Theraskin Vitacid

0,25mg/g, caixa com 1 bisnaga com 25g de gel de uso dermatológico

Princípio ativo
:
Tretinoína
Classe Terapêutica
:
Antiacneicos Tópicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Acne
Especialidade
:
Dermatologia e Oncologia

Bula do medicamento

Mensagens de Alerta

Leia este folheto informativo cuidadosamente antes de iniciar o uso deste medicamento.

Guarde este folheto informativo. Pode ser necessário consultá-lo novamente. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi prescrito especificamente para você. Não deixe que outras pessoas o usem – ele poderá fazer mal a elas, mesmo se os sintomas que elas apresentam parecerem ser os mesmos que você apresenta.

Vitacid, para o que é indicado e para o que serve?

Vitacid® é indicado somente para uso tópico, em adultos e pacientes acima de 12 anos.

Vitacid® é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causado pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) e espinhas (pápulas e pústulas).

Como o Vitacid funciona?

{"tag":"hr","value":" <h3>Gel / Creme</h3> <p>A <a href=\"https://consultaremedios.com.br/tretinoina/bula\" target=\"_blank\">tretino&#xED;na</a> &#xE9; uma subst&#xE2;ncia da fam&#xED;lia da vitamina A, que regula o crescimento e a diferencia&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epiteliais e apresenta a&#xE7;&#xF5;es anti-inflamat&#xF3;rias t&#xF3;picas.</p> <h3><u>Exclusivo Gel</u></h3> <p>No tratamento da acne, pode-se observar a a&#xE7;&#xE3;o terap&#xEA;utica do produto ap&#xF3;s a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. J&#xE1; no fotoenvelhecimento, o resultado do tratamento &#xE9; evidenciado ap&#xF3;s 24 semanas de uso.</p> "}

Quais as contraindicações do Vitacid?

Este produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis (alérgicas) à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula.

Não use o medicamento&nbsp;em quaisquer áreas de pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Vitacid?

Gel / Creme

Sempre use o Vitacid® exatamente conforme instruído pelo seu médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida.

Vitacid® deve ser aplicado somente sobre sua pele.

Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas à noite, de preferência antes de dormir. Aplique uma fina camada de Vitacid® massageando levemente em círculos.

Pela manhã, ao acordar, lave suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e seque com toalha limpa, sem esfregar.

A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo seu médico.

Evite usar este medicamento excessivamente. Use apenas pequena quantidade em cada aplicação. O excesso não garantirá resultados mais rápidos e eficientes e poderá irritar a pele (causando vermelhidão, descamação e desconforto). Se isso de fato ocorrer, você deve usar um hidratante conforme necessário, use Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.

As mãos devem ser lavadas após a aplicação.

Você deve continuar usando o medicamento até que o seu médico o instrua a interrompê-lo.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Exclusivo Gel

Após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.

Devido à natureza inflamável de Vitacid®, evite fumar ou permanecer próximo à chama enquanto aplica o produto e imediatamente após seu uso.

Exclusivo Creme

No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. No tratamento de fotoenvelhecimento, o resultado é evidenciado após 24 semanas de uso. Em ambos os casos, após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Vitacid?

{"tag":"hr","value":" <p>N&#xE3;o aplique uma dose duplicada de Vitacid<sup>&#xAE;</sup> para compensar as doses esquecidas.</p> <p>Aplique a pr&#xF3;xima dose no momento habitual.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Vitacid?

Antes de iniciar o tratamento com Vitacid®, seu médico precisa saber se:

  • <li>Voc&#xEA; ou algum parente pr&#xF3;ximo teve <a href="https://consultaremedios.com.br/cancer/pele/c" target="_blank">c&#xE2;ncer de pele</a>, pois em caso positivo voc&#xEA; tem um risco maior em apresentar queimadura solar ao usar Vitacid<sup>&#xAE;</sup>;</li> <li>Voc&#xEA; n&#xE3;o tolera, apresenta rea&#xE7;&#xF5;es na pele sob a luz solar ou &#xE9; hipersens&#xED;vel (al&#xE9;rgico) &#xE0; tretino&#xED;na ou a qualquer um dos outros ingredientes de Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, listados na composi&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Voc&#xEA; sofre de <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/eczema/c" target="_blank">eczema</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c" target="_blank">dermatite</a> (inflama&#xE7;&#xE3;o da pele), <a href="https://minutosaudavel.com.br/rosacea/" rel="noopener" target="_blank">ros&#xE1;cea</a> (espinhas min&#xFA;sculas geralmente na &#xE1;rea central da face com vermelhid&#xE3;o e presen&#xE7;a de pequenos vasos sangu&#xED;neos) ou dermatite perioral (sensibilidade e irrita&#xE7;&#xE3;o da pele em volta da boca). Vitacid<sup>&#xAE;</sup> pode causar irrita&#xE7;&#xE3;o adicional a essas condi&#xE7;&#xF5;es.</li>

Use o medicamento somente na sua pele. Mantenha o medicamento longe de áreas como boca, lábios, os olhos ou dentro do nariz.

Não use o medicamento em quaisquer áreas da pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada. Em caso de contato acidental, lave com bastante água.

Não use Vitacid® na pele que tenha passado recentemente por tratamentos cosméticos, como depilação, tratamento químico no cabelo, peeling, esfoliação mecânica da pele (dermoabrasão) ou tratamento com laser na pele.

Não use Vitacid® em excesso sobre pele sensível, como o pescoço, nem permita que ele se acumule em dobras da sua pele, incluindo aquelas entre o nariz e os lábios.

Vitacid® pode causar uma sensibilidade maior à luz solar. Evite a exposição à lâmpadas de luz ultravioleta, comuns em câmaras de bronzeamento e passar um longo tempo exposto(a) ao sol enquanto estiver usando Vitacid®. Use um produto com filtro solar e roupas protetoras para prevenir queimaduras de sol.

A maioria dos pacientes apresentarão alguma vermelhidão e descamação na pele durante as primeiras semanas de tratamento. Se sua pele se tornar irritada, você deve usar um hidratante, diminua a frequência de uso do Vitacid®, ou pare de usá-lo por um curto período para permitir que sua pele se recupere, e, em seguida, reinicie o tratamento, conforme orientação médica.

Evite produtos de pele que contenham álcool, temperos ou limão. Estes produtos devem irritar mais sua pele se usado com Vitacid®.

Climas extremos (vento ou frio) também podem aumentar o risco de irritação na pele, desta forma, a exposição a esses deve ser evitada ou minimizada.

Crianças

A segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas, portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Gravidez e amamentação

Vitacid® não é recomendado para uso durante a gravidez:
  • <li>Informe o seu m&#xE9;dico se voc&#xEA; estiver gr&#xE1;vida ou planejando engravidar;</li> <li>Use apropriadamente um m&#xE9;todo de contracep&#xE7;&#xE3;o confi&#xE1;vel enquanto estiver usando o Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, para evitar gravidez;</li> <li>Se voc&#xEA; de fato engravidar durante o tratamento com Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, informe o seu m&#xE9;dico.</li>

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção: Risco para Mulheres Grávidas. Pode causar Problemas ao Feto.

A amamentação não é recomendada durante o tratamento com Vitacid®. Converse com o seu médico sobre a sua decisão de amamentar ou utilizar Vitacid®.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vitacid?

Como todos os medicamentos, Vitacid® pode causar reações adversas, mas nem todas as pessoas apresentam reações.

Reações graves na pele

Os sinais incluem&nbsp;ardência, descamação ou coceira graves da sua pele.

Entre em contato com o médico imediatamente se você apresentar qualquer um desses sintomas e pare de usar Vitacid®.

As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (pelo menos 1 em cada 10 pessoas é afetada):

  • <li>Vermelhid&#xE3;o na sua pele, especialmente durante as primeiras semanas de uso;</li> <li>Descama&#xE7;&#xE3;o da pele durante as primeiras semanas de uso;</li> <li>Dor na pele;</li> <li>Coceira;</li> <li>Irrita&#xE7;&#xE3;o da pele;</li> <li>Sensibilidade na pele;</li> <li>Aquecimento da pele, especialmente quando aplicado pela primeira vez;</li> <li>Sensa&#xE7;&#xE3;o de picadas no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/b/pele-ressecada" target="_blank">Pele ressecada</a>.</li>

Essas reações são normais. Se elas causarem um problema a você, tente usar Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias, e depois, comece novamente.

Outras reações adversas raras (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas) incluem:

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/fotofobia/" rel="noopener" target="_blank">Sensibilidade &#xE0; luz</a> solar;</li> <li>Escurecimento da pele clara;</li> <li>Clareamento da pele mais escura;</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Icha&#xE7;o no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/pet-shop/cachorros/racao/c" target="_blank">Ra&#xE7;&#xE3;o</a> al&#xE9;rgica;</li> <li>Afinamento da pele.</li>

Informe o médico ou o farmacêutico se qualquer uma das reações adversas se tornar grave ou incômoda ou se você observar qualquer reação adversa não listada nesta bula.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Vitacid?

Vitacid® gel 0,025%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">0,25 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, butil-hidroxitolueno, álcool etílico, hiprolose, álcool isopropílico, fragrância.

Vitacid® creme 0,05%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">0,50&amp;nbsp;mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, copolímero neutralizado de ácido sulfônico, acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, PPG-14-butil eter, butilhidroxitolueno, oleato de decila, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentasiloxano, ciclometicona, fragrância, água purificada.

Vitacid®&nbsp;XT creme 0,1%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:835px\"> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td style=\"width:391px\"> <p style=\"text-align:center\">1 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:835px\"> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td style=\"width:391px\"> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, copolímero neutralizado de ácido sulfônico, acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, PPG-14-butil eter, butilhidroxitolueno, oleato de decila, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentasiloxano, ciclometicona, fragrância, água purificada.

Apresentação do&nbsp;Vitacid

{"tag":"hr","value":" <h3>Gel</h3> <p>0,25 mg/g (0,025%) em bisnaga com 25g.</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <h3>Creme</h3> <p>0,50 mg/g (0,05%) em bisnaga de 25 g.</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <p><strong>Medicamento similar equivalente ao medicamento de refer&#xEA;ncia.</strong></p> <h3>Vitacid<sup>&#xAE;</sup> XT Creme</h3> <p>1,00 mg/g (0,1%) em bisnaga de 25 g</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <p><strong>Medicamento similar equivalente ao medicamento de refer&#xEA;ncia.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vitacid maior do que a recomendada?

Gel / Creme

Se você acidentalmente ingerir Vitacid®:

Não se espera que os ingredientes de Vitacid® sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas no rosto. Se você acidentalmente deixar o Vitacid® entrar em sua boca, lave-a imediatamente com água em abundância. Procure aconselhamento médico se você ingerir uma grande quantidade.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Exclusivo Gel

A formulação em gel contém mais de 80% de etanol. A possibilidade de absorção sistêmica dessa quantidade deve ser considerada em caso de superdosagem.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitacid com outros remédios?

Os efeitos de alguns produtos podem sofrer alterações se você usá-los com outros produtos ao mesmo tempo. Pode aumentar o risco de efeitos colaterais ou pode ser que o produto não aja corretamente. Essa interação entre produtos é possível, mas nem sempre ocorre. Desta forma, para prevenir ou controlar essas interações, informe seu médico ou farmacêutico se você estiver usando, se tiver usado recentemente ou se começar a usar qualquer outro medicamento ou produto para acne ou fotoenvelhecimento com Vitacid®, incluindo medicamentos comprados sem prescrição médica, cosméticos ou produtos naturais.

Pode ser necessário que o uso dos dois produtos ocorra em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro na hora de dormir) em dias alternados ou não seja recomendado o uso concomitante.

Vitacid® pode interagir com:

  • <li>Produtos que cont&#xEA;m <a href="https://consultaremedios.com.br/peroxido-de-benzoila/bula" target="_blank">per&#xF3;xido de benzo&#xED;la</a>;</li> <li>Produtos t&#xF3;picos, <a href="https://consultaremedios.com.br/cuidados-pessoais/corpo-e-banho/sabonetes/c" target="_blank">sabonetes</a>, limpadores ou cosm&#xE9;ticos, particularmente aqueles que cont&#xEA;m enxofre, resorcinol ou <a href="https://consultaremedios.com.br/acido-salicilico/bula" target="_blank">&#xE1;cido salic&#xED;lico</a>;</li> <li>Medicamentos com subst&#xE2;ncias que tornam a pele mais sens&#xED;vel &#xE0; luz solar do que o habitual, como tiazidas, tetraciclinas, fluoroquinolonas, fenotiazinas, sulfonamidas;</li> <li>Entre outros.</li>

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Vitacid (Tretinoína)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <h3>C&#xE1;psula</h3> <p>A an&#xE1;lise conjunta de tr&#xEA;s estudos cl&#xED;nicos mostrou que o n&#xFA;mero de pacientes que atingiram remiss&#xE3;o completa ap&#xF3;s tratamento com Tretino&#xED;na nas doses recomendadas de 45mg/m2 /dia na maioria dos casos [25 mg/m2 /dia em alguns casos], isoladamente ou em combina&#xE7;&#xE3;o com quimioterapia, tanto para pacientes tratados pela primeira vez quanto para pacientes que apresentavam recidiva da doen&#xE7;a ap&#xF3;s quimioterapia pr&#xE9;via, variou entre 62% e 90%. Estes &#xED;ndices foram considerados dentro da faixa esperada ap&#xF3;s quimioterapia, relatada como sendo da ordem de 60% a 80%, e s&#xE3;o compat&#xED;veis com outras informa&#xE7;&#xF5;es da literatura. Al&#xE9;m disso, a literatura refere que a dura&#xE7;&#xE3;o da remiss&#xE3;o completa com o tratamento combinado, pode variar entre 6 e 24 meses.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Fenaux P., Castaigne S, Dombrei H., et al. All-trans retinoic acid followed by intensive chemotherapy gives a high complete remission rate and may prolong remission in newly diagnosed acute promyelocytic leukemia: a pilot study on 26 cases. Blood 80:2176-2181, 1992.<br> 2. Fenaux P. and Degos L. Treatment of acute promyelocytic leukemia with all-trans retinoic acid. Leukemia Res. 15:655-657, 1991.<br> 3. Warrell RP. Frankel SR., Miller WH., et al. All-trans retinoic acid for remission induction of acute promyelocytic leukemia (APL). Results of The New York Study. Abstract from the American Cancer Society of Hematology, pp1430, 1992.<br> 4. Wiley JS. and Firkin FC. A phase I study of all-trans retinoic acid (ATRA) for remission induction of poor risk acute promyelocytic leukemia (APL). Abstract from the American Cancer Society of Hematology, Proceedings 1992, pp 436a.<br> 5. Ohno R. et al. All-trans retinoic acid (ATRA) as a differentiation therapy for refractory acute promyelocytic leukemia (APL). Proc Am Assoc Cancer Res 33:234, 1992.<br> 6. Zhang F, Wu L., Li X., et al. Comparison of clinical observations between patients with acute promyelocytic leukemia treated with all-transretinoic acid and chemotherapy. J Shanghai Second Med Univ. 6:83-87, 1992.<br> 7. Mulvey K., Dahut W., Frane J and Phares J. All-trans retinoic acid is effective induction therapy in de novo chemo-resistant acute promyelocytic leukemia. Abstract from the American Society of Hematology. Proc. 1992. pp108a, 1992.<br> 8. Degos L. All-trans retinoic acid (Ro 01-5488) / Acute Promyelocytic Leukemia. Expert Research Report n&#xBA; B-159&#x2019;764 Dated 28 May 93. Data on file F.Hoffman La Roche Ltd. - Basil&#xE9;ia &#x2013; Su&#xED;&#xE7;a.<br> 9. Fenaux P., Robert M-C., Castaigne S., et al. A multicenter, randomized trial evaluating the effects of all-trans retinoic acid in newly-diagnosed acute promyelocytic leukemia. Data on file F.Hoffman La Roche Ltd. - Basileia &#x2013; Su&#xED;&#xE7;a.</br></br></br></br></br></br></br></br></span></p> <h3>Creme / Gel</h3> <p>Acne &#xE9; uma doen&#xE7;a extremamente comum, com uma preval&#xEA;ncia de 80-85% entre os indiv&#xED;duos na puberdade (Thielitz et al, 2008).</p> <p>Embora seja geralmente considerada uma doen&#xE7;a da adolesc&#xEA;ncia, a acne tamb&#xE9;m pode continuar na idade adulta (&gt; 20 anos de idade) (Collier et al, 2008).</p> <p>A tretino&#xED;na foi primeiramente usada no in&#xED;cio da d&#xE9;cada de sessenta por St&#xFC;ttgen e Beer. Sua efic&#xE1;cia cl&#xED;nica foi demonstrada na monoterapia em pacientes com acne comedoniana leve a moderada (N = 257) ou acne inflamat&#xF3;ria (N = 61). Em um estudo de bioquival&#xEA;ncia publicado recentemente, duas prepara&#xE7;&#xF5;es diferentes de tretino&#xED;na, em diferentes formula&#xE7;&#xF5;es e concentra&#xE7;&#xF5;es, foram eficazes contra acne inflamat&#xF3;ria moderada a severa quando comparadas ao placebo (N = 1642). Al&#xE9;m disso, a tretino&#xED;na &#xE9; eficaz contra microcomed&#xF5;es com uma redu&#xE7;&#xE3;o significativa de 50% ap&#xF3;s seis semanas e de 80% ap&#xF3;s doze semanas de tratamento com 0,1% de tretino&#xED;na creme (N = 15)(Thielitz, 2008).</p> <p>Na acne vulgar, a aplica&#xE7;&#xE3;o a longo prazo de gel de tretino&#xED;na a 0,025% obteve a remiss&#xE3;o completa confirmada por um estudo que envolveu 74 pacientes por um per&#xED;odo de 12 semanas. A mensura&#xE7;&#xE3;o da efic&#xE1;cia foi determinada por diminui&#xE7;&#xE3;o na contagem de comed&#xF5;es e les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias nos dias 7, 14, 28, 56 e 84 (Lucky et al, 1998).</p> <p>No fotoenvelhecimento, em um estudo monoc&#xEA;ntrico randomizado, tr&#xEA;s grupos totalizando cerca de cem participantes foram tratados com creme de tretino&#xED;na a 0,1%, 0,025% ou ve&#xED;culo. Os resultados indicaram que o tratamento seja com as concetra&#xE7;&#xF5;es de 0,1% ou 0,025% induziu uma melhoria estatisticamente significativa nos efeitos do fotoenvelhecimento em compara&#xE7;&#xE3;o com o ve&#xED;culo. N&#xE3;o foram encontradas diferen&#xE7;as significativas na efic&#xE1;cia cl&#xED;nica geral do tratamento com concentra&#xE7;&#xF5;es de 0,1% contra 0,025% de tretino&#xED;na (Kang, 1998).</p> <p>A efic&#xE1;cia e irrita&#xE7;&#xE3;o de duas concentra&#xE7;&#xF5;es de tretino&#xED;na creme, 0,1% e 0,025%, foram comparadas. Quando utilizada uma vez por dia ao longo de 48 semanas, n&#xE3;o houve diferen&#xE7;a significativa entre as duas concentra&#xE7;&#xF5;es na melhora global da pele fotoenvelhecida, mas a concentra&#xE7;&#xE3;o mais elevada (0,1%) de tretino&#xED;na foi significativamente mais irritante. Dois grandes estudos&amp;nbsp;multic&#xEA;ntricos conduzidos nos Estados Unidos confirmaram a observa&#xE7;&#xE3;o de que a tretino&#xED;na &#xE9; um tratamento eficaz para pele fotoenvelhecida. Estes estudos recrutaram um total de 547 indiv&#xED;duos, dos quais 393 utilizaram tretino&#xED;na creme uma vez por dia em concentra&#xE7;&#xF5;es que variavam entre 0,001% a 0,05%. A partir dos seus resultados, os investigadores conclu&#xED;ram que aplica&#xE7;&#xF5;es uma vez ao dia, por 6 meses de um creme emoliente de tretino&#xED;na a 0,05% especificamente formulado para o tratamento da pele fotoenvelhecida &#xE9; uma terapia eficaz para a melhoria de rugas finas, hiperpigmenta&#xE7;&#xE3;o, e aspereza da pele associada com a exposi&#xE7;&#xE3;o ao sol cr&#xF4;nica. Demonstrou-se que a aplica&#xE7;&#xE3;o de creme emoliente de tretino&#xED;na a 0,05% tr&#xEA;s vezes por semana mant&#xE9;m a melhoria obtida, no entanto cessar a terapia resultou em alguma deteriora&#xE7;&#xE3;o cl&#xED;nica e, em parte, a revers&#xE3;o para o estado pr&#xE9;tratamento(Singh, 2006).</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. COLLIER, C. N. et al. The prevalence of acne in adults 20 years and older. J Am Acad Dermatol. 2008. v. 58. p. 56-59.<br> 2. LUCKY, A. et al. Comparative efficacy and safety of two 0.025% tretinoin gels: results from a multicenter, doubleblind, parallel study. J Am Acad Dermatol, 1998. v. 38. p. S17-S23.<br> 3. THIELITZ, A.; ABDEL-NASER, M. B.; FLUHR, J. W. et al. Topical retinoids in acne &#x2013; an evidence-based overview. Journal of the German Society of Dermatology (JDDG), 2008. vol. 6. p. 1023-1031.<br> 4. KANG, S.; VOORHEES, J.J.; ARBOR, A. Photoaging therapy with topical tretinoin: an evidence-based analysis. Journal of the American Academy of Dermatology, 1998. p. S55-S61.<br> 5. SINGH, M.; GRIFFITHS, C. E. M. The use of retinoids in the treatment of photoaging. Dermatologic Therapy, 2006. v. 19, p. 297&#x2013;305.</br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>C&#xE1;psula</h3> <h4>Farmacodin&#xE2;mica</h4> <p>O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; um metab&#xF3;lito end&#xF3;geno do retinol e pertence &#xE0; classe dos retinoides, que compreende an&#xE1;logos naturais e sint&#xE9;ticos. Estudos com o &#xE1;cido all-trans-retinoico in vitro demonstraram indu&#xE7;&#xE3;o de diferencia&#xE7;&#xE3;o e inibi&#xE7;&#xE3;o de prolifera&#xE7;&#xE3;o celular em linhagens de c&#xE9;lulas hematopoi&#xE9;ticas transformadas, incluindo as linhagens de c&#xE9;lulas leuc&#xEA;micas mieloides humanas.</p> <p>O mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na leucemia promieloc&#xED;tica aguda (LPA) n&#xE3;o &#xE9; conhecido, podendo ser devido a uma altera&#xE7;&#xE3;o na liga&#xE7;&#xE3;o do &#xE1;cido all-trans-retinoico a um receptor de &#xE1;cido retinoico (RAR) no n&#xFA;cleo celular, uma vez que o receptor do &#xE1;cido retinoico &#xE9; alterado pela fus&#xE3;o com a prote&#xED;na chamada LPM.</p> <h4>Farmocin&#xE9;tica</h4> <p>O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; um metab&#xF3;lito end&#xF3;geno da vitamina A e se encontra normalmente presente no plasma.</p> <p>Doses orais do &#xE1;cido all-trans-retinoico s&#xE3;o bem absorvidas e concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas em volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis s&#xE3;o obtidas ap&#xF3;s 3 horas. Ocorre ampla varia&#xE7;&#xE3;o no pr&#xF3;prio indiv&#xED;duo e de paciente para paciente na absor&#xE7;&#xE3;o do &#xE1;cido all-trans-retinoico. No plasma, o &#xE1;cido all-trans-retinoico liga-se extensamente &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas. Ap&#xF3;s atingir o pico, as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas decrescem com uma meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia de 0,7 horas. Ap&#xF3;s dose &#xFA;nica de 40 mg as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas retornam aos n&#xED;veis end&#xF3;genos ap&#xF3;s 7 a 12 horas.</p> <p>N&#xE3;o se observou ac&#xFA;mulo ap&#xF3;s doses m&#xFA;ltiplas. O &#xE1;cido all-trans-retinoico n&#xE3;o se acumula nos tecidos. A excre&#xE7;&#xE3;o renal de metab&#xF3;litos formados por oxida&#xE7;&#xE3;o e glucuroniza&#xE7;&#xE3;o &#xE9; a principal via de elimina&#xE7;&#xE3;o (60%). O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; isomerizado para &#xE1;cido 13-cis-retinoico e oxidado para metab&#xF3;litos 4-oxo.</p> <p>Esses metab&#xF3;litos apresentam meia-vida mais longa que a do &#xE1;cido all-trans-retinoico e pode ocorrer algum ac&#xFA;mulo.</p> <p>Durante o tratamento cont&#xED;nuo pode ocorrer diminui&#xE7;&#xE3;o acentuada na concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica, possivelmente devida &#xE0; indu&#xE7;&#xE3;o enzim&#xE1;tica pelo citocromo P450, que aumenta a depura&#xE7;&#xE3;o e diminui a biodisponibilidade ap&#xF3;s doses orais.</p> <h4>Farmacocin&#xE9;tica em situa&#xE7;&#xF5;es cl&#xED;nicas especiais</h4> <p>A necessidade de ajuste de dose em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal ou hep&#xE1;tica n&#xE3;o foi pesquisada. Como medida de precau&#xE7;&#xE3;o, a dose dever&#xE1; ser diminu&#xED;da para 25 mg/m<sup>2</sup>/dia.</p> <h3>Creme / Gel</h3> <h4>Mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na acne</h4> <p>A tretino&#xED;na &#xE9; um metab&#xF3;lito conhecido da vitamina A, que regula o crescimento e a diferencia&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epiteliais.</p> <h5>Acredita-se que a tretino&#xED;na aplicada por via t&#xF3;pica na acne atue:</h5> <ul> <li>Estimulando a mitose na epiderme;</li> <li>Reduzindo a coes&#xE3;o intercelular no estrato c&#xF3;rneo;</li> <li>Atenuando a hiperceratose caracter&#xED;stica da acne vulgar;</li> <li>Auxiliando a descama&#xE7;&#xE3;o, prevenindo a forma&#xE7;&#xE3;o de les&#xF5;es;</li> <li>Mediando um aumento da produ&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epid&#xE9;rmicas seb&#xE1;ceas menos coesas, o que parece promover a expuls&#xE3;o inicial de comed&#xF5;es e a sua subsequente preven&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <p>A tretino&#xED;na apresenta a&#xE7;&#xF5;es anti-inflamat&#xF3;rias t&#xF3;picas, que s&#xE3;o mediadas pela inibi&#xE7;&#xE3;o da migra&#xE7;&#xE3;o de leuc&#xF3;citos polimorfonucleares induzida pelo leucotrieno B4. Uma fraca inibi&#xE7;&#xE3;o &#xE9; apresentada pela tretino&#xED;na t&#xF3;pica. O efeito mais fraco de tretino&#xED;na comparado a isotretino&#xED;na pode explicar o maior efeito rebote visto com a tretino&#xED;na t&#xF3;pica quando comparada com a isotretino&#xED;na t&#xF3;pica.</p> <h4>Mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na pele fotodanificada</h4> <p>Foi relatado que a tretino&#xED;na t&#xF3;pica corrige muitas das anormalidades estruturais da pele fotodanificada.</p> <h5>Por meio da produ&#xE7;&#xE3;o de altera&#xE7;&#xF5;es epid&#xE9;rmicas e d&#xE9;rmicas no n&#xED;vel epid&#xE9;rmico, a tretino&#xED;na:</h5> <ul> <li>Aumentou a espessura da camada (acantose) e a camada granular m&#xE9;dia;</li> <li>Diminuiu a concentra&#xE7;&#xE3;o de tonofilamentos e desmossomos;</li> <li>Aumentou a secre&#xE7;&#xE3;o de uma subst&#xE2;ncia semelhante ao glicosaminoglicano no espa&#xE7;o intracelular;</li> <li>Reduziu a coes&#xE3;o de c&#xE9;lulas epid&#xE9;rmicas;</li> <li>Aumentou a perda de &#xE1;gua transepid&#xE9;rmica;</li> <li>Reduziu a atividade de melan&#xF3;citos.</li> </ul> <p>No n&#xED;vel d&#xE9;rmico, foram relatados vasodilata&#xE7;&#xE3;o e angiog&#xEA;nese da vasculatura superficial, bem como <a href=\"https://consultaremedios.com.br/colagenos/c\" target=\"_blank\">col&#xE1;geno</a> d&#xE9;rmico papilar aumentado.</p> <h4>Efeitos farmacodin&#xE2;micos</h4> <h5>A a&#xE7;&#xE3;o farmacol&#xF3;gica da tretino&#xED;na ainda precisa ser completamente elucidada. Quando administrada sistemicamente, ela apresenta as seguintes a&#xE7;&#xF5;es:</h5> <ul> <li>Suprime a atividade das gl&#xE2;ndulas seb&#xE1;ceas;</li> <li>Reduz a produ&#xE7;&#xE3;o de sebo;</li> <li>Previne ou reduz a comedog&#xEA;nese;</li> <li>Suprime o <em>Propionibacterium acnes</em>;</li> <li>Reduz a inflama&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <h4>Farmacocin&#xE9;tica</h4> <h5>Absor&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o percut&#xE2;nea do &#xE1;cido retinoico marcado com <sup>14</sup>C a 0,1% p/p foi estudada em seis volunt&#xE1;rios do sexo masculino adultos.</p> <p>Entre 0,3% e 2,18% do &#xE1;cido retinoico foi absorvido ap&#xF3;s uma aplica&#xE7;&#xE3;o &#xFA;nica. Nenhum efeito t&#xF3;xico sist&#xEA;mico foi relatado ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica de diferentes formula&#xE7;&#xF5;es da tretino&#xED;na.</p> <p>Em pacientes pr&#xE9;-tratados com tretino&#xED;na n&#xE3;o marcada, leves aumentos na radioatividade sangu&#xED;nea foram observados 8 horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o do material radiomarcado. Em pacientes que n&#xE3;o foram pr&#xE9;-tratados, nenhum aumento significativo na radioatividade foi observado.</p> <h5>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>A tretino&#xED;na foi minimamente detect&#xE1;vel na camada c&#xF3;rnea e nas gl&#xE2;ndulas seb&#xE1;ceas da pele normal em duas e quatro horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o de tretino&#xED;na radiomarcada. N&#xED;veis consideravelmente mais altos foram encontrados nos fol&#xED;culos pilosos e nas gl&#xE2;ndulas ap&#xF3;crinas. Vinte e quatro horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o, nenhuma penetra&#xE7;&#xE3;o de radioatividade foi detectada abaixo da camada malpighiana.</p> <h5>Metabolismo</h5> <p>A tretino&#xED;na parece formar produtos de oxida&#xE7;&#xE3;o inativos, que s&#xE3;o excretados na urina, e glicuron&#xED;deos, que s&#xE3;o excretados nas fezes.</p> <p>Dados limitados est&#xE3;o dispon&#xED;veis em humanos.</p> <h5>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>Estudos de recupera&#xE7;&#xE3;o na urina em sujeitos de pesquisa que n&#xE3;o foram pr&#xE9;-tratados com tretino&#xED;na mostraram excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria de 1,24% a 2,60% (m&#xE9;dia: 1,82%) da dose aplicada. A excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria m&#xE9;dia dos sujeitos de pesquisa pr&#xE9;-tratados foi de 4,45%.</p> <p>Entre 0,3% e 2,89% (m&#xE9;dia: 1,58%) do material foi recuperado nas fezes de sujeitos de pesquisa pr&#xE9;-tratados. A extra&#xE7;&#xE3;o de radioatividade de bandagens oclusivas da pele foi respons&#xE1;vel por 73% a 96% (m&#xE9;dia: 85,9%) da dose aplicada.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Vitacid?

Gel / Creme

Conserve em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ⁰C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
Gel

Vitacid® é um gel amarelo homogêneo, isento de matérias estranhas e com odor característico.

Creme

Vitacid® é um creme amarelo homogêneo, isento de matérias estranhas e com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Exclusivo Gel

Mantenha o produto firmemente fechado quando não o estiver usando. Conteúdo inflamável. Mantenha Vitacid® gel longe do fogo ou fontes de calor.

Dizeres Legais do Vitacid

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td colspan=\"2\" style=\"text-align:center\"><strong>Registros MS</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\">Gel</td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS&amp;nbsp;1.0191.0267.002-8</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\">Creme&amp;nbsp;</td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS 1.0191.0267.003-6</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\"> <p>Vitacid<sup>&#xAE;</sup> XT Creme</p> </td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS 1.0191.0267.006-0</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Farm. Resp.:
Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF-SP nº 6.015

Theraskin Farmacêutica Ltda.
Marg. Direita da Via Anchieta km 13,5
São Bernardo do Campo – SP
CEP 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira




Venda sob prescrição médica.

Atenção - não use este medicamento sem consultar o seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.

XT 1mg/g, caixa com 1 bisnaga com 25g de creme de uso dermatológico

Princípio ativo
:
Tretinoína
Classe Terapêutica
:
Antiacneicos Tópicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Acne
Especialidade
:
Dermatologia e Oncologia

Bula do medicamento

Mensagens de Alerta

Leia este folheto informativo cuidadosamente antes de iniciar o uso deste medicamento.

Guarde este folheto informativo. Pode ser necessário consultá-lo novamente. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi prescrito especificamente para você. Não deixe que outras pessoas o usem – ele poderá fazer mal a elas, mesmo se os sintomas que elas apresentam parecerem ser os mesmos que você apresenta.

Vitacid, para o que é indicado e para o que serve?

Vitacid® é indicado somente para uso tópico, em adultos e pacientes acima de 12 anos.

Vitacid® é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causado pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) e espinhas (pápulas e pústulas).

Como o&nbsp;Vitacid funciona?

{"tag":"hr","value":" <h3>Gel / Creme</h3> <p>A <a href=\"https://consultaremedios.com.br/tretinoina/bula\" target=\"_blank\">tretino&#xED;na</a> &#xE9; uma subst&#xE2;ncia da fam&#xED;lia da vitamina A, que regula o crescimento e a diferencia&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epiteliais e apresenta a&#xE7;&#xF5;es anti-inflamat&#xF3;rias t&#xF3;picas.</p> <h3><u>Exclusivo Gel</u></h3> <p>No tratamento da acne, pode-se observar a a&#xE7;&#xE3;o terap&#xEA;utica do produto ap&#xF3;s a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. J&#xE1; no fotoenvelhecimento, o resultado do tratamento &#xE9; evidenciado ap&#xF3;s 24 semanas de uso.</p> "}

Quais as contraindicações do Vitacid?

Este produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis (alérgicas) à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula.

Não use o medicamento&nbsp;em quaisquer áreas de pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Vitacid?

Gel / Creme

Sempre use o Vitacid® exatamente conforme instruído pelo seu médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida.

Vitacid® deve ser aplicado somente sobre sua pele.

Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas à noite, de preferência antes de dormir. Aplique uma fina camada de Vitacid® massageando levemente em círculos.

Pela manhã, ao acordar, lave suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e seque com toalha limpa, sem esfregar.

A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo seu médico.

Evite usar este medicamento excessivamente. Use apenas pequena quantidade em cada aplicação. O excesso não garantirá resultados mais rápidos e eficientes e poderá irritar a pele (causando vermelhidão, descamação e desconforto). Se isso de fato ocorrer, você deve usar um hidratante conforme necessário, use Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.

As mãos devem ser lavadas após a aplicação.

Você deve continuar usando o medicamento até que o seu médico o instrua a interrompê-lo.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Exclusivo Gel

Após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.

Devido à natureza inflamável de Vitacid®, evite fumar ou permanecer próximo à chama enquanto aplica o produto e imediatamente após seu uso.

Exclusivo Creme

No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. No tratamento de fotoenvelhecimento, o resultado é evidenciado após 24 semanas de uso. Em ambos os casos, após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Vitacid?

{"tag":"hr","value":" <p>N&#xE3;o aplique uma dose duplicada de Vitacid<sup>&#xAE;</sup> para compensar as doses esquecidas.</p> <p>Aplique a pr&#xF3;xima dose no momento habitual.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Vitacid?

Antes de iniciar o tratamento com Vitacid®, seu médico precisa saber se:

  • <li>Voc&#xEA; ou algum parente pr&#xF3;ximo teve <a href="https://consultaremedios.com.br/cancer/pele/c" target="_blank">c&#xE2;ncer de pele</a>, pois em caso positivo voc&#xEA; tem um risco maior em apresentar queimadura solar ao usar Vitacid<sup>&#xAE;</sup>;</li> <li>Voc&#xEA; n&#xE3;o tolera, apresenta rea&#xE7;&#xF5;es na pele sob a luz solar ou &#xE9; hipersens&#xED;vel (al&#xE9;rgico) &#xE0; tretino&#xED;na ou a qualquer um dos outros ingredientes de Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, listados na composi&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Voc&#xEA; sofre de <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/eczema/c" target="_blank">eczema</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c" target="_blank">dermatite</a> (inflama&#xE7;&#xE3;o da pele), <a href="https://minutosaudavel.com.br/rosacea/" rel="noopener" target="_blank">ros&#xE1;cea</a> (espinhas min&#xFA;sculas geralmente na &#xE1;rea central da face com vermelhid&#xE3;o e presen&#xE7;a de pequenos vasos sangu&#xED;neos) ou dermatite perioral (sensibilidade e irrita&#xE7;&#xE3;o da pele em volta da boca). Vitacid<sup>&#xAE;</sup> pode causar irrita&#xE7;&#xE3;o adicional a essas condi&#xE7;&#xF5;es.</li>

Use o medicamento somente na sua pele. Mantenha o medicamento longe de áreas como boca, lábios, os olhos ou dentro do nariz.

Não use o medicamento em quaisquer áreas da pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada. Em caso de contato acidental, lave com bastante água.

Não use Vitacid® na pele que tenha passado recentemente por tratamentos cosméticos, como depilação, tratamento químico no cabelo, peeling, esfoliação mecânica da pele (dermoabrasão) ou tratamento com laser na pele.

Não use Vitacid® em excesso sobre pele sensível, como o pescoço, nem permita que ele se acumule em dobras da sua pele, incluindo aquelas entre o nariz e os lábios.

Vitacid® pode causar uma sensibilidade maior à luz solar. Evite a exposição à lâmpadas de luz ultravioleta, comuns em câmaras de bronzeamento e passar um longo tempo exposto(a) ao sol enquanto estiver usando Vitacid®. Use um produto com filtro solar e roupas protetoras para prevenir queimaduras de sol.

A maioria dos pacientes apresentarão alguma vermelhidão e descamação na pele durante as primeiras semanas de tratamento. Se sua pele se tornar irritada, você deve usar um hidratante, diminua a frequência de uso do Vitacid®, ou pare de usá-lo por um curto período para permitir que sua pele se recupere, e, em seguida, reinicie o tratamento, conforme orientação médica.

Evite produtos de pele que contenham álcool, temperos ou limão. Estes produtos devem irritar mais sua pele se usado com Vitacid®.

Climas extremos (vento ou frio) também podem aumentar o risco de irritação na pele, desta forma, a exposição a esses deve ser evitada ou minimizada.

Crianças

A segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas, portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Gravidez e amamentação

Vitacid® não é recomendado para uso durante a gravidez:
  • <li>Informe o seu m&#xE9;dico se voc&#xEA; estiver gr&#xE1;vida ou planejando engravidar;</li> <li>Use apropriadamente um m&#xE9;todo de contracep&#xE7;&#xE3;o confi&#xE1;vel enquanto estiver usando o Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, para evitar gravidez;</li> <li>Se voc&#xEA; de fato engravidar durante o tratamento com Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, informe o seu m&#xE9;dico.</li>

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção: Risco para Mulheres Grávidas. Pode causar Problemas ao Feto.

A amamentação não é recomendada durante o tratamento com Vitacid®. Converse com o seu médico sobre a sua decisão de amamentar ou utilizar Vitacid®.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vitacid?

Como todos os medicamentos, Vitacid® pode causar reações adversas, mas nem todas as pessoas apresentam reações.

Reações graves na pele

Os sinais incluem&nbsp;ardência, descamação ou coceira graves da sua pele.

Entre em contato com o médico imediatamente se você apresentar qualquer um desses sintomas e pare de usar Vitacid®.

As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (pelo menos 1 em cada 10 pessoas é afetada):

  • <li>Vermelhid&#xE3;o na sua pele, especialmente durante as primeiras semanas de uso;</li> <li>Descama&#xE7;&#xE3;o da pele durante as primeiras semanas de uso;</li> <li>Dor na pele;</li> <li>Coceira;</li> <li>Irrita&#xE7;&#xE3;o da pele;</li> <li>Sensibilidade na pele;</li> <li>Aquecimento da pele, especialmente quando aplicado pela primeira vez;</li> <li>Sensa&#xE7;&#xE3;o de picadas no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/b/pele-ressecada" target="_blank">Pele ressecada</a>.</li>

Essas reações são normais. Se elas causarem um problema a você, tente usar Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias, e depois, comece novamente.

Outras reações adversas raras (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas) incluem:

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/fotofobia/" rel="noopener" target="_blank">Sensibilidade &#xE0; luz</a> solar;</li> <li>Escurecimento da pele clara;</li> <li>Clareamento da pele mais escura;</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Icha&#xE7;o no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/pet-shop/cachorros/racao/c" target="_blank">Ra&#xE7;&#xE3;o</a> al&#xE9;rgica;</li> <li>Afinamento da pele.</li>

Informe o médico ou o farmacêutico se qualquer uma das reações adversas se tornar grave ou incômoda ou se você observar qualquer reação adversa não listada nesta bula.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Vitacid?

Vitacid® gel 0,025%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">0,25 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, butil-hidroxitolueno, álcool etílico, hiprolose, álcool isopropílico, fragrância.

Vitacid® creme 0,05%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">0,50&amp;nbsp;mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, copolímero neutralizado de ácido sulfônico, acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, PPG-14-butil eter, butilhidroxitolueno, oleato de decila, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentasiloxano, ciclometicona, fragrância, água purificada.

Vitacid®&nbsp;XT creme 0,1%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:835px\"> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td style=\"width:391px\"> <p style=\"text-align:center\">1 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:835px\"> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td style=\"width:391px\"> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, copolímero neutralizado de ácido sulfônico, acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, PPG-14-butil eter, butilhidroxitolueno, oleato de decila, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentasiloxano, ciclometicona, fragrância, água purificada.

Apresentação do&nbsp;Vitacid

{"tag":"hr","value":" <h3>Gel</h3> <p>0,25 mg/g (0,025%) em bisnaga com 25g.</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <h3>Creme</h3> <p>0,50 mg/g (0,05%) em bisnaga de 25 g.</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <p><strong>Medicamento similar equivalente ao medicamento de refer&#xEA;ncia.</strong></p> <h3>Vitacid<sup>&#xAE;</sup> XT Creme</h3> <p>1,00 mg/g (0,1%) em bisnaga de 25 g</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <p><strong>Medicamento similar equivalente ao medicamento de refer&#xEA;ncia.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vitacid maior do que a recomendada?

Gel / Creme

Se você acidentalmente ingerir Vitacid®:

Não se espera que os ingredientes de Vitacid® sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas no rosto. Se você acidentalmente deixar o Vitacid® entrar em sua boca, lave-a imediatamente com água em abundância. Procure aconselhamento médico se você ingerir uma grande quantidade.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Exclusivo Gel

A formulação em gel contém mais de 80% de etanol. A possibilidade de absorção sistêmica dessa quantidade deve ser considerada em caso de superdosagem.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitacid com outros remédios?

Os efeitos de alguns produtos podem sofrer alterações se você usá-los com outros produtos ao mesmo tempo. Pode aumentar o risco de efeitos colaterais ou pode ser que o produto não aja corretamente. Essa interação entre produtos é possível, mas nem sempre ocorre. Desta forma, para prevenir ou controlar essas interações, informe seu médico ou farmacêutico se você estiver usando, se tiver usado recentemente ou se começar a usar qualquer outro medicamento ou produto para acne ou fotoenvelhecimento com Vitacid®, incluindo medicamentos comprados sem prescrição médica, cosméticos ou produtos naturais.

Pode ser necessário que o uso dos dois produtos ocorra em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro na hora de dormir) em dias alternados ou não seja recomendado o uso concomitante.

Vitacid® pode interagir com:

  • <li>Produtos que cont&#xEA;m <a href="https://consultaremedios.com.br/peroxido-de-benzoila/bula" target="_blank">per&#xF3;xido de benzo&#xED;la</a>;</li> <li>Produtos t&#xF3;picos, <a href="https://consultaremedios.com.br/cuidados-pessoais/corpo-e-banho/sabonetes/c" target="_blank">sabonetes</a>, limpadores ou cosm&#xE9;ticos, particularmente aqueles que cont&#xEA;m enxofre, resorcinol ou <a href="https://consultaremedios.com.br/acido-salicilico/bula" target="_blank">&#xE1;cido salic&#xED;lico</a>;</li> <li>Medicamentos com subst&#xE2;ncias que tornam a pele mais sens&#xED;vel &#xE0; luz solar do que o habitual, como tiazidas, tetraciclinas, fluoroquinolonas, fenotiazinas, sulfonamidas;</li> <li>Entre outros.</li>

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Vitacid (Tretinoína)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <h3>C&#xE1;psula</h3> <p>A an&#xE1;lise conjunta de tr&#xEA;s estudos cl&#xED;nicos mostrou que o n&#xFA;mero de pacientes que atingiram remiss&#xE3;o completa ap&#xF3;s tratamento com Tretino&#xED;na nas doses recomendadas de 45mg/m2 /dia na maioria dos casos [25 mg/m2 /dia em alguns casos], isoladamente ou em combina&#xE7;&#xE3;o com quimioterapia, tanto para pacientes tratados pela primeira vez quanto para pacientes que apresentavam recidiva da doen&#xE7;a ap&#xF3;s quimioterapia pr&#xE9;via, variou entre 62% e 90%. Estes &#xED;ndices foram considerados dentro da faixa esperada ap&#xF3;s quimioterapia, relatada como sendo da ordem de 60% a 80%, e s&#xE3;o compat&#xED;veis com outras informa&#xE7;&#xF5;es da literatura. Al&#xE9;m disso, a literatura refere que a dura&#xE7;&#xE3;o da remiss&#xE3;o completa com o tratamento combinado, pode variar entre 6 e 24 meses.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Fenaux P., Castaigne S, Dombrei H., et al. All-trans retinoic acid followed by intensive chemotherapy gives a high complete remission rate and may prolong remission in newly diagnosed acute promyelocytic leukemia: a pilot study on 26 cases. Blood 80:2176-2181, 1992.<br> 2. Fenaux P. and Degos L. Treatment of acute promyelocytic leukemia with all-trans retinoic acid. Leukemia Res. 15:655-657, 1991.<br> 3. Warrell RP. Frankel SR., Miller WH., et al. All-trans retinoic acid for remission induction of acute promyelocytic leukemia (APL). Results of The New York Study. Abstract from the American Cancer Society of Hematology, pp1430, 1992.<br> 4. Wiley JS. and Firkin FC. A phase I study of all-trans retinoic acid (ATRA) for remission induction of poor risk acute promyelocytic leukemia (APL). Abstract from the American Cancer Society of Hematology, Proceedings 1992, pp 436a.<br> 5. Ohno R. et al. All-trans retinoic acid (ATRA) as a differentiation therapy for refractory acute promyelocytic leukemia (APL). Proc Am Assoc Cancer Res 33:234, 1992.<br> 6. Zhang F, Wu L., Li X., et al. Comparison of clinical observations between patients with acute promyelocytic leukemia treated with all-transretinoic acid and chemotherapy. J Shanghai Second Med Univ. 6:83-87, 1992.<br> 7. Mulvey K., Dahut W., Frane J and Phares J. All-trans retinoic acid is effective induction therapy in de novo chemo-resistant acute promyelocytic leukemia. Abstract from the American Society of Hematology. Proc. 1992. pp108a, 1992.<br> 8. Degos L. All-trans retinoic acid (Ro 01-5488) / Acute Promyelocytic Leukemia. Expert Research Report n&#xBA; B-159&#x2019;764 Dated 28 May 93. Data on file F.Hoffman La Roche Ltd. - Basil&#xE9;ia &#x2013; Su&#xED;&#xE7;a.<br> 9. Fenaux P., Robert M-C., Castaigne S., et al. A multicenter, randomized trial evaluating the effects of all-trans retinoic acid in newly-diagnosed acute promyelocytic leukemia. Data on file F.Hoffman La Roche Ltd. - Basileia &#x2013; Su&#xED;&#xE7;a.</br></br></br></br></br></br></br></br></span></p> <h3>Creme / Gel</h3> <p>Acne &#xE9; uma doen&#xE7;a extremamente comum, com uma preval&#xEA;ncia de 80-85% entre os indiv&#xED;duos na puberdade (Thielitz et al, 2008).</p> <p>Embora seja geralmente considerada uma doen&#xE7;a da adolesc&#xEA;ncia, a acne tamb&#xE9;m pode continuar na idade adulta (&gt; 20 anos de idade) (Collier et al, 2008).</p> <p>A tretino&#xED;na foi primeiramente usada no in&#xED;cio da d&#xE9;cada de sessenta por St&#xFC;ttgen e Beer. Sua efic&#xE1;cia cl&#xED;nica foi demonstrada na monoterapia em pacientes com acne comedoniana leve a moderada (N = 257) ou acne inflamat&#xF3;ria (N = 61). Em um estudo de bioquival&#xEA;ncia publicado recentemente, duas prepara&#xE7;&#xF5;es diferentes de tretino&#xED;na, em diferentes formula&#xE7;&#xF5;es e concentra&#xE7;&#xF5;es, foram eficazes contra acne inflamat&#xF3;ria moderada a severa quando comparadas ao placebo (N = 1642). Al&#xE9;m disso, a tretino&#xED;na &#xE9; eficaz contra microcomed&#xF5;es com uma redu&#xE7;&#xE3;o significativa de 50% ap&#xF3;s seis semanas e de 80% ap&#xF3;s doze semanas de tratamento com 0,1% de tretino&#xED;na creme (N = 15)(Thielitz, 2008).</p> <p>Na acne vulgar, a aplica&#xE7;&#xE3;o a longo prazo de gel de tretino&#xED;na a 0,025% obteve a remiss&#xE3;o completa confirmada por um estudo que envolveu 74 pacientes por um per&#xED;odo de 12 semanas. A mensura&#xE7;&#xE3;o da efic&#xE1;cia foi determinada por diminui&#xE7;&#xE3;o na contagem de comed&#xF5;es e les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias nos dias 7, 14, 28, 56 e 84 (Lucky et al, 1998).</p> <p>No fotoenvelhecimento, em um estudo monoc&#xEA;ntrico randomizado, tr&#xEA;s grupos totalizando cerca de cem participantes foram tratados com creme de tretino&#xED;na a 0,1%, 0,025% ou ve&#xED;culo. Os resultados indicaram que o tratamento seja com as concetra&#xE7;&#xF5;es de 0,1% ou 0,025% induziu uma melhoria estatisticamente significativa nos efeitos do fotoenvelhecimento em compara&#xE7;&#xE3;o com o ve&#xED;culo. N&#xE3;o foram encontradas diferen&#xE7;as significativas na efic&#xE1;cia cl&#xED;nica geral do tratamento com concentra&#xE7;&#xF5;es de 0,1% contra 0,025% de tretino&#xED;na (Kang, 1998).</p> <p>A efic&#xE1;cia e irrita&#xE7;&#xE3;o de duas concentra&#xE7;&#xF5;es de tretino&#xED;na creme, 0,1% e 0,025%, foram comparadas. Quando utilizada uma vez por dia ao longo de 48 semanas, n&#xE3;o houve diferen&#xE7;a significativa entre as duas concentra&#xE7;&#xF5;es na melhora global da pele fotoenvelhecida, mas a concentra&#xE7;&#xE3;o mais elevada (0,1%) de tretino&#xED;na foi significativamente mais irritante. Dois grandes estudos&amp;nbsp;multic&#xEA;ntricos conduzidos nos Estados Unidos confirmaram a observa&#xE7;&#xE3;o de que a tretino&#xED;na &#xE9; um tratamento eficaz para pele fotoenvelhecida. Estes estudos recrutaram um total de 547 indiv&#xED;duos, dos quais 393 utilizaram tretino&#xED;na creme uma vez por dia em concentra&#xE7;&#xF5;es que variavam entre 0,001% a 0,05%. A partir dos seus resultados, os investigadores conclu&#xED;ram que aplica&#xE7;&#xF5;es uma vez ao dia, por 6 meses de um creme emoliente de tretino&#xED;na a 0,05% especificamente formulado para o tratamento da pele fotoenvelhecida &#xE9; uma terapia eficaz para a melhoria de rugas finas, hiperpigmenta&#xE7;&#xE3;o, e aspereza da pele associada com a exposi&#xE7;&#xE3;o ao sol cr&#xF4;nica. Demonstrou-se que a aplica&#xE7;&#xE3;o de creme emoliente de tretino&#xED;na a 0,05% tr&#xEA;s vezes por semana mant&#xE9;m a melhoria obtida, no entanto cessar a terapia resultou em alguma deteriora&#xE7;&#xE3;o cl&#xED;nica e, em parte, a revers&#xE3;o para o estado pr&#xE9;tratamento(Singh, 2006).</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. COLLIER, C. N. et al. The prevalence of acne in adults 20 years and older. J Am Acad Dermatol. 2008. v. 58. p. 56-59.<br> 2. LUCKY, A. et al. Comparative efficacy and safety of two 0.025% tretinoin gels: results from a multicenter, doubleblind, parallel study. J Am Acad Dermatol, 1998. v. 38. p. S17-S23.<br> 3. THIELITZ, A.; ABDEL-NASER, M. B.; FLUHR, J. W. et al. Topical retinoids in acne &#x2013; an evidence-based overview. Journal of the German Society of Dermatology (JDDG), 2008. vol. 6. p. 1023-1031.<br> 4. KANG, S.; VOORHEES, J.J.; ARBOR, A. Photoaging therapy with topical tretinoin: an evidence-based analysis. Journal of the American Academy of Dermatology, 1998. p. S55-S61.<br> 5. SINGH, M.; GRIFFITHS, C. E. M. The use of retinoids in the treatment of photoaging. Dermatologic Therapy, 2006. v. 19, p. 297&#x2013;305.</br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>C&#xE1;psula</h3> <h4>Farmacodin&#xE2;mica</h4> <p>O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; um metab&#xF3;lito end&#xF3;geno do retinol e pertence &#xE0; classe dos retinoides, que compreende an&#xE1;logos naturais e sint&#xE9;ticos. Estudos com o &#xE1;cido all-trans-retinoico in vitro demonstraram indu&#xE7;&#xE3;o de diferencia&#xE7;&#xE3;o e inibi&#xE7;&#xE3;o de prolifera&#xE7;&#xE3;o celular em linhagens de c&#xE9;lulas hematopoi&#xE9;ticas transformadas, incluindo as linhagens de c&#xE9;lulas leuc&#xEA;micas mieloides humanas.</p> <p>O mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na leucemia promieloc&#xED;tica aguda (LPA) n&#xE3;o &#xE9; conhecido, podendo ser devido a uma altera&#xE7;&#xE3;o na liga&#xE7;&#xE3;o do &#xE1;cido all-trans-retinoico a um receptor de &#xE1;cido retinoico (RAR) no n&#xFA;cleo celular, uma vez que o receptor do &#xE1;cido retinoico &#xE9; alterado pela fus&#xE3;o com a prote&#xED;na chamada LPM.</p> <h4>Farmocin&#xE9;tica</h4> <p>O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; um metab&#xF3;lito end&#xF3;geno da vitamina A e se encontra normalmente presente no plasma.</p> <p>Doses orais do &#xE1;cido all-trans-retinoico s&#xE3;o bem absorvidas e concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas em volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis s&#xE3;o obtidas ap&#xF3;s 3 horas. Ocorre ampla varia&#xE7;&#xE3;o no pr&#xF3;prio indiv&#xED;duo e de paciente para paciente na absor&#xE7;&#xE3;o do &#xE1;cido all-trans-retinoico. No plasma, o &#xE1;cido all-trans-retinoico liga-se extensamente &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas. Ap&#xF3;s atingir o pico, as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas decrescem com uma meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia de 0,7 horas. Ap&#xF3;s dose &#xFA;nica de 40 mg as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas retornam aos n&#xED;veis end&#xF3;genos ap&#xF3;s 7 a 12 horas.</p> <p>N&#xE3;o se observou ac&#xFA;mulo ap&#xF3;s doses m&#xFA;ltiplas. O &#xE1;cido all-trans-retinoico n&#xE3;o se acumula nos tecidos. A excre&#xE7;&#xE3;o renal de metab&#xF3;litos formados por oxida&#xE7;&#xE3;o e glucuroniza&#xE7;&#xE3;o &#xE9; a principal via de elimina&#xE7;&#xE3;o (60%). O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; isomerizado para &#xE1;cido 13-cis-retinoico e oxidado para metab&#xF3;litos 4-oxo.</p> <p>Esses metab&#xF3;litos apresentam meia-vida mais longa que a do &#xE1;cido all-trans-retinoico e pode ocorrer algum ac&#xFA;mulo.</p> <p>Durante o tratamento cont&#xED;nuo pode ocorrer diminui&#xE7;&#xE3;o acentuada na concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica, possivelmente devida &#xE0; indu&#xE7;&#xE3;o enzim&#xE1;tica pelo citocromo P450, que aumenta a depura&#xE7;&#xE3;o e diminui a biodisponibilidade ap&#xF3;s doses orais.</p> <h4>Farmacocin&#xE9;tica em situa&#xE7;&#xF5;es cl&#xED;nicas especiais</h4> <p>A necessidade de ajuste de dose em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal ou hep&#xE1;tica n&#xE3;o foi pesquisada. Como medida de precau&#xE7;&#xE3;o, a dose dever&#xE1; ser diminu&#xED;da para 25 mg/m<sup>2</sup>/dia.</p> <h3>Creme / Gel</h3> <h4>Mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na acne</h4> <p>A tretino&#xED;na &#xE9; um metab&#xF3;lito conhecido da vitamina A, que regula o crescimento e a diferencia&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epiteliais.</p> <h5>Acredita-se que a tretino&#xED;na aplicada por via t&#xF3;pica na acne atue:</h5> <ul> <li>Estimulando a mitose na epiderme;</li> <li>Reduzindo a coes&#xE3;o intercelular no estrato c&#xF3;rneo;</li> <li>Atenuando a hiperceratose caracter&#xED;stica da acne vulgar;</li> <li>Auxiliando a descama&#xE7;&#xE3;o, prevenindo a forma&#xE7;&#xE3;o de les&#xF5;es;</li> <li>Mediando um aumento da produ&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epid&#xE9;rmicas seb&#xE1;ceas menos coesas, o que parece promover a expuls&#xE3;o inicial de comed&#xF5;es e a sua subsequente preven&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <p>A tretino&#xED;na apresenta a&#xE7;&#xF5;es anti-inflamat&#xF3;rias t&#xF3;picas, que s&#xE3;o mediadas pela inibi&#xE7;&#xE3;o da migra&#xE7;&#xE3;o de leuc&#xF3;citos polimorfonucleares induzida pelo leucotrieno B4. Uma fraca inibi&#xE7;&#xE3;o &#xE9; apresentada pela tretino&#xED;na t&#xF3;pica. O efeito mais fraco de tretino&#xED;na comparado a isotretino&#xED;na pode explicar o maior efeito rebote visto com a tretino&#xED;na t&#xF3;pica quando comparada com a isotretino&#xED;na t&#xF3;pica.</p> <h4>Mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na pele fotodanificada</h4> <p>Foi relatado que a tretino&#xED;na t&#xF3;pica corrige muitas das anormalidades estruturais da pele fotodanificada.</p> <h5>Por meio da produ&#xE7;&#xE3;o de altera&#xE7;&#xF5;es epid&#xE9;rmicas e d&#xE9;rmicas no n&#xED;vel epid&#xE9;rmico, a tretino&#xED;na:</h5> <ul> <li>Aumentou a espessura da camada (acantose) e a camada granular m&#xE9;dia;</li> <li>Diminuiu a concentra&#xE7;&#xE3;o de tonofilamentos e desmossomos;</li> <li>Aumentou a secre&#xE7;&#xE3;o de uma subst&#xE2;ncia semelhante ao glicosaminoglicano no espa&#xE7;o intracelular;</li> <li>Reduziu a coes&#xE3;o de c&#xE9;lulas epid&#xE9;rmicas;</li> <li>Aumentou a perda de &#xE1;gua transepid&#xE9;rmica;</li> <li>Reduziu a atividade de melan&#xF3;citos.</li> </ul> <p>No n&#xED;vel d&#xE9;rmico, foram relatados vasodilata&#xE7;&#xE3;o e angiog&#xEA;nese da vasculatura superficial, bem como <a href=\"https://consultaremedios.com.br/colagenos/c\" target=\"_blank\">col&#xE1;geno</a> d&#xE9;rmico papilar aumentado.</p> <h4>Efeitos farmacodin&#xE2;micos</h4> <h5>A a&#xE7;&#xE3;o farmacol&#xF3;gica da tretino&#xED;na ainda precisa ser completamente elucidada. Quando administrada sistemicamente, ela apresenta as seguintes a&#xE7;&#xF5;es:</h5> <ul> <li>Suprime a atividade das gl&#xE2;ndulas seb&#xE1;ceas;</li> <li>Reduz a produ&#xE7;&#xE3;o de sebo;</li> <li>Previne ou reduz a comedog&#xEA;nese;</li> <li>Suprime o <em>Propionibacterium acnes</em>;</li> <li>Reduz a inflama&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <h4>Farmacocin&#xE9;tica</h4> <h5>Absor&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o percut&#xE2;nea do &#xE1;cido retinoico marcado com <sup>14</sup>C a 0,1% p/p foi estudada em seis volunt&#xE1;rios do sexo masculino adultos.</p> <p>Entre 0,3% e 2,18% do &#xE1;cido retinoico foi absorvido ap&#xF3;s uma aplica&#xE7;&#xE3;o &#xFA;nica. Nenhum efeito t&#xF3;xico sist&#xEA;mico foi relatado ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica de diferentes formula&#xE7;&#xF5;es da tretino&#xED;na.</p> <p>Em pacientes pr&#xE9;-tratados com tretino&#xED;na n&#xE3;o marcada, leves aumentos na radioatividade sangu&#xED;nea foram observados 8 horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o do material radiomarcado. Em pacientes que n&#xE3;o foram pr&#xE9;-tratados, nenhum aumento significativo na radioatividade foi observado.</p> <h5>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>A tretino&#xED;na foi minimamente detect&#xE1;vel na camada c&#xF3;rnea e nas gl&#xE2;ndulas seb&#xE1;ceas da pele normal em duas e quatro horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o de tretino&#xED;na radiomarcada. N&#xED;veis consideravelmente mais altos foram encontrados nos fol&#xED;culos pilosos e nas gl&#xE2;ndulas ap&#xF3;crinas. Vinte e quatro horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o, nenhuma penetra&#xE7;&#xE3;o de radioatividade foi detectada abaixo da camada malpighiana.</p> <h5>Metabolismo</h5> <p>A tretino&#xED;na parece formar produtos de oxida&#xE7;&#xE3;o inativos, que s&#xE3;o excretados na urina, e glicuron&#xED;deos, que s&#xE3;o excretados nas fezes.</p> <p>Dados limitados est&#xE3;o dispon&#xED;veis em humanos.</p> <h5>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>Estudos de recupera&#xE7;&#xE3;o na urina em sujeitos de pesquisa que n&#xE3;o foram pr&#xE9;-tratados com tretino&#xED;na mostraram excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria de 1,24% a 2,60% (m&#xE9;dia: 1,82%) da dose aplicada. A excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria m&#xE9;dia dos sujeitos de pesquisa pr&#xE9;-tratados foi de 4,45%.</p> <p>Entre 0,3% e 2,89% (m&#xE9;dia: 1,58%) do material foi recuperado nas fezes de sujeitos de pesquisa pr&#xE9;-tratados. A extra&#xE7;&#xE3;o de radioatividade de bandagens oclusivas da pele foi respons&#xE1;vel por 73% a 96% (m&#xE9;dia: 85,9%) da dose aplicada.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Vitacid?

Gel / Creme

Conserve em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ⁰C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
Gel

Vitacid® é um gel amarelo homogêneo, isento de matérias estranhas e com odor característico.

Creme

Vitacid® é um creme amarelo homogêneo, isento de matérias estranhas e com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Exclusivo Gel

Mantenha o produto firmemente fechado quando não o estiver usando. Conteúdo inflamável. Mantenha Vitacid® gel longe do fogo ou fontes de calor.

Dizeres Legais do Vitacid

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td colspan=\"2\" style=\"text-align:center\"><strong>Registros MS</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\">Gel</td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS&amp;nbsp;1.0191.0267.002-8</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\">Creme&amp;nbsp;</td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS 1.0191.0267.003-6</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\"> <p>Vitacid<sup>&#xAE;</sup> XT Creme</p> </td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS 1.0191.0267.006-0</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Farm. Resp.:
Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF-SP nº 6.015

Theraskin Farmacêutica Ltda.
Marg. Direita da Via Anchieta km 13,5
São Bernardo do Campo – SP
CEP 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira




Venda sob prescrição médica.

Atenção - não use este medicamento sem consultar o seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.

0,5mg/g, caixa com 1 bisnaga com 25g de creme de uso dermatológico

Princípio ativo
:
Tretinoína
Classe Terapêutica
:
Antiacneicos Tópicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca Comum (Venda Sob Prescrição Médica)
Categoria
:
Acne
Especialidade
:
Dermatologia e Oncologia

Bula do medicamento

Mensagens de Alerta

Leia este folheto informativo cuidadosamente antes de iniciar o uso deste medicamento.

Guarde este folheto informativo. Pode ser necessário consultá-lo novamente. Em caso de dúvidas, consulte seu médico ou farmacêutico.

Este medicamento foi prescrito especificamente para você. Não deixe que outras pessoas o usem – ele poderá fazer mal a elas, mesmo se os sintomas que elas apresentam parecerem ser os mesmos que você apresenta.

Vitacid, para o que é indicado e para o que serve?

Vitacid® é indicado somente para uso tópico, em adultos e pacientes acima de 12 anos.

Vitacid® é indicado para o tratamento de linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele causado pelo sol (fotoenvelhecimento) e também para o tratamento da acne vulgar (espinha), especialmente da acne leve ou de grau I, em que predominam os cravos (comedões) e espinhas (pápulas e pústulas).

Como o&nbsp;Vitacid funciona?

{"tag":"hr","value":" <h3>Gel / Creme</h3> <p>A <a href=\"https://consultaremedios.com.br/tretinoina/bula\" target=\"_blank\">tretino&#xED;na</a> &#xE9; uma subst&#xE2;ncia da fam&#xED;lia da vitamina A, que regula o crescimento e a diferencia&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epiteliais e apresenta a&#xE7;&#xF5;es anti-inflamat&#xF3;rias t&#xF3;picas.</p> <h3><u>Exclusivo Gel</u></h3> <p>No tratamento da acne, pode-se observar a a&#xE7;&#xE3;o terap&#xEA;utica do produto ap&#xF3;s a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. J&#xE1; no fotoenvelhecimento, o resultado do tratamento &#xE9; evidenciado ap&#xF3;s 24 semanas de uso.</p> "}

Quais as contraindicações do Vitacid?

Este produto não deve ser usado por pessoas hipersensíveis (alérgicas) à tretinoína ou aos outros componentes da fórmula.

Não use o medicamento&nbsp;em quaisquer áreas de pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Como usar o Vitacid?

Gel / Creme

Sempre use o Vitacid® exatamente conforme instruído pelo seu médico. Verifique com o médico ou o farmacêutico se você tiver dúvida.

Vitacid® deve ser aplicado somente sobre sua pele.

Lave e seque cuidadosamente as áreas afetadas à noite, de preferência antes de dormir. Aplique uma fina camada de Vitacid® massageando levemente em círculos.

Pela manhã, ao acordar, lave suavemente as áreas nas quais se aplicou o produto e seque com toalha limpa, sem esfregar.

A periodicidade das aplicações pode variar de paciente para paciente, dependendo da tolerância de cada tipo de pele, e deve ser determinada pelo seu médico.

Evite usar este medicamento excessivamente. Use apenas pequena quantidade em cada aplicação. O excesso não garantirá resultados mais rápidos e eficientes e poderá irritar a pele (causando vermelhidão, descamação e desconforto). Se isso de fato ocorrer, você deve usar um hidratante conforme necessário, use Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias e, depois, comece novamente.

As mãos devem ser lavadas após a aplicação.

Você deve continuar usando o medicamento até que o seu médico o instrua a interrompê-lo.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Exclusivo Gel

Após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.

Devido à natureza inflamável de Vitacid®, evite fumar ou permanecer próximo à chama enquanto aplica o produto e imediatamente após seu uso.

Exclusivo Creme

No tratamento da acne, pode-se observar a ação terapêutica do produto após a segunda ou terceira semana de uso, tornando-se mais evidente a partir da quinta e sexta semanas. No tratamento de fotoenvelhecimento, o resultado é evidenciado após 24 semanas de uso. Em ambos os casos, após a obtenção de resultados satisfatórios, continue o tratamento com aplicações menos frequentes.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Vitacid?

{"tag":"hr","value":" <p>N&#xE3;o aplique uma dose duplicada de Vitacid<sup>&#xAE;</sup> para compensar as doses esquecidas.</p> <p>Aplique a pr&#xF3;xima dose no momento habitual.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Vitacid?

Antes de iniciar o tratamento com Vitacid®, seu médico precisa saber se:

  • <li>Voc&#xEA; ou algum parente pr&#xF3;ximo teve <a href="https://consultaremedios.com.br/cancer/pele/c" target="_blank">c&#xE2;ncer de pele</a>, pois em caso positivo voc&#xEA; tem um risco maior em apresentar queimadura solar ao usar Vitacid<sup>&#xAE;</sup>;</li> <li>Voc&#xEA; n&#xE3;o tolera, apresenta rea&#xE7;&#xF5;es na pele sob a luz solar ou &#xE9; hipersens&#xED;vel (al&#xE9;rgico) &#xE0; tretino&#xED;na ou a qualquer um dos outros ingredientes de Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, listados na composi&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Voc&#xEA; sofre de <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/eczema/c" target="_blank">eczema</a> ou <a href="https://consultaremedios.com.br/pele-e-mucosa/dermatites/c" target="_blank">dermatite</a> (inflama&#xE7;&#xE3;o da pele), <a href="https://minutosaudavel.com.br/rosacea/" rel="noopener" target="_blank">ros&#xE1;cea</a> (espinhas min&#xFA;sculas geralmente na &#xE1;rea central da face com vermelhid&#xE3;o e presen&#xE7;a de pequenos vasos sangu&#xED;neos) ou dermatite perioral (sensibilidade e irrita&#xE7;&#xE3;o da pele em volta da boca). Vitacid<sup>&#xAE;</sup> pode causar irrita&#xE7;&#xE3;o adicional a essas condi&#xE7;&#xF5;es.</li>

Use o medicamento somente na sua pele. Mantenha o medicamento longe de áreas como boca, lábios, os olhos ou dentro do nariz.

Não use o medicamento em quaisquer áreas da pele irritadas, como cortes, arranhões, queimaduras de sol ou em pele lesionada. Em caso de contato acidental, lave com bastante água.

Não use Vitacid® na pele que tenha passado recentemente por tratamentos cosméticos, como depilação, tratamento químico no cabelo, peeling, esfoliação mecânica da pele (dermoabrasão) ou tratamento com laser na pele.

Não use Vitacid® em excesso sobre pele sensível, como o pescoço, nem permita que ele se acumule em dobras da sua pele, incluindo aquelas entre o nariz e os lábios.

Vitacid® pode causar uma sensibilidade maior à luz solar. Evite a exposição à lâmpadas de luz ultravioleta, comuns em câmaras de bronzeamento e passar um longo tempo exposto(a) ao sol enquanto estiver usando Vitacid®. Use um produto com filtro solar e roupas protetoras para prevenir queimaduras de sol.

A maioria dos pacientes apresentarão alguma vermelhidão e descamação na pele durante as primeiras semanas de tratamento. Se sua pele se tornar irritada, você deve usar um hidratante, diminua a frequência de uso do Vitacid®, ou pare de usá-lo por um curto período para permitir que sua pele se recupere, e, em seguida, reinicie o tratamento, conforme orientação médica.

Evite produtos de pele que contenham álcool, temperos ou limão. Estes produtos devem irritar mais sua pele se usado com Vitacid®.

Climas extremos (vento ou frio) também podem aumentar o risco de irritação na pele, desta forma, a exposição a esses deve ser evitada ou minimizada.

Crianças

A segurança e a eficácia da tretinoína tópica em crianças antes da puberdade não foram estabelecidas, portanto, a tretinoína não é recomendada para uso nessa população.

Gravidez e amamentação

Vitacid® não é recomendado para uso durante a gravidez:
  • <li>Informe o seu m&#xE9;dico se voc&#xEA; estiver gr&#xE1;vida ou planejando engravidar;</li> <li>Use apropriadamente um m&#xE9;todo de contracep&#xE7;&#xE3;o confi&#xE1;vel enquanto estiver usando o Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, para evitar gravidez;</li> <li>Se voc&#xEA; de fato engravidar durante o tratamento com Vitacid<sup>&#xAE;</sup>, informe o seu m&#xE9;dico.</li>

Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção: Risco para Mulheres Grávidas. Pode causar Problemas ao Feto.

A amamentação não é recomendada durante o tratamento com Vitacid®. Converse com o seu médico sobre a sua decisão de amamentar ou utilizar Vitacid®.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vitacid?

Como todos os medicamentos, Vitacid® pode causar reações adversas, mas nem todas as pessoas apresentam reações.

Reações graves na pele

Os sinais incluem&nbsp;ardência, descamação ou coceira graves da sua pele.

Entre em contato com o médico imediatamente se você apresentar qualquer um desses sintomas e pare de usar Vitacid®.

As seguintes reações adversas muito comuns foram relatadas (pelo menos 1 em cada 10 pessoas é afetada):

  • <li>Vermelhid&#xE3;o na sua pele, especialmente durante as primeiras semanas de uso;</li> <li>Descama&#xE7;&#xE3;o da pele durante as primeiras semanas de uso;</li> <li>Dor na pele;</li> <li>Coceira;</li> <li>Irrita&#xE7;&#xE3;o da pele;</li> <li>Sensibilidade na pele;</li> <li>Aquecimento da pele, especialmente quando aplicado pela primeira vez;</li> <li>Sensa&#xE7;&#xE3;o de picadas no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/b/pele-ressecada" target="_blank">Pele ressecada</a>.</li>

Essas reações são normais. Se elas causarem um problema a você, tente usar Vitacid® com menos frequência ou pare de usá-lo por alguns dias, e depois, comece novamente.

Outras reações adversas raras (podem afetar até 1 em cada 1.000 pessoas) incluem:

  • <li><a href="https://minutosaudavel.com.br/fotofobia/" rel="noopener" target="_blank">Sensibilidade &#xE0; luz</a> solar;</li> <li>Escurecimento da pele clara;</li> <li>Clareamento da pele mais escura;</li> <li>Erup&#xE7;&#xE3;o cut&#xE2;nea no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li>Icha&#xE7;o no local da aplica&#xE7;&#xE3;o;</li> <li><a href="https://consultaremedios.com.br/pet-shop/cachorros/racao/c" target="_blank">Ra&#xE7;&#xE3;o</a> al&#xE9;rgica;</li> <li>Afinamento da pele.</li>

Informe o médico ou o farmacêutico se qualquer uma das reações adversas se tornar grave ou incômoda ou se você observar qualquer reação adversa não listada nesta bula.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe também a empresa através do seu serviço de atendimento.

Qual a composição do Vitacid?

Vitacid® gel 0,025%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">0,25 mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, butil-hidroxitolueno, álcool etílico, hiprolose, álcool isopropílico, fragrância.

Vitacid® creme 0,05%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">0,50&amp;nbsp;mg</p> </td> </tr> <tr> <td> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, copolímero neutralizado de ácido sulfônico, acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, PPG-14-butil eter, butilhidroxitolueno, oleato de decila, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentasiloxano, ciclometicona, fragrância, água purificada.

Vitacid®&nbsp;XT creme 0,1%

Cada grama do produto contém:
{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:835px\"> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td style=\"width:391px\"> <p style=\"text-align:center\">1 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:835px\"> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td style=\"width:391px\"> <p style=\"text-align:center\">1,0 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: nicotinamida, acetato de racealfatocoferol, ácido ascórbico, copolímero neutralizado de ácido sulfônico, acriloildimetiltaurato e vinilpirrolidona, imidazolidinilureia, propilenoglicol, edetato dissódico di-hidratado, álcool cetoestearílico, polissorbato 60, petrolato líquido, PPG-14-butil eter, butilhidroxitolueno, oleato de decila, fosfato de cetet-10, fosfato de dicetila, metilparabeno, etilparabeno, propilparabeno, butilparabeno, fenoxietanol, dimeticonol, ciclopentasiloxano, ciclometicona, fragrância, água purificada.

Apresentação do&nbsp;Vitacid

{"tag":"hr","value":" <h3>Gel</h3> <p>0,25 mg/g (0,025%) em bisnaga com 25g.</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <h3>Creme</h3> <p>0,50 mg/g (0,05%) em bisnaga de 25 g.</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <p><strong>Medicamento similar equivalente ao medicamento de refer&#xEA;ncia.</strong></p> <h3>Vitacid<sup>&#xAE;</sup> XT Creme</h3> <p>1,00 mg/g (0,1%) em bisnaga de 25 g</p> <p><strong>Uso externo.</strong></p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.</strong></p> <p><strong>Medicamento similar equivalente ao medicamento de refer&#xEA;ncia.</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vitacid maior do que a recomendada?

Gel / Creme

Se você acidentalmente ingerir Vitacid®:

Não se espera que os ingredientes de Vitacid® sejam prejudiciais se ingeridos nas pequenas quantidades normalmente aplicadas no rosto. Se você acidentalmente deixar o Vitacid® entrar em sua boca, lave-a imediatamente com água em abundância. Procure aconselhamento médico se você ingerir uma grande quantidade.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou a bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Exclusivo Gel

A formulação em gel contém mais de 80% de etanol. A possibilidade de absorção sistêmica dessa quantidade deve ser considerada em caso de superdosagem.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitacid com outros remédios?

Os efeitos de alguns produtos podem sofrer alterações se você usá-los com outros produtos ao mesmo tempo. Pode aumentar o risco de efeitos colaterais ou pode ser que o produto não aja corretamente. Essa interação entre produtos é possível, mas nem sempre ocorre. Desta forma, para prevenir ou controlar essas interações, informe seu médico ou farmacêutico se você estiver usando, se tiver usado recentemente ou se começar a usar qualquer outro medicamento ou produto para acne ou fotoenvelhecimento com Vitacid®, incluindo medicamentos comprados sem prescrição médica, cosméticos ou produtos naturais.

Pode ser necessário que o uso dos dois produtos ocorra em diferentes momentos do dia (por exemplo, um pela manhã e outro na hora de dormir) em dias alternados ou não seja recomendado o uso concomitante.

Vitacid® pode interagir com:

  • <li>Produtos que cont&#xEA;m <a href="https://consultaremedios.com.br/peroxido-de-benzoila/bula" target="_blank">per&#xF3;xido de benzo&#xED;la</a>;</li> <li>Produtos t&#xF3;picos, <a href="https://consultaremedios.com.br/cuidados-pessoais/corpo-e-banho/sabonetes/c" target="_blank">sabonetes</a>, limpadores ou cosm&#xE9;ticos, particularmente aqueles que cont&#xEA;m enxofre, resorcinol ou <a href="https://consultaremedios.com.br/acido-salicilico/bula" target="_blank">&#xE1;cido salic&#xED;lico</a>;</li> <li>Medicamentos com subst&#xE2;ncias que tornam a pele mais sens&#xED;vel &#xE0; luz solar do que o habitual, como tiazidas, tetraciclinas, fluoroquinolonas, fenotiazinas, sulfonamidas;</li> <li>Entre outros.</li>

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Vitacid (Tretinoína)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <h3>C&#xE1;psula</h3> <p>A an&#xE1;lise conjunta de tr&#xEA;s estudos cl&#xED;nicos mostrou que o n&#xFA;mero de pacientes que atingiram remiss&#xE3;o completa ap&#xF3;s tratamento com Tretino&#xED;na nas doses recomendadas de 45mg/m2 /dia na maioria dos casos [25 mg/m2 /dia em alguns casos], isoladamente ou em combina&#xE7;&#xE3;o com quimioterapia, tanto para pacientes tratados pela primeira vez quanto para pacientes que apresentavam recidiva da doen&#xE7;a ap&#xF3;s quimioterapia pr&#xE9;via, variou entre 62% e 90%. Estes &#xED;ndices foram considerados dentro da faixa esperada ap&#xF3;s quimioterapia, relatada como sendo da ordem de 60% a 80%, e s&#xE3;o compat&#xED;veis com outras informa&#xE7;&#xF5;es da literatura. Al&#xE9;m disso, a literatura refere que a dura&#xE7;&#xE3;o da remiss&#xE3;o completa com o tratamento combinado, pode variar entre 6 e 24 meses.</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. Fenaux P., Castaigne S, Dombrei H., et al. All-trans retinoic acid followed by intensive chemotherapy gives a high complete remission rate and may prolong remission in newly diagnosed acute promyelocytic leukemia: a pilot study on 26 cases. Blood 80:2176-2181, 1992.<br> 2. Fenaux P. and Degos L. Treatment of acute promyelocytic leukemia with all-trans retinoic acid. Leukemia Res. 15:655-657, 1991.<br> 3. Warrell RP. Frankel SR., Miller WH., et al. All-trans retinoic acid for remission induction of acute promyelocytic leukemia (APL). Results of The New York Study. Abstract from the American Cancer Society of Hematology, pp1430, 1992.<br> 4. Wiley JS. and Firkin FC. A phase I study of all-trans retinoic acid (ATRA) for remission induction of poor risk acute promyelocytic leukemia (APL). Abstract from the American Cancer Society of Hematology, Proceedings 1992, pp 436a.<br> 5. Ohno R. et al. All-trans retinoic acid (ATRA) as a differentiation therapy for refractory acute promyelocytic leukemia (APL). Proc Am Assoc Cancer Res 33:234, 1992.<br> 6. Zhang F, Wu L., Li X., et al. Comparison of clinical observations between patients with acute promyelocytic leukemia treated with all-transretinoic acid and chemotherapy. J Shanghai Second Med Univ. 6:83-87, 1992.<br> 7. Mulvey K., Dahut W., Frane J and Phares J. All-trans retinoic acid is effective induction therapy in de novo chemo-resistant acute promyelocytic leukemia. Abstract from the American Society of Hematology. Proc. 1992. pp108a, 1992.<br> 8. Degos L. All-trans retinoic acid (Ro 01-5488) / Acute Promyelocytic Leukemia. Expert Research Report n&#xBA; B-159&#x2019;764 Dated 28 May 93. Data on file F.Hoffman La Roche Ltd. - Basil&#xE9;ia &#x2013; Su&#xED;&#xE7;a.<br> 9. Fenaux P., Robert M-C., Castaigne S., et al. A multicenter, randomized trial evaluating the effects of all-trans retinoic acid in newly-diagnosed acute promyelocytic leukemia. Data on file F.Hoffman La Roche Ltd. - Basileia &#x2013; Su&#xED;&#xE7;a.</br></br></br></br></br></br></br></br></span></p> <h3>Creme / Gel</h3> <p>Acne &#xE9; uma doen&#xE7;a extremamente comum, com uma preval&#xEA;ncia de 80-85% entre os indiv&#xED;duos na puberdade (Thielitz et al, 2008).</p> <p>Embora seja geralmente considerada uma doen&#xE7;a da adolesc&#xEA;ncia, a acne tamb&#xE9;m pode continuar na idade adulta (&gt; 20 anos de idade) (Collier et al, 2008).</p> <p>A tretino&#xED;na foi primeiramente usada no in&#xED;cio da d&#xE9;cada de sessenta por St&#xFC;ttgen e Beer. Sua efic&#xE1;cia cl&#xED;nica foi demonstrada na monoterapia em pacientes com acne comedoniana leve a moderada (N = 257) ou acne inflamat&#xF3;ria (N = 61). Em um estudo de bioquival&#xEA;ncia publicado recentemente, duas prepara&#xE7;&#xF5;es diferentes de tretino&#xED;na, em diferentes formula&#xE7;&#xF5;es e concentra&#xE7;&#xF5;es, foram eficazes contra acne inflamat&#xF3;ria moderada a severa quando comparadas ao placebo (N = 1642). Al&#xE9;m disso, a tretino&#xED;na &#xE9; eficaz contra microcomed&#xF5;es com uma redu&#xE7;&#xE3;o significativa de 50% ap&#xF3;s seis semanas e de 80% ap&#xF3;s doze semanas de tratamento com 0,1% de tretino&#xED;na creme (N = 15)(Thielitz, 2008).</p> <p>Na acne vulgar, a aplica&#xE7;&#xE3;o a longo prazo de gel de tretino&#xED;na a 0,025% obteve a remiss&#xE3;o completa confirmada por um estudo que envolveu 74 pacientes por um per&#xED;odo de 12 semanas. A mensura&#xE7;&#xE3;o da efic&#xE1;cia foi determinada por diminui&#xE7;&#xE3;o na contagem de comed&#xF5;es e les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias nos dias 7, 14, 28, 56 e 84 (Lucky et al, 1998).</p> <p>No fotoenvelhecimento, em um estudo monoc&#xEA;ntrico randomizado, tr&#xEA;s grupos totalizando cerca de cem participantes foram tratados com creme de tretino&#xED;na a 0,1%, 0,025% ou ve&#xED;culo. Os resultados indicaram que o tratamento seja com as concetra&#xE7;&#xF5;es de 0,1% ou 0,025% induziu uma melhoria estatisticamente significativa nos efeitos do fotoenvelhecimento em compara&#xE7;&#xE3;o com o ve&#xED;culo. N&#xE3;o foram encontradas diferen&#xE7;as significativas na efic&#xE1;cia cl&#xED;nica geral do tratamento com concentra&#xE7;&#xF5;es de 0,1% contra 0,025% de tretino&#xED;na (Kang, 1998).</p> <p>A efic&#xE1;cia e irrita&#xE7;&#xE3;o de duas concentra&#xE7;&#xF5;es de tretino&#xED;na creme, 0,1% e 0,025%, foram comparadas. Quando utilizada uma vez por dia ao longo de 48 semanas, n&#xE3;o houve diferen&#xE7;a significativa entre as duas concentra&#xE7;&#xF5;es na melhora global da pele fotoenvelhecida, mas a concentra&#xE7;&#xE3;o mais elevada (0,1%) de tretino&#xED;na foi significativamente mais irritante. Dois grandes estudos&amp;nbsp;multic&#xEA;ntricos conduzidos nos Estados Unidos confirmaram a observa&#xE7;&#xE3;o de que a tretino&#xED;na &#xE9; um tratamento eficaz para pele fotoenvelhecida. Estes estudos recrutaram um total de 547 indiv&#xED;duos, dos quais 393 utilizaram tretino&#xED;na creme uma vez por dia em concentra&#xE7;&#xF5;es que variavam entre 0,001% a 0,05%. A partir dos seus resultados, os investigadores conclu&#xED;ram que aplica&#xE7;&#xF5;es uma vez ao dia, por 6 meses de um creme emoliente de tretino&#xED;na a 0,05% especificamente formulado para o tratamento da pele fotoenvelhecida &#xE9; uma terapia eficaz para a melhoria de rugas finas, hiperpigmenta&#xE7;&#xE3;o, e aspereza da pele associada com a exposi&#xE7;&#xE3;o ao sol cr&#xF4;nica. Demonstrou-se que a aplica&#xE7;&#xE3;o de creme emoliente de tretino&#xED;na a 0,05% tr&#xEA;s vezes por semana mant&#xE9;m a melhoria obtida, no entanto cessar a terapia resultou em alguma deteriora&#xE7;&#xE3;o cl&#xED;nica e, em parte, a revers&#xE3;o para o estado pr&#xE9;tratamento(Singh, 2006).</p> <p><strong>Refer&#xEA;ncias bibliogr&#xE1;ficas:</strong></p> <p><span style=\"font-size:11px\">1. COLLIER, C. N. et al. The prevalence of acne in adults 20 years and older. J Am Acad Dermatol. 2008. v. 58. p. 56-59.<br> 2. LUCKY, A. et al. Comparative efficacy and safety of two 0.025% tretinoin gels: results from a multicenter, doubleblind, parallel study. J Am Acad Dermatol, 1998. v. 38. p. S17-S23.<br> 3. THIELITZ, A.; ABDEL-NASER, M. B.; FLUHR, J. W. et al. Topical retinoids in acne &#x2013; an evidence-based overview. Journal of the German Society of Dermatology (JDDG), 2008. vol. 6. p. 1023-1031.<br> 4. KANG, S.; VOORHEES, J.J.; ARBOR, A. Photoaging therapy with topical tretinoin: an evidence-based analysis. Journal of the American Academy of Dermatology, 1998. p. S55-S61.<br> 5. SINGH, M.; GRIFFITHS, C. E. M. The use of retinoids in the treatment of photoaging. Dermatologic Therapy, 2006. v. 19, p. 297&#x2013;305.</br></br></br></br></span></p> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <h3>C&#xE1;psula</h3> <h4>Farmacodin&#xE2;mica</h4> <p>O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; um metab&#xF3;lito end&#xF3;geno do retinol e pertence &#xE0; classe dos retinoides, que compreende an&#xE1;logos naturais e sint&#xE9;ticos. Estudos com o &#xE1;cido all-trans-retinoico in vitro demonstraram indu&#xE7;&#xE3;o de diferencia&#xE7;&#xE3;o e inibi&#xE7;&#xE3;o de prolifera&#xE7;&#xE3;o celular em linhagens de c&#xE9;lulas hematopoi&#xE9;ticas transformadas, incluindo as linhagens de c&#xE9;lulas leuc&#xEA;micas mieloides humanas.</p> <p>O mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na leucemia promieloc&#xED;tica aguda (LPA) n&#xE3;o &#xE9; conhecido, podendo ser devido a uma altera&#xE7;&#xE3;o na liga&#xE7;&#xE3;o do &#xE1;cido all-trans-retinoico a um receptor de &#xE1;cido retinoico (RAR) no n&#xFA;cleo celular, uma vez que o receptor do &#xE1;cido retinoico &#xE9; alterado pela fus&#xE3;o com a prote&#xED;na chamada LPM.</p> <h4>Farmocin&#xE9;tica</h4> <p>O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; um metab&#xF3;lito end&#xF3;geno da vitamina A e se encontra normalmente presente no plasma.</p> <p>Doses orais do &#xE1;cido all-trans-retinoico s&#xE3;o bem absorvidas e concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas m&#xE1;ximas em volunt&#xE1;rios saud&#xE1;veis s&#xE3;o obtidas ap&#xF3;s 3 horas. Ocorre ampla varia&#xE7;&#xE3;o no pr&#xF3;prio indiv&#xED;duo e de paciente para paciente na absor&#xE7;&#xE3;o do &#xE1;cido all-trans-retinoico. No plasma, o &#xE1;cido all-trans-retinoico liga-se extensamente &#xE0;s <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> plasm&#xE1;ticas. Ap&#xF3;s atingir o pico, as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas decrescem com uma meia-vida de elimina&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia de 0,7 horas. Ap&#xF3;s dose &#xFA;nica de 40 mg as concentra&#xE7;&#xF5;es plasm&#xE1;ticas retornam aos n&#xED;veis end&#xF3;genos ap&#xF3;s 7 a 12 horas.</p> <p>N&#xE3;o se observou ac&#xFA;mulo ap&#xF3;s doses m&#xFA;ltiplas. O &#xE1;cido all-trans-retinoico n&#xE3;o se acumula nos tecidos. A excre&#xE7;&#xE3;o renal de metab&#xF3;litos formados por oxida&#xE7;&#xE3;o e glucuroniza&#xE7;&#xE3;o &#xE9; a principal via de elimina&#xE7;&#xE3;o (60%). O &#xE1;cido all-trans-retinoico &#xE9; isomerizado para &#xE1;cido 13-cis-retinoico e oxidado para metab&#xF3;litos 4-oxo.</p> <p>Esses metab&#xF3;litos apresentam meia-vida mais longa que a do &#xE1;cido all-trans-retinoico e pode ocorrer algum ac&#xFA;mulo.</p> <p>Durante o tratamento cont&#xED;nuo pode ocorrer diminui&#xE7;&#xE3;o acentuada na concentra&#xE7;&#xE3;o plasm&#xE1;tica, possivelmente devida &#xE0; indu&#xE7;&#xE3;o enzim&#xE1;tica pelo citocromo P450, que aumenta a depura&#xE7;&#xE3;o e diminui a biodisponibilidade ap&#xF3;s doses orais.</p> <h4>Farmacocin&#xE9;tica em situa&#xE7;&#xF5;es cl&#xED;nicas especiais</h4> <p>A necessidade de ajuste de dose em pacientes com insufici&#xEA;ncia renal ou hep&#xE1;tica n&#xE3;o foi pesquisada. Como medida de precau&#xE7;&#xE3;o, a dose dever&#xE1; ser diminu&#xED;da para 25 mg/m<sup>2</sup>/dia.</p> <h3>Creme / Gel</h3> <h4>Mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na acne</h4> <p>A tretino&#xED;na &#xE9; um metab&#xF3;lito conhecido da vitamina A, que regula o crescimento e a diferencia&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epiteliais.</p> <h5>Acredita-se que a tretino&#xED;na aplicada por via t&#xF3;pica na acne atue:</h5> <ul> <li>Estimulando a mitose na epiderme;</li> <li>Reduzindo a coes&#xE3;o intercelular no estrato c&#xF3;rneo;</li> <li>Atenuando a hiperceratose caracter&#xED;stica da acne vulgar;</li> <li>Auxiliando a descama&#xE7;&#xE3;o, prevenindo a forma&#xE7;&#xE3;o de les&#xF5;es;</li> <li>Mediando um aumento da produ&#xE7;&#xE3;o de c&#xE9;lulas epid&#xE9;rmicas seb&#xE1;ceas menos coesas, o que parece promover a expuls&#xE3;o inicial de comed&#xF5;es e a sua subsequente preven&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <p>A tretino&#xED;na apresenta a&#xE7;&#xF5;es anti-inflamat&#xF3;rias t&#xF3;picas, que s&#xE3;o mediadas pela inibi&#xE7;&#xE3;o da migra&#xE7;&#xE3;o de leuc&#xF3;citos polimorfonucleares induzida pelo leucotrieno B4. Uma fraca inibi&#xE7;&#xE3;o &#xE9; apresentada pela tretino&#xED;na t&#xF3;pica. O efeito mais fraco de tretino&#xED;na comparado a isotretino&#xED;na pode explicar o maior efeito rebote visto com a tretino&#xED;na t&#xF3;pica quando comparada com a isotretino&#xED;na t&#xF3;pica.</p> <h4>Mecanismo de a&#xE7;&#xE3;o na pele fotodanificada</h4> <p>Foi relatado que a tretino&#xED;na t&#xF3;pica corrige muitas das anormalidades estruturais da pele fotodanificada.</p> <h5>Por meio da produ&#xE7;&#xE3;o de altera&#xE7;&#xF5;es epid&#xE9;rmicas e d&#xE9;rmicas no n&#xED;vel epid&#xE9;rmico, a tretino&#xED;na:</h5> <ul> <li>Aumentou a espessura da camada (acantose) e a camada granular m&#xE9;dia;</li> <li>Diminuiu a concentra&#xE7;&#xE3;o de tonofilamentos e desmossomos;</li> <li>Aumentou a secre&#xE7;&#xE3;o de uma subst&#xE2;ncia semelhante ao glicosaminoglicano no espa&#xE7;o intracelular;</li> <li>Reduziu a coes&#xE3;o de c&#xE9;lulas epid&#xE9;rmicas;</li> <li>Aumentou a perda de &#xE1;gua transepid&#xE9;rmica;</li> <li>Reduziu a atividade de melan&#xF3;citos.</li> </ul> <p>No n&#xED;vel d&#xE9;rmico, foram relatados vasodilata&#xE7;&#xE3;o e angiog&#xEA;nese da vasculatura superficial, bem como <a href=\"https://consultaremedios.com.br/colagenos/c\" target=\"_blank\">col&#xE1;geno</a> d&#xE9;rmico papilar aumentado.</p> <h4>Efeitos farmacodin&#xE2;micos</h4> <h5>A a&#xE7;&#xE3;o farmacol&#xF3;gica da tretino&#xED;na ainda precisa ser completamente elucidada. Quando administrada sistemicamente, ela apresenta as seguintes a&#xE7;&#xF5;es:</h5> <ul> <li>Suprime a atividade das gl&#xE2;ndulas seb&#xE1;ceas;</li> <li>Reduz a produ&#xE7;&#xE3;o de sebo;</li> <li>Previne ou reduz a comedog&#xEA;nese;</li> <li>Suprime o <em>Propionibacterium acnes</em>;</li> <li>Reduz a inflama&#xE7;&#xE3;o.</li> </ul> <h4>Farmacocin&#xE9;tica</h4> <h5>Absor&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>A absor&#xE7;&#xE3;o percut&#xE2;nea do &#xE1;cido retinoico marcado com <sup>14</sup>C a 0,1% p/p foi estudada em seis volunt&#xE1;rios do sexo masculino adultos.</p> <p>Entre 0,3% e 2,18% do &#xE1;cido retinoico foi absorvido ap&#xF3;s uma aplica&#xE7;&#xE3;o &#xFA;nica. Nenhum efeito t&#xF3;xico sist&#xEA;mico foi relatado ap&#xF3;s a administra&#xE7;&#xE3;o t&#xF3;pica de diferentes formula&#xE7;&#xF5;es da tretino&#xED;na.</p> <p>Em pacientes pr&#xE9;-tratados com tretino&#xED;na n&#xE3;o marcada, leves aumentos na radioatividade sangu&#xED;nea foram observados 8 horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o do material radiomarcado. Em pacientes que n&#xE3;o foram pr&#xE9;-tratados, nenhum aumento significativo na radioatividade foi observado.</p> <h5>Distribui&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>A tretino&#xED;na foi minimamente detect&#xE1;vel na camada c&#xF3;rnea e nas gl&#xE2;ndulas seb&#xE1;ceas da pele normal em duas e quatro horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o de tretino&#xED;na radiomarcada. N&#xED;veis consideravelmente mais altos foram encontrados nos fol&#xED;culos pilosos e nas gl&#xE2;ndulas ap&#xF3;crinas. Vinte e quatro horas ap&#xF3;s a aplica&#xE7;&#xE3;o, nenhuma penetra&#xE7;&#xE3;o de radioatividade foi detectada abaixo da camada malpighiana.</p> <h5>Metabolismo</h5> <p>A tretino&#xED;na parece formar produtos de oxida&#xE7;&#xE3;o inativos, que s&#xE3;o excretados na urina, e glicuron&#xED;deos, que s&#xE3;o excretados nas fezes.</p> <p>Dados limitados est&#xE3;o dispon&#xED;veis em humanos.</p> <h5>Elimina&#xE7;&#xE3;o</h5> <p>Estudos de recupera&#xE7;&#xE3;o na urina em sujeitos de pesquisa que n&#xE3;o foram pr&#xE9;-tratados com tretino&#xED;na mostraram excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria de 1,24% a 2,60% (m&#xE9;dia: 1,82%) da dose aplicada. A excre&#xE7;&#xE3;o urin&#xE1;ria m&#xE9;dia dos sujeitos de pesquisa pr&#xE9;-tratados foi de 4,45%.</p> <p>Entre 0,3% e 2,89% (m&#xE9;dia: 1,58%) do material foi recuperado nas fezes de sujeitos de pesquisa pr&#xE9;-tratados. A extra&#xE7;&#xE3;o de radioatividade de bandagens oclusivas da pele foi respons&#xE1;vel por 73% a 96% (m&#xE9;dia: 85,9%) da dose aplicada.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Vitacid?

Gel / Creme

Conserve em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ⁰C).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento
Gel

Vitacid® é um gel amarelo homogêneo, isento de matérias estranhas e com odor característico.

Creme

Vitacid® é um creme amarelo homogêneo, isento de matérias estranhas e com odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Exclusivo Gel

Mantenha o produto firmemente fechado quando não o estiver usando. Conteúdo inflamável. Mantenha Vitacid® gel longe do fogo ou fontes de calor.

Dizeres Legais do Vitacid

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td colspan=\"2\" style=\"text-align:center\"><strong>Registros MS</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\">Gel</td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS&amp;nbsp;1.0191.0267.002-8</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\">Creme&amp;nbsp;</td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS 1.0191.0267.003-6</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:614px\"> <p>Vitacid<sup>&#xAE;</sup> XT Creme</p> </td> <td style=\"width:612px\"> <p style=\"text-align:center\">MS 1.0191.0267.006-0</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Farm. Resp.:
Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF-SP nº 6.015

Theraskin Farmacêutica Ltda.
Marg. Direita da Via Anchieta km 13,5
São Bernardo do Campo – SP
CEP 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira




Venda sob prescrição médica.

Atenção - não use este medicamento sem consultar o seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.

Fabricante: Theraskin

© 2021 Medicamento Lab.