Cristália Vitaderme

5.000UI/g + 1.000UI/g + 20UI/g + 2,0mg/g, caixa com 1 bisnaga com 50g de creme de uso dermatológico

Princípio ativo
:
Palmitato De Retinol + Colecalciferol + Acetato De Racealfatocoferol + Alantoína
Classe Terapêutica
:
Emolientes Protetores Dermatológicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Pele E Mucosa
Especialidade
:
Dermatologia

Bula do medicamento

Vitaderme, para o que é indicado e para o que serve?

O Vitaderme creme dermatológico foi especialmente formulado para proteger a pele nas afecções dermatológicas sendo indicado como regenerador, revitalizador e protetor da pele, graças à ação combinada das vitaminas e da alantoína.

É um ótimo emoliente para peles secas e ásperas, auxiliando na redução do ressecamento da pele ocasionado pela exposição ao sol.

Como Vitaderme funciona?

O Vitaderme creme dermatológico foi formulado especialmente para combinar as vitaminas A, D, E, mais a alantoína, para oferecer um produto hidratante, especialmente indicado nas afecções dermatológicas, como regenerador, revitalizador e protetor da pele.

A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel, com efeito emoliente e antioxidante, sendo importante para o desenvolvimento do tecido epitelial, permitindo assim a revitalização da pele, pela renovação celular.

A vitamina D, sendo absorvida pela pele, nas aplicações tópicas, auxilia na cicatrização da pele, especialmente quando combinada com a vitamina A.

Vários trabalhos já publicados mostram que essas vitaminas, nas afecções da pele, promovem a epitelização rápida de áreas, mesmo extensas, e a transformação das zonas necróticas em lesões limpas.

A vitamina E é um antioxidante, que pode proteger a pele dos radicais livres, que são uma forma de oxigênio mutante que em condições adversas como a poluição, luz solar, podem romper a membrana que protege as células da pele, causando inflamação, linhas visíveis, entre outros danos.

Dessa forma, auxilia no tratamento ocasionado por problemas sazonais do meio ambiente como secura, calor e poluição.

A alantoína possui ação regeneradora de tecidos e queratolítica, ocorrendo rápida regeneração de tecidos devido à proliferação celular promovida pela alantoína.

Em superfícies lesadas, em áreas ásperas da pele e expostas a condições climáticas adversas, a alantoína produz a proliferação celular e rápida formação de epitélio.

A irritação da pele, rachaduras e fissuras da epiderme, desaparecem juntamente com outras manchas.

Os efeitos agudos da exposição ao sol incluem queimaduras e reações fototóxicas fármaco-induzidas.

Os efeitos crônicos incluem o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

A presença na formulação, como adjuvantes, dos filtros solares, agentes tópicos que reduzem ou bloqueiam a quantidade de radiação UV que atinge a pele, reduz os riscos de envelhecimento da pele, câncer de pele e outros efeitos nocivos do sol.

Quais as contraindicações do Vitaderme?

O Vitaderme creme dermatológiconão deve ser aplicado em pessoas hipersensíveis a qualquer componente da fórmula.

Como usar o Vitaderme?

Aplicar o produto sobre a pele perfeitamente limpa e seca, uniformemente, massageando suavemente, com movimentos circulares, até que seja absorvido, duas vezes ao dia.

Deve ser aplicado diariamente para proteger a pele sensível dos rudes efeitos do meio ambiente.

Contém uma associação de filtros solares químicos conferindo ao produto fator de proteção solar FPS 20, auxiliando na prevenção do fotoenvelhecimeno cutâneo, provocado pela exposição aos raios ultravioleta.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico.

Não desaparecendo os sintomas, procure orientação do seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Vitaderme?

Aplique o produto assim que lembrar não ultrapassando a aplicação de duas vezes ao dia.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

Quais cuidados devo ter ao usar o Vitaderme?

O produto não deve ser ingerido.

No caso de ingestão acidental, procurar um médico.

Evitar contato com os olhos e a boca.

Por ocorrer certa reabsorção transcutânea da vitamina A e o risco de hipervitaminose em uso prolongado é teoricamente possível.

Interações medicamentosas

Pelo fato da vitamina A ser eminentemente oxidável, não utilizar com ou após um antisséptico de propriedades oxidantes.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vitaderme?

Caso ocorra alguma reação, como erupções cutâneas e irritações, descontinue o uso e procure seu médico.

As frequências das reações adversas estão listadas a seguir de acordo com a seguinte convenção

  • <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito comum (&gt;1/10);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o comum (&gt; 1/100 e &lt;1/10);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o incomum (&gt;1/1.000 e &lt;1/100);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o rara (&gt; 1/10.000 e &lt; 1/1.000);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o muito rara (&lt; 1/10.000);</li> <li>Rea&#xE7;&#xE3;o com frequ&#xEA;ncia desconhecida (n&#xE3;o pode ser estimada a partir dos dados dispon&#xED;veis).</li>

Vitamina A – Retinol

Reações com frequência desconhecida

Hipervitaminose A, fadiga, mal-estar, anorexia, vômitos, hepatoesplenomegalia, icterícia, leucopenia, ressecamento e descamação da pele, aumento da pressão intracraniana, artralgia, afilamento ósseo, anafilaxia e administração parenteral.

Vitamina D – Colecalciferol

Reação comum (> 1/100 e <1/10)

Lipídios anormais.

Reação com frequência desconhecida

Hipervitaminose D.

Vitamina E – Tocoferol

Reações com frequência desconhecida

Hemorragia intraventricular do prematuro, eritema multiforme, enterocolite necrotizante em feto ou recém-nascido, sangramento, hepatotoxicidade, sepse, infarto hemorrágico cerebral, hemorragia retiniana e embolia pulmonar.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial

Gravidez

Não existem dados em número suficiente para avaliar um eventual efeito da vitamina A administrada por via cutânea. Portanto, o produto somente deve ser usado, se necessário.

Categoria C de risco na gravidez.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Amamentação

Não aplicar o produto nas mamas durante a amamentação, pois há risco de ingestão do produto pelo lactente.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Qual a composição do Vitaderme?

Cada grama do creme contém

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"text-align:center; width:626px\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/palmitato-de-retinol/bula\" target=\"_blank\">Palmitato de retinol</a> (vitamina A)</td> <td style=\"width:600px\"> <p style=\"text-align:center\">5.000 UI</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:626px\">Colecalciferol (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/vitamina-d3\" target=\"_blank\">vitamina D3</a>)</td> <td style=\"width:600px\"> <p style=\"text-align:center\">1.000 UI</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:626px\"> <p style=\"text-align:center\">Acetato de racealfatocoferol (vitamina E)</p> </td> <td style=\"width:600px\"> <p style=\"text-align:center\">20 UI</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:626px\"> <p style=\"text-align:center\">Alanto&#xED;na</p> </td> <td style=\"width:600px\"> <p style=\"text-align:center\">2,0 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:626px\"> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo*</p> </td> <td style=\"width:600px\"> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Edetato dissódico, parabenos e fenoxietanol, triglicérides de ácido cáprico/caprílico, racealfatocoferol, polímero de ácido poliacrílico, goma xantana, dióxido de titânio, octocrileno, enzacameno, benzofenona3, essência amalys, base concentrada auto-emulsionante não iônica, água purificada.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vitaderme maior do que a recomendada?

Não há relatos de superdose, com efeitos sistêmicos, através do uso tópico destes tipos de preparados, porém, em casos de uso prolongado pode ocorrer hipervitaminose devido à presença da vitamina A.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível.

Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitaderme com outros remédios?

Pelo fato da vitamina A ser eminentemente oxidável, não utilizar com ou após um antisséptico de propriedades oxidantes.

Qual a ação da substância do Vitaderme (Palmitato de Retinol + Colecalciferol + Acetato de Racealfatocoferol + Alantoína)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Uma barreira cut&#xE2;nea saud&#xE1;vel e funcional &#xE9; um importante protetor contra a <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/desidratacao/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">desidrata&#xE7;&#xE3;o</a>, penetra&#xE7;&#xE3;o de v&#xE1;rios microorganismos, al&#xE9;rgenos, irritantes, esp&#xE9;cies reativas de oxig&#xEA;nio e radia&#xE7;&#xE3;o. Por esta raz&#xE3;o cuidados di&#xE1;rios com a pele podem aumentar sua regenera&#xE7;&#xE3;o, elasticidade e suavidade.</p> <p>A utiliza&#xE7;&#xE3;o de antioxidantes t&#xF3;picos, aliado ao uso de fotoprotetores, corresponde a uma abordagem integral, reduzindo a inflama&#xE7;&#xE3;o e prevenindo a forma&#xE7;&#xE3;o de rugas.</p> <p>A literatura mostra a aplica&#xE7;&#xE3;o das vitaminas A, D, E e alanto&#xED;na em diversas situa&#xE7;&#xF5;es, que v&#xE3;o desde o efeito hidratante ao tratamento de altera&#xE7;&#xF5;es cut&#xE2;neas diversas.</p> <p>Os antioxidantes, como vitaminas, reduzem a degrada&#xE7;&#xE3;o do <a href=\"https://consultaremedios.com.br/colagenos/c\" target=\"_blank\">col&#xE1;geno</a> atrav&#xE9;s da redu&#xE7;&#xE3;o da concentra&#xE7;&#xE3;o de radicais livres nos tecidos e podem ser utilizados como agentes t&#xF3;picos com a&#xE7;&#xE3;o <a href=\"https://consultaremedios.com.br/tratamentos/rosto/antienvelhecimento/c\" target=\"_blank\">antienvelhecimento</a>.</p> <p>As vitaminas com potencial <a href=\"https://consultaremedios.com.br/vitaminas-e-minerais/antioxidante/c\" target=\"_blank\">antioxidante</a> &#x2013; A e E podem, eventualmente, ter papel ben&#xE9;fico no tratamento de <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/dermatite-atopica/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">dermatite at&#xF3;pica</a>, visto que h&#xE1; rela&#xE7;&#xE3;o entre o <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/estresse/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">estresse</a> oxidativo e os baixos n&#xED;veis de antioxidantes com a patog&#xEA;nese da doen&#xE7;a, como foi sugerido em estudo-piloto em 2013, onde foram analisadas amostras de sangue de 25 pacientes com o diagn&#xF3;stico de dermatite at&#xF3;pica, com idades entre 10 e 60 anos, versus amostras de 25 pacientes saud&#xE1;veis.</p> <p>A vitamina E &#xE9; considerada como um dos principais antioxidantes por sua capacidade em penetrar na pele, fator relacionado ao baixo peso molecular. Suas a&#xE7;&#xF5;es compreendem a suaviza&#xE7;&#xE3;o da pele, aumentando a capacidade do estrato c&#xF3;rneo sobre a manuten&#xE7;&#xE3;o da umidade e acelera&#xE7;&#xE3;o da epiteliza&#xE7;&#xE3;o, al&#xE9;m de contribuir para a fotoprote&#xE7;&#xE3;o da pele.</p> <p>Revis&#xE3;o de Thiele <em>et al</em> sugere, baseado em evid&#xEA;ncias cient&#xED;ficas, o papel ben&#xE9;fico da vitamina E t&#xF3;pica em fotoprote&#xE7;&#xE3;o, al&#xE9;m de resultados positivos com a administra&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica da vitamina E antes da exposi&#xE7;&#xE3;o a raios ultravioletas reduzindo significativamente as respostas agudas da pele, tais como eritema e <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-edema-tipos-cerebral-pulmonar-etc-e-tratamento/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">edema</a>, forma&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas de queimadura solar, forma&#xE7;&#xE3;o de adutos de DNA, imunossupress&#xE3;o, bem como liga&#xE7;&#xE3;o induzida por UVA de fotossensibilizadores e quimioluminesc&#xEA;ncia.</p> <p>As rea&#xE7;&#xF5;es cut&#xE2;neas cr&#xF4;nicas devido &#xE0; exposi&#xE7;&#xE3;o prolongada a UVB / UVA tamb&#xE9;m foram diminu&#xED;das por formula&#xE7;&#xF5;es t&#xF3;picas de vitamina E. O estudo cl&#xED;nico de Bogenrieder <em>et al</em>, retrospectivo, com 30 pacientes apresentando granuloma anular, demonstrou o benef&#xED;cio do tratamento t&#xF3;pico de Vitamina E aplicado 2 ou 3 vezes ao dia no per&#xED;odo de 03 meses. Respostas foram observadas em 22 pacientes, com resolu&#xE7;&#xE3;o completa em 17 pacientes (57%) e parcial em 5 pacientes (17%). Os autores enfatizam a f&#xE1;cil administra&#xE7;&#xE3;o de tratamento, com uma boa rela&#xE7;&#xE3;o terap&#xEA;utica sem eventos adversos.</p> <p>Para avaliar sua efic&#xE1;cia no resultado cosm&#xE9;tico de incis&#xF5;es cir&#xFA;rgicas em pacientes submetidos a procedimentos eletivos com incis&#xE3;o inguinal (h&#xE9;rnia, hidrocele e criptorquidia), a vitamina E t&#xF3;pica (lipogel) foi aplicada antes e ap&#xF3;s a cirurgia por pelo menos 15 dias, tr&#xEA;s vezes ao dia no local da incis&#xE3;o, em um grupo de 228 pacientes (A), enquanto outro grupo de 200 pacientes recebeu tratamento t&#xF3;pico com emoliente padr&#xE3;o (petrolato) (B). Os resultados reportados foram recebidos por avalia&#xE7;&#xE3;o dos pais dos pacientes. Um question&#xE1;rio aplicado 10 dias ap&#xF3;s o procedimento mostrou que 96% dos pacientes que receberam a vitamina E t&#xF3;pica (grupo A), consideraram os resultados est&#xE1;ticos muito bons. Os 4% restantes, relataram o resultado como bom. Nenhum dos pacientes do grupo A desenvolveu queloides contra 6,5% do grupo controle, ap&#xF3;s 6 meses. N&#xE3;o houve infec&#xE7;&#xE3;o do s&#xED;tio operat&#xF3;rio.</p> <p>A mesma diferen&#xE7;a entre os grupos se manteve ap&#xF3;s seis meses, quando o inqu&#xE9;rito foi repetido. Foi verificado um melhor resultado cosm&#xE9;tico das cicatrizes com a utiliza&#xE7;&#xE3;o da vitamina E t&#xF3;pica, embasando seus efeitos na cicatriza&#xE7;&#xE3;o das feridas.</p> <p>Vitamina A (conhecida como retinol) apresenta efeito antioxidante, com papel importante na manuten&#xE7;&#xE3;o normal de diferencia&#xE7;&#xE3;o e crescimento epid&#xE9;rmico&amp;nbsp;podendo induzir a bioss&#xED;ntese do col&#xE1;geno e reduzir a express&#xE3;o de MMP1 (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/colagenase/bula\" target=\"_blank\">colagenase</a> 1). Encontra-se frequentemente utilizada em compostos de preven&#xE7;&#xE3;o aos efeitos da idade. Retinol tem efeitos positivos, extr&#xED;nsecos e intr&#xED;nsecos, sobre o envelhecimento da pele e sobre o metabolismo do col&#xE1;geno.</p> <p>Em estudo randomizado, duplo-cego, de Kafi <em>et al</em>, de 2007, com intuito de avaliar a efic&#xE1;cia da vitamina A t&#xF3;pica na melhoria dos sinais cl&#xED;nicos de envelhecimento da pele, foram selecionados 36 pacientes idosos, com idade m&#xED;nima de 80 anos, que n&#xE3;o estivessem em uso de corticosteroide t&#xF3;pico nas 2 semanas pr&#xE9;vias ao estudo, assim como, no caso das mulheres, em hormonioterapia 6 meses antes do estudo. O estudo concluiu pela melhora cl&#xED;nica no aspecto da pele al&#xE9;m do aumento de duas mol&#xE9;culas presentes na matriz, o procol&#xE1;geno I e GAG.</p> <p>A vitamina D exerce seus efeitos no organismo ap&#xF3;s duas metaboliza&#xE7;&#xF5;es, sendo inicialmente transformada em calcidiol (25-hidroxivitamina D) e, posteriormente, em <a href=\"https://consultaremedios.com.br/calcitriol/bula\" target=\"_blank\">calcitriol</a> (1,25-hidroxivitamina D), a forma ativa da vitamina D. Calcitriol modula a prolifera&#xE7;&#xE3;o e diferencia&#xE7;&#xE3;o de queratin&#xF3;citos e tem sido utilizado com intuito de normalizar a hiperprolifera&#xE7;&#xE3;o presente na pele com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/psoriase/c\" target=\"_blank\">psor&#xED;ase</a>.</p> <p>Oitenta e tr&#xEA;s pacientes do sexo feminino, com faixa de idade dos 18 a 45 anos (sendo que as de 45 anos n&#xE3;o apresentavam sintomas de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/saude-da-mulher/menopausa/c\" target=\"_blank\">menopausa</a> ou pr&#xE9;-menopausa), brancas e negras, foram recrutadas para a primeira fase do estudo cl&#xED;nico, selecionadas, atrav&#xE9;s dos crit&#xE9;rios de inclus&#xE3;o e exclus&#xE3;o, como popula&#xE7;&#xE3;o de pacientes que pudessem apresentar baixos n&#xED;veis s&#xE9;ricos de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/vitamina-d3\" target=\"_blank\">vitamina D3</a>, e, portanto, situa&#xE7;&#xE3;o em que a adi&#xE7;&#xE3;o de vitamina D3 t&#xF3;pica poderia ser ben&#xE9;fica.</p> <p>Em per&#xED;odo pr&#xE9;-estudo, na fase de sele&#xE7;&#xE3;o, as pacientes foram submetidas a <em>whashout</em>&amp;nbsp;de seus <a href=\"https://consultaremedios.com.br/cuidados-pessoais/hidratantes/c\" target=\"_blank\">hidratantes</a>, receberam produto para limpeza corporal e posterior avalia&#xE7;&#xE3;o de condut&#xE2;ncia cut&#xE2;nea. Os n&#xED;veis s&#xE9;ricos de 25 (OH) D variaram de 4,8 a 48,8 ng / mL com 19 indiv&#xED;duos classificados como deficientes (&lt;10 ng / mL), 53 como insuficientes (10-30 ng / mL) e 11 indiv&#xED;duos como suficientes (&gt; 30 ng / ML) com base na literatura publicada. N&#xED;veis s&#xE9;ricos de 25 (OH) D correlacionaramse com a condut&#xE2;ncia da pele (p = 0,02, ANOVA).</p> <p>Os valores m&#xE9;dios &#xB1; SEM foram de 7,9 &#xB1; 0,69 &#x3BC;S, 10,7 &#xB1; 0,72 &#x3BC;S e 13,0 &#xB1; 1,57 &#x3BC;S para indiv&#xED;duos deficientes, insuficientes e suficientes, respectivamente. Um subgrupo de 61 pacientes, consideradas em categorias de insuficientes ou deficientes e que concordaram em seguir com o teste, continuaram no estudo. Estas pacientes autoadministraram hidratante contendo 10 &#x3BC;g/g de vitamina D3 (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/colecalciferol-vitamina-d/pa\">colecalciferol</a>) em ve&#xED;culo, duas vezes ao dia nas pernas.</p> <p>O grupo controle recebeu apenas o ve&#xED;culo que consistiu de emuls&#xE3;o de &#xF3;leo em &#xE1;gua contendo <a href=\"https://consultaremedios.com.br/glicerina/pa\">glicerina</a>, petrolato e dimeticona. A aplica&#xE7;&#xE3;o foi realizada desde o joelho at&#xE9; o tornozelo. Durante o per&#xED;odo basal e na 3&#xAA; semana foram conduzidos teste de condut&#xE2;ncia cut&#xE2;nea, avalia&#xE7;&#xE3;o visual de ressecamento cut&#xE2;neo por especialistas (escala de 0-4) e atrav&#xE9;s de auto avalia&#xE7;&#xE3;o (escala de 0-10), com mascaramento de tratamento tanto para os investigadores como para as pacientes. As avalia&#xE7;&#xF5;es foram medidas em condi&#xE7;&#xF5;es controladas de temperatura e umidade. A adi&#xE7;&#xE3;o de vitamina D em uma f&#xF3;rmula hidratante melhorou significativamente (teste de sinais de Wilcoxon, p &lt; 0,05) a percep&#xE7;&#xE3;o cl&#xED;nica e de autoavalia&#xE7;&#xE3;o do ressecamento em avalia&#xE7;&#xE3;o da 3&#xAA; semana. A melhora da apar&#xEA;ncia de descama&#xE7;&#xE3;o tamb&#xE9;m foi estatisticamente significante (p &lt; 0,05, teste de sinais de Wilcoxon). Os autores encontraram tamb&#xE9;m um aumento significante em condut&#xE2;ncia.</p> <p>A alanto&#xED;na &#xE9; um composto org&#xE2;nico heteroc&#xED;clico, sendo utilizada em mais de 1376 produtos cosm&#xE9;ticos em concentra&#xE7;&#xF5;es de at&#xE9; 2% segundo revis&#xE3;o de seguran&#xE7;a de Becker <em>et al</em>. que conclu&#xED;ram pela seguran&#xE7;a do uso de alanto&#xED;na.</p> <p>A alanto&#xED;na sint&#xE9;tica &#xE9; id&#xEA;ntica &#xE0; alanto&#xED;na natural e considerada segura e n&#xE3;o t&#xF3;xica. Bioquimicamente, a alanto&#xED;na acelera a cicatriza&#xE7;&#xE3;o das feridas ao estimular o crescimento de novas c&#xE9;lulas da pele. Tradicionalmente &#xE9; utilizada no tratamento de feridas, <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/queimaduras/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">queimaduras</a> e cicatrizes, na redu&#xE7;&#xE3;o da inflama&#xE7;&#xE3;o, no al&#xED;vio da irrita&#xE7;&#xE3;o da pele, no tratamento de envelhecimento e da pele danificada. &#xC9; um anti-irritante natural e protetor cut&#xE2;neo, aumentando o conte&#xFA;do de &#xE1;gua da matriz extracelular e, assim, proporcionando suporte estrutural para as c&#xE9;lulas. Em produtos para o cuidado da pele, a alanto&#xED;na ajuda a hidratar e suavizar a pele, atuando como um queratinol&#xED;tico.</p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Farmacodin&#xE2;mica e farmacocin&#xE9;tica</h3> <h4> <a href=\"https://consultaremedios.com.br/palmitato-de-retinol/pa\">Palmitato de Retinol</a> (vitamina A)</h4> <p>As diferentes vitaminas A s&#xE3;o rapidamente absorvidas do trato gastrointestinal, mas a absor&#xE7;&#xE3;o pode ser reduzida na presen&#xE7;a de m&#xE1; absor&#xE7;&#xE3;o de gorduras, baixo consumo proteico, ou difun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica ou pancre&#xE1;tica.</p> <p>Os &#xE9;steres de vitamina A s&#xE3;o hidrolisados pelas enzimas pancre&#xE1;ticas para retinol que ent&#xE3;o &#xE9; absorvido e reesterificado. Um pouco do retinol &#xE9; armazenado no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a> e &#xE9; liberado na corrente sangu&#xED;nea na presen&#xE7;a de uma alfa1-globulina espec&#xED;fica (prote&#xED;na de liga&#xE7;&#xE3;o do retinol). O retinol que n&#xE3;o &#xE9; armazenado no f&#xED;gado sofre conjuga&#xE7;&#xE3;o glicur&#xF4;nica e subsequente oxida&#xE7;&#xE3;o para &#xE1;cido retin&#xF3;ico e retinal; esse e outros metab&#xF3;litos s&#xE3;o excretados na urina e nas fezes.</p> <p>A vitamina A n&#xE3;o se difunde rapidamente atrav&#xE9;s da placenta, mas est&#xE1; presente no leite materno.</p> <h4>Colecalciferol (vitamina D)</h4> <p>A vitamina D (toda a sua variedade de compostos) &#xE9; bem absorvida pelo trato gastrointestinal. A presen&#xE7;a de bile &#xE9; essencial para sua adequada absor&#xE7;&#xE3;o intestinal, a absor&#xE7;&#xE3;o pode ser reduzida em pacientes com diminu&#xED;da absor&#xE7;&#xE3;o de gorduras.</p> <p>Vitamina D e seus metab&#xF3;litos circulam no sangue ligado a uma alfa-globulina espec&#xED;fica e pode ser armazenada no tecido adiposo e muscular por longos per&#xED;odos, sua libera&#xE7;&#xE3;o &#xE9; lenta desses locais de armazenamento e a partir da pele, onde &#xE9; formada na presen&#xE7;a de luz solar ou da luz ultravioleta.</p> <p><a href=\"https://consultaremedios.com.br/ergocalciferol/pa\">Ergocalciferol</a> e colecalciferol possuem um lento in&#xED;cio e uma longa dura&#xE7;&#xE3;o de a&#xE7;&#xE3;o; <a href=\"https://consultaremedios.com.br/calcitriol/pa\">calcitriol</a> e seu an&#xE1;logo <a href=\"https://consultaremedios.com.br/alfacalcidol/pa\">alfacalcidol</a>, entretanto, possuem uma a&#xE7;&#xE3;o mais r&#xE1;pida e meias-vidas menores.</p> <p>Colecalciferol e ergocalciferol s&#xE3;o hidroxilados no f&#xED;gado pela enzima vitamina D 25-hidroxilase para a forma 25-hidroxicolecalciferol (calcifediol) e 25-hidroxiergocalciferol respectivamente. Esses compostos sofrem hidroxila&#xE7;&#xE3;o nos rins pela enzima vitamina D 1-hidroxilase para formar os metab&#xF3;litos ativos 1,25-dihidroxicolecalciferol (calcitriol) e 1,25-dihidroxiergocalciferol respectivamente. Al&#xE9;m disso, o metabolismo tamb&#xE9;m ocorre nos rins, incluindo a forma&#xE7;&#xE3;o dos 1,24,25-tri-hidroxi-derivados.</p> <p>Dos sint&#xE9;ticos an&#xE1;logos, alfacalcidol &#xE9; convertido rapidamente no f&#xED;gado para calcitriol, diidrotaquisterol &#xE9; tamb&#xE9;m hidroxilado no f&#xED;gado para sua forma ativa, o 25-hidroxidiidrotaquisterol.</p> <p>A vitamina D e seus metab&#xF3;litos em geral s&#xE3;o excretados principalmente na bile e fezes com apenas pequenas por&#xE7;&#xF5;es presentes na urina; existe alguma reciclagem entero-hep&#xE1;tica, mas considera-se ter uma desprez&#xED;vel contribui&#xE7;&#xE3;o no status da vitamina D.</p> <h4>Acetato de Tocoferol (vitamina E)</h4> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o da vitamina E do trato gastrointestinal &#xE9; dependente da presen&#xE7;a de bile sob uma condi&#xE7;&#xE3;o normal de funcionamento pancre&#xE1;tico. A quantidade de vitamina E absorvida varia amplamente entre 20% a 80% e parece diminuir &#xE0; medida que a dose &#xE9; aumentada.</p> <p>A vitamina E chega ao sangue atrav&#xE9;s dos quilom&#xED;crons na linfa e se ligam as lipoprote&#xED;nas betas. &#xC9; amplamente distribu&#xED;da por todos os tecidos do corpo e armazenada nos tecidos adiposos.</p> <p>Uma parte da vitamina E &#xE9; metabolizada no f&#xED;gado para glicuron&#xED;deos de &#xE1;cido tocofer&#xF4;nico e &#x263;-lactona; uma parte &#xE9; excretada atrav&#xE9;s da urina, mas a maior parte da dose &#xE9; lentamente excretada atrav&#xE9;s da bile.</p> <p>A vitamina E aparece na composi&#xE7;&#xE3;o do leite materno, por&#xE9;m &#xE9; mal transferida atrav&#xE9;s da placenta.</p> <h4>Alanto&#xED;na</h4> <p>A alanto&#xED;na &#xE9; um agente adstringente e queratol&#xED;tico presente em in&#xFA;meras prepara&#xE7;&#xF5;es farmac&#xEA;uticas para tratar v&#xE1;rias desordens de pele. Ela tamb&#xE9;m &#xE9; utilizada em prepara&#xE7;&#xF5;es para tratamento de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/hemorroidas/c\" target=\"_blank\">hemorroidas</a> e outras desordens no &#xE2;nus/reto.</p> <p>Na literatura m&#xE9;dica cientifica pesquisada n&#xE3;o foram encontradas informa&#xE7;&#xF5;es da alanto&#xED;na quanto &#xE0; farmacocin&#xE9;tica, provavelmente por seu uso ser em sua maioria em prepara&#xE7;&#xF5;es de uso t&#xF3;pico.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Vitaderme?

Conservar o produto em temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC.

O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, sendo que após este prazo de validade o produto pode não apresentar mais efeito terapêutico.

Não utilize medicamento vencido.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Creme homogêneo, isento de partículas estranhas.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Vitaderme

Registro MS N.º 1.0298.0212

Farm. Resp.:
Dr. José Carlos Módolo
CRF-SP N.º 10.446

Cristália&nbsp;Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda.
Rodovia Itapira-Lindóia, km 14 - Itapira-SP
CNPJ N.º 44.734.671/0001-51
Indústria Brasileira


SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente):
0800 701 19 18

Fabricante: Cristália

© 2021 Medicamento Lab.