Theraskin Vitacid Acne

0,25mg/g + 12mg/g, caixa com 1 bisnaga com 25g de gel de uso dermatológico

Princípio ativo
:
Fosfato De Clindamicina + Tretinoína
Classe Terapêutica
:
Antiacneicos Tópicos
Requer Receita
:
Sim, necessita de Receita
Tipo de prescrição
:
Branca 2 vias (Antibiótico - Venda Sob Prescrição Médica mediante Retenção da Receita)
Categoria
:
Antibióticos
Especialidade
:
Dermatologia

Bula do medicamento

Vitacid Acne, para o que é indicado e para o que serve?

Vitacid® Acne é um medicamento com uma combinação de antibiótico e retinoide utilizado para o tratamento da pele com acne vulgar leve a moderada, sendo efetivo no tratamento tópico de lesões inflamatórias e não inflamatórias.

Como o Vitacid Acne funciona?

{"tag":"hr","value":" <p>A <a href=\"https://consultaremedios.com.br/tretinoina/bula\" target=\"_blank\">tretino&#xED;na</a> &#xE9; estrutural e farmacologicamente relacionada &#xE0; vitamina A, que regula o crescimento e a diferencia&#xE7;&#xE3;o das c&#xE9;lulas epiteliais. O modo de a&#xE7;&#xE3;o da tretino&#xED;na no tratamento da <a href=\"https://consultaremedios.com.br/b/acne-vulgar\" target=\"_blank\">acne vulgar</a> ainda n&#xE3;o &#xE9; exatamente conhecido. Sua atividade parece estar relacionada com a inibi&#xE7;&#xE3;o da gl&#xE2;ndula seb&#xE1;cea, inibi&#xE7;&#xE3;o da queratiniza&#xE7;&#xE3;o folicular e atividade anti-inflamat&#xF3;ria.</p> <p>A clindamicina &#xE9; um antibi&#xF3;tico lincosamina semissint&#xE9;tico que suprime a s&#xED;ntese de <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> por liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0; subunidade riboss&#xF4;mica 50S. Interfere na s&#xED;ntese proteica bacteriana, sendo efetiva na redu&#xE7;&#xE3;o da popula&#xE7;&#xE3;o de <em>Propionibacterium acnes</em> e na preven&#xE7;&#xE3;o da libera&#xE7;&#xE3;o de mediadores inflamat&#xF3;rios bacterianos.</p> <p>Existem evid&#xEA;ncias que a associa&#xE7;&#xE3;o de clindamicina e tretino&#xED;na presentes em Vitacid<sup>&#xAE;</sup> Acne &#xE9; efetiva contra cepas de <em>Propionibacterium acnes</em> resistentes &#xE0; clindamicina. Ap&#xF3;s 2 semanas de uso di&#xE1;rio do produto j&#xE1; &#xE9; poss&#xED;vel observar uma redu&#xE7;&#xE3;o no n&#xFA;mero de les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias e n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias de acne.</p> "}

Quais as contraindicações do Vitacid Acne?

Não use Vitacid® Acne se você for portador de Doença de Crohn, Colite Ulcerativa ou tenha desenvolvido colite durante o uso de antibióticos.

Vitacid® Acne é contraindicado em pacientes com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Não há evidências que comprovem a segurança do uso de tretinoína tópica na gravidez. Estudos experimentais em animais não indicaram efeitos prejudiciais diretos ou indiretos relacionados ao desenvolvimento do embrião ou feto durante o curso da gestação e no desenvolvimento pré e pós-natal. Medidas efetivas devem ser tomadas a fim de se evitar a gravidez antes, durante e logo após o término do tratamento. O uso indevido de Vitacid® Acne durante estes períodos pode provocar sérias consequências ao feto.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se estiver amamentando. Vitacid® Acne pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê.

Atenção: Não use este medicamento sem consultar seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.

Como usar o Vitacid Acne?

Na hora de dormir lave seu rosto suavemente com um sabão neutro, secando em seguida com uma toalha limpa. Coloque uma pequena quantidade de Vitacid® Acne na ponta de um dedo e aplique em pontos do queixo, bochechas, nariz e testa, espalhando suavemente sobre o rosto inteiro ou conforme orientação médica. Vitacid® Acne não deve entrar em contato com a boca, olhos, narinas, mamilos e genitais. O produto não deve ser aplicado na pele lesada, irritada, com fissuras ou que apresente queimadura solar. Em regiões sensíveis da pele, como, por exemplo, a área do pescoço, o produto deve ser aplicado com cuidado.

Pela manhã lave o rosto para retirar qualquer resíduo do produto e aplique o protetor solar. Evite exposição excessiva ao sol, frio e vento. Temperaturas extremas podem secar e queimar sua pele. Uma grande quantidade de Vitacid® Acne pode irritar a sua pele.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar o Vitacid&nbsp;Acne?&nbsp;

{"tag":"hr","value":" <p>Se uma aplica&#xE7;&#xE3;o n&#xE3;o for realizada, pule a aplica&#xE7;&#xE3;o esquecida e retorne ao esquema regular de uso, aplicando o produto na noite seguinte.</p> <p><strong>Em caso de d&#xFA;vidas, procure orienta&#xE7;&#xE3;o do farmac&#xEA;utico ou de seu m&#xE9;dico, ou cirurgi&#xE3;o-dentista.</strong></p> "}

Quais cuidados devo ter ao usar o Vitacid Acne?

Vitacid® Acne não deve ser utilizado em combinação com produtos contendo eritromicina devido ao seu componente clindamicina.

Evitar sabonetes medicamentosos ou abrasivos, produtos de limpeza, sabonetes e cosméticos que contenham forte efeito secante e produtos com uma alta concentração de álcool ou adstringentes. Estes produtos podem aumentar a irritação da pele se utilizados com Vitacid® Acne.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Não há evidências que comprovem a segurança do uso de tretinoína tópica na gravidez. Estudos experimentais em animais não indicaram efeitos prejudiciais diretos ou indiretos relacionados ao desenvolvimento do embrião ou feto durante o curso da gestação e no desenvolvimento pré e pós-natal. Medidas efetivas devem ser tomadas a fim de se evitar a gravidez antes, durante e logo após o término do tratamento. O uso indevido de Vitacid® Acne durante estes períodos pode provocar sérias consequências ao feto.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe ao médico se estiver amamentando. Vitacid® Acne pode passar para o leite materno e prejudicar o bebê.

Atenção: Não use este medicamento sem consultar seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Vitacid Acne?

Em alguns pacientes mais sensíveis, pode ocorrer descamação, ressecamento, coceira, pinicação, irritação ou ardência da pele. A pele pode se tornar vermelha, inchada, com bolhas, feridas ou crostas. Caso isto aconteça, a medicação deve ser interrompida até o completo restabelecimento da pele. O reinício de uso do Vitacid® Acne deverá ser adequado à pele do paciente. No caso de uma pele mais sensível, reiniciar com uso de 2 a 3 vezes por semana e aumentar até o uso diário. Pode ocorrer clareamento e manchas temporárias na pele, além de aumento de sensibilidade ao sol.

Raramente pode ocorrer colite. Interrompa o uso e fale com o seu médico se você apresentar diarreia aquosa grave ou diarreia com sangue durante o uso de Vitacid® Acne.

As reações adversas reportadas em ordem decrescente de frequência são:

Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Ardência no local de aplicação, descamação da pele, vermelhidão da pele e coceira da pele.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Inchaço da pele, pele seca, feridas no local de aplicação.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento)

Irritação da pele, manchas, sensibilidade, escurecimento da pele, fissura, inchaço da pele das pálpebras.

Nos estudos clínicos realizados com Vitacid® Acne não foram registrados casos de colite. Porém, na literatura, há registros de ocorrência muito rara de colite com o uso tópico clindamicina.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer reações adversas imprevisíveis ou desconhecidas. Neste caso, informe seu médico.

Qual a composição do Vitacid Acne?

{"tag":"table","value":{"heading":["<table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:719px\"> <p style=\"text-align:center\"><a href=\"https://consultaremedios.com.br/fosfato-de-clindamicina/bula\" target=\"_blank\">Fosfato de clindamicina</a></p> </td> <td style=\"width:507px\"> <p style=\"text-align:center\">12 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:719px\"> <p style=\"text-align:center\">Tretino&#xED;na</p> </td> <td style=\"width:507px\"> <p style=\"text-align:center\">0,25 mg</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:719px\"> <p style=\"text-align:center\">Excipientes q.s.p.</p> </td> <td style=\"width:507px\"> <p style=\"text-align:center\">1 g</p> </td> </tr> </tbody> </table>"],"rows":[]}}

Excipientes: laureth-4, butilidroxitolueno, propilenoglicol, metilparabeno, aminometilpropanol, carbomer, álcool etílico, propilparabeno, fragrância, água.

Fosfato de clindamicina 12mg/g, equivalente a 10 mg/g de clindamicina base.

Apresentação do Vitacid Acne

{"tag":"hr","value":" <h3>Gel</h3> <p>Bisnaga com 25g.</p> <p><strong>Uso t&#xF3;pico.</strong></p> <p><strong>Uso adulto e pedi&#xE1;trico acima de 12 anos.&amp;nbsp;</strong></p> "}

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Vitacid Acne maior do que a recomendada?

Não use mais do que a quantidade recomendada (do tamanho de uma ervilha) e não aplique mais do que uma vez ao dia (na hora de dormir), pois isto não trará resultados mais rápidos e poderá aumentar a irritação.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Vitacid Acne com outros remédios?

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

Qual a ação da substância do Vitacid Acne (Fosfato de Clindamicina + Tretinoína)?

Resultados de Eficácia

{"tag":"hr","value":" <p>A seguran&#xE7;a e a efetividade do uso uma vez ao dia de um gel contendo clindamicina 1% e tretino&#xED;na 0,025% para o tratamento da acne vulgar leve a moderada foi avaliada em estudo monoc&#xEA;ntrico, prospectivo de 12 semanas, aberto e n&#xE3;o controlado, em pacientes acima de 12 anos de idade.</p> <p>O objetivo prim&#xE1;rio do estudo foi verificar a redu&#xE7;&#xE3;o do n&#xFA;mero total de les&#xF5;es no final do tratamento com rela&#xE7;&#xE3;o &#xE0; avalia&#xE7;&#xE3;o basal.</p> <h3>Os objetivos secund&#xE1;rios foram:</h3> <ul> <li>Verificar o percentual de varia&#xE7;&#xE3;o do n&#xFA;mero de les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias ao final de 12 semanas de tratamento com rela&#xE7;&#xE3;o &#xE0; avalia&#xE7;&#xE3;o basal.</li> <li>Verificar o percentual de varia&#xE7;&#xE3;o do n&#xFA;mero de les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias ao final de 12 semanas de tratamento com rela&#xE7;&#xE3;o &#xE0; avalia&#xE7;&#xE3;o basal.</li> <li>Verificar a propor&#xE7;&#xE3;o de indiv&#xED;duos que, ao final do tratamento de 12 semanas, alcan&#xE7;am dois graus de melhora de acordo com a Escala de Avalia&#xE7;&#xE3;o Global do Investigador para acne vulgar.</li> </ul> <h4>A defini&#xE7;&#xE3;o de intensidade/gravidade da acne seguiu a Escala de Avalia&#xE7;&#xE3;o Global do Investigador para acne vulgar, conforme tabela 1 abaixo:</h4> <p><strong>Tabela 1 - Escala de Avalia&#xE7;&#xE3;o Global do Investigador para <em>Acne vulgaris</em>.</strong></p> <table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:623px\"> <p style=\"text-align:center\"><strong>Grau&amp;nbsp;</strong></p> </td> <td style=\"width:603px\"> <p style=\"text-align:center\"><strong>Descri&#xE7;&#xE3;o&amp;nbsp;</strong></p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:623px\">0</td> <td style=\"width:603px\"> <p style=\"text-align:center\">Pele limpa, sem les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias ou n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias.&amp;nbsp;</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:623px\">1</td> <td style=\"width:603px\"> <p style=\"text-align:center\">Quase limpa; raras les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias, com n&#xE3;o mais do que uma pequena les&#xE3;o inflamat&#xF3;ria.&amp;nbsp;</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:623px\">2</td> <td style=\"width:603px\"> <p style=\"text-align:center\">Gravidade Leve; superior que o grau 1; algumas les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias com poucas les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias (somente p&#xE1;pulas/ p&#xFA;stulas, sem les&#xE3;o nodular).&amp;nbsp;</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:623px\">3</td> <td style=\"width:603px\"> <p style=\"text-align:center\">Gravidade Moderada; superior que o grau 2; at&#xE9; muitas les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias, podendo ter algumas les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias, mas n&#xE3;o mais do que uma pequena les&#xE3;o nodular.&amp;nbsp;</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:623px\">4</td> <td style=\"width:603px\"> <p style=\"text-align:center\">Grave; superior que o grau 3; at&#xE9; muitas les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias e inflamat&#xF3;rias, mas n&#xE3;o mais do que poucas les&#xF5;es nodulares.&amp;nbsp;</p> </td> </tr> </tbody> </table> <p>O n&#xFA;mero total de sujeitos de pesquisa inclu&#xED;dos no estudo foi 154, formando a popula&#xE7;&#xE3;o ITT. Dezessete sujeitos de pesquisa (11%) foram exclu&#xED;dos da ITT para formar a popula&#xE7;&#xE3;o de seguran&#xE7;a (ITTs), pois n&#xE3;o fizeram, pelo menos, uma aplica&#xE7;&#xE3;o da medica&#xE7;&#xE3;o do estudo ou n&#xE3;o realizaram qualquer avalia&#xE7;&#xE3;o cl&#xED;nica p&#xF3;s-basal;&amp;nbsp;9 sujeitos de pesquisa (6,6%) foram exclu&#xED;dos da popula&#xE7;&#xE3;o ITTs para formar a popula&#xE7;&#xE3;o para an&#xE1;lise de efetividade (ITTe) por n&#xE3;o terem feito uso da medica&#xE7;&#xE3;o do estudo por, pelo menos, 14 dias consecutivos.</p> <p>Os resultados est&#xE3;o apresentados abaixo. Houve uma redu&#xE7;&#xE3;o m&#xE9;dia de 52,1% no n&#xFA;mero total de les&#xF5;es (Tabela 2), 53,3% no n&#xFA;mero de les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias (Tabela 3) e 35,6% no n&#xFA;mero de les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias (Tabela 4), ao longo de 12 semanas de tratamento. Dos 128 sujeitos de pesquisa, 11 (8,6%) apresentaram pelo menos dois graus de melhora. Tiveram um grau de melhora 50,8% dos sujeitos de pesquisa (Tabela 5).&amp;nbsp;</p> <p><strong>Tabela 2 - Estimativa da varia&#xE7;&#xE3;o percentual do n&#xFA;mero total de les&#xF5;es (%).</strong></p> <table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td colspan=\"4\"> <p style=\"text-align:center\"><strong>Intervalo Confian&#xE7;a 95%</strong></p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:256px\"> <p style=\"text-align:center\">N</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:342px\">M&#xE9;dia</td> <td style=\"text-align:center; width:312px\">Lim. inferior</td> <td style=\"width:306px\"> <p style=\"text-align:center\">Lim. superior</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:256px\"> <p style=\"text-align:center\">128</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:342px\">52,1</td> <td style=\"text-align:center; width:312px\">44,2</td> <td style=\"width:306px\"> <p style=\"text-align:center\">59,9</p> </td> </tr> </tbody> </table> <p><strong>Tabela 3 - Estimativa da varia&#xE7;&#xE3;o percentual do n&#xFA;mero de les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias.</strong></p> <table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td colspan=\"4\"> <p style=\"text-align:center\"><strong>Intervalo Confian&#xE7;a 95%</strong></p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:256px\"> <p style=\"text-align:center\">N</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:339px\">M&#xE9;dia</td> <td style=\"text-align:center; width:314px\">Lim. inferior</td> <td style=\"width:307px\"> <p style=\"text-align:center\">Lim. superior</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:256px\"> <p style=\"text-align:center\">125</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:339px\"> <p>53,3</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:314px\"> <p>40,9</p> </td> <td style=\"width:307px\"> <p style=\"text-align:center\">65,6</p> </td> </tr> </tbody> </table> <p>*Considerando sujeitos de pesquisa com n&#xFA;mero de les&#xF5;es inflamat&#xF3;rias no basal maior que zero.</p> <p><strong>Tabela 4 - Estimativa da varia&#xE7;&#xE3;o percentual do n&#xFA;mero de les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias.</strong></p> <table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td colspan=\"4\"> <p style=\"text-align:center\"><strong>Intervalo Confian&#xE7;a 95%</strong></p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:254px\"> <p style=\"text-align:center\">N</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:342px\">M&#xE9;dia</td> <td style=\"text-align:center; width:321px\">Lim. inferior</td> <td style=\"width:299px\"> <p style=\"text-align:center\">Lim. superior</p> </td> </tr> <tr> <td style=\"width:254px\"> <p style=\"text-align:center\">117*</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:342px\"> <p>35,6</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:321px\"> <p>21,9</p> </td> <td style=\"width:299px\"> <p style=\"text-align:center\">49,3</p> </td> </tr> </tbody> </table> <p>*Considerando sujeitos de pesquisa com n&#xFA;mero de les&#xF5;es n&#xE3;o inflamat&#xF3;rias no basal maior que zero.</p> <p><strong>Tabela 5 - Varia&#xE7;&#xE3;o do grau de melhora da Acne vulgaris ao final do tratamento em rela&#xE7;&#xE3;o ao basal.</strong></p> <table border=\"1\" cellpadding=\"1\" cellspacing=\"1\" style=\"width:100%\"> <tbody> <tr> <td style=\"width:315px\"> <p style=\"text-align:center\"><strong>Varia&#xE7;&#xE3;o do grau</strong></p> </td> <td style=\"text-align:center; width:255px\"><strong>N</strong></td> <td style=\"text-align:center; width:231px\"><strong>%</strong></td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:315px\"> <p>-1</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:255px\">3</td> <td style=\"text-align:center; width:231px\">2,3</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:315px\"> <p>0</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:255px\">49</td> <td style=\"text-align:center; width:231px\">38,3</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:315px\"> <p>1</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:255px\">65</td> <td style=\"text-align:center; width:231px\">50,8</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:315px\"> <p>2</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:255px\">10</td> <td style=\"text-align:center; width:231px\">7,8</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:315px\"> <p>3</p> </td> <td style=\"text-align:center; width:255px\">1</td> <td style=\"text-align:center; width:231px\">0,8</td> </tr> <tr> <td style=\"text-align:center; width:315px\"> <p><strong>Total</strong></p> </td> <td style=\"text-align:center; width:255px\">128</td> <td style=\"text-align:center; width:231px\">100,0</td> </tr> </tbody> </table> <h2>Caracter&#xED;sticas Farmacol&#xF3;gicas</h2> <hr> <p>Clindamicina &#xE9; um antibi&#xF3;tico lincosamina semissint&#xE9;tico que suprime a s&#xED;ntese de <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/proteinas/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">prote&#xED;nas</a> por liga&#xE7;&#xE3;o &#xE0; subunidade riboss&#xF4;mica 50S de bact&#xE9;rias sens&#xED;veis e previne o alongamento das cadeias pept&#xED;dicas, interferindo com a transfer&#xEA;ncia do pept&#xED;deo. A clindamicina demonstrou ter uma atividade<em> in vitro</em> contra o <em>Propionibacterium acnes</em>, um organismo que tem sido associado com a acne vulgar.</p> <p>Existem evid&#xEA;ncias que a associa&#xE7;&#xE3;o de clindamicina e tretino&#xED;na presentes em Fosfato de Clindamicina + Tretino&#xED;na &#xE9; efetiva contra cepas de <em>Propionibacterium acnes </em>resistentes &#xE0; clindamicina.</p> <p>Foi documentada a resist&#xEA;ncia do <em>Propionibacterium acnes</em> &#xE0; clindamicina que &#xE9; frequentemente associada com a resist&#xEA;ncia &#xE0; eritromicina.</p> <p>Embora seja desconhecido o modo exato de a&#xE7;&#xE3;o da tretino&#xED;na, evid&#xEA;ncias atuais sugerem que a tretino&#xED;na t&#xF3;pica diminua a coes&#xE3;o das c&#xE9;lulas epiteliais foliculares com a diminui&#xE7;&#xE3;o da forma&#xE7;&#xE3;o do microcomed&#xE3;o. Al&#xE9;m disso, a tretino&#xED;na estimula a atividade mit&#xF3;tica e o aumento da renova&#xE7;&#xE3;o das c&#xE9;lulas epiteliais foliculares causando a extrus&#xE3;o de <a href=\"https://minutosaudavel.com.br/cravos/\" rel=\"noopener\" target=\"_blank\">comed&#xF5;es</a>.</p> </hr>"}

Como devo armazenar o Vitacid Acne?

Conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). Proteger da luz, do calor e da umidade.

Vitacid® Acne tem validade de 24 meses contados a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

Características do medicamento

Vitacid® Acne é um gel amarelo e homogêneo.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Vitacid Acne

Reg. MS 1.0191.0303.001-4

Farmacêutica Responsável:
Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF - SP nº 6.015&nbsp;

Theraskin Farmacêutica LTDA.
Marginal Direita da Via Anchieta Km 13,5
São Bernardo do Campo - SP
CEP.: 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira




COT (Centro de Orientação Theraskin)
0800 0196660
cot@theraskin.com.br

Venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção da receita.

Fabricante: Theraskin

© 2021 Medicamento Lab.