Cristália Tracur

10mg/mL, caixa com 25 ampolas com 2,5mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Besilato De Atracúrio
Classe Terapêutica
:
Relaxante Muscular De Ação Periférica
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Categoria
:
Relaxante Muscular
Especialidade
:
Anestesiologia

Bula do medicamento

Tracur, para o que é indicado e para o que serve?

Tracur® é utilizado para relaxar os músculos dos pacientes durante cirurgias e internações em unidade de terapia intensiva (UTI). Também pode ser usado para facilitar a introdução de um tubo em sua traqueia (garganta) caso você precise de aparelhos para respirar.

Como o Tracur funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE; </sup>pertence a um grupo de medicamentos chamados de relaxantes musculares.</p> "}

Quais as contraindicações do Tracur?

Este medicamento é adequado para a maioria das pessoas, mas é contraindicado em alguns casos.

Se você responder sim a qualquer uma das questões abaixo, avise seu médico antes de tomar uma injeção

  • <li>Voc&#xEA; j&#xE1; teve uma rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica (manchas vermelhas, coceira, dificuldade de respirar) ao atrac&#xFA;rio, a algum componente de Tracur<sup>&#xAE;</sup>, ao cisatrac&#xFA;rio ou a qualquer outro <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/relaxante-muscular/c" target="_blank">relaxante muscular</a>, como o suxamet&#xF4;nio</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia j&#xE1; reagiu mal a um anest&#xE9;sico (a dura&#xE7;&#xE3;o do efeito foi longa demais, por exemplo)?</li> <li>Voc&#xEA; est&#xE1; gr&#xE1;vida ou amamentando?</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia tem uma condi&#xE7;&#xE3;o chamada atividade colinester&#xE1;sica plasm&#xE1;tica anormal?</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Tracur?

Tracur® só pode ser aplicado em condições controladas e sob supervisão de um médico que esteja bastante familiarizado com o uso de relaxantes musculares.

Seu médico escolherá a dose e a duração da terapia mais adequada para seu caso.

A dose é calculada com base no peso corporal (quilos), na intensidade e na duração do relaxamento muscular desejado, na resposta esperada ao medicamento e no tipo de administração (contínuo ou intermitente).

Durante o relaxamento muscular, o médico vai monitorar sua função neuromuscular para garantir que a dose esteja correta para você.

Não se recomenda o uso de Tracur® em crianças menores de 1 mês de idade.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tracur?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE;</sup> dever&#xE1; ser administrado somente sob a supervis&#xE3;o de um m&#xE9;dico familiarizado com o uso de relaxantes musculares.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tracur?

Tracur® injetável somente deve ser utilizado em condições cuidadosamente controladas por um médico experiente no uso desse tipo de medicamento. É preciso ter cautela especial em determinadas situações. Se possível, antes de tomar uma injeção, avise seu médico se você souber que sofre ou já sofreu um dos problemas abaixo:

  • <li>Fraqueza muscular, <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, dificuldade de coordenar seus movimentos (miastenia grave);</li> <li>Doen&#xE7;a do cora&#xE7;&#xE3;o ou press&#xE3;o baixa;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/asma/c" target="_blank">Asma</a>;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">Febre</a> do feno ou alergias que causam brotoejas, coceira e dificuldade de respirar;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/" rel="noopener" target="_blank">Queimadura</a> grave que precisou de aten&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica nos &#xFA;ltimos dois ou tr&#xEA;s meses;</li> <li>Doen&#xE7;a muscular debilitante, paralisia, doen&#xE7;a motora neuronal ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/paralisia-cerebral-o-que-e-tipos-tratamento-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">paralisia cerebral</a>;</li> <li>Anormalidades eletrol&#xED;ticas (mudan&#xE7;as das quantidades normais de certas subst&#xE2;ncias do sangue).</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas

É perigoso dirigir veículos ou operar máquinas logo depois de uma operação. O médico lhe dirá o tempo que você deve esperar para executar essas atividades.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tracur?

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Diminuição moderada da pressão sanguínea, vermelhidão da pele.

Reação incomum (ocorre entre 0,1 e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Dificuldade de respirar.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Anafilaxia (manifestação alérgica grave que pode ocorrer quando o medicamento é usado com um ou mais agentes anestésicos).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Urticária (um tipo de reação alérgica relacionada ao aparecimento de placas vermelhas na pele).

Frequência desconhecida

  • <li>Convuls&#xF5;es (houve relatos de convuls&#xF5;es em pacientes internados em UTI que na maior parte dos casos tamb&#xE9;m tinham uma condi&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica, como les&#xF5;es na cabe&#xE7;a ou doen&#xE7;a no c&#xE9;rebro, que os predispunha a sofrer ataques convulsivos).</li> <li>Dores e fraqueza muscular (houve relatos de alguns casos de fraqueza e/ou dor muscular, ou miopatia, ap&#xF3;s uso prolongado de relaxantes musculares, em pacientes graves internados em UTI; a maioria deles tomava corticosteroides simultaneamente).</li>

Se você apresentar esses sintomas, eles não durarão muito, e seu médico vai monitorá-los e controlá-los durante a operação.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Tracur?

Cada mL contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Besilato de atrac&#xFA;rio</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">10 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo est&#xE9;ril q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1 mL</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: solução de ácido benzenossulfônico e água para injetáveis.

Apresentação do&nbsp;Tracur

{"tag":"hr","value":" <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 2,5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p><strong>Uso intravenoso - uso exclusivo em anestesia geral.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico (acima de 1 m&#xEA;s de idade).</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tracur maior do que a recomendada?

Os principais sinais de superdose de Tracur® são a paralisia muscular prolongada e suas consequências.

Os médicos monitoram cuidadosamente os efeitos de Tracur® durante a operação, e se inadvertidamente você receber uma dose maior do que a recomendada, a equipe médica deverá tomar as medidas apropriadas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tracur com outros remédios?

Você está usando outros medicamentos? Saiba que Tracur® pode interferir na ação de outros medicamentos, ou ter sua ação influenciada por eles. É o que chamamos de interação medicamentosa. Avise seu médico caso você esteja tomando algum dos medicamentos abaixo antes de lhe aplicarem uma injeção de Tracur®:

  • <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c" target="_blank">Antibi&#xF3;ticos</a>;</li> <li>Drogas usadas para tratar dist&#xFA;rbios do ritmo card&#xED;aco;</li> <li>Drogas usadas para tratar <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>;</li> <li>Drogas que ajudam voc&#xEA; a expelir l&#xED;quidos (<a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/diureticos/c" target="_blank">diur&#xE9;ticos</a>);</li> <li>Outros relaxantes musculares, como o suxamet&#xF4;nio;</li> <li>Drogas para <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/artrite/c" target="_blank">artrite</a> ou miastenia grave;</li> <li>Esteroides;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-clorpromazina/bula" target="_blank">Clorpromazina</a>;</li> <li>L&#xED;tio e medicamentos que cont&#xEA;m <a href="https://consultaremedios.com.br/carbonato-de-litio/bula" target="_blank">sais de l&#xED;tio</a>;</li> <li>Medicamentos que cont&#xEA;m magn&#xE9;sio (como alguns dos usados para tratar <a href="https://minutosaudavel.com.br/dispepsia-indigestao-o-que-e-sintomas-remedios-e-tipos/" rel="noopener" target="_blank">indigest&#xE3;o</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/azia/c" target="_blank">azia</a>);</li> <li>Anest&#xE9;sicos inalantes;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/fenitoina/bula" target="_blank">Fenito&#xED;na</a> (antiepil&#xE9;ptico);</li> <li>Agentes anticolinesterase (usados no tratamento do mal de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/alzheimer/c" target="_blank">Alzheimer</a>).</li>

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tracur (Besilato de Atracúrio)?

Resultados de eficácia

Besilato de atracúrio promoveu boas condições de intubação orotraqueal em 90% dos pacientes.

Em crianças, atingiu bloqueio neuromuscular adequado em 100% dos casos, com reversão considerada boa em 98%.

Besilato de atracúrio proporcionou nível de bloqueio neuromuscular adequado, facilitando a ventilação mecânica em 100% dos pacientes internados em unidade de terapia intensiva.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

O Besilato de atracúrio é um relaxante musculoesquelético altamente seletivo, competitivo e bloqueador neuromuscular não despolarizante.

Propriedades farmacocinéticas

O Besilato de atracúrio é inativado pela eliminação de Hoffmann, um processo não enzimático que ocorre em pH e temperatura fisiológicos através da hidrólise de éster, catalisada por esterases não específicas.

A reversão do bloqueio neuromuscular não depende do metabolismo e da excreção hepática ou renal. A duração do bloqueio neuromuscular não é afetada por disfunções hepáticas, renais ou circulatórias.

Testes realizados com plasma de pacientes que apresentam níveis baixos de pseudocolinesterase demonstram que a inativação de Besilato de atracúrio permanece inalterada. Variações do pH sanguíneo e da temperatura corporal do paciente, dentro da faixa fisiológica, não afetam a duração da ação de Besilato de atracúrio.

A hemofiltração e a hemodiafiltração exercem efeito mínimo nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos, inclusive a laudanosina. Não existem dados disponíveis sobre os efeitos da hemodiálise e da hemoperfusão nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos.

Os pacientes com disfunção hepática e/ou renal internados em UTI apresentam níveis mais elevados de metabólitos, que não contribuem com o efeito neuromuscular.

A meia-vida de eliminação do atracúrio é de aproximadamente 20 minutos e seu volume de distribuição atinge 0,16L/kg. A ligação do atracúrio às proteínas plasmáticas é de 82%.

Como devo armazenar o Tracur?

Conservar o produto em refrigerador, entre 2º e 8ºC, protegido da luz. Não congelar.

O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

O conteúdo do medicamento que não for utilizado deve ser descartado após a abertura da ampola.

As soluções de infusão podem ser preparadas através da mistura de Tracur® com um diluente apropriado, tal como Solução de glicose a 5% ou Solução de cloreto de sódio a 0,9%. As soluções de infusão devem ser usadas dentro de 24 horas após seu preparo. As soluções não utilizadas devem ser desprezadas. As soluções contendo 0,2 mg/mL ou 0,5 mg/mL de besilato de atracúrio nos diluentes acima podem ser mantidas sob refrigeração ou à temperatura ambiente e protegido da luz, sem perda significativa de potência. Verificou-se que a degradação espontânea de Tracur® ocorre mais rapidamente em solução de Ringer lactato, do que na solução de cloreto de sódio a 0,9%. Por esta razão, recomenda-se que a Injeção de Ringer lactato não seja usada como diluente na preparação de soluções para infusão de Tracur®.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Solução límpida, livre de partículas visíveis e de incolor a levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Tracur

Reg. MS Nº 1.0298.0135

Farmacêutico Responsável:
Dr. José Carlos Módolo
CRF-SP nº 10.446

Registrado por:
Cristália&nbsp;– Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira / SP
CNPJ 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira



Fabricado por:
Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Avenida Nossa Senhora da Assunção, 574 – Butantã – São Paulo/SP
CNPJ: 44.734.671/0008-28


SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente):
0800701 1918

Venda sob prescrição médica.

Uso restrito a hospitais.

10mgmL, caixa com 25 ampolas com 5mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Besilato De Atracúrio
Classe Terapêutica
:
Relaxante Muscular De Ação Periférica
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Categoria
:
Relaxante Muscular
Especialidade
:
Anestesiologia

Bula do medicamento

Tracur, para o que é indicado e para o que serve?

Tracur® é utilizado para relaxar os músculos dos pacientes durante cirurgias e internações em unidade de terapia intensiva (UTI). Também pode ser usado para facilitar a introdução de um tubo em sua traqueia (garganta) caso você precise de aparelhos para respirar.

Como o Tracur&nbsp;funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE; </sup>pertence a um grupo de medicamentos chamados de relaxantes musculares.</p> "}

Quais as contraindicações do Tracur?

Este medicamento é adequado para a maioria das pessoas, mas é contraindicado em alguns casos.

Se você responder sim a qualquer uma das questões abaixo, avise seu médico antes de tomar uma injeção

  • <li>Voc&#xEA; j&#xE1; teve uma rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica (manchas vermelhas, coceira, dificuldade de respirar) ao atrac&#xFA;rio, a algum componente de Tracur<sup>&#xAE;</sup>, ao cisatrac&#xFA;rio ou a qualquer outro <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/relaxante-muscular/c" target="_blank">relaxante muscular</a>, como o suxamet&#xF4;nio</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia j&#xE1; reagiu mal a um anest&#xE9;sico (a dura&#xE7;&#xE3;o do efeito foi longa demais, por exemplo)?</li> <li>Voc&#xEA; est&#xE1; gr&#xE1;vida ou amamentando?</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia tem uma condi&#xE7;&#xE3;o chamada atividade colinester&#xE1;sica plasm&#xE1;tica anormal?</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Tracur?

Tracur® só pode ser aplicado em condições controladas e sob supervisão de um médico que esteja bastante familiarizado com o uso de relaxantes musculares.

Seu médico escolherá a dose e a duração da terapia mais adequada para seu caso.

A dose é calculada com base no peso corporal (quilos), na intensidade e na duração do relaxamento muscular desejado, na resposta esperada ao medicamento e no tipo de administração (contínuo ou intermitente).

Durante o relaxamento muscular, o médico vai monitorar sua função neuromuscular para garantir que a dose esteja correta para você.

Não se recomenda o uso de Tracur® em crianças menores de 1 mês de idade.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tracur?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE;</sup> dever&#xE1; ser administrado somente sob a supervis&#xE3;o de um m&#xE9;dico familiarizado com o uso de relaxantes musculares.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tracur?

Tracur® injetável somente deve ser utilizado em condições cuidadosamente controladas por um médico experiente no uso desse tipo de medicamento. É preciso ter cautela especial em determinadas situações. Se possível, antes de tomar uma injeção, avise seu médico se você souber que sofre ou já sofreu um dos problemas abaixo:

  • <li>Fraqueza muscular, <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, dificuldade de coordenar seus movimentos (miastenia grave);</li> <li>Doen&#xE7;a do cora&#xE7;&#xE3;o ou press&#xE3;o baixa;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/asma/c" target="_blank">Asma</a>;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">Febre</a> do feno ou alergias que causam brotoejas, coceira e dificuldade de respirar;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/" rel="noopener" target="_blank">Queimadura</a> grave que precisou de aten&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica nos &#xFA;ltimos dois ou tr&#xEA;s meses;</li> <li>Doen&#xE7;a muscular debilitante, paralisia, doen&#xE7;a motora neuronal ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/paralisia-cerebral-o-que-e-tipos-tratamento-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">paralisia cerebral</a>;</li> <li>Anormalidades eletrol&#xED;ticas (mudan&#xE7;as das quantidades normais de certas subst&#xE2;ncias do sangue).</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas

É perigoso dirigir veículos ou operar máquinas logo depois de uma operação. O médico lhe dirá o tempo que você deve esperar para executar essas atividades.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tracur?

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Diminuição moderada da pressão sanguínea, vermelhidão da pele.

Reação incomum (ocorre entre 0,1 e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Dificuldade de respirar.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Anafilaxia (manifestação alérgica grave que pode ocorrer quando o medicamento é usado com um ou mais agentes anestésicos).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Urticária (um tipo de reação alérgica relacionada ao aparecimento de placas vermelhas na pele).

Frequência desconhecida

  • <li>Convuls&#xF5;es (houve relatos de convuls&#xF5;es em pacientes internados em UTI que na maior parte dos casos tamb&#xE9;m tinham uma condi&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica, como les&#xF5;es na cabe&#xE7;a ou doen&#xE7;a no c&#xE9;rebro, que os predispunha a sofrer ataques convulsivos).</li> <li>Dores e fraqueza muscular (houve relatos de alguns casos de fraqueza e/ou dor muscular, ou miopatia, ap&#xF3;s uso prolongado de relaxantes musculares, em pacientes graves internados em UTI; a maioria deles tomava corticosteroides simultaneamente).</li>

Se você apresentar esses sintomas, eles não durarão muito, e seu médico vai monitorá-los e controlá-los durante a operação.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Tracur?

Cada mL contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Besilato de atrac&#xFA;rio</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">10 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo est&#xE9;ril q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1 mL</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: solução de ácido benzenossulfônico e água para injetáveis.

Apresentação do&nbsp;Tracur

{"tag":"hr","value":" <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 2,5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p><strong>Uso intravenoso - uso exclusivo em anestesia geral.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico (acima de 1 m&#xEA;s de idade).</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tracur maior do que a recomendada?

Os principais sinais de superdose de Tracur® são a paralisia muscular prolongada e suas consequências.

Os médicos monitoram cuidadosamente os efeitos de Tracur® durante a operação, e se inadvertidamente você receber uma dose maior do que a recomendada, a equipe médica deverá tomar as medidas apropriadas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tracur com outros remédios?

Você está usando outros medicamentos? Saiba que Tracur® pode interferir na ação de outros medicamentos, ou ter sua ação influenciada por eles. É o que chamamos de interação medicamentosa. Avise seu médico caso você esteja tomando algum dos medicamentos abaixo antes de lhe aplicarem uma injeção de Tracur®:

  • <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c" target="_blank">Antibi&#xF3;ticos</a>;</li> <li>Drogas usadas para tratar dist&#xFA;rbios do ritmo card&#xED;aco;</li> <li>Drogas usadas para tratar <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>;</li> <li>Drogas que ajudam voc&#xEA; a expelir l&#xED;quidos (<a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/diureticos/c" target="_blank">diur&#xE9;ticos</a>);</li> <li>Outros relaxantes musculares, como o suxamet&#xF4;nio;</li> <li>Drogas para <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/artrite/c" target="_blank">artrite</a> ou miastenia grave;</li> <li>Esteroides;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-clorpromazina/bula" target="_blank">Clorpromazina</a>;</li> <li>L&#xED;tio e medicamentos que cont&#xEA;m <a href="https://consultaremedios.com.br/carbonato-de-litio/bula" target="_blank">sais de l&#xED;tio</a>;</li> <li>Medicamentos que cont&#xEA;m magn&#xE9;sio (como alguns dos usados para tratar <a href="https://minutosaudavel.com.br/dispepsia-indigestao-o-que-e-sintomas-remedios-e-tipos/" rel="noopener" target="_blank">indigest&#xE3;o</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/azia/c" target="_blank">azia</a>);</li> <li>Anest&#xE9;sicos inalantes;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/fenitoina/bula" target="_blank">Fenito&#xED;na</a> (antiepil&#xE9;ptico);</li> <li>Agentes anticolinesterase (usados no tratamento do mal de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/alzheimer/c" target="_blank">Alzheimer</a>).</li>

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tracur (Besilato de Atracúrio)?

Resultados de eficácia

Besilato de atracúrio promoveu boas condições de intubação orotraqueal em 90% dos pacientes.

Em crianças, atingiu bloqueio neuromuscular adequado em 100% dos casos, com reversão considerada boa em 98%.

Besilato de atracúrio proporcionou nível de bloqueio neuromuscular adequado, facilitando a ventilação mecânica em 100% dos pacientes internados em unidade de terapia intensiva.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

O Besilato de atracúrio é um relaxante musculoesquelético altamente seletivo, competitivo e bloqueador neuromuscular não despolarizante.

Propriedades farmacocinéticas

O Besilato de atracúrio é inativado pela eliminação de Hoffmann, um processo não enzimático que ocorre em pH e temperatura fisiológicos através da hidrólise de éster, catalisada por esterases não específicas.

A reversão do bloqueio neuromuscular não depende do metabolismo e da excreção hepática ou renal. A duração do bloqueio neuromuscular não é afetada por disfunções hepáticas, renais ou circulatórias.

Testes realizados com plasma de pacientes que apresentam níveis baixos de pseudocolinesterase demonstram que a inativação de Besilato de atracúrio permanece inalterada. Variações do pH sanguíneo e da temperatura corporal do paciente, dentro da faixa fisiológica, não afetam a duração da ação de Besilato de atracúrio.

A hemofiltração e a hemodiafiltração exercem efeito mínimo nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos, inclusive a laudanosina. Não existem dados disponíveis sobre os efeitos da hemodiálise e da hemoperfusão nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos.

Os pacientes com disfunção hepática e/ou renal internados em UTI apresentam níveis mais elevados de metabólitos, que não contribuem com o efeito neuromuscular.

A meia-vida de eliminação do atracúrio é de aproximadamente 20 minutos e seu volume de distribuição atinge 0,16L/kg. A ligação do atracúrio às proteínas plasmáticas é de 82%.

Como devo armazenar o Tracur?

Conservar o produto em refrigerador, entre 2º e 8ºC, protegido da luz. Não congelar.

O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

O conteúdo do medicamento que não for utilizado deve ser descartado após a abertura da ampola.

As soluções de infusão podem ser preparadas através da mistura de Tracur® com um diluente apropriado, tal como Solução de glicose a 5% ou Solução de cloreto de sódio a 0,9%. As soluções de infusão devem ser usadas dentro de 24 horas após seu preparo. As soluções não utilizadas devem ser desprezadas. As soluções contendo 0,2 mg/mL ou 0,5 mg/mL de besilato de atracúrio nos diluentes acima podem ser mantidas sob refrigeração ou à temperatura ambiente e protegido da luz, sem perda significativa de potência. Verificou-se que a degradação espontânea de Tracur® ocorre mais rapidamente em solução de Ringer lactato, do que na solução de cloreto de sódio a 0,9%. Por esta razão, recomenda-se que a Injeção de Ringer lactato não seja usada como diluente na preparação de soluções para infusão de Tracur®.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Solução límpida, livre de partículas visíveis e de incolor a levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Tracur

Reg. MS Nº 1.0298.0135

Farmacêutico Responsável:
Dr. José Carlos Módolo
CRF-SP nº 10.446

Registrado por:
Cristália&nbsp;– Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira / SP
CNPJ 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira



Fabricado por:
Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Avenida Nossa Senhora da Assunção, 574 – Butantã – São Paulo/SP
CNPJ: 44.734.671/0008-28


SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente):
0800701 1918

Venda sob prescrição médica.

Uso restrito a hospitais.

10mg/mL, caixa com 5 ampolas com 5mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Besilato De Atracúrio
Classe Terapêutica
:
Relaxante Muscular De Ação Periférica
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Categoria
:
Relaxante Muscular
Especialidade
:
Anestesiologia

Bula do medicamento

Tracur, para o que é indicado e para o que serve?

Tracur® é utilizado para relaxar os músculos dos pacientes durante cirurgias e internações em unidade de terapia intensiva (UTI). Também pode ser usado para facilitar a introdução de um tubo em sua traqueia (garganta) caso você precise de aparelhos para respirar.

Como o Tracur&nbsp;funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE; </sup>pertence a um grupo de medicamentos chamados de relaxantes musculares.</p> "}

Quais as contraindicações do Tracur?

Este medicamento é adequado para a maioria das pessoas, mas é contraindicado em alguns casos.

Se você responder sim a qualquer uma das questões abaixo, avise seu médico antes de tomar uma injeção

  • <li>Voc&#xEA; j&#xE1; teve uma rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica (manchas vermelhas, coceira, dificuldade de respirar) ao atrac&#xFA;rio, a algum componente de Tracur<sup>&#xAE;</sup>, ao cisatrac&#xFA;rio ou a qualquer outro <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/relaxante-muscular/c" target="_blank">relaxante muscular</a>, como o suxamet&#xF4;nio</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia j&#xE1; reagiu mal a um anest&#xE9;sico (a dura&#xE7;&#xE3;o do efeito foi longa demais, por exemplo)?</li> <li>Voc&#xEA; est&#xE1; gr&#xE1;vida ou amamentando?</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia tem uma condi&#xE7;&#xE3;o chamada atividade colinester&#xE1;sica plasm&#xE1;tica anormal?</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Tracur?

Tracur® só pode ser aplicado em condições controladas e sob supervisão de um médico que esteja bastante familiarizado com o uso de relaxantes musculares.

Seu médico escolherá a dose e a duração da terapia mais adequada para seu caso.

A dose é calculada com base no peso corporal (quilos), na intensidade e na duração do relaxamento muscular desejado, na resposta esperada ao medicamento e no tipo de administração (contínuo ou intermitente).

Durante o relaxamento muscular, o médico vai monitorar sua função neuromuscular para garantir que a dose esteja correta para você.

Não se recomenda o uso de Tracur® em crianças menores de 1 mês de idade.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tracur?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE;</sup> dever&#xE1; ser administrado somente sob a supervis&#xE3;o de um m&#xE9;dico familiarizado com o uso de relaxantes musculares.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tracur?

Tracur® injetável somente deve ser utilizado em condições cuidadosamente controladas por um médico experiente no uso desse tipo de medicamento. É preciso ter cautela especial em determinadas situações. Se possível, antes de tomar uma injeção, avise seu médico se você souber que sofre ou já sofreu um dos problemas abaixo:

  • <li>Fraqueza muscular, <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, dificuldade de coordenar seus movimentos (miastenia grave);</li> <li>Doen&#xE7;a do cora&#xE7;&#xE3;o ou press&#xE3;o baixa;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/asma/c" target="_blank">Asma</a>;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">Febre</a> do feno ou alergias que causam brotoejas, coceira e dificuldade de respirar;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/" rel="noopener" target="_blank">Queimadura</a> grave que precisou de aten&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica nos &#xFA;ltimos dois ou tr&#xEA;s meses;</li> <li>Doen&#xE7;a muscular debilitante, paralisia, doen&#xE7;a motora neuronal ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/paralisia-cerebral-o-que-e-tipos-tratamento-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">paralisia cerebral</a>;</li> <li>Anormalidades eletrol&#xED;ticas (mudan&#xE7;as das quantidades normais de certas subst&#xE2;ncias do sangue).</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas

É perigoso dirigir veículos ou operar máquinas logo depois de uma operação. O médico lhe dirá o tempo que você deve esperar para executar essas atividades.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tracur?

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Diminuição moderada da pressão sanguínea, vermelhidão da pele.

Reação incomum (ocorre entre 0,1 e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Dificuldade de respirar.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Anafilaxia (manifestação alérgica grave que pode ocorrer quando o medicamento é usado com um ou mais agentes anestésicos).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Urticária (um tipo de reação alérgica relacionada ao aparecimento de placas vermelhas na pele).

Frequência desconhecida

  • <li>Convuls&#xF5;es (houve relatos de convuls&#xF5;es em pacientes internados em UTI que na maior parte dos casos tamb&#xE9;m tinham uma condi&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica, como les&#xF5;es na cabe&#xE7;a ou doen&#xE7;a no c&#xE9;rebro, que os predispunha a sofrer ataques convulsivos).</li> <li>Dores e fraqueza muscular (houve relatos de alguns casos de fraqueza e/ou dor muscular, ou miopatia, ap&#xF3;s uso prolongado de relaxantes musculares, em pacientes graves internados em UTI; a maioria deles tomava corticosteroides simultaneamente).</li>

Se você apresentar esses sintomas, eles não durarão muito, e seu médico vai monitorá-los e controlá-los durante a operação.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Tracur?

Cada mL contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Besilato de atrac&#xFA;rio</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">10 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo est&#xE9;ril q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1 mL</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: solução de ácido benzenossulfônico e água para injetáveis.

Apresentação do&nbsp;Tracur

{"tag":"hr","value":" <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 2,5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p><strong>Uso intravenoso - uso exclusivo em anestesia geral.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico (acima de 1 m&#xEA;s de idade).</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tracur maior do que a recomendada?

Os principais sinais de superdose de Tracur® são a paralisia muscular prolongada e suas consequências.

Os médicos monitoram cuidadosamente os efeitos de Tracur® durante a operação, e se inadvertidamente você receber uma dose maior do que a recomendada, a equipe médica deverá tomar as medidas apropriadas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tracur com outros remédios?

Você está usando outros medicamentos? Saiba que Tracur® pode interferir na ação de outros medicamentos, ou ter sua ação influenciada por eles. É o que chamamos de interação medicamentosa. Avise seu médico caso você esteja tomando algum dos medicamentos abaixo antes de lhe aplicarem uma injeção de Tracur®:

  • <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c" target="_blank">Antibi&#xF3;ticos</a>;</li> <li>Drogas usadas para tratar dist&#xFA;rbios do ritmo card&#xED;aco;</li> <li>Drogas usadas para tratar <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>;</li> <li>Drogas que ajudam voc&#xEA; a expelir l&#xED;quidos (<a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/diureticos/c" target="_blank">diur&#xE9;ticos</a>);</li> <li>Outros relaxantes musculares, como o suxamet&#xF4;nio;</li> <li>Drogas para <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/artrite/c" target="_blank">artrite</a> ou miastenia grave;</li> <li>Esteroides;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-clorpromazina/bula" target="_blank">Clorpromazina</a>;</li> <li>L&#xED;tio e medicamentos que cont&#xEA;m <a href="https://consultaremedios.com.br/carbonato-de-litio/bula" target="_blank">sais de l&#xED;tio</a>;</li> <li>Medicamentos que cont&#xEA;m magn&#xE9;sio (como alguns dos usados para tratar <a href="https://minutosaudavel.com.br/dispepsia-indigestao-o-que-e-sintomas-remedios-e-tipos/" rel="noopener" target="_blank">indigest&#xE3;o</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/azia/c" target="_blank">azia</a>);</li> <li>Anest&#xE9;sicos inalantes;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/fenitoina/bula" target="_blank">Fenito&#xED;na</a> (antiepil&#xE9;ptico);</li> <li>Agentes anticolinesterase (usados no tratamento do mal de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/alzheimer/c" target="_blank">Alzheimer</a>).</li>

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tracur (Besilato de Atracúrio)?

Resultados de eficácia

Besilato de atracúrio promoveu boas condições de intubação orotraqueal em 90% dos pacientes.

Em crianças, atingiu bloqueio neuromuscular adequado em 100% dos casos, com reversão considerada boa em 98%.

Besilato de atracúrio proporcionou nível de bloqueio neuromuscular adequado, facilitando a ventilação mecânica em 100% dos pacientes internados em unidade de terapia intensiva.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

O Besilato de atracúrio é um relaxante musculoesquelético altamente seletivo, competitivo e bloqueador neuromuscular não despolarizante.

Propriedades farmacocinéticas

O Besilato de atracúrio é inativado pela eliminação de Hoffmann, um processo não enzimático que ocorre em pH e temperatura fisiológicos através da hidrólise de éster, catalisada por esterases não específicas.

A reversão do bloqueio neuromuscular não depende do metabolismo e da excreção hepática ou renal. A duração do bloqueio neuromuscular não é afetada por disfunções hepáticas, renais ou circulatórias.

Testes realizados com plasma de pacientes que apresentam níveis baixos de pseudocolinesterase demonstram que a inativação de Besilato de atracúrio permanece inalterada. Variações do pH sanguíneo e da temperatura corporal do paciente, dentro da faixa fisiológica, não afetam a duração da ação de Besilato de atracúrio.

A hemofiltração e a hemodiafiltração exercem efeito mínimo nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos, inclusive a laudanosina. Não existem dados disponíveis sobre os efeitos da hemodiálise e da hemoperfusão nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos.

Os pacientes com disfunção hepática e/ou renal internados em UTI apresentam níveis mais elevados de metabólitos, que não contribuem com o efeito neuromuscular.

A meia-vida de eliminação do atracúrio é de aproximadamente 20 minutos e seu volume de distribuição atinge 0,16L/kg. A ligação do atracúrio às proteínas plasmáticas é de 82%.

Como devo armazenar o Tracur?

Conservar o produto em refrigerador, entre 2º e 8ºC, protegido da luz. Não congelar.

O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

O conteúdo do medicamento que não for utilizado deve ser descartado após a abertura da ampola.

As soluções de infusão podem ser preparadas através da mistura de Tracur® com um diluente apropriado, tal como Solução de glicose a 5% ou Solução de cloreto de sódio a 0,9%. As soluções de infusão devem ser usadas dentro de 24 horas após seu preparo. As soluções não utilizadas devem ser desprezadas. As soluções contendo 0,2 mg/mL ou 0,5 mg/mL de besilato de atracúrio nos diluentes acima podem ser mantidas sob refrigeração ou à temperatura ambiente e protegido da luz, sem perda significativa de potência. Verificou-se que a degradação espontânea de Tracur® ocorre mais rapidamente em solução de Ringer lactato, do que na solução de cloreto de sódio a 0,9%. Por esta razão, recomenda-se que a Injeção de Ringer lactato não seja usada como diluente na preparação de soluções para infusão de Tracur®.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Solução límpida, livre de partículas visíveis e de incolor a levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Tracur

Reg. MS Nº 1.0298.0135

Farmacêutico Responsável:
Dr. José Carlos Módolo
CRF-SP nº 10.446

Registrado por:
Cristália&nbsp;– Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira / SP
CNPJ 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira



Fabricado por:
Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Avenida Nossa Senhora da Assunção, 574 – Butantã – São Paulo/SP
CNPJ: 44.734.671/0008-28


SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente):
0800701 1918

Venda sob prescrição médica.

Uso restrito a hospitais.

10mg/mL, caixa com 5 ampolas com 2,5mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

Princípio ativo
:
Besilato De Atracúrio
Classe Terapêutica
:
Relaxante Muscular De Ação Periférica
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Dispensação Sob Prescrição Médica Restrito a Hospitais)
Categoria
:
Relaxante Muscular
Especialidade
:
Anestesiologia

Bula do medicamento

Tracur, para o que é indicado e para o que serve?

Tracur® é utilizado para relaxar os músculos dos pacientes durante cirurgias e internações em unidade de terapia intensiva (UTI). Também pode ser usado para facilitar a introdução de um tubo em sua traqueia (garganta) caso você precise de aparelhos para respirar.

Como o Tracur&nbsp;funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE; </sup>pertence a um grupo de medicamentos chamados de relaxantes musculares.</p> "}

Quais as contraindicações do Tracur?

Este medicamento é adequado para a maioria das pessoas, mas é contraindicado em alguns casos.

Se você responder sim a qualquer uma das questões abaixo, avise seu médico antes de tomar uma injeção

  • <li>Voc&#xEA; j&#xE1; teve uma rea&#xE7;&#xE3;o al&#xE9;rgica (manchas vermelhas, coceira, dificuldade de respirar) ao atrac&#xFA;rio, a algum componente de Tracur<sup>&#xAE;</sup>, ao cisatrac&#xFA;rio ou a qualquer outro <a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/relaxante-muscular/c" target="_blank">relaxante muscular</a>, como o suxamet&#xF4;nio</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia j&#xE1; reagiu mal a um anest&#xE9;sico (a dura&#xE7;&#xE3;o do efeito foi longa demais, por exemplo)?</li> <li>Voc&#xEA; est&#xE1; gr&#xE1;vida ou amamentando?</li> <li>Voc&#xEA; ou algu&#xE9;m da sua fam&#xED;lia tem uma condi&#xE7;&#xE3;o chamada atividade colinester&#xE1;sica plasm&#xE1;tica anormal?</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Tracur?

Tracur® só pode ser aplicado em condições controladas e sob supervisão de um médico que esteja bastante familiarizado com o uso de relaxantes musculares.

Seu médico escolherá a dose e a duração da terapia mais adequada para seu caso.

A dose é calculada com base no peso corporal (quilos), na intensidade e na duração do relaxamento muscular desejado, na resposta esperada ao medicamento e no tipo de administração (contínuo ou intermitente).

Durante o relaxamento muscular, o médico vai monitorar sua função neuromuscular para garantir que a dose esteja correta para você.

Não se recomenda o uso de Tracur® em crianças menores de 1 mês de idade.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Tracur?

{"tag":"hr","value":" <p>Tracur<sup>&#xAE;</sup> dever&#xE1; ser administrado somente sob a supervis&#xE3;o de um m&#xE9;dico familiarizado com o uso de relaxantes musculares.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Tracur?

Tracur® injetável somente deve ser utilizado em condições cuidadosamente controladas por um médico experiente no uso desse tipo de medicamento. É preciso ter cautela especial em determinadas situações. Se possível, antes de tomar uma injeção, avise seu médico se você souber que sofre ou já sofreu um dos problemas abaixo:

  • <li>Fraqueza muscular, <a href="https://minutosaudavel.com.br/cansaco/" rel="noopener" target="_blank">cansa&#xE7;o</a>, dificuldade de coordenar seus movimentos (miastenia grave);</li> <li>Doen&#xE7;a do cora&#xE7;&#xE3;o ou press&#xE3;o baixa;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/asma/c" target="_blank">Asma</a>;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/dor-febre-e-contusao/c" target="_blank">Febre</a> do feno ou alergias que causam brotoejas, coceira e dificuldade de respirar;</li> <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/" rel="noopener" target="_blank">Queimadura</a> grave que precisou de aten&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica nos &#xFA;ltimos dois ou tr&#xEA;s meses;</li> <li>Doen&#xE7;a muscular debilitante, paralisia, doen&#xE7;a motora neuronal ou <a href="https://minutosaudavel.com.br/paralisia-cerebral-o-que-e-tipos-tratamento-tem-cura/" rel="noopener" target="_blank">paralisia cerebral</a>;</li> <li>Anormalidades eletrol&#xED;ticas (mudan&#xE7;as das quantidades normais de certas subst&#xE2;ncias do sangue).</li>

Este medicamento não é recomendado para crianças menores de 1 mês de idade.

Este medicamento não deve ser usado por mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e de operar máquinas

É perigoso dirigir veículos ou operar máquinas logo depois de uma operação. O médico lhe dirá o tempo que você deve esperar para executar essas atividades.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Tracur?

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Diminuição moderada da pressão sanguínea, vermelhidão da pele.

Reação incomum (ocorre entre 0,1 e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Dificuldade de respirar.

Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Anafilaxia (manifestação alérgica grave que pode ocorrer quando o medicamento é usado com um ou mais agentes anestésicos).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Urticária (um tipo de reação alérgica relacionada ao aparecimento de placas vermelhas na pele).

Frequência desconhecida

  • <li>Convuls&#xF5;es (houve relatos de convuls&#xF5;es em pacientes internados em UTI que na maior parte dos casos tamb&#xE9;m tinham uma condi&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dica, como les&#xF5;es na cabe&#xE7;a ou doen&#xE7;a no c&#xE9;rebro, que os predispunha a sofrer ataques convulsivos).</li> <li>Dores e fraqueza muscular (houve relatos de alguns casos de fraqueza e/ou dor muscular, ou miopatia, ap&#xF3;s uso prolongado de relaxantes musculares, em pacientes graves internados em UTI; a maioria deles tomava corticosteroides simultaneamente).</li>

Se você apresentar esses sintomas, eles não durarão muito, e seu médico vai monitorá-los e controlá-los durante a operação.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Tracur?

Cada mL contém:

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Besilato de atrac&#xFA;rio</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">10 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo est&#xE9;ril q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1 mL</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: solução de ácido benzenossulfônico e água para injetáveis.

Apresentação do&nbsp;Tracur

{"tag":"hr","value":" <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 2,5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p>Embalagens contendo 25 ampolas de 5 mL de solu&#xE7;&#xE3;o de 10 mg/mL.</p> <p><strong>Uso intravenoso - uso exclusivo em anestesia geral.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico (acima de 1 m&#xEA;s de idade).</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Tracur maior do que a recomendada?

Os principais sinais de superdose de Tracur® são a paralisia muscular prolongada e suas consequências.

Os médicos monitoram cuidadosamente os efeitos de Tracur® durante a operação, e se inadvertidamente você receber uma dose maior do que a recomendada, a equipe médica deverá tomar as medidas apropriadas.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Tracur com outros remédios?

Você está usando outros medicamentos? Saiba que Tracur® pode interferir na ação de outros medicamentos, ou ter sua ação influenciada por eles. É o que chamamos de interação medicamentosa. Avise seu médico caso você esteja tomando algum dos medicamentos abaixo antes de lhe aplicarem uma injeção de Tracur®:

  • <li><a href="https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c" target="_blank">Antibi&#xF3;ticos</a>;</li> <li>Drogas usadas para tratar dist&#xFA;rbios do ritmo card&#xED;aco;</li> <li>Drogas usadas para tratar <a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/c" target="_blank">press&#xE3;o alta</a>;</li> <li>Drogas que ajudam voc&#xEA; a expelir l&#xED;quidos (<a href="https://consultaremedios.com.br/pressao-alta/diureticos/c" target="_blank">diur&#xE9;ticos</a>);</li> <li>Outros relaxantes musculares, como o suxamet&#xF4;nio;</li> <li>Drogas para <a href="https://consultaremedios.com.br/doencas-dos-ossos/artrite/c" target="_blank">artrite</a> ou miastenia grave;</li> <li>Esteroides;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/cloridrato-de-clorpromazina/bula" target="_blank">Clorpromazina</a>;</li> <li>L&#xED;tio e medicamentos que cont&#xEA;m <a href="https://consultaremedios.com.br/carbonato-de-litio/bula" target="_blank">sais de l&#xED;tio</a>;</li> <li>Medicamentos que cont&#xEA;m magn&#xE9;sio (como alguns dos usados para tratar <a href="https://minutosaudavel.com.br/dispepsia-indigestao-o-que-e-sintomas-remedios-e-tipos/" rel="noopener" target="_blank">indigest&#xE3;o</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/azia/c" target="_blank">azia</a>);</li> <li>Anest&#xE9;sicos inalantes;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/fenitoina/bula" target="_blank">Fenito&#xED;na</a> (antiepil&#xE9;ptico);</li> <li>Agentes anticolinesterase (usados no tratamento do mal de <a href="https://consultaremedios.com.br/sistema-nervoso-central/alzheimer/c" target="_blank">Alzheimer</a>).</li>

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Tracur (Besilato de Atracúrio)?

Resultados de eficácia

Besilato de atracúrio promoveu boas condições de intubação orotraqueal em 90% dos pacientes.

Em crianças, atingiu bloqueio neuromuscular adequado em 100% dos casos, com reversão considerada boa em 98%.

Besilato de atracúrio proporcionou nível de bloqueio neuromuscular adequado, facilitando a ventilação mecânica em 100% dos pacientes internados em unidade de terapia intensiva.

Características farmacológicas

Propriedades farmacodinâmicas

O Besilato de atracúrio é um relaxante musculoesquelético altamente seletivo, competitivo e bloqueador neuromuscular não despolarizante.

Propriedades farmacocinéticas

O Besilato de atracúrio é inativado pela eliminação de Hoffmann, um processo não enzimático que ocorre em pH e temperatura fisiológicos através da hidrólise de éster, catalisada por esterases não específicas.

A reversão do bloqueio neuromuscular não depende do metabolismo e da excreção hepática ou renal. A duração do bloqueio neuromuscular não é afetada por disfunções hepáticas, renais ou circulatórias.

Testes realizados com plasma de pacientes que apresentam níveis baixos de pseudocolinesterase demonstram que a inativação de Besilato de atracúrio permanece inalterada. Variações do pH sanguíneo e da temperatura corporal do paciente, dentro da faixa fisiológica, não afetam a duração da ação de Besilato de atracúrio.

A hemofiltração e a hemodiafiltração exercem efeito mínimo nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos, inclusive a laudanosina. Não existem dados disponíveis sobre os efeitos da hemodiálise e da hemoperfusão nos níveis plasmáticos do atracúrio e de seus metabólitos.

Os pacientes com disfunção hepática e/ou renal internados em UTI apresentam níveis mais elevados de metabólitos, que não contribuem com o efeito neuromuscular.

A meia-vida de eliminação do atracúrio é de aproximadamente 20 minutos e seu volume de distribuição atinge 0,16L/kg. A ligação do atracúrio às proteínas plasmáticas é de 82%.

Como devo armazenar o Tracur?

Conservar o produto em refrigerador, entre 2º e 8ºC, protegido da luz. Não congelar.

O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.

O conteúdo do medicamento que não for utilizado deve ser descartado após a abertura da ampola.

As soluções de infusão podem ser preparadas através da mistura de Tracur® com um diluente apropriado, tal como Solução de glicose a 5% ou Solução de cloreto de sódio a 0,9%. As soluções de infusão devem ser usadas dentro de 24 horas após seu preparo. As soluções não utilizadas devem ser desprezadas. As soluções contendo 0,2 mg/mL ou 0,5 mg/mL de besilato de atracúrio nos diluentes acima podem ser mantidas sob refrigeração ou à temperatura ambiente e protegido da luz, sem perda significativa de potência. Verificou-se que a degradação espontânea de Tracur® ocorre mais rapidamente em solução de Ringer lactato, do que na solução de cloreto de sódio a 0,9%. Por esta razão, recomenda-se que a Injeção de Ringer lactato não seja usada como diluente na preparação de soluções para infusão de Tracur®.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Solução límpida, livre de partículas visíveis e de incolor a levemente amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Tracur

Reg. MS Nº 1.0298.0135

Farmacêutico Responsável:
Dr. José Carlos Módolo
CRF-SP nº 10.446

Registrado por:
Cristália&nbsp;– Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira / SP
CNPJ 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira



Fabricado por:
Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Avenida Nossa Senhora da Assunção, 574 – Butantã – São Paulo/SP
CNPJ: 44.734.671/0008-28


SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente):
0800701 1918

Venda sob prescrição médica.

Uso restrito a hospitais.

Fabricante: Cristália

© 2021 Medicamento Lab.