticos pode ser variável, a dose deve ser determinada individualmente, sendo iniciada e titulada de uma forma melhor sob supervisão clínica cuidadosa. A dose inicial individual dependerá da gravidade da sintomatologia e da quantidade de medicação oral necessária para manter o paciente estável antes de iniciar o tratamento de depósito (DEPOT).

Halo Decanoato deve ser injetado por via intramuscular profunda. A dose normal pode ser calculada a partir da dose oral de haloperidol ou da dose equivalente de outros antipsicóticos. A cada quatro semanas, deve ser administrada uma dose correspondente a cerca de 20 vezes a dose oral diária de haloperidol, expressa em miligramas. De modo geral, na prática clínica, pode-se estabelecer que uma dose de 1 a 3 mL (50 a 150 mg) a cada quatro semanas é suficiente para condições psicóticas de grau leve a moderado. Nos casos mais graves, necessita-se de doses mais elevadas, podendo-se chegar até 6 mL (300 mg). De acordo com a evolução dos sintomas, as doses podem ser aumentadas ou diminuídas nas injeções subsequentes.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses, e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o&nbsp;Halo Decanoato?

Os pacientes não se autoadministram Halo Decanoato. Halo Decanoato é um medicamento injetável administrado sob a orientação e supervisão médica.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Halo Decanoato?

Converse com o seu médico, antes iniciar o tratamento com Halo Decanoato, caso você apresente uma das condições abaixo

  • <li>Problemas card&#xED;acos, ou hist&#xF3;rico familiar de problemas card&#xED;acos, ou se estiver tomando medica&#xE7;&#xE3;o para o cora&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Se voc&#xEA; j&#xE1; teve algum tipo de hemorragia no c&#xE9;rebro, ou se seu m&#xE9;dico disse que voc&#xEA; &#xE9; mais propenso que outras pessoas a ter derrame;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/depressao/" rel="noopener" target="_blank">Depress&#xE3;o</a> que n&#xE3;o esteja sendo tratada;</li> <li>Problemas no <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c" target="_blank">f&#xED;gado</a>;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-epilepsia-tipos-causas-sintomas-remedios-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">Epilepsia</a> ou qualquer outra condi&#xE7;&#xE3;o que possa causar convuls&#xF5;es (por exemplo, durante a cura de problemas alco&#xF3;licos);</li> <li>Atividade aumentada das gl&#xE2;ndulas tireoides (<a href="https://minutosaudavel.com.br/hipertireoidismo/" rel="noopener" target="_blank">hipertireoidismo</a>);</li> <li>Co&#xE1;gulos de sangue, ou um hist&#xF3;rico familiar de co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos. Foram observados co&#xE1;gulos sangu&#xED;neos nos pulm&#xF5;es e pernas em pacientes que tomam medicamentos antipsic&#xF3;ticos.</li>

Casos raros de morte súbita têm sido reportados em pacientes psiquiátricos que recebem antipsicóticos, incluindo o Halo Decanoato.

Pacientes idosos com psicose relacionada à demência tratados com medicamentos antipsicóticos possuem aumento no risco de morte. Embora as causas das mortes tenham sido variadas, a maioria das mortes parece ter sido por razões cardiovasculares (como, por exemplo, insuficiência cardíaca, morte súbita) ou infecção (pneumonia).

Efeitos cardiovasculares

Relatos muito raros de prolongamento do intervalo QT e/ou arritmias ventriculares em adição aos raros casos de morte&nbsp;súbita têm sido relatados com haloperidol. Eles parecem ocorrer com maior frequência em altas doses e em pacientes predispostos. Seu médico deve ter cautela caso você apresente condições prévias de prolongamento do intervalo QT (síndrome do prolongamento do intervalo QT, hipopotassemia, desequilíbrio eletrolítico, fármacos que prolongam o intervalo QT, doença cardiovascular, histórico familiar de prolongamento do intervalo QT), especialmente se haloperidol for administrado intramuscular. Halo Decanoato não deve ser administrado por via intravenosa (na veia).

Aumento dos batimentos do coração e pressão baixa também foram relatadas ocasionalmente nos pacientes.

Síndrome neuroléptica maligna

Como outros medicamentos antipsicóticos, Halo Decanoato tem sido relacionado com Síndrome Neuroléptica Maligna, uma resposta rara do corpo de uma pessoa caracterizada por febre, rigidez dos músculos do corpo, instabilidade autonômica, alteração da consciência. A febre é geralmente um sinal precoce desta síndrome. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Discinesia tardia

Como com todos os agentes antipsicóticos, discinesia tardia pode aparecer em alguns pacientes em uso prolongado ou após a sua descontinuação. Esta síndrome é principalmente caracterizada por movimentos involuntários rítmicos da língua, face, boca ou mandíbulas. As manifestações podem ser permanentes em alguns pacientes. A síndrome pode ser mascarada quando o tratamento é restituído, quando há aumento na dose ou quando há a troca para outro medicamento antipsicótico.

Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico, pois ele avaliará se é necessário interromper o tratamento.

Sintomas extrapiramidais

É comum a todos os agentes antipsicóticos a ocorrência de sintomas extrapiramidais, tais como tremor, rigidez, hipersalivação, bradicinesia, acatisia e distonia aguda. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, contate imediatamente seu médico.

Convulsão

Tem sido relatado que o Halo Decanoato pode desencadear convulsões. Se você tiver histórico em sua família de convulsões ou tiver pré-disposição a convulsões (por exemplo, abstinência de álcool ou lesões cerebrais), informe seu médico.

Hepatobiliares

Como Halo Decanoato é metabolizado pelo fígado, deve-se ter cautela em pacientes com doença no fígado. Casos isolados de anormalidades na função hepática ou hepatite, mais frequentemente colestática, foram relatados. Portanto, informe seu médico se você tiver problemas no fígado.

Iniciação do tratamento

Recomenda-se que os pacientes que forem considerados para o tratamento com Halo Decanoato tomem antes haloperidol oral, para excluir a possibilidade de uma alergia inesperada ao haloperidol.

Interações medicamentosas

Você deve evitar ingerir álcool se estiver tomando Halo Decanoato.

Halo Decanoato pode alterar os efeitos de alguns medicamentos, como por exemplo:
  • <li>Medicamentos que tornam suas rea&#xE7;&#xF5;es lentas,&amp;nbsp;medicamentos para <a href="https://minutosaudavel.com.br/dormir/" rel="noopener" target="_blank">dormir</a>, tranquilizantes e alguns <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/analgesicos/c" target="_blank">analg&#xE9;sicos</a> potentes.</li> <li>Medicamentos para depress&#xE3;o.</li> <li>Medicamentos para <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>.</li> <li>Medicamentos para epilepsia.</li> <li>Medicamentos para doen&#xE7;a de Parkinson.</li>

Deve-se ter cautela quando administrar Halo Decanoato e outras medicações que possam diminuir o potássio e magnésio, como diuréticos.

A administração de Halo Decanoato com lítio deve ser atentamente acompanhada pelo médico.

O aumento leve ou moderado das concentrações de haloperidol foi observado com uso dos seguintes medicamentos

Itraconazol, nefazodona, buspirona, venlafaxina, alprazolam, fluvoxamina, quinidina, fluoxetina, sertralina, clorpromazina e prometazina.

O aumento do intervalo QTc foi observado quando o haloperidol foi dado em associação com os metabólitos inibidores do cetoconazol (400 mg/ dia) ou paroxetina (20 mg/ dia). Pode ser necessário reduzir a dose do haloperidol.

Deve-se ter cautela quando utilizar associações que causem desequilíbrio eletrolítico.

Tratamentos por períodos prolongados com medicamentos indutores enzimáticos, tais como carbamazepina, fenobarbital e rifampicina, em associação ao Halo Decanoato, podem reduzir significativamente os níveis de haloperidol no sangue.

Neste caso, seu médico provavelmente ajustará sua dose ou intervalo de dose de Halo Decanoato. Após a interrupção do tratamento com tais fármacos, pode ser necessária a redução das doses de Halo Decanoato.

O valproato de sódio não afeta a concentração plasmática do haloperidol.

Como ocorre com todos os antipsicóticos, o Halo Decanoato pode aumentar a depressão do sistema nervoso central (SNC) produzida por outros agentes depressores do SNC, incluindo álcool, hipnóticos, sedativos ou analgésicos potentes.

Halo Decanoato pode antagonizar a ação da adrenalina e de outros agentes simpatomiméticos e reverter os efeitos dos agentes bloqueadores adrenérgicos, tal como a guanetidina, sobre a diminuição da pressão sanguínea.

Halo Decanoato pode prejudicar os efeitos antiparkinsonianos da levodopa.

Halo Decanoato inibe a metabolização de antidepressivos tricíclicos, aumentando, portanto, os níveis destas drogas no sangue.

Houve relatos de que o uso de Halo Decanoato antagoniza o anticoagulante fenidiona.

Informe seu médico se você está tomando algum destes medicamentos ou qualquer outro medicamento. Seu médico decidirá quais os medicamentos que você poderá tomar com Halo Decanoato.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Halo Decanoato?

Nesta seção, as reações adversas são apresentadas. As reações adversas são eventos adversos considerados razoavelmente associados ao uso de decanoato de haloperidol (ou formulações não-decanoato), com base na avaliação abrangente das informações disponíveis de evento adverso. Uma relação causal com o decanoato de haloperidol (ou formulações nãodecanoato) não pode ser estabelecida de forma confiável em casos individuais. Além disso, como os estudos clínicos são conduzidos sob condições amplamente variadas, as taxas de reação adversa observadas nos estudos clínicos de um medicamento não podem ser diretamente comparadas às taxas dos estudos clínicos de outro medicamento e podem não refletir as taxas observadas na prática clínica.

Dados de estudos clínicos

As seguintes reações adversas foram relatadas por ≥ 1% dos indivíduos tratados com Halo Decanoato em estudos clínicos:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:436px\"><strong>Categoria de frequ&#xEA;ncia</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Dist&#xFA;rbios extrapiramidais (anormalidades da coordena&#xE7;&#xE3;o ou movimentos involunt&#xE1;rios dos m&#xFA;sculos).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"6\" style=\"text-align:center; width:436px\">Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Tremor, parkinsonismo (movimenta&#xE7;&#xE3;o excessiva e at&#xED;pica do corpo e membros), sonol&#xEA;ncia, &#x201C;f&#xE1;cies&#x201D; em m&#xE1;scara (falta de express&#xF5;es faciais), acatisia (dificuldade em permanecer sentado) e seda&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Boca seca, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/prisao-de-ventre/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">constipa&#xE7;&#xE3;o</a> e hipersecre&#xE7;&#xE3;o salivar.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios musculoesquel&#xE9;ticos e do tecido conectivo</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rigidez muscular.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Disfun&#xE7;&#xE3;o sexual (impot&#xEA;ncia ou <a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-do-homem/disfuncao-eretil/c\" target=\"_blank\">disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til</a>).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es do local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Rea&#xE7;&#xE3;o no local da administra&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\">Aumento de peso.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"3\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas foram relatadas por &lt; 1% dos indiv&#xED;duos tratados com Halo Decanoato nos mesmos estudos cl&#xED;nicos</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Acinesia (perda parcial ou total da fun&#xE7;&#xE3;o motora), discinesia (diminui&#xE7;&#xE3;o ou extin&#xE7;&#xE3;o dos movimentos volunt&#xE1;rios), hipertonia (aumento anormal do t&#xF4;nus muscular), distonia (contra&#xE7;&#xF5;es involunt&#xE1;rias, espamos) e rigidez em roda denteada [ao movimentar passivamente uma articula&#xE7;&#xE3;o (cotovelo, punho, etc.) encontra-se uma resist&#xEA;ncia intermitente, regular, como se fosse devida aos dentes duma roda].</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios oftalmol&#xF3;gicos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Vis&#xE3;o emba&#xE7;ada, dist&#xFA;rbio visual e crise ocul&#xF3;gira (movimento esp&#xE1;stico dos olhos para uma posi&#xE7;&#xE3;o fixa, geralmente para cima).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Taquicardia (batimentos card&#xED;acos acelerados).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</p> </td> <td colspan=\"1\" rowspan=\"7\" style=\"text-align:center; width:436px\">As seguintes rea&#xE7;&#xF5;es adversas relacionadas a parte do ativo foram identificadas em estudos cl&#xED;nicos com outras formula&#xE7;&#xF5;es de haloperidol (n&#xE3;o-decanoato)</td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Hiperprolactinemia (secre&#xE7;&#xE3;o excessiva de prolactina).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Diminui&#xE7;&#xE3;o da libido, perda da libido, inquieta&#xE7;&#xE3;o.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>S&#xED;ndrome neurol&#xE9;ptica maligna (situa&#xE7;&#xE3;o de emerg&#xEA;ncia m&#xE9;dica que inclui rigidez do corpo com febre alta), discinesia tardia, bradicinesia (lentid&#xE3;o anormal dos movimentos), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/tontura-o-que-pode-ser/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">tontura</a>, hipercinesia (movimento involunt&#xE1;rio e frequente), hipocinesia (redu&#xE7;&#xE3;o anormal das fun&#xE7;&#xF5;es ou atividades motoras), disfun&#xE7;&#xE3;o motora, contra&#xE7;&#xE3;o involunt&#xE1;ria dos m&#xFA;sculos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/nistagmo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">nistagmo</a> (movimentos anormalmente involunt&#xE1;rios e repetitivos dos olhos).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios vasculares</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotensao-pressao-baixa-sintomas-na-gravidez-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipotens&#xE3;o</a>, hipotens&#xE3;o ortost&#xE1;tica.</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do tecido musculoesquel&#xE9;tico e conectivo</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Trismo (contratura dolorosa da musculatura da mand&#xED;bula), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/torcicolo/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">torcicolo</a>, espasmos musculares, rigidez musculoesquel&#xE9;tica, fascicula&#xE7;&#xE3;o do m&#xFA;sculo (contra&#xE7;&#xE3;o muscular pequena, local, moment&#xE2;nea e involunt&#xE1;ria).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mamas</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-amenorreia-primaria-e-secundaria-sintomas-e-causas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Amenorreia</a> (aus&#xEA;ncia de menstrua&#xE7;&#xE3;o), galactorreia (produ&#xE7;&#xE3;o anormal de leite), dist&#xFA;rbios menstruais, disfun&#xE7;&#xE3;o er&#xE9;til, desconforto nas mamas, dor nas mamas, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/dismenorreia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">dismenorreia</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/colica-menstrual\" target=\"_blank\"/><a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-da-mulher/colica-menstrual/c\" target=\"_blank\">c&#xF3;lica menstrual</a>), menorragia (menstrua&#xE7;&#xE3;o excessiva).</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:392px\"> <p>Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local de administra&#xE7;&#xE3;o</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:393px\"> <p>Dist&#xFA;rbios da marcha (anormalidades no jeito de andar).</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Dados pós-comercialização

A seguir listamos as reações adversas ao haloperidol e produtos contendo decanoato de haloperidol relatadas. As frequências foram estimadas a partir de taxas de relatos espontâneos.

Reações muito raras (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento), incluindo relatos isolados:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\"><strong>Classe de sistema de &#xF3;rg&#xE3;os</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><strong>Rea&#xE7;&#xF5;es adversas</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema sangu&#xED;neo e linf&#xE1;tico</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Agranulocitose, pancitopenia, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/trombocitopenia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">trombocitopenia</a>, leucopenia e neutropenia</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-imunologico/c\" target=\"_blank\">sistema imunol&#xF3;gico</a></td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Rea&#xE7;&#xE3;o anafil&#xE1;tica, hipersensibilidade (alergia).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios end&#xF3;crinos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Secre&#xE7;&#xE3;o inapropriada do horm&#xF4;nio antidiur&#xE9;tico.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do metabolismo e da nutri&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hipoglicemia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">Hipoglicemia</a> (n&#xED;vel de a&#xE7;&#xFA;car baixo no sangue).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios psiqui&#xE1;tricos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Transtorno psic&#xF3;tico, agita&#xE7;&#xE3;o, estado confusional, depress&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/insonia/c\" target=\"_blank\">ins&#xF4;nia</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema nervoso</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Convuls&#xE3;o, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/dor-de-cabeca-e-enxaqueca/c\" target=\"_blank\">dor de cabe&#xE7;a</a>.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios card&#xED;acos</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">&#x201C;Torsade de pointes&#x201D;, fibrila&#xE7;&#xE3;o ventricular, taquicardia ventricular, extrass&#xED;stole.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios respirat&#xF3;rios, tor&#xE1;cicos e do mediastino</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Broncoespasmo, laringoespasmos, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">edema</a> da laringe, dispneia (falta de ar).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gastrintestinais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/nauseas/c\" target=\"_blank\">V&#xF4;mito</a>, n&#xE1;usea.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios hepatobiliares</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica aguda, hepatite, colestase (redu&#xE7;&#xE3;o do fluxo biliar), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ictericia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">icter&#xED;cia</a>, anormalidade no teste de fun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios da pele e tecido subcut&#xE2;neo</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Vasculite leucocitocl&#xE1;stica, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c\" target=\"_blank\">dermatite</a> esfoliativa, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/urticaria/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">urtic&#xE1;ria</a>, rea&#xE7;&#xE3;o de fotossensibilidade, erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea, prurido, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/hiperidrose/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hiperidrose</a> (suor excessivo).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios renais e urin&#xE1;rios</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Reten&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Gravidez, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/periodo-pos-parto-puerperio/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">puerp&#xE9;rio</a> e condi&#xE7;&#xF5;es perinatais</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">S&#xED;ndrome neonatal de retirada do medicamento.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios do sistema reprodutor e mam&#xE1;rio</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Priapismo (ere&#xE7;&#xE3;o prolongada do p&#xEA;nis), <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/ginecomastia/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">ginecomastia</a> (crescimento das mamas em homens).</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Dist&#xFA;rbios gerais e condi&#xE7;&#xF5;es no local da administra&#xE7;&#xE3;o</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Morte s&#xFA;bita, edema de face, edema, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-hipotermia-causas-sintomas-tratamento-tipos-e-mais/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">hipotermia</a>, hipertermia, abscesso no local da inje&#xE7;&#xE3;o.</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:610px\">Investiga&#xE7;&#xF5;es</td> <td style=\"text-align:center; width:616px\">Prolongamento do intervalo QT, perda de peso.</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}
Informação adicional importante

Se você observar batimentos cardíacos irregulares (palpitação, tontura, desmaio), febre alta, rigidez muscular, transpiração anormal, respiração acelerada ou redução do estado de alerta, contate seu médico imediatamente.

Você pode não estar reagindo ao medicamento apropriadamente.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas

Halo Decanoato pode causar sonolência. Isto pode fazer com que você fique menos atento, reduzindo a sua atenção ao dirigir e operar máquinas. Assim, aconselha-se ao paciente não dirigir veículos ou operar máquinas.

Converse com o seu médico antes de dirigir veículos ou operar máquinas.

Gravidez

Se você está grávida ou planeja engravidar, informe seu médico, pois ele decidirá se você pode tomar Halo Decanoato.

Tremor, rigidez muscular, fraqueza, sonolência, agitação, problemas respiratórios ou dificuldade em receber amamentação podem ocorrer em recém-nascidos de mães que utilizaram Halo Decanoato durante o último trimestre de gravidez. Halo Decanoato pode atravessar a placenta e pode estar associado a mudanças motoras e comportamentais em bebês recémnascidos de mães que usaram Halo Decanoato no último trimestre de gravidez. Houve casos isolados de defeitos neonatais após a exposição fetal ao Halo Decanoato em combinação com outras drogas. Seu médico avaliará se os potenciais benefícios de usar Halo Decanoato durante a gravidez superam os potenciais riscos ao feto.

Amamentação

Como Halo Decanoato passa para o leite materno, você deverá informar ao médico se está amamentando. Ele decidirá se você pode tomar Halo Decanoato enquanto estiver amamentando. Sintomas extrapiramidais têm sido observados em bebês que recebem leite materno de mulheres tratadas com Halo Decanoato.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em idosos e em pacientes debilitados

Halo Decanoato pode ser utilizado em idosos e em pacientes debilitados, porém é recomendável iniciar o tratamento com doses baixas, como, por exemplo, 12,5-25 mg a cada 4 semanas, aumentando a dose apenas de acordo com a resposta do paciente.

Uso em crianças

Halo Decanoato não é indicado para pacientes pediátricos.

Qual a composição do Halo Decanoato?

Cada ampola de 1 mL contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:661px\">Decanoato de haloperidol</td> <td style=\"text-align:center; width:582px\">70,52 mg</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:661px\">Ve&#xED;culo est&#xE9;ril q.s.p.</td> <td style=\"text-align:center; width:582px\">1 mL</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Equivalente a 50 mg de haloperidol.

Veículo: álcool benzílico e óleo de gergelim.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Halo Decanoato maior do que a recomendada?

Um ou mais dos seguintes sinais podem ocorrer: diminuição do estado de alerta mental, tremor e rigidez grave dos músculos. Geralmente esses efeitos são inofensivos. Entretanto, você deve contatar seu médico.

Como a ocorrência de superdosagem é menos provável com medicações parenterais (injetáveis) do que com medicações via oral, as informações apresentadas a seguir pertencem ao haloperidol via oral, modificado somente para refletir a duração prolongada da ação de Halo Decanoato.

Sinais e Sintomas

Os sintomas de superdose de haloperidol constituem em uma exacerbação dos efeitos farmacológicos e reações adversas já referidas, predominando as do tipo extrapiramidal grave, hipotensão e sedação. A reação extrapiramidal é manifestada por rigidez muscular, tremores generalizados ou localizados. Em casos extremamente raros, o paciente pode se mostrar comatoso com depressão respiratória e hipotensão, às vezes grave o suficiente para determinar um estado de choque. Deve-se considerar o risco de arritmias ventriculares, possivelmente associados com prolongamento do intervalo QT.

Tratamento

Não existem antídotos específicos. O tratamento é principalmente de suporte. Para pacientes comatosos, as vias aéreas devem ser reestabelecidas por uso de uma via orofaríngea ou tubo endotraqueal. A depressão respiratória pode exigir respiração artificial.

O ECG e os sinais vitais devem ser monitorados continuamente até a obtenção de parâmetros normais. Arritmias graves devem ser tratadas com medidas antiarrítmicas apropriadas.

A hipotensão e o colapso circulatório podem ser neutralizados pela administração intravenosa de fluidos, plasma ou concentrado de albumina e agentes vasopressores como a dopamina ou noradrenalina (epinefrina). Não usar adrenalina (epinefrina), porque pode causar hipotensão intensa na presença de Halo Decanoato.

Caso ocorram reações extrapiramidais intensas, deve ser administrado medicamento antiparkinson, sendo que este medicamento deve ser mantido por várias semanas. Medicamentos antiparkinson devem ser interrompidos muito cautelosamente, pois podem ocorrer sintomas extrapiramidais.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Halo Decanoato com outros remédios?

Efeitos cardiovasculares

Como com outros medicamentos antipsicóticos, deve-se ter cautela quando Decanoato de Haloperidol é usado em combinação com medicamentos que prolonguem o intervalo QTc, por exemplo:
  • <li>Antiarr&#xED;tmicos classe IA (por exemplo, disopiramida, quinidina);</li> <li>Antiarr&#xED;tmicos classe III (por exemplo, <a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-amiodarona/bula" target="_blank">amiodarona</a>, dofetilida, <a href="https://consultaremedios.com.br/dronedarona/bula" target="_blank">dronedarona</a>, ibutilida, sotalol);</li> <li>Certos antidepressivos (por exemplo, <a href="https://consultaremedios.com.br/bromidrato-de-citalopram/bula" target="_blank">citalopram</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/oxalato-de-escitalopram/bula" target="_blank">escitalopram</a>);</li> <li>Certos <a href="https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c" target="_blank">antibi&#xF3;ticos</a> (por exemplo, <a href="https://consultaremedios.com.br/eritromicina/bula" target="_blank">eritromicina</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/levofloxacino/bula" target="_blank">levofloxacino</a>, moxifloxacino);</li> <li>Certos antif&#xFA;ngicos (por exemplo, pentamidina);</li> <li>Determinados antimal&#xE1;ricos (por exemplo, halofantrina);</li> <li>Certos medicamentos gastrointestinais (por exemplo, dolasetrona);</li> <li>Certos medicamentos usados no <a href="https://consultaremedios.com.br/cancer/c" target="_blank">c&#xE2;ncer</a> (por exemplo, toremifeno, vandetanibe);</li> <li>Outros medicamentos (por exemplo, bepridil, <a href="https://consultaremedios.com.br/metadona/bula" target="_blank">metadona</a>).</li>

Esta lista não é completa.

Recomenda-se que o uso concomitante de outras drogas antipsicóticas seja evitado.

Recomenda-se cautela quando Decanoato de Haloperidol é utilizado em combinação com medicamentos que sabidamente causam desequilíbrio eletrolítico.

Drogas que podem aumentar as concentrações plasmáticas de haloperidol

O haloperidol é metabolizado por muitas vias.&nbsp;As principais vias são a glicuronidação e a redução de cetonas. O sistema enzimático do citocromo P450 também está envolvido, particularmente o CYP3A4 e, em menor grau, o CYP2D6. A inibição destas rotas do metabolismo por outras drogas ou diminuição da atividade enzimática da CYP2D6 pode aumentar as concentrações de haloperidol. O efeito da inibição do CYP3A4 e da diminuição da atividade da enzima CYP2D6 pode ser aditivo.&nbsp;Com base em informações limitadas e por vezes contraditórias, o aumento médio das concentrações plasmáticas de haloperidol quando um inibidor do CYP3A4 e/ou CYP2D6 foi coadministrado geralmente variou entre 20 e 40%, embora em alguns casos tenham sido relatados aumentos médios de até 100%.

Exemplos de medicamentos que podem aumentar as concentrações plasmáticas de haloperidol (com base na experiência clínica ou mecanismo de interação medicamentosa) incluem:
  • <li>Inibidores do CYP3A4 - <a href="https://consultaremedios.com.br/alprazolam/bula" target="_blank">alprazolam</a>; <a href="https://consultaremedios.com.br/itraconazol/bula" target="_blank">itraconazol</a>, cetoconazol e alguns outros az&#xF3;les; nefazodona; certos antivirais;</li> <li>Inibidores da CYP2D6 - <a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-clorpromazina/bula" target="_blank">clorpromazina</a>; prometazina; quinidina; paroxetina, sertralina, <a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-venlafaxina/bula" target="_blank">venlafaxina</a> e alguns outros antidepressivos;</li> <li>Inibidores combinados de CYP3A4 e CYP2D6 - <a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-fluoxetina/bula" target="_blank">fluoxetina</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/maleato-de-fluvoxamina/bula" target="_blank">fluvoxamina</a>; <a href="https://consultaremedios.com.br/ritonavir/bula" target="_blank">ritonavir</a>;</li> <li>Mecanismo incerto - buspirona.</li>

Esta lista não é completa.

O aumento das concentrações plasmáticas de haloperidol pode resultar em maior risco de eventos adversos, incluindo prolongamento do intervalo QTc. O aumento do intervalo QTc foi observado quando o haloperidol foi dado em associação com os metabólitos inibidores do cetoconazol (400 mg/dia) ou paroxetina (20 mg/dia).

Recomenda-se que os pacientes que tomam haloperidol concomitantemente com esses medicamentos sejam monitorizados quanto a sinais ou sintomas de efeitos farmacológicos aumentados ou prolongados do haloperidol e que a dose de Decanoato de Haloperidol seja diminuída conforme necessário.

O valproato de sódio, uma droga conhecida por inibir a glicuronidação, não afeta as concentrações plasmáticas de haloperidol.

Drogas que podem diminuir as concentrações plasmáticas de haloperidol

A coadministração de haloperidol com potentes indutores enzimáticos do CYP3A4 pode diminuir gradativamente as concentrações plasmáticas de haloperidol a tal ponto que a eficácia pode ser reduzida.

Exemplos (baseados na experiência clínica ou mecanismo de interação medicamentosa) incluem:
  • <li><a href="https://consultaremedios.com.br/carbamazepina/bula" target="_blank">Carbamazepina</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/fenobarbital/bula" target="_blank">fenobarbital</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/fenitoina/bula" target="_blank">fenito&#xED;na</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/rifampicina/bula" target="_blank">rifampicina</a>, <a href="https://consultaremedios.com.br/hypericum-perforatum/bula" target="_blank">Erva de S&#xE3;o Jo&#xE3;o</a> (<em>Hipericum perforatum</em>).</li>

Esta lista não é completa.

A indução enzimática pode ser observada após alguns dias de tratamento. A indução enzimática máxima é geralmente observada em cerca de 2 semanas e pode então ser mantida durante o mesmo período de tempo após a cessação da terapêutica com o medicamento. Portanto, durante o tratamento de associação com indutores do CYP3A4, recomenda-se que os pacientes sejam monitorizados e que se aumente a dose de Decanoato de Haloperidol ou que o intervalo posológico seja ajustado, conforme necessário. Após a retirada do indutor do CYP3A4, a concentração de haloperidol pode aumentar gradativamente e, portanto, pode ser necessário reduzir a dose de Decanoato de Haloperidol ou ajustar o intervalo posológico.

Efeito do haloperidol em outros medicamentos

Como ocorre com todos os medicamentos antipsicóticos, o haloperidol pode aumentar a depressão do SNC produzida por outros agentes depressores do SNC, incluindo álcool, hipnóticos, sedativos ou analgésicos. Tem sido relatado um efeito aumentado sobre o SNC quando combinado com a metildopa.

O haloperidol pode antagonizar a ação da adrenalina e de outros agentes simpatomiméticos e reverter os efeitos dos agentes bloqueadores adrenérgicos, tal como a guanetidina, sobre a diminuição da pressão sanguínea.

O haloperidol pode prejudicar os efeitos antiparkinsonianos da levodopa e de outros medicamentos agonistas dopaminérgicos.

O haloperidol é um inibidor da CYP2D6. Ele inibe a metabolização de antidepressivos tricíclicos, aumentando, portanto, os níveis plasmáticos destas drogas.

Outras formas de interação

Em casos raros, os seguintes sintomas foram relatados durante o uso concomitante de lítio e haloperidol: encefalopatia, sintomas extrapiramidais, discinesia tardia, síndrome neuroléptica maligna, distúrbios do tronco cerebral, síndrome cerebral aguda e coma. Muitos destes sintomas são reversíveis.

De qualquer forma, recomenda-se que naqueles pacientes que estejam sendo tratados concomitantemente com lítio e Decanoato de Haloperidol, o tratamento deve ser interrompido imediatamente no caso de ocorrência de tais sintomas.

Antagonismo do efeito anticoagulante da fenindiona tem sido relatado.

Qual a ação da substância do Halo Decanoato (Decanoato de Haloperidol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Os resultados de um estudo duplo-cego, multic&#xEA;ntrico, de avalia&#xE7;&#xE3;o de doses, com 105 indiv&#xED;duos, para avaliar as taxas de exacerba&#xE7;&#xF5;es sintom&#xE1;ticas e de eventos adversos, sugerem que a dose de Decanoato de Haloperidol 200 mg/m&#xEA;s est&#xE1; associada a uma taxa mais baixa de exacerba&#xE7;&#xE3;o sintom&#xE1;tica em rela&#xE7;&#xE3;o &#xE0;s outras doses avaliadas (50 ou 100 mg/m&#xEA;s), com um risco aumentado m&#xED;nimo de eventos adversos associados ou desconfortos associados com as outras doses. Paralelamente as taxas de piora com 100 mg (23%) e 50 mg (25%) n&#xE3;o foram significativamente maiores do que aquelas vistas com a dose de 200 mg.</p> <p>Numa revis&#xE3;o sistem&#xE1;tica sobre o uso de Decanoato de Haloperidol no tratamento da esquizofrenia foi observado que o medicamento pode ter um efeito substancial na melhora dos sintomas e comportamentos associados &#xE0; esquizofrenia em compara&#xE7;&#xE3;o ao placebo. A formula&#xE7;&#xE3;o de dep&#xF3;sito (DEPOT) pode ser de grande aux&#xED;lio para aqueles pacientes que necessitam do medicamento, por&#xE9;m apresentam restri&#xE7;&#xF5;es em rela&#xE7;&#xE3;o ao uso de haloperidol oral. Como n&#xE3;o h&#xE1; clara diferencia&#xE7;&#xE3;o entre Decanoato de Haloperidol e outros medicamentos de dep&#xF3;sito, a escolha deve ser individualizada de acordo com as necessidades e caracter&#xED;sticas dos pacientes.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias Bibliogr&#xE1;ficas</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. KANE, J. M. et al. A multidose study of haloperidol decanoate in the maintenance treatment of schizophrenia. American Journal of Psychiatry. Ano 159, n. 4, p. 554-560, abr. 2002.<br> 2. QURAISHI, S.; DAVID, A. Depot haloperidol decanoate for schizophrenia. Cochrane Database System Rev. ano 2, 2000.</br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Propriedades Farmacodin&#xE2;micas</h3> <p>O Decanoato de Haloperidol &#xE9; um &#xE9;ster de haloperidol com &#xE1;cido decanoico e, como tal, um antipsic&#xF3;tico pertencente ao grupo das butirofenonas. Ap&#xF3;s inje&#xE7;&#xE3;o intramuscular, o Decanoato de Haloperidol &#xE9; liberado gradativamente do tecido muscular e hidrolisado lentamente em haloperidol livre, que entra na circula&#xE7;&#xE3;o sist&#xEA;mica.</p> <p>O haloperidol &#xE9; um potente antagonista central do receptor de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/dopamina/bula\" target=\"_blank\">dopamina</a> tipo 2 e, nas dosagens recomendadas, tem baixa atividade antiadren&#xE9;rgica alfa 1 e nenhuma atividade anti-histamin&#xE9;rgica ou anticolin&#xE9;rgica.</p> <h4>Efeitos Farmacodin&#xE2;micos</h4> <p>O haloperidol suprime del&#xED;rios e alucina&#xE7;&#xF5;es como consequ&#xEA;ncia direta do bloqueio da sinaliza&#xE7;&#xE3;o dopamin&#xE9;rgica na via mesol&#xED;mbica. O efeito central de bloqueio da dopamina tem atividade sobre os g&#xE2;nglios da base (feixes nigrostriatais). O haloperidol provoca seda&#xE7;&#xE3;o psicomotora eficaz, o que explica o efeito favor&#xE1;vel na mania. A atividade nos g&#xE2;nglios da base provavelmente est&#xE1; por tr&#xE1;s dos indesej&#xE1;veis efeitos motores extrapiramidais (distonia, acatisia e parkinsonismo).</p> <p>Os efeitos antidopamin&#xE9;rgicos do haloperidol nos lactotr&#xF3;pios da hip&#xF3;fise anterior explicam a hiperprolactinemia devido &#xE0; inibi&#xE7;&#xE3;o da inibi&#xE7;&#xE3;o t&#xF4;nica da secre&#xE7;&#xE3;o de prolactina mediada pela dopamina.</p> <h4>Estudos cl&#xED;nicos</h4> <p>Em estudos cl&#xED;nicos, relatou-se que a maioria dos pacientes recebeu tratamento pr&#xE9;vio com haloperidol administrado por via oral antes da convers&#xE3;o ao Decanoato de Haloperidol. Ocasionalmente, os pacientes haviam sido previamente tratados com outro medicamento antipsic&#xF3;tico oral.</p> <h3>Propriedades Farmacocin&#xE9;ticas</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A administra&#xE7;&#xE3;o do Decanoato de Haloperidol como uma inje&#xE7;&#xE3;o intramuscular de dep&#xF3;sito resulta em uma lenta e sustentada libera&#xE7;&#xE3;o de haloperidol. A concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica aumenta gradualmente, com um pico de concentra&#xE7;&#xE3;o na primeira semana ap&#xF3;s a inje&#xE7;&#xE3;o. Os n&#xED;veis plasm&#xE1;ticos no estado de equil&#xED;brio s&#xE3;o atingidos em 2 a 4 meses em pacientes que recebem inje&#xE7;&#xF5;es mensais.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A liga&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas do haloperidol em adultos &#xE9; de aproximadamente 88 a 92%. Existe uma alta variabilidade da liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0;s prote&#xED;nas plasm&#xE1;ticas entre indiv&#xED;duos. O haloperidol &#xE9; rapidamente distribu&#xED;do a v&#xE1;rios tecidos e &#xF3;rg&#xE3;os, conforme indicado pelo grande volume de distribui&#xE7;&#xE3;o (valores m&#xE9;dios de 8 a 21 L/kg ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o intravenosa). O haloperidol atravessa facilmente a barreira hematoencef&#xE1;lica. Tamb&#xE9;m atravessa a placenta e &#xE9; excretado no leite materno.</p> <h4>Metabolismo</h4> <p>O haloperidol &#xE9; extensamente metabolizado no f&#xED;gado. As principais vias metab&#xF3;licas do haloperidol em humanos incluem glicuronida&#xE7;&#xE3;o, redu&#xE7;&#xE3;o de cetonas, N-dealquila&#xE7;&#xE3;o oxidativa e forma&#xE7;&#xE3;o de metab&#xF3;litos pirid&#xED;nicos. N&#xE3;o se considera que os metab&#xF3;litos do haloperidol contribuam significativamente para sua atividade. As enzimas do citocromo P450, CYP3A4 e CYP2D6 est&#xE3;o envolvidas no metabolismo do haloperidol. A inibi&#xE7;&#xE3;o ou indu&#xE7;&#xE3;o do CYP3A4 ou inibi&#xE7;&#xE3;o do CYP2D6 podem afetar o metabolismo do haloperidol. Uma diminui&#xE7;&#xE3;o na atividade da enzima CYP2D6 pode resultar em aumento das concentra&#xE7;&#xF5;es de haloperidol.</p> <h4>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o terminal do haloperidol ap&#xF3;s inje&#xE7;&#xE3;o intramuscular de Decanoato de Haloperidol &#xE9; em m&#xE9;dia de 3 semanas, sendo mais longa do que para as formula&#xE7;&#xF5;es n&#xE3;o decanoato, nas quais a meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o do haloperidol &#xE9; em m&#xE9;dia de 24 horas. A depura&#xE7;&#xE3;o aparente do haloperidol ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o extravascular varia de 0,9 a 1,5 L/h/kg sendo reduzida em metabolizadores fracos dos substratos do CYP2D6. A variabilidade entre indiv&#xED;duos (coeficiente de varia&#xE7;&#xE3;o, %) na depura&#xE7;&#xE3;o do haloperidol foi estimada em 44% numa an&#xE1;lise farmacocin&#xE9;tica populacional em pacientes com esquizofrenia. Ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o intravenosa de haloperidol, 21% da dose foi eliminada nas fezes e 33% na urina. Menos de 3% da dose &#xE9; excretada inalterada na urina.</p> <h4>Linearidade / n&#xE3;o linearidade</h4> <p>A farmacocin&#xE9;tica do haloperidol ap&#xF3;s inje&#xE7;&#xF5;es intramusculares de Decanoato de Haloperidol est&#xE1; relacionada com a dose. A rela&#xE7;&#xE3;o entre a dose e o n&#xED;vel plasm&#xE1;tico de haloperidol &#xE9; aproximadamente linear para doses inferiores a 450 mg.</p> <h4>Popula&#xE7;&#xF5;es Especiais</h4> <h5>Idoso</h5> <p>As concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de haloperidol em pacientes idosos foram maiores do que em adultos jovens que receberam a mesma dosagem. Os resultados de pequenos estudos cl&#xED;nicos sugerem uma depura&#xE7;&#xE3;o menor e uma meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o mais longa do haloperidol em pacientes idosos. Os resultados est&#xE3;o dentro da variabilidade observada na farmacocin&#xE9;tica do haloperidol. Recomenda-se ajuste posol&#xF3;gico em pacientes idosos.</p> <h5>Insufici&#xEA;ncia renal</h5> <p>A influ&#xEA;ncia da insufici&#xEA;ncia renal na farmacocin&#xE9;tica do haloperidol n&#xE3;o foi avaliada. Como menos de 3% do haloperidol administrado &#xE9; eliminado inalterado na urina, n&#xE3;o se espera que o comprometimento da fun&#xE7;&#xE3;o renal afete sua elimina&#xE7;&#xE3;o. Portanto, o ajuste da dose n&#xE3;o &#xE9; necess&#xE1;rio em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal, mas recomenda-se cautela no tratamento de pacientes com insufici&#xEA;ncia renal.</p> <p>Devido ao alto volume de distribui&#xE7;&#xE3;o do haloperidol e sua alta liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0;s prote&#xED;nas, apenas quantidades muito pequenas s&#xE3;o removidas por di&#xE1;lise.</p> <h5>Insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica</h5> <p>A influ&#xEA;ncia da insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica na farmacocin&#xE9;tica do haloperidol n&#xE3;o foi avaliada. No entanto, a insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica pode ter efeitos significativos na farmacocin&#xE9;tica do haloperidol, pelo fato de ser extensamente metabolizado no f&#xED;gado. Portanto, recomenda-se ajuste posol&#xF3;gico e cautela em pacientes com insufici&#xEA;ncia hep&#xE1;tica.</p> <h3>Rela&#xE7;&#xF5;es farmacocin&#xE9;tica / farmacodin&#xE2;mica</h3> <h4>Concentra&#xE7;&#xE3;o terap&#xEA;utica</h4> <p>Com base nos estudos cl&#xED;nicos com haloperidol, a resposta terap&#xEA;utica &#xE9; obtida na maioria dos pacientes com esquizofrenia aguda ou cr&#xF4;nica em concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas de 1 a 10 ng/mL, embora alguns pacientes possam necessitar de concentra&#xE7;&#xF5;es de at&#xE9; 17 ng/mL.</p> <p>Em pacientes com primeiro epis&#xF3;dio de esquizofrenia tratados com formula&#xE7;&#xF5;es de haloperidol de a&#xE7;&#xE3;o curta, a resposta terap&#xEA;utica pode ser obtida em concentra&#xE7;&#xF5;es t&#xE3;o baixas quanto 0,6 a 3,2 ng/mL, e</p></hr>"}

Fabricante: Cristália

© 2021 Medicamento Lab.