EMS Expectuss

15mg/5mL, caixa com 1 frasco com 100mL de xarope de uso pediátrico

Princípio ativo
:
Cloridrato De Ambroxol
Classe Terapêutica
:
Expectorantes
Requer Receita
:
Não
Tipo de prescrição
:
Isento de Prescrição Médica
Categoria
:
Tosse
Especialidade
:
Pneumologia e Clínica Médica

Bula do medicamento

Expectuss, para o que é indicado e para o que serve?

Expectuss é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Como o Expectuss funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Expectuss favorece a expectora&#xE7;&#xE3;o, ou seja, ajuda na elimina&#xE7;&#xE3;o do catarro das vias respirat&#xF3;rias, alivia a <a href=\"https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/tosse/c\" target=\"_blank\">tosse</a>, desobstrui os br&#xF4;nquios e, devido ao leve efeito <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/anestesico-local\" target=\"_blank\">anest&#xE9;sico local</a>, alivia a irrita&#xE7;&#xE3;o da garganta associada &#xE0; <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/tosse-com-catarro\" target=\"_blank\">tosse com catarro</a>. O in&#xED;cio de a&#xE7;&#xE3;o ocorre em at&#xE9; 2 horas ap&#xF3;s o uso.</p> "}

Quais as contraindicações do Expectuss?

Você não deve usar Expectuss se tiver alergia ao cloridrato de ambroxol ou a outros componentes da fórmula e se tiver intolerância à frutose.

Como usar o Expectuss?

Meça a quantidade correta utilizando o copo dosador.

Expectuss pode ser ingerido com ou sem alimentos.

Xarope adulto

Adultos e adolescentes maiores de 12 anos

5mL por via oral, 3 vezes ao dia.

Este regime é adequado para o tratamento de doenças agudas do trato respiratório e para o tratamento inicial de condições crônicas até 14 dias.

Xarope pediátrico

Crianças abaixo de 2 anos

2,5mL – 2 vezes ao dia.

Crianças de 2 a 5 anos

2,5mL – 3 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos

5mL – 3 vezes ao dia.

A dose de Expectuss xarope pediátrico pode ser calculada à razão de 0,5 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, 3 vezes ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Expectuss?

{"tag":"hr","value":" <p>Continue tomando as pr&#xF3;ximas doses regularmente no hor&#xE1;rio habitual. N&#xE3;o duplique a dose na pr&#xF3;xima tomada.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Expectuss?

Expectuss xarope adulto e pediátrico contém 12 g de sorbitol por dose diária máxima recomendada (15 mL). Se você tiver intolerância à frutose, não deve usar este medicamento. EXPECTUSS® xarope pediátrico pode causar leve efeito laxativo.

Há relatos de muitos poucos casos de lesões cutâneas graves associadas a substâncias expectorantes como o cloridrato de ambroxol, que na maioria das vezes é explicada pela gravidade de outras doenças ou medicação concomitante. Durante a fase inicial dessas lesões, o paciente pode apresentar sintomas inespecíficos semelhantes ao de gripe, como febre, dores no corpo, rinite, tosse e dor de garganta e, confundido por estes sintomas, pode ocorrer de iniciar o tratamento com medicação para tosse e resfriado.

Assim, se aparecerem manchas na pele com placas elevadas, coceira e descamação na pele, por precaução, você deve interromper o tratamento e procurar um médico imediatamente.

Caso os sintomas não melhorem,&nbsp;ou piorem, durante o tratamento de problemas respiratórios agudos, procure orientação médica.

Este medicamento não contém açúcar, podendo ser utilizado por pacientes diabéticos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Expectuss?

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Disgeusia&nbsp;(alteração do paladar); hipoestesia da faringe (diminuição da sensibilidade da faringe); náusea (enjoo); hipoestesia oral (diminuição da sensibilidade da boca).

Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Vômitos; diarreia; dispepsia (indigestão); dor abdominal; boca seca.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Garganta seca; erupção cutânea (surgimento de manchas, coceira, placas elevadas, descamação na pele); urticária (placas vermelhas e elevadas na pele e com coceira).

Reações com frequência desconhecida

Reação/choque anafilático; hipersensibilidade (alergia); edema angioneurótico (inchaço dos lábios, língua e garganta); prurido (coceira).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial

Fertilidade, Gravidez e Amamentação

O cloridrato de ambroxol passa para a placenta e pode chegar ao bebê em gestação, mas não há evidências de efeitos prejudiciais ao bebê. O uso de cloridrato de ambroxol não é recomendado principalmente durante os três primeiros meses de gravidez. O cloridrato de ambroxol passa para o leite materno. Mesmo que não seja esperado nenhum efeito desfavorável para a criança amamentada, Expectuss não é recomendado se você estiver amamentando. Não há evidências de efeitos nocivos sobre a fertilidade

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Crianças

Expectuss somente deve ser administrado a pacientes pediátricos menores de 2 anos de idade sob prescrição médica.

Insuficiência renal

Se você tiver insuficiência renal, deverá consultar um médico antes de usar Expectuss.

Riscos

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\"><strong>N&#xE3;o use este medicamento em crian&#xE7;as menores de dois anos.</strong></p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Qual a composição do Expectuss?

Cada 5mL do xarope adulto contém

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Cloridrato de ambroxol*</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">30 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo** q.s.p.</p> </td> <td style=\"text-align:center\">5mL</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Equivalente a 27,4 mg de ambroxol.

**Veículo: sorbitol, glicerol, propilparabeno, metilparabeno, ácido cítrico, essência de framboesa, essência de hortelã, água purificada.

Cada 5mL do xarope pediátrico contém

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Cloridrato de ambroxol*</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">15mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo** q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">5mL</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Equivalente a 13,7 mg de ambroxol.

**Veículo: sorbitol, glicerol, propilparabeno, metilparabeno, ácido cítrico, essência de framboesa, água purificada.

Apresentação do&nbsp;Expectuss

{"tag":"hr","value":" <p>Xarope adulto de 30 mg/5 mL.</p> <p>Frascos contendo 100 mL ou 120 mL acompanhados de copo dosador.</p> <p><strong>Uso oral.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Expectuss maior do que a recomendada?

Até o momento não se conhecem sintomas específicos de intoxicação por dose excessiva de cloridrato de&nbsp;ambroxol xarope.

Com base em superdose acidental e/ou relatos de erros na medicação, os sintomas observados são os efeitos adversos conhecidos de cloridrato de ambroxol nas doses recomendadas e pode ser necessário tratamento sintomático.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Expectuss com outros remédios?

Não se conhecem interações prejudiciais com outras medicações.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Expectuss (Cloridrato de Ambroxol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Em avalia&#xE7;&#xE3;o da preven&#xE7;&#xE3;o de recorr&#xEA;ncia de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/bronquite/c\" target=\"_blank\">bronquite</a> ao longo de 12 meses, ambroxol (118 pacientes) manteve a preven&#xE7;&#xE3;o em 63%, dos pacientes mais graves, em compara&#xE7;&#xE3;o com 38% dos pacientes que receberam placebo (123 pacientes). Esta diferen&#xE7;a foi estatisticamente significante (p=0,038). Os eventos adversos possivelmente relacionados ao tratamento foram relatados por 8,5% dos pacientes com ambroxol e 9,8% dos pacientes com placebo.<sup>1</sup></p> <p>Um estudo a longo prazo, duplo-cego e controlado por placebo em 173 pacientes com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/bronquite-cronica\" target=\"_blank\">bronquite cr&#xF4;nica</a> tratados com c&#xE1;psulas de ambroxol de libera&#xE7;&#xE3;o controlada foi realizado com doses di&#xE1;rias de 75 mg de ambroxol (uma vez ao dia) por 2 anos. Houve uma melhora estatisticamente significante nos par&#xE2;metros&amp;nbsp;de fun&#xE7;&#xE3;o pulmonar (capacidade vital - p=0,001, FEV1 &#x2013; p=0,05,e taxa de fluxo de pico &#x2013; p=0,001) e al&#xED;vio evidente nos sintomas subjetivos (dispneia, tosse e dificuldade na expectora&#xE7;&#xE3;o).<sup>2</sup></p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Bensi G Efficacy of twelve-month therapy with oral ambroxol in preventing exacerbations in patients with chronic bronchitis: double-blind, randomized, multicenter placebo controlled study (the AMETHIST trial). Chest 112 (3) (Suppl), 22S (1997)</span><br> <span style=\"font-size:11px\">2. Cegla UH. Long-term therapy over two years with ambroxol (Mucosolvan&#xAE;) retard capsules in patients with chronic bronchitis. Results of a double-blind study in 180 patients. Prax. Klin. PneumoI1988;42:715-721.</span></br></p> <h2>Caracter&#xED;ticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Farmacodin&#xE2;mica</h3> <p>Em estudos pr&#xE9;-cl&#xED;nicos, o Cloridrato de Ambroxol, princ&#xED;pio ativo do Cloridrato de Ambroxol, demonstrou aumentar a secre&#xE7;&#xE3;o das vias respirat&#xF3;rias, o que potencializa a produ&#xE7;&#xE3;o de surfactante pulmonar e estimula a atividade ciliar. Estas a&#xE7;&#xF5;es resultam na melhora do fluxo e do transporte de muco (depura&#xE7;&#xE3;o ou <em>clearance </em>mucociliar). A melhora da depura&#xE7;&#xE3;o mucociliar foi demonstrada em estudos farmacol&#xF3;gicos cl&#xED;nicos. O aumento da secre&#xE7;&#xE3;o fluida e da depura&#xE7;&#xE3;o mucociliar facilita a expectora&#xE7;&#xE3;o e alivia a tosse.</p> <p>Em pacientes que sofrem de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/dpoc/c\" target=\"_blank\"/><a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/doenca-pulmonar-obstrutiva\" target=\"_blank\">doen&#xE7;a pulmonar obstrutiva</a> cr&#xF4;nica, o tratamento a longo prazo (6 meses) com Cloridrato de Ambroxol 24 HRS resultou em uma redu&#xE7;&#xE3;o significativa das exacerba&#xE7;&#xF5;es que se tornou evidente ap&#xF3;s 2 meses de tratamento. Os pacientes do grupo tratado com Cloridrato de Ambroxol 24 HRS&amp;nbsp;perderam significativamente menos dias por motivo de doen&#xE7;a e precisaram de menos dias quando necessitaram de tratamento com antibi&#xF3;tico. O tratamento com Cloridrato de Ambroxol 24 HRS tamb&#xE9;m induziu a uma melhora estatisticamente significante dos sintomas (dificuldade de expectora&#xE7;&#xE3;o, tosse, dispneia, sinais auscultat&#xF3;rios) em compara&#xE7;&#xE3;o ao placebo.</p> <p>Observou-se um efeito <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/anestesico-local\" target=\"_blank\">anest&#xE9;sico local</a> do Cloridrato de Ambroxol em modelo de olho do coelho que pode ser explicado pelas propriedades bloqueadoras do canal de s&#xF3;dio. Demonstrou-se<em> in vitro </em>que o Cloridrato de Ambroxol bloqueia os canais neuronais clonados de s&#xF3;dio; a liga&#xE7;&#xE3;o foi revers&#xED;vel e dependente da concentra&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>A libera&#xE7;&#xE3;o de citocina sangu&#xED;nea, assim como das c&#xE9;lulas mononucleares e polimorfonucleares ligadas ao tecido, foi significativamente reduzida<em> in vitro</em> pelo Cloridrato de Ambroxol.</p> <p>Em estudos cl&#xED;nicos em pacientes com dor de garganta, foram reduzidos significantemente a dor e o rubor far&#xED;ngeos.</p> <p>Estas propriedades farmacol&#xF3;gicas est&#xE3;o em conformidade com a observa&#xE7;&#xE3;o em estudos cl&#xED;nicos anteriores de efic&#xE1;cia do Cloridrato de Ambroxol no tratamento de sintomas do trato respirat&#xF3;rio superior, nos quais o Cloridrato de Ambroxol conduziu ao r&#xE1;pido al&#xED;vio da dor e do desconforto relacionado &#xE0; dor na regi&#xE3;o dos ouvidos-nariz-traqueia ap&#xF3;s inala&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>Todas estas propriedades farmacol&#xF3;gicas combinadas facultam as formas de a&#xE7;&#xE3;o de Cloridrato de Ambroxol xarope. Primeiro, aliviando a irrita&#xE7;&#xE3;o e o desconforto da mucosa inflamada da garganta, gra&#xE7;as aos efeitos hidratante e anest&#xE9;sico locais promovidos pela constitui&#xE7;&#xE3;o do xarope. Em seguida, Cloridrato de Ambroxol xarope atua sobre os br&#xF4;nquios exercendo seu principal benef&#xED;cio - facilitando a expectora&#xE7;&#xE3;o do muco e aliviando a tosse produtiva, protegendo do ac&#xFA;mulo de muco e contribuindo para a recupera&#xE7;&#xE3;o do paciente.</p> <p>Ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o de Cloridrato de Ambroxol as concentra&#xE7;&#xF5;es de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c\" target=\"_blank\">antibi&#xF3;ticos</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/amoxicilina/bula\" target=\"_blank\">amoxicilina</a>, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/cefuroxima/bula\" target=\"_blank\">cefuroxima</a>, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/eritromicina/bula\" target=\"_blank\">eritromicina</a>) nas secre&#xE7;&#xF5;es broncopulmonares e no catarro aumentaram.</p> <p>O in&#xED;cio de a&#xE7;&#xE3;o de Cloridrato de Ambroxol gotas e xarope ocorre em at&#xE9; 2 horas ap&#xF3;s o uso.</p> <p>Os efeitos de Cloridrato de Ambroxol 24 HRS come&#xE7;am logo nos primeiros dias de tratamento.</p> <h3>Farmacocin&#xE9;tica</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o das formas orais de Cloridrato de Ambroxol de libera&#xE7;&#xE3;o imediata &#xE9; r&#xE1;pida e completa, com linearidade de doses dentro dos limites terap&#xEA;uticos. A concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica m&#xE1;xima &#xE9; alcan&#xE7;ada em 1 a 2,5 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral da formula&#xE7;&#xE3;o de libera&#xE7;&#xE3;o imediata e ap&#xF3;s uma mediana de 6,5 horas para formula&#xE7;&#xE3;o de libera&#xE7;&#xE3;o controlada.</p> <p>As c&#xE1;psulas de libera&#xE7;&#xE3;o controlada apresentaram uma disponibilidade relativa de 95% (normalizada para a dose) em compara&#xE7;&#xE3;o com uma dose di&#xE1;ria de 60 mg (30 mg duas vezes ao dia) administrada como comprimidos de libera&#xE7;&#xE3;o imediata.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A distribui&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Ambroxol do sangue at&#xE9; o tecido &#xE9; r&#xE1;pida e acentuada, sendo a maior concentra&#xE7;&#xE3;o da subst&#xE2;ncia ativa encontrada nos pulm&#xF5;es. O volume de distribui&#xE7;&#xE3;o ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral foi estimado em 552 litros. Dentro das faixas terap&#xEA;uticas, a liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas encontrada foi de aproximadamente 90%.</p> <h4>Metabolismo e Elimina&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>Em torno de 30% de uma dose oral administrada &#xE9; eliminada pelo metabolismo de primeira passagem hep&#xE1;tica. O Cloridrato de Ambroxol &#xE9; metabolizado fundamentalmente no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a>, por glicuronida&#xE7;&#xE3;o e clivagem para &#xE1;cido dibromantran&#xED;lico (cerca de 10% da dose), al&#xE9;m de alguns metab&#xF3;litos menos importantes.</p> <p>Estudos em microssomas hep&#xE1;ticos humanos demonstram que a CYP3A4 &#xE9; respons&#xE1;vel pela metaboliza&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Ambroxol para &#xE1;cido dibromantran&#xED;lico. Dentro de 3 dias ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral, cerca de 6% da dose &#xE9; encontrada na forma livre, enquanto cerca de 26% da dose &#xE9; recuperada na forma conjugada na urina.</p> <p>O Cloridrato de Ambroxol &#xE9; eliminado com uma meia-vida terminal de elimina&#xE7;&#xE3;o de aproximadamente 10 horas. A depura&#xE7;&#xE3;o total est&#xE1; em torno de 660 ml/min, sendo a depura&#xE7;&#xE3;o renal respons&#xE1;vel por cerca de 8% da depura&#xE7;&#xE3;o total. Estima-se que a quantidade da dose excretada na urina ap&#xF3;s 5 dias representa cerca de 83% da dose total (radioatividade).</p> <h4>Farmacocin&#xE9;tica em popula&#xE7;&#xF5;es especiais</h4> <p>Em pacientes com disfun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica, a elimina&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Ambroxol est&#xE1; diminu&#xED;da, resultando em n&#xED;veis plasm&#xE1;ticos aumentados em cerca de 1,3 a 2 vezes. Em raz&#xE3;o da elevada faixa terap&#xEA;utica do Cloridrato de Ambroxol, ajustes da dose n&#xE3;o s&#xE3;o necess&#xE1;rios.</p> <h4>Outros</h4> <p>A idade e o sexo n&#xE3;o afetaram a farmacocin&#xE9;tica do Cloridrato de Ambroxol em extens&#xE3;o clinicamente relevante e, portanto n&#xE3;o &#xE9; necess&#xE1;rio ajuste do regime posol&#xF3;gico.</p> <p>N&#xE3;o se identificou que a alimenta&#xE7;&#xE3;o influencie a biodisponibilidade do Cloridrato de Ambroxol.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Expectuss?

Mantenha o medicamento em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), em local seco e protegido da luz.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do Expectuss

Expectuss xarope adulto é um líquido de aspecto límpido, com sabor e odor de hortelã-framboesa, isento de partículas e impurezas.

Expectuss xarope pediátrico é um líquido de aspecto límpido, com sabor e odor de framboesa, isento de partículas e material estranho.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Expectuss

Reg. MS nº 1.0235.0099

Farm. Resp.:
Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF-SP nº 19.710

EMS S/A
Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901 – Hortolândia/SP
CNPJ: 57.507.378/0003-65
Indústria brasileira.




Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC):
0800-191914

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

30mg/5mL, caixa com 1 frasco com 100mL de xarope de uso adulto

Princípio ativo
:
Cloridrato De Ambroxol
Classe Terapêutica
:
Expectorantes
Requer Receita
:
Não
Tipo de prescrição
:
Isento de Prescrição Médica
Categoria
:
Tosse
Especialidade
:
Pneumologia e Clínica Médica

Bula do medicamento

Expectuss, para o que é indicado e para o que serve?

Expectuss é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Como o Expectuss funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>Expectuss favorece a expectora&#xE7;&#xE3;o, ou seja, ajuda na elimina&#xE7;&#xE3;o do catarro das vias respirat&#xF3;rias, alivia a <a href=\"https://consultaremedios.com.br/gripes-e-resfriados/tosse/c\" target=\"_blank\">tosse</a>, desobstrui os br&#xF4;nquios e, devido ao leve efeito <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/anestesico-local\" target=\"_blank\">anest&#xE9;sico local</a>, alivia a irrita&#xE7;&#xE3;o da garganta associada &#xE0; <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/tosse-com-catarro\" target=\"_blank\">tosse com catarro</a>. O in&#xED;cio de a&#xE7;&#xE3;o ocorre em at&#xE9; 2 horas ap&#xF3;s o uso.</p> "}

Quais as contraindicações do Expectuss?

Você não deve usar Expectuss se tiver alergia ao cloridrato de ambroxol ou a outros componentes da fórmula e se tiver intolerância à frutose.

Como usar o Expectuss?

Meça a quantidade correta utilizando o copo dosador.

Expectuss pode ser ingerido com ou sem alimentos.

Xarope adulto

Adultos e adolescentes maiores de 12 anos

5mL por via oral, 3 vezes ao dia.

Este regime é adequado para o tratamento de doenças agudas do trato respiratório e para o tratamento inicial de condições crônicas até 14 dias.

Xarope pediátrico

Crianças abaixo de 2 anos

2,5mL – 2 vezes ao dia.

Crianças de 2 a 5 anos

2,5mL – 3 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos

5mL – 3 vezes ao dia.

A dose de Expectuss xarope pediátrico pode ser calculada à razão de 0,5 mg de ambroxol por quilograma de peso corpóreo, 3 vezes ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Expectuss?

{"tag":"hr","value":" <p>Continue tomando as pr&#xF3;ximas doses regularmente no hor&#xE1;rio habitual. N&#xE3;o duplique a dose na pr&#xF3;xima tomada.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Expectuss?

Expectuss xarope adulto e pediátrico contém 12 g de sorbitol por dose diária máxima recomendada (15 mL). Se você tiver intolerância à frutose, não deve usar este medicamento. EXPECTUSS® xarope pediátrico pode causar leve efeito laxativo.

Há relatos de muitos poucos casos de lesões cutâneas graves associadas a substâncias expectorantes como o cloridrato de ambroxol, que na maioria das vezes é explicada pela gravidade de outras doenças ou medicação concomitante. Durante a fase inicial dessas lesões, o paciente pode apresentar sintomas inespecíficos semelhantes ao de gripe, como febre, dores no corpo, rinite, tosse e dor de garganta e, confundido por estes sintomas, pode ocorrer de iniciar o tratamento com medicação para tosse e resfriado.

Assim, se aparecerem manchas na pele com placas elevadas, coceira e descamação na pele, por precaução, você deve interromper o tratamento e procurar um médico imediatamente.

Caso os sintomas não melhorem,&nbsp;ou piorem, durante o tratamento de problemas respiratórios agudos, procure orientação médica.

Este medicamento não contém açúcar, podendo ser utilizado por pacientes diabéticos.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Expectuss?

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Disgeusia&nbsp;(alteração do paladar); hipoestesia da faringe (diminuição da sensibilidade da faringe); náusea (enjoo); hipoestesia oral (diminuição da sensibilidade da boca).

Reações incomuns (ocorrem entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Vômitos; diarreia; dispepsia (indigestão); dor abdominal; boca seca.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Garganta seca; erupção cutânea (surgimento de manchas, coceira, placas elevadas, descamação na pele); urticária (placas vermelhas e elevadas na pele e com coceira).

Reações com frequência desconhecida

Reação/choque anafilático; hipersensibilidade (alergia); edema angioneurótico (inchaço dos lábios, língua e garganta); prurido (coceira).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

População Especial

Fertilidade, Gravidez e Amamentação

O cloridrato de ambroxol passa para a placenta e pode chegar ao bebê em gestação, mas não há evidências de efeitos prejudiciais ao bebê. O uso de cloridrato de ambroxol não é recomendado principalmente durante os três primeiros meses de gravidez. O cloridrato de ambroxol passa para o leite materno. Mesmo que não seja esperado nenhum efeito desfavorável para a criança amamentada, Expectuss não é recomendado se você estiver amamentando. Não há evidências de efeitos nocivos sobre a fertilidade

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Crianças

Expectuss somente deve ser administrado a pacientes pediátricos menores de 2 anos de idade sob prescrição médica.

Insuficiência renal

Se você tiver insuficiência renal, deverá consultar um médico antes de usar Expectuss.

Riscos

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\"><strong>N&#xE3;o use este medicamento em crian&#xE7;as menores de dois anos.</strong></p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Qual a composição do Expectuss?

Cada 5mL do xarope adulto contém

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Cloridrato de ambroxol*</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">30 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo** q.s.p.</p> </td> <td style=\"text-align:center\">5mL</td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Equivalente a 27,4 mg de ambroxol.

**Veículo: sorbitol, glicerol, propilparabeno, metilparabeno, ácido cítrico, essência de framboesa, essência de hortelã, água purificada.

Cada 5mL do xarope pediátrico contém

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Cloridrato de ambroxol*</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">15mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Ve&#xED;culo** q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">5mL</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

*Equivalente a 13,7 mg de ambroxol.

**Veículo: sorbitol, glicerol, propilparabeno, metilparabeno, ácido cítrico, essência de framboesa, água purificada.

Apresentação do&nbsp;Expectuss

{"tag":"hr","value":" <p>Xarope adulto de 30 mg/5 mL.</p> <p>Frascos contendo 100 mL ou 120 mL acompanhados de copo dosador.</p> <p><strong>Uso oral.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Expectuss maior do que a recomendada?

Até o momento não se conhecem sintomas específicos de intoxicação por dose excessiva de cloridrato de&nbsp;ambroxol xarope.

Com base em superdose acidental e/ou relatos de erros na medicação, os sintomas observados são os efeitos adversos conhecidos de cloridrato de ambroxol nas doses recomendadas e pode ser necessário tratamento sintomático.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Expectuss com outros remédios?

Não se conhecem interações prejudiciais com outras medicações.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Qual a ação da substância do Expectuss (Cloridrato de Ambroxol)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>Em avalia&#xE7;&#xE3;o da preven&#xE7;&#xE3;o de recorr&#xEA;ncia de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/bronquite/c\" target=\"_blank\">bronquite</a> ao longo de 12 meses, ambroxol (118 pacientes) manteve a preven&#xE7;&#xE3;o em 63%, dos pacientes mais graves, em compara&#xE7;&#xE3;o com 38% dos pacientes que receberam placebo (123 pacientes). Esta diferen&#xE7;a foi estatisticamente significante (p=0,038). Os eventos adversos possivelmente relacionados ao tratamento foram relatados por 8,5% dos pacientes com ambroxol e 9,8% dos pacientes com placebo.<sup>1</sup></p> <p>Um estudo a longo prazo, duplo-cego e controlado por placebo em 173 pacientes com <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/bronquite-cronica\" target=\"_blank\">bronquite cr&#xF4;nica</a> tratados com c&#xE1;psulas de ambroxol de libera&#xE7;&#xE3;o controlada foi realizado com doses di&#xE1;rias de 75 mg de ambroxol (uma vez ao dia) por 2 anos. Houve uma melhora estatisticamente significante nos par&#xE2;metros&amp;nbsp;de fun&#xE7;&#xE3;o pulmonar (capacidade vital - p=0,001, FEV1 &#x2013; p=0,05,e taxa de fluxo de pico &#x2013; p=0,001) e al&#xED;vio evidente nos sintomas subjetivos (dispneia, tosse e dificuldade na expectora&#xE7;&#xE3;o).<sup>2</sup></p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Bensi G Efficacy of twelve-month therapy with oral ambroxol in preventing exacerbations in patients with chronic bronchitis: double-blind, randomized, multicenter placebo controlled study (the AMETHIST trial). Chest 112 (3) (Suppl), 22S (1997)</span><br> <span style=\"font-size:11px\">2. Cegla UH. Long-term therapy over two years with ambroxol (Mucosolvan&#xAE;) retard capsules in patients with chronic bronchitis. Results of a double-blind study in 180 patients. Prax. Klin. PneumoI1988;42:715-721.</span></br></p> <h2>Caracter&#xED;ticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>Farmacodin&#xE2;mica</h3> <p>Em estudos pr&#xE9;-cl&#xED;nicos, o Cloridrato de Ambroxol, princ&#xED;pio ativo do Cloridrato de Ambroxol, demonstrou aumentar a secre&#xE7;&#xE3;o das vias respirat&#xF3;rias, o que potencializa a produ&#xE7;&#xE3;o de surfactante pulmonar e estimula a atividade ciliar. Estas a&#xE7;&#xF5;es resultam na melhora do fluxo e do transporte de muco (depura&#xE7;&#xE3;o ou <em>clearance </em>mucociliar). A melhora da depura&#xE7;&#xE3;o mucociliar foi demonstrada em estudos farmacol&#xF3;gicos cl&#xED;nicos. O aumento da secre&#xE7;&#xE3;o fluida e da depura&#xE7;&#xE3;o mucociliar facilita a expectora&#xE7;&#xE3;o e alivia a tosse.</p> <p>Em pacientes que sofrem de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-respiratorio/dpoc/c\" target=\"_blank\"/><a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/doenca-pulmonar-obstrutiva\" target=\"_blank\">doen&#xE7;a pulmonar obstrutiva</a> cr&#xF4;nica, o tratamento a longo prazo (6 meses) com Cloridrato de Ambroxol 24 HRS resultou em uma redu&#xE7;&#xE3;o significativa das exacerba&#xE7;&#xF5;es que se tornou evidente ap&#xF3;s 2 meses de tratamento. Os pacientes do grupo tratado com Cloridrato de Ambroxol 24 HRS&amp;nbsp;perderam significativamente menos dias por motivo de doen&#xE7;a e precisaram de menos dias quando necessitaram de tratamento com antibi&#xF3;tico. O tratamento com Cloridrato de Ambroxol 24 HRS tamb&#xE9;m induziu a uma melhora estatisticamente significante dos sintomas (dificuldade de expectora&#xE7;&#xE3;o, tosse, dispneia, sinais auscultat&#xF3;rios) em compara&#xE7;&#xE3;o ao placebo.</p> <p>Observou-se um efeito <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/anestesico-local\" target=\"_blank\">anest&#xE9;sico local</a> do Cloridrato de Ambroxol em modelo de olho do coelho que pode ser explicado pelas propriedades bloqueadoras do canal de s&#xF3;dio. Demonstrou-se<em> in vitro </em>que o Cloridrato de Ambroxol bloqueia os canais neuronais clonados de s&#xF3;dio; a liga&#xE7;&#xE3;o foi revers&#xED;vel e dependente da concentra&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>A libera&#xE7;&#xE3;o de citocina sangu&#xED;nea, assim como das c&#xE9;lulas mononucleares e polimorfonucleares ligadas ao tecido, foi significativamente reduzida<em> in vitro</em> pelo Cloridrato de Ambroxol.</p> <p>Em estudos cl&#xED;nicos em pacientes com dor de garganta, foram reduzidos significantemente a dor e o rubor far&#xED;ngeos.</p> <p>Estas propriedades farmacol&#xF3;gicas est&#xE3;o em conformidade com a observa&#xE7;&#xE3;o em estudos cl&#xED;nicos anteriores de efic&#xE1;cia do Cloridrato de Ambroxol no tratamento de sintomas do trato respirat&#xF3;rio superior, nos quais o Cloridrato de Ambroxol conduziu ao r&#xE1;pido al&#xED;vio da dor e do desconforto relacionado &#xE0; dor na regi&#xE3;o dos ouvidos-nariz-traqueia ap&#xF3;s inala&#xE7;&#xE3;o.</p> <p>Todas estas propriedades farmacol&#xF3;gicas combinadas facultam as formas de a&#xE7;&#xE3;o de Cloridrato de Ambroxol xarope. Primeiro, aliviando a irrita&#xE7;&#xE3;o e o desconforto da mucosa inflamada da garganta, gra&#xE7;as aos efeitos hidratante e anest&#xE9;sico locais promovidos pela constitui&#xE7;&#xE3;o do xarope. Em seguida, Cloridrato de Ambroxol xarope atua sobre os br&#xF4;nquios exercendo seu principal benef&#xED;cio - facilitando a expectora&#xE7;&#xE3;o do muco e aliviando a tosse produtiva, protegendo do ac&#xFA;mulo de muco e contribuindo para a recupera&#xE7;&#xE3;o do paciente.</p> <p>Ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o de Cloridrato de Ambroxol as concentra&#xE7;&#xF5;es de <a href=\"https://consultaremedios.com.br/infeccoes/antibioticos/c\" target=\"_blank\">antibi&#xF3;ticos</a> (<a href=\"https://consultaremedios.com.br/amoxicilina/bula\" target=\"_blank\">amoxicilina</a>, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/cefuroxima/bula\" target=\"_blank\">cefuroxima</a>, <a href=\"https://consultaremedios.com.br/eritromicina/bula\" target=\"_blank\">eritromicina</a>) nas secre&#xE7;&#xF5;es broncopulmonares e no catarro aumentaram.</p> <p>O in&#xED;cio de a&#xE7;&#xE3;o de Cloridrato de Ambroxol gotas e xarope ocorre em at&#xE9; 2 horas ap&#xF3;s o uso.</p> <p>Os efeitos de Cloridrato de Ambroxol 24 HRS come&#xE7;am logo nos primeiros dias de tratamento.</p> <h3>Farmacocin&#xE9;tica</h3> <h4>Absor&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o das formas orais de Cloridrato de Ambroxol de libera&#xE7;&#xE3;o imediata &#xE9; r&#xE1;pida e completa, com linearidade de doses dentro dos limites terap&#xEA;uticos. A concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica m&#xE1;xima &#xE9; alcan&#xE7;ada em 1 a 2,5 horas ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral da formula&#xE7;&#xE3;o de libera&#xE7;&#xE3;o imediata e ap&#xF3;s uma mediana de 6,5 horas para formula&#xE7;&#xE3;o de libera&#xE7;&#xE3;o controlada.</p> <p>As c&#xE1;psulas de libera&#xE7;&#xE3;o controlada apresentaram uma disponibilidade relativa de 95% (normalizada para a dose) em compara&#xE7;&#xE3;o com uma dose di&#xE1;ria de 60 mg (30 mg duas vezes ao dia) administrada como comprimidos de libera&#xE7;&#xE3;o imediata.</p> <h4>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>A distribui&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Ambroxol do sangue at&#xE9; o tecido &#xE9; r&#xE1;pida e acentuada, sendo a maior concentra&#xE7;&#xE3;o da subst&#xE2;ncia ativa encontrada nos pulm&#xF5;es. O volume de distribui&#xE7;&#xE3;o ap&#xF3;s administra&#xE7;&#xE3;o oral foi estimado em 552 litros. Dentro das faixas terap&#xEA;uticas, a liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas encontrada foi de aproximadamente 90%.</p> <h4>Metabolismo e Elimina&#xE7;&#xE3;o</h4> <p>Em torno de 30% de uma dose oral administrada &#xE9; eliminada pelo metabolismo de primeira passagem hep&#xE1;tica. O Cloridrato de Ambroxol &#xE9; metabolizado fundamentalmente no <a href=\"https://consultaremedios.com.br/aparelho-digestivo/figado/c\" target=\"_blank\">f&#xED;gado</a>, por glicuronida&#xE7;&#xE3;o e clivagem para &#xE1;cido dibromantran&#xED;lico (cerca de 10% da dose), al&#xE9;m de alguns metab&#xF3;litos menos importantes.</p> <p>Estudos em microssomas hep&#xE1;ticos humanos demonstram que a CYP3A4 &#xE9; respons&#xE1;vel pela metaboliza&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Ambroxol para &#xE1;cido dibromantran&#xED;lico. Dentro de 3 dias ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o oral, cerca de 6% da dose &#xE9; encontrada na forma livre, enquanto cerca de 26% da dose &#xE9; recuperada na forma conjugada na urina.</p> <p>O Cloridrato de Ambroxol &#xE9; eliminado com uma meia-vida terminal de elimina&#xE7;&#xE3;o de aproximadamente 10 horas. A depura&#xE7;&#xE3;o total est&#xE1; em torno de 660 ml/min, sendo a depura&#xE7;&#xE3;o renal respons&#xE1;vel por cerca de 8% da depura&#xE7;&#xE3;o total. Estima-se que a quantidade da dose excretada na urina ap&#xF3;s 5 dias representa cerca de 83% da dose total (radioatividade).</p> <h4>Farmacocin&#xE9;tica em popula&#xE7;&#xF5;es especiais</h4> <p>Em pacientes com disfun&#xE7;&#xE3;o hep&#xE1;tica, a elimina&#xE7;&#xE3;o do Cloridrato de Ambroxol est&#xE1; diminu&#xED;da, resultando em n&#xED;veis plasm&#xE1;ticos aumentados em cerca de 1,3 a 2 vezes. Em raz&#xE3;o da elevada faixa terap&#xEA;utica do Cloridrato de Ambroxol, ajustes da dose n&#xE3;o s&#xE3;o necess&#xE1;rios.</p> <h4>Outros</h4> <p>A idade e o sexo n&#xE3;o afetaram a farmacocin&#xE9;tica do Cloridrato de Ambroxol em extens&#xE3;o clinicamente relevante e, portanto n&#xE3;o &#xE9; necess&#xE1;rio ajuste do regime posol&#xF3;gico.</p> <p>N&#xE3;o se identificou que a alimenta&#xE7;&#xE3;o influencie a biodisponibilidade do Cloridrato de Ambroxol.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Expectuss?

Mantenha o medicamento em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), em local seco e protegido da luz.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do Expectuss

Expectuss xarope adulto é um líquido de aspecto límpido, com sabor e odor de hortelã-framboesa, isento de partículas e impurezas.

Expectuss xarope pediátrico é um líquido de aspecto límpido, com sabor e odor de framboesa, isento de partículas e material estranho.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Expectuss

Reg. MS nº 1.0235.0099

Farm. Resp.:
Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF-SP nº 19.710

EMS S/A
Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 08
Bairro Chácara Assay
CEP 13186-901 – Hortolândia/SP
CNPJ: 57.507.378/0003-65
Indústria brasileira.




Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC):
0800-191914

Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

Fabricante: EMS

© 2021 Medicamento Lab.